gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 10 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 45 – 2017 / 2018 – I


Crónica de fim-de-semana da PO01, dedicada à 26.ª e última jornada da 1.ª Fase da prova.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

26.ª Jornada
Dia 10-03-18
Madeira SAD 24 – 23 ABC
FC Porto 37 – 22 Xico Andebol
São Bernardo 31 – 24 AC Fafe
Boa Hora 27 – 28 AA Avanca
Ismai 28 – 30 Águas Santas
Benfica 29 – 20 Arsenal
Sporting 43 – 31 Belenenses

Jornada onde ficou completamente decidida, não só a constituição final dos grupos da Fase Final, bem como os pontos que transportam para a mesma, ficando desta forma definidos os Grupos A e B, da Fase Final, apenas sendo definido nesta jornada, algumas posições na tabela classificativa, em especial o 6.º lugar, que estava ao alcance do Belenenses e do Madeira SAD, e que com a vitoriados madeirenses, foram eles a alcançarem tal desiderato, de registar ainda a vitória do São Bernardo, e ainda que em apenas dois encontros, se verificou a alteração do resultado ocorrido na 1.ª volta, e um dos encontros terminou com o registo de ocorrências disciplinares.

Apurados Fase Final Grupo A – Sporting (38 pontos), FC Porto (36 pontos), Benfica (36 pontos), ABC (32 pontos), AA Avanca (30 pontos), e Madeira SAD (28 pontos).
Apurados Fase Final Grupo B – Belenenses (27 pontos), Águas Santas (27 pontos), Boa Hora (22 pontos), Ismai (21 Pontos), Arsenal (19 pontos), AC Fafe (18 pontos), Xico Andebol (17 pontos) e São Bernardo (17 pontos)

Os pontos indicados, são os pontos que cada transporta para a segunda Fase nos termos do Regulamento da Prova.

Sporting 43 – 31 Belenenses

Jogo disputado em Mafra, por ocupação do pavilhão João Rocha à hora que tinha que ser disputado (a mesma hora para todos os jogos), em especial com o jogo que se disputava na Madeira, pois em ambos se decidia quem seria o 6.º Classificado. Num pavilhão bem composto de publico, o Sporting, impôs rapidez na execução das tarefas tanto defensivas, como defensivas, enquanto o Belenenses com uma baixa de última hora (Fábio Semedo), se já tinha uma 1.ª linha com problemas estes agravaram-se, e tentou impor um ritmo que se adequasse ao seu plantel mais pausado, e com a tentativa de uma defesa mais aberta e mais agressiva no bom sentido em especial nos primeiros 30 minutos, mas a diferença existente no plantel, levou a que o Sporting, usando a rapidez nos lançamentos de saída os ataques rápidos e uma defesa que fisicamente poucas hipóteses dava ao seu adversário, foi lentamente construindo o resultado, e cerca dos 15 minutos de jogo, já vencia por 13-6, com Frankis Carol (6 golos, 100% de eficácia), foi um dos seus principais elementos, bem acompanhado por Skok (26% de eficácia), na baliza, e com Pedro Portela a ser o melhor marcador da equipa (7 golos, 70% de eficácia), para o intervalo chegar com o Sporting a vencer por 24-14. No segundo tempo com o Sporting a fazer uma completa gestão do plantel, e onde Carlos Ruesga (6 golos, 75% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e ainda por Edmilson Araújo (5 golos, 50% de eficácia). Nos segundos 30 minutos, o jogo equilibrou-se, com as substituições feitas no Sporting, o resultado chegou a estar com 14 golos de diferença, como por exemplo aos 49 minutos quando o Sporting vencia por 37-23, com Diogo Domingos (7 golos, 64% de eficácia), e com Pierre (6 golos, 60% de eficácia), e com os seus homens na baliza primeiro João Moniz (24% de eficácia), e depois Miguel Moreira (29% de eficácia), a estarem no nosso entender muito bem. Com esta derrota conjugada com a vitória do Madeira SAD, a equipa do Belenenses, ficou fora dos seis primeiros classificados, e que irão discutir o título nacional. Jogo dirigido pela dupla de Lisboa, constituída por António Trinca e Tiago Monteiro, que num jogo fácil de dirigir não complicaram, apesar de na lei da vantagem e na falta do atacante, não terem estado bem.

No Pavilhão do Funchal realizou-se o Madeira SAD / ABC, que não teve amoldura humana que se esperava, para a importância do jogo, pois era um dos que podia, como decidiu o última apurado para o Chamado Grupo A, na segunda Fase da prova, e terminou com a vitória da equipa madeirense pela diferença mínima, sendo um dos encontros onde o resultado foi rectificado em relação à 1.ª volta. Foi um encontro que começou com grande equilíbrio, para a partir dos 5 minutos o Madeira SAD, assumir o comando do marcador e chegar ainda no primeiro tempo a dispor de vantagens de 5 golos (7-2, 10-5, como exemplos), para a equipa do ABC reagir e o intervalo chegar com o resultado favorável ao Madeira SAD, mas apenas por dois golos de diferença (11-9). No segundo tempo a equipa bracarense continuou impondo o seu ritmo de jogo, e aos 39 minutos de jogo iguala o marcador a 14 golos, para de seguida passar para o comando do mesmo e do jogo, para agora ser o Madeira SAD a reagir e a igualar o marcador a 18 golos, aos 48 minutos, para assumir o comando do marcador aos 50 minutos, e chegar a 3 golos de vantagem, aos 57 minutos (23-20), com o ABC a aproveitar e bem uma superioridade numérica, para diminuir a diferença e de seguida ficaram em inferioridade (desqualificação de Hugo Rosário). Até final do encontro a equipa bracarense ainda conseguiu reduzir o diferencial até à diferença minimal, mas que foi o suficiente para a equipa madeirense ficar integrada no chamado Grupo A, na Fase Final da prova. Humberto gomes na baliza do ABC (43% de eficácia), foi um dos mais preponderantes jogadores da sua equipa, embora na baliza do Madeira SAD, Gustavo Capdeville com 46% de eficácia, mas menos tempo de jogo, também tenha sido um dos esteios da vitória madeirense. Bruno Moreira (7 golos, 88% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros), e Elledy Semedo (6 golos, 55% de eficácia) foram os melhores marcadores do Madeira SAD. No ABC, Dario Andrade (5 golos, 63% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Tomás Albuquerque (5 golos, 56% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores.

No Pavilhão Fernando Tavares, realizou-se o Boa Hora / AA Avanca, que foi o único encontro a terminar com o registo de ocorrências disciplinares. Foi um encontro de algum equilíbrio que se encontra traduzido no resultado final, e que chegou ao intervalo com a equipa visitada na frente do marcador por 15-14, apesar de ter sido a equipa da AA Avanca a comandar a maior parte do tempo o marcador chegando a ter 4 golos de vantagem à passagem dos 13 minutos de jogo. No segundo tempo a equipa visitante voltou a assumir o comando do jogo e do marcador para chegar a ter novamente 4 golos de vantagem aos 56 minutos quando venciam por 28-24, para permitir nos momentos finais do encontro uma total aproximação do seu adversário em termos de marcador. Não apresentamos os dados estatísticos, pois estes são diferentes do Boletim de jogo (Estatística feita depois do encontro ter terminado). Rui Barreto com 8 golos, e Pedro Sequeira com 7 golos, foram os melhores marcadores do Boa Hora. A AA Avanca com 10 jogadores a marcarem golos, teve em Taboada, e Jenilson Monteiro, ambos com 6 golos cada, os seus principais marcadores.

Em São Bernardo, tivemos o São Bernardo / AC Fafe, que foi outro dos encontros onde foi rectificado o resultado da 1.ª volta, e que terminou com a clara vitória do São Bernardo, que desta forma, obteve a sua segunda vitória na prova. E transita para a fase seguinte da prova, em igualdade pontual com o Xico Andebol. O Encontro apenas foi equilibrado até cerca dos 12 minutos quando se registava uma igualdade a 4 golos, posteriormente a equipa visitada assume o comando do marcador, permitindo no entanto uma boa reacção da equipa visitante, que volta a igualar o marcador aos 28 minutos de jogo a 12 golos, apara o intervalo chegar com o São Bernardo na frente do marcador por 13-12. No segundo tempo a equipa da casa, comandou sempre o marcador aumentando progressivamente a sua vantagem que chegou a ser de 8 golos aos 55 minutos de jogo, quando vencia por 30-22, para gerir o resultado até ao fim do tempo regulamentar. Uma das figuras do encontro foi o guarda-redes do São Bernardo, Emanuel Ribeiro (43% de eficácia), com o seu colega de porto no AC Fafe, Nelson Reyniel a chegar aos 33% de eficácia. No São Bernardo com 10 atletas a marcarem golos, João Vilar (8 golos, 89% de eficácia), e Leandro Rodrigues (7 golos, 64% de eficácia), foram os seus principais marcadores, por sua vez Paulo Cândido (7 golos, 70% de eficácia), e Nuno Pimenta com 6 golos (75% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foram os melhores marcadores do AC Fafe.

Em Alcobaça, disputou-se o Benfica / Arsenal, que tal como em muitos dos encontros, apenas se registou equilíbrio, em termos de marcador durante os primeiros minutos de jogo, até à igualdade a 3, depois o Benfica assume o comando do jogo e do marcador, e ainda no primeiro tempo chega a ter 8 golos de vantagem quando aos 26 minutos de jogo vencia por 14-6, para o intervalo chegar com o resultado em 16-9. No segundo tempo fazendo uma completa gestão do marcador e do plantel, o Benfica permitiu um encontro mais equilibrado, mas mesmo em gestão chegou a ter 12 golos de vantagem quando estavam decorridos cerca de 58 minutos e vencia por 29-17. No Benfica forte destaque para os seus guarda-redes, Hugo Figueira com 57% de eficácia, e Miguel espinha com 42% de eficácia, contra os 38% de eficácia de David Cunha e Luís Oliveira na baliza do Arsenal. O Benfica com 13 atletas a marcarem golos, teve em João Pais com 5 golos (83% de eficácia) o seu principal marcador. Enquanto o Arsenal que apenas se apresentou com 12 jogadores inscritos no Boletim de jogo, o seu melhor marcador não passou dos 4 golos, e foi João Santos (com apenas 40% de eficácia).

No dérbi maiato tivemos o Ismai / Águas Santas, que voltou a terminar com a vitória do Águas Santas, num encontro que teve momentos de grande equilíbrio, embora a equipa visitante tenha estado grande parte do tempo de jogo no comando do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 15-11. No segundo tempo o Ismai iguala o marcador aos 40 minutos a 19 golos, situação que se repetiu mais algumas vezes, a última das quais aos 53 minutos de jogo a 26 golos, quando a equipa do Águas Santas assume em definitivo o comando do marcador, e termina como vencedora. Na baliza do Ismai esteve um dos homens do jogo Manuel Borges com 36% de eficácia, enquanto desta vez António Campos chegou somente aos 26% de eficácia na baliza do Águas Santas. António Ventura com 14 golos (88% de eficácia, 6 em 6 de 7 metros), foi o melhor marcador do Ismai, por sua vez Mário oliveira com 9 golos (82% de eficácia, 3 em 5 de 7 metros) e Luis Frade com 8 golos (100% de eficácia), foram os melhores marcadores do Águas Santas.

Em Guimarães, realizou-se o FC Porto / Xico Andebol, por troca de pavilhão, num encontro que terminou com a fácil vitória do FC Porto, (Encontro sem estatísticas), mas com o FC Porto a assumir o comando do jogo e do marcador sensivelmente a meio do primeiro tempo, para cimentar a sua vitória, num jogo que ao intervalo já vencia por 17-11, e no segundo tempo foi progressivamente aumentando a sua vantagem para terminar por vencer com o resultado mais folgado da jornada. NO FC Porto com 12 jogadores a marcarem golos, tivemos Salina, Diogo Branquinho, e António Areia, todos com 6 golos, cada, como os seus principais marcadores. No Xico Andebol, o seu melhor marcador foi Bruno Landim com 5 golos.

Após a realização desta jornada a classificação final, ficou a seguinte – 1.º Sporting (75 pontos), 2.º FC Porto, e Benfica (71 pontos), 4.º ABC (63 pontos), 5.º AA Avanca (60 pontos), 6.º Madeira SAD (56 pontos), 7.º Belenenses (54 pontos), 8.º Águas Santas (53 pontos), 9.º Boa Hora (43 pontos), 10.º Ismai (42 pontos), 11.º Arsenal (37 pontos), 12.º AC Fafe (36 pontos), 13.º Xico Andebol (34 pontos), 14.º São Bernardo (33 pontos). 

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

Terminou a primeira fase como estava "escrito". Lá para os lados de Belém a noite acabou mal. Uns dizem que foi injusto! O campeonato azul ficou escrito com aquela infeliz derrota com o Boa Hora....

Anónimo disse...

Que final de jogo caricato que assisti hoje. Meus senhores, larguem as apostas, ganhem vergonha na cara ou retirem-se desta vida!

Anónimo disse...

P001
Final da 1ª fase de qualificação para o Grupo "A" e "B" Alguma Conclusões:
-Bem disputada e as melhores equipas 6 foram de facto a mais regulares, a diferença pontual é curta o que vai tornar a Fade Grupo "A" bem competitiva.
-Sporting vencedor por mérito e produziu alguns bons jogos no confrontos com os rivais.
-Regulares arbitragens sem casos e nomeações mais cuidadas por parte do CA.
-Os novos atletas continuam a afirmar-se no jogo o que é bom para o futuro do Andebol.
-Alguma alterações nas equipas técnicas em nada mudaram o rendimento das mesma!
-O Modelo de campeonato está desactualizado e não provocam atracão do publico como era no caso do PLAY-OFF.
OS RESPONSÁVEIS FEDERATIVOS DEVEM REFLECTIR E PROMOVER MELHORIAS NO MODELO DE CAMPEONATO.
-Melhoria na comunicação Social Desportiva e transmissões televisivas e Jornais desportivos.
ADC

Anónimo disse...

oxalá que o arsenal e o fafe baixem para a 2ª. fizeram a "folha" ao Horta o anos passado e este ano vão cair... assim esperamos. Life is a bitch... ahahahahahah

Anónimo disse...

As gentes de fafe não merecem os mercenarios que lá andam. Abram os olhos

Anónimo disse...

Vergonha de andebol e o que se passou aqui na Madeira mas que dupla internacional e esta , acho que a federaçao devia ter vergonha de ter uma dupla destas a nivel internacional, pois as raparigas nao sabem o que fazem em campo nem correr sabem coitadinhas, fizeram de tudo para Madeira perder o jogo foi uma vergonha.
Parabens a equipa que com um plantel tao curto e em 3 frentes consegue ser apurada, viva a madeira e parabens mais uma vez ao Paulo Fidalgo pelo eelente trabalho que realiza em prol da nossa ilha

Anónimo disse...

Anónimo do dia 11 12:41 esta é para ti

Quem querias que fosse para o fafe para treinador?
O oscar Freitas
O Luis Nunes
O Fruita
O Ze Antonio
O Tonio Martins?

Escolhe um!