gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 4 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 43 – 2017 / 2018 – I – Em Actualização

Normal crónica de fim-de-semana, desta vez dedicada à 25.ª jornada.  

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

22.ª Jornada
Dia 06-03-18
Madeira SAD - AA Avanca (19H00)
25.ª Jornada
Dia 03-03-18
ABC 21 – 24 Benfica
AC Fafe 17 – 38 FC Porto
AA Avanca 25 - 32 Sporting
Águas Santas 40 – 30 Boa Hora
Arsenal 25 – 25 Ismai
Dia 04-03-18
Xico Andebol 19 - 29 Madeira SAD
Belenenses 27 - 23 São Bernardo

No momento em que fica apenas uma jornada por disputar em existe em discussão a possível vaga no chamado Grupo A, infelizmente devido a um novo adiamento do Madeira SAD / AA Avanca, por motivos das más condições atmosféricas que se têm feito sentir em todo o território Nacional. Nesta jornada destacamos, o ABC / Benfica, e o AA Avanca / Sporting (alteração de horário em cima da hora, devido ás más condições do piso do Pavilhão em Avanca, mudança de pavilhão, para Estarreja), que são na nossa opinião, os encontros mais mediáticos da Jornada. E assim tivemos mais um encontro adiado para domingo dia 04-03-18, o Xico Andebol / Madeira SAD, que já se realizou e faz parte da actualização desta crónica.. E mais uma vez registou-se a ausência de estatísticas directas, no encontro disputado em Braga, Lamentável. Nos encontros disputados até ao momento não existiram registo de ocorrências disciplinares. E dois dos jogos a erem resultados diferenciados dos registados na 1.ª volta.

Apurados Fase Final Grupo A – Sporting, FC Porto, Benfica, ABC, e AA Avanca.
Apurados Fase Final Grupo B – Águas Santas, Ismai, Boa Hora, AC Fafe, Arsenal, Xico Andebol e São Bernardo

Actualização

No Pavilhão Acácio Rosa, realizou-se o Belenenses / São Bernardo, jogo onde a equipa do Belenenses venceu, e assim confirmou o resultado ocorrido na 1.ª volta. Foi um encontro onde a equipa do São Bernardo surpreendeu pela forma de estar, iniciando muito bem o jogo e chegando aos 3-0 aos 5 minutos de jogo, comandando o marcador, até se verificar uma igualdade a 7 golos, depois de se registarem 6 minutos sem qualquer golo, no entanto a equipa visitante, nunca deixou de tentar e conseguir comandar o marcador e o jogo, chegando a ter 3 golos de vantagem neste período de jogo, com Ulisses Ribeiro (6 golos, 100% de eficácia) e Leandro Rodrigues (9 golos, 64% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), em bom plano, atingindo o intervalo na frente do marcador por 13-12 (refira-se que nas estistica online, o resultado era de 14-12). Mas um mau inicio do segundo tempo, sofrendo um parcial de 5-2, permitiu ao Belenenses, colocar-se pela 1.ª vez na frente do marcador e no comando do jogo cerca dos 38 minutos de jogo (16-15), com Carlos Siqueira (5 golos, 83% de eficácia) e Fábio Semedo (7 golos, 58% de eficácia), assim como Nuno Santos (5 golos, 56% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), em bom plano, o Belenenses, chegou aos 4 golos de vantagem por diversas vezes (20-16, e 22-18, por exemplo), mas a equipa da Região de Aveiro, sempre a reagir bem, consegue cerca dos 56 minutos colocar o marcador na diferença mínima (23-22), para a partir deste momento o Belenenses, comandar o jogo, e estabelecer o resultado final. Tendo em João Moniz um dos principais esteios da equipa com 41% de eficácia. Uma referência merecida para os 28% de eficácia de Emanuel Ribeiro na baliza do São Bernardo. Com esta vitória a equipa do Belenenses, mantêm legítimas esperanças, em se classificar nos 6 primeiros.

Em Guimarães, tivemos o Xico Andebol / Madeira SAD, que começou com algum atraso compreensível, jogo que tinha sido adiado na véspera de vido às más condições atmosféricas. Encontro que terminou com a vitória do Madeira SAD, que deste modo ainda mantêm as esperanças de ficar nos 6 primeiros, lugar que disputa com o Belenenses. Foi um encontro onde a equipa insular confirmou o resultado da 1.ª volta, e que foi durante os primeiros 30 minutos disputado com total equilíbrio, pois as igualdades sucederam-se, e até alternâncias no marcador que até á última igualdade a 10 golos, cerca dos 28 minutos, nunca foi superior a 1 golo, com a equipa insular a ganhar a vantagem de dois golos nos momentos finais do primeiro tempo e chegar ao intervalo por 12-10. No segundo tempo o Madeira SAD nunca mais largou o comando do jogo e do marcador e foi progressivamente dilatando o marcador, chegando aos 45 minutos a vencer por 23-15, para aos 50 minutos vencer pela diferença de 12 golos (27-15), diferença que repetiu cerca dos 57 minutos (29-17). Para terminar com uma vitória por um diferencial de 10 golos. No Xico Andebol os seus melhores marcadores não passaram dos 4 golos, José Silva (100% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), Luis Sarmento (67% de eficácia), e Bruno Landim (50% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), enquanto no Madeira SAD, Elledy Semedo (88% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e João Paulo Pinto (78% de eficácia. 1 em 1 de 7 metros), ambos com 7 golos cada foram os seus melhores marcadores. Uma palavra final para Luís Carvalho na baliza do Madeira SAD com 36% de eficácia, enquanto no Xico Andebol, o guarda-redes com melhor eficácia foi Fábio Macedo com 23% de eficácia. 

ABC 21 – 24 Benfica

Jogo disputado no pavilhão Flávio Sá Leite, que se encontrava bem composto, e que terminou com a vitória do Benfica, que desta forma, rectificou a igualdade verificada na 1.ª volta. Foi um encontro bastante equilibrado até cerca dos 45 minutos, quando se verificava uma igualdade a 17 golos, depois de se ter chegado ao intervalo com o Benfica na frente do marcador por um golo 11-10, o que diz bem do equilíbrio que se verificou durante quase todo o encontro. Encontro que foi decido em especial no segundo tempo pois na nossa opinião o ABC, cometeu mais falhas técnicas, e não soube aproveitar a desqualificação de Alexandre Cavalcanti, e de Ricardo Pesqueira, por terem sofrido a terceira exclusão, apesar da excelente exibição do experiente guarda-redes Humberto Gomes ´, que esteve uns furos acima (na nossa opinião), do seu colega na baliza do adversário, o experiente Hugo Figueira. O Benfica no segundo tempo aumentou a sua eficácia, na rapidez com que executou a transição defesa / ataque, e que proporcionou alguns golos, tempo em que a qualidade do jogo melhorou e bem em relação ao andebol praticado no primeiro tempo. Ambas as equipas utilizarem a possibilidade de 7 jogadores de campo, sempre que se encontravam em inferioridade numérica. Tomás Albuquerque, com 6 golos, foi o melhor marcador do ABC, enquanto Hugo Rocha (4 golos), foi mais uma vez o pêndulo da equipa bracarense. Na equipa do Benfica, Alexandre Cavalcanti com 7 golos, foi o melhor marcador do Benfica, sendo bem acompanhado Belone Moreira com 4 golos, mas mais uma vez Pedro Seabra Marques, foi o maestro da equipa. Com esta vitória o Benfica manteve o 2.º lugar da prova, enquanto o AB continuou com 4.º lugar. Encontro dirigido pela dupla internacional da Madeira, constituída por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que na nossa opinião, tiveram uma prestação positiva, em especial na sanção progressiva e nos 7 metros, e ainda na lei da vantagem.

AC Fafe 17 – 38 FC Porto

Jogo disputado no municipal e Fafe, e que terminou como seria de esperar com a vitória do FC Porto, que confirma não só a vitória da 1.ª volta, como o seu 2.º lugar na classificação em igualdade pontual do Benfica. Neste encontro entrada forte da equipa do FC Porto que rapidamente chega aos 6-1, quando estão decorridos apenas cerca de 7 minutos, depois existe uma débil reacção da equipa local que reduz a diferença para apenas2 golos (cerca dos 12 minutos) com Paulo Vinícius em bom plano, mas que foi desaparecendo ao longo do encontro acabando com 4 golos marcados, mas apenas 29% de eficácia, o experiente Nuno Pimenta caba por ser o jogador mais do AC Fafe (9 golos, 82% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), partir deste momento, o FC Porto, assume de vez a sua superioridade e vai progressivamente aumentado a diferença no marcador que ao intervalo se cifrava em 8 golos (18-10). No segundo tempo, entrou Alfredo Quintana para a baliza do FC Porto (55% de eficácia), e Nelson Reynel (29% de eficácia) para a baliza do AC Fafe, e registe-se a estreia em campo de André Gomes no FC Porto, nos minutos finais do jogo. Mas o FC Porto, realiza um segundo tempo cheio de velocidade, onde os ataques rápidos e os contra ataques foram uma das suas principais armas, fruto da excelente prestação defensiva da equipa, sendo que foram grandes interpretes deste forma de jogar, Miguel Alves (7 golos, 88% de eficácia), e Diogo Branquinho (7 golos, 78% de eficácia), e com Miguel Martins (6 golos, 86% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros) no comando das operações que também realizou um excelente jogo, que registou uma excelente melhoria, nestes aspectos, terminando a sua equipa por ter 11 jogadores a marcarem golos, com a defesa do AC Fafe a ser demasiada passiva, e o seu ataque a não ser eficaz. Dirigiu este encontro a dupla aveirense constituída por André Nunes e Ruben Maia, que realizaram uma arbitragem sem problemas e consideramos a mesma bastante positiva.

AA Avanca 25 – 32 Sporting

Jogo adiado em termos de horário, devido às más condições do piso de Avanca, deslocando-se as equipas para o pavilhão municipal de Estarreja, onde se realizou o encontro, que inesperadamente acabou por ter uma razoável assistência, para uma mudança de pavilhão e para um horário pouco normal. O encontro terminou tal como na primeira volta com a equipa do sporting, que com esta vitória mantêm o comando desta Fase. A equipa da AA Avanca, que na jornada anterior já tinha alcançado os seus objectivos, pu seja o apuramento nos 6 primeiros lugares, os lugares que dão acesso ao chamado Grupo A (o que discute o titulo), realizou um jogo descontraída e momentos teve em que conseguiu equilibrar o encontro, pelo menos até aos 7 minutos quando se registava uma igualdade a 3 golos, momento em que o Sporting, passa para o comando do jogo ao fazer um parcial de 5-0, com Pedro Portela (8 golos) a marcar 4 golos de seguida, e com o guarda-redes Skok a realizar uma excelente prestação, no que foi bem acompanhado por Luis Silva na baliza da AA Avanca, o jogo sofre um desequilíbrio no marcador com o sporting a chegar aos 6 golos de vantagem por diversas vezes no primeiro tempo, onde Ruesga (5golos), durante o jogo inteiro foi uma das suas mais-valias, assim como Diogo Silva (6 golos) e Taboada (8 golos) na AA Avanca, que se mostrou demasiado “trapalhona em alguns momentos do encontro, mas que raramente foram aproveitados pela equipa do Sporting, que teve alguns jogadores a exageram na tentativa de golos “bonitos” e que na maior +arte das vezes não resultaram. Apenas Filipe Borges esteve concentrado nas suas acções de ataque e na marcação dos 7 metros. Jogo que merecia um piso com outras condicções, pois foram diversos os atletas que caíram por escorregarem no piso, que poderiam ter causado “mossa”, na nossa opinião. O Sporting chegou a tingir os 9 golos de vantagem, à passagem do minutos 53 de jogo, para depois entrar em completa descompressão. Dirigiu este encontro a dupla internacional de Braga constituída por Daniel Freitas e César Carvalho, que estiveram completamente exagerados na sanção progressiva, pouco activos na marcação do chamado jogo passivo.

No Pavilhão do Águas Santas, disputou-se o Águas Santas / Boa Hora, jogo que apenas servia para amealhar o máximo possível de pontos para a Fase seguinte da prova, onde as duas equipas irão disputar o chamado Grupo B, que na prática, irá definir quem desce de divisão. O Encontro terminou com a vitória da equipa maiata que confirmou a sua vitória da 1.ª Volta, num encontro onde apenas se registou equilíbrio durante os primeiros 13 minutos de jogo (igualdade a 7 golos) a partir desse momento o Águas Santas assumiu o comando do jogo e do marcador, chegando ainda no primeiro período de jogo a ter 9 golos de vantagem (19-10), quando estavam decorridos cerca de 28 minutos de jogo, para o intervalo chagar com o resultado a favor dos maiatos por 19-13. No segundo tempo, o Águas Santas não abrandou o seu ritmo de jogo, e aos 54 minutos de jogo vencia por 36-26, diferencial que manteve até final do encontro, onde com um total de 70 golos, para 60 minutos de jogo, teremos de dizer que não existiram preocupações defensivas. Uma das grandes diferenças entre as duas equipas esteve nos homens que defenderam a baliza, pois pelo Águas Santas, António Campos com 37% de eficácia, e Pedro Pacheco com 43% de eficácia, estiveram bem superiores aos colegas de posto do Boa Hora, com Denis Tiselita a chagar aos 26% de eficácia e Alexandre Moura a não passar dos 18% de eficácia. No Águas Santas, onde 10 jogadores marcaram golos, Pedro Cruz com 10 golos (63% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Mário Oliveira (8 golos, 89% de eficácia), foram os seus principais marcadores. No Boa Hora Uros com 6 golos (86% de eficácia), foi o seu melhor marcador.

No Pavilhão Flávio Sá Leite tivemos o segundo jogo do dia, o Arsenal / Ismai, jogo que terminou com uma igualdade, sendo desta forma rectificada a derrota que o arsenal tinha sofrido na 1.ª volta. Neste encontro a equipa bracarense comandou o jogo e o marcador até cera dos 45 minutos de jogo, tendo ainda no primeiro tempo chegado a ter 5 golos de vantagem, por algumas vezes (11-6, e 12-7, por exemplo), para o intervalo chegar com o resultado a seu favor por 14-11, no segundo tempo permitiu que a equipa do Ismai iguala-se, o marcador a 18 golos, aos 45 minutos, com o encontro a partir desse momento a ser de total equilíbrio e alternâncias no marcador, chegando-se ao minutos 57 com a equipa maiata a vencer por 24-23, para termos dois minutos finais frenéticos, primeiro a equipa maiata termina o encontro com apenas 4 jogadores de campo por ter sofrido  duas exclusões e uma dela acompanhada de livre de 7 metros de Sérgio Caniço 4 golos, 50% de eficácia, 3 em 5 de 7 metros) não converte, para de seguido ser a equipa do Arsenal a sofrer uma exclusão e um livre de 7 metros, entrando-se nos momentos finais do jogo com o Ismai na frente do marcador por 25-23, mas com os bracarenses a aproveitarem e bem a sua superioridade numérica e a marcarem de seguida dois golos, que lhe permitiram chegar à igualdade nos momentos finais do encontro. Vasco Areias com 7 golos (70% de eficácia), foi o melhor marcador do Arsenal, que teve ainda no seu guarda-redes Luis Oliveira (36% de eficácia) um dos seus principais elementos. No Ismai, Digo Coelho com 7 golos (88% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e António Ventura com 6 golos (67% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros) foram os seus melhores marcadores. Com o seu guarda-redes Manuel Borges a chegar aos 31% de eficácia.

Após a realização destes jogos a classificação é a seguinte – 1.º Sporting (72 pontos), 2.º FC Porto, e Benfica (68 pontos), 4.º ABC (62 pontos), 5.º AA Avanca (-1 jogo, 54 pontos), 6.º Belenenses (53 pontos), 7.º Madeira SAD (- 1 jogo, 52 pontos), 8.º Águas Santas (50 pontos), 9.º Boa Hora (42 pontos), 10.º Ismai (41 pontos), 11.º Arsenal (36 pontos), 12.º AC Fafe (35 pontos), 13.º Xico Andebol (33 pontos), 14.º São Bernardo (30 pontos). 

O Banhadas Andebol

10 comentários:

Anónimo disse...

ABC:BENFICA- Um jogo cheio de mistério onde os Guarda-redes foram os melhores. O nº. de livres de 7 falhados deve ser record nacional nesta época. Uma coisa ficou certinha, os dois clubes não são candidatos ao título, a não ser que hajam milagres! Obrigado á TVI24 pela transmissão do jogo.

Anónimo disse...

Desde que o Sporting foi campeão é engraçado como os antagonista andam activos. Vamos para os play-off em primeiro e com tal andam aflitos. È muito fácil criar boatos. O António Areia e o nosso ex-Sérgio Barros moravam em Carnaxide e dizem que a meia dúzia de metros. Fiquem a saber que o Areia continua no Porto e vai saír o Portela mas há alguém já contratado. O Sérgio já se ouve á muito que um grande de cá tentou a sorte mas ele fica na Turquia mudando para o Besiktas. Continuem a fazer-nos rir que precisamos. O Porto que se preocupe é com o Spender e o Spelic que sendo estrangeiros nada acrescentam. Se o Cudic e o Frankis jogam numa seleção esquisita é problema deles. Fiquem com o Fábio Magalhães. Sabemos que é um golpe de frustrados porque tinham ido roubar o José Gomes ao ABC. Tão fácil apanhar os truques. Quanto a Guarda-redes olhem a nossa última aquisição. O Quintana é bom mas não vai fazer preciso quando nosso titular regressar. Cuidem-se.

Anónimo disse...

o ABC é giro falham cinco digo bem cinco 7 metros e depois fazem um comunicado a dizer que a dupla os prejudicou, devem ter visto outro jogo, certamente.

Anónimo disse...

Gostava de saber se no Arsenal da Devesa alguém já percebeu que o João Gonçalves (n.º 15) não quer jogar.
O tipo não corre nem para atacar nem para defender, não se mexe. Não agarra uma bola, não demonstra qualquer vontade em jogar, está completamente alheio às instruções do seu técnico nos descontos de tempo.
Só vai fazendo expressões faciais de enfado e demonstrando que está a fazer um grande frete.
Será que se acha engraço? Será por isso que vai repetindo palhaçadas ao longo dos jogos? Ainda por cima sem graça... Alguém que lhe diga que o Carnaval já passou. Será que anda a treinar para ir de farricoco nas Procissões da Semana Santa? Já temos a Procissão da Burrinha...
Como jogador já se sabia que é muito fraco, para não dizer muito mau.
Agora também se ficou a saber que também não tem jeitinho nenhum para palhaço...
O treinador e a "alma" do Arsenal ainda não repararam no "cromo"?

Anónimo disse...

Eu sou Sportinguista e penso que devia haver melhor gerir de economias. Por mim os dois jogadores aqui referidos nunca deveriam ter saído, muito menos se houver interesse de Porto ou Benfica. Fábio continua a ser bom e bem regular e não se foi abaixo, continuando a ser um jogador de selecção. Só Gilberto lhe tira o lugar mas, estamos a falar do melhor jogador da actualidade em Portugal! Lamento muito que Fábio vá para um rival que, se calhar é com quem vamos disputar este Campeonato And 1 de 2017/2018! Não tinha lugar neste Sporting? O outro sei que veio como juvenil ou junior. Vi-o jogar contra uma equipa Holandesa no Torre da Marinha e, com o Porto quando eles foram Campeões. Foi o último a saír do campo e deu uma camisola a alguém que, estava perto de mim. Se era uma promessa e está a resultar, lá fora, que não vá para o Benfica donde era para ir antes de vir. E que se Carrilo sair no Porto, que não seja o escolhido. Por mim acrescento que nunca tinha deixado sair o Rui Silva que, chegou cá como junior e já jogava nos seniores. Nada conto mas que, Canela continue porque afinal ganhando muito menos, fez melhor que Zupo.

Anónimo disse...

O Belenenses apesar de tudo até arrisca a ficar no grupo A...
Quem diria, hein? È que andam por aí umas forças estranhas...
Mas não foi sempre assim?

Anónimo disse...

Estes comentários parece de gente maluca!!

Anónimo disse...

cOMO E POSSIVEL HOJE HAVER UM JOGO DE IMPORTANCIA ELEVADA PARA OS 6 PRIMEIROS refiro me ao MADEIRA - AVANCA ser nomeada uma das piores duplas da po1 entao onde andam os arbitros internacionais das 5 duplas nem uma aparece apitar este jogo, sempre se disse na fap que os melhores jogos para os melhores arbitros, ou será que se vai pagar algum favor e mais nao digo

Anónimo disse...

Os comentários parecem e não parece, Sr. Anónimo das 16,21 de 5/3.
Vamos lá deixar o analfabetismo!

Anónimo disse...

As grandes lutas deste campeonato estão em quem vai descer porque depois no grupo B vai haver factos estranhos. Quem vai ganhar já sabemos e melhor ainda quem vai á europa! Se calhar nos play-off vai haver lesões de árbitros ou vão apitar para onde dá mais. E lógicamente quem for nomeado virá alugado!