gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 5 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 23 – 2017 / 2018


Nova ligeira crónica de fim-de-semana, em que foram disputados alguns dos encontros relativos à 17.ª, 19.ª, e 20.ª Jornada da PO09.

Regressamos á nossa insistência de que as transmissões na Andebol TV mais uma vez não existiram, devem estar caríssimas, pois são “raríssimas”.

Quem quiser verificar as estatísticas, que surgem embora normalmente bastante tempo depois dos jogos, o seu endereço é (http://po09.videobserver.com/pt/),agora, aguardamos que as mesmas sejam feitas em directo, mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
17.ª Jornada
Dia 04-03-18
JAC-Alcanena 26 – 30 Juventude Lis
19.ª Jornada
Alavarium 19 - 17 SIR 1.º Maio/CJB (Já Disputado)
Académico FC 28 - 25 Juventude Lis (Já Disputado)
JAC-Alcanena 24 - 28 Colégio Gaia (Já Disputado)
Assomada 44 - 20 Santa Joana (Já Disputado)
Dia 04-03-18
CS Madeira 25 – 20 CA Leça
Madeira SAD 30 – 15 Maiastars
20.ª Jornada
Dia 03-03-18
SIR 1.º Maio/CJB 22 – 17 Académico FC
Colégio Gaia 22 – 26 Assomada
Juventude Lis 19 – 22 Alavarium
Santa Joana 29 – 31 JAC-Alcanena
Madeira SAD 24 – 16 CA Leça
Dia 05-03-18
CS Madeira 19 – 26 Maiastars

Nos nove disputados, registaram-se várias equipas a realizarem jornadas duplas, mas no total dos jogos disputados, registaram-se alguns adiamentos pelas inevitáveis condições atmosféricas, e até mudanças de Pavilhão. E alguns jogos, onde foram ocorreram alterações de resultados em relação ao verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, e até tivemos uma das grandes surpresas da prova até ao momento, que ocorreu no Colégio Gaia / Assomada. Infelizmente tivemos um encontro com o registo de ocorrências disciplinares.

Começaremos pelo encontro que consideramos a grande surpresa da jornada o Colégio Gaia / Assomada, que terminou com a surpreendente vitória da Assomada em Gaia, que desta forma rectificou o resultado ocorrido na 1.ª volta. Foi um encontro de grande equilíbrio em especial no primeiro tempo em que o Colégio Gaia comandou a maior parte do tempo o marcador, com a equipa da Assomada a dar uma excelente réplica de tal forma que o resultado ao intervalo era de 14-12, a favor do Colégio Gaia. No Segundo tempo a equipa da Assomada que manteve uma excelente atitude competitiva, chegou à igualdade aos 16 golos, para de seguida passar para a frente do marcador situação que manteve até final do encontro, dilatando a sua vantagem. Carolina Monteiro com 6 golos, e Patrícia Resende com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia, e Kassia César com 8 golos, juntamente com Odete Tavares e Rute Fernandes, ambas com 6 golos cada a serem as melhores marcadoras da Assomada, com este resultado, o Colégio Gaia, regista a sua segunda derrota nesta Fase, Com a Assomada, a confirmar o seu lugar nos Play OFF.

Na Marinha Grande tivemos o SIR 1.º Maio/CJB / Académico FC, que terminou com nova vitória da equipa da Marinha Grande, embora inicialmente tivesse encontrado alguma resistência por parte da equipa do Lima, no entanto a superioridade do SIR 1.º Maio/CJB, depressa se fez sentir e o intervalo chegou com o resultado já a seu favor por 12-7. No segundo tempo as Academistas, voltaram a dar excelente réplica à equipa grande favorita, e terminaram por perder o encontro pela mesma diferença que já se registava ao intervalo. Resultado que não altera a classificação das equipas. Carolina Gomes com 8 golos, e Adriana Lage com 5 golos foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, com Cristiana Alves e os seus 7 golos, a ser a melhor marcadora do Académico FC.

Em S. Pedro Fins, tivemos o ND Santa Joana / JAC-Alcanena, que terminou com a difícil vitória da equipa do JAC-Alcanena, que confirmou a sua vitória da 1.ª volta, no único encontro, onde se registaram ocorrências disciplinares. Foi um encontro onde a surpresa só não foi total por a equipa visitante reagiu, no segundo tempo ao resultado adverso que se registava ao intervalo, onde a equipa do ND Santa Joana, vencia por 17-12. No segundo tempo a equipa do JAC reagiu e aos após uma igualdade a 22 golos, passou para a frente do marcador, situação que não mais largou, terminando o encontro a vencer por escassa diferença. Ana Ferreira com 8 golos, e Ana Carvalho com 6 golos, foram as melhores marcadoras do NA Santa Joana, enquanto no JAC-Alcanena, Carolina Justino com 12 golos, foi a sua não só a sua melhor marcadora, como a melhor marcadora do jogo, acompanhada por Marta Santos com 5 golos. No dia seguinte a equipa do JAC-Alcanena, defrontou a Juventude Lis em Alcanena, em jogo, respeitante à 17.ª Jornada, foi um encontro onde a equipa da Juventude Lis venceu, confirmando o resultado da 1.ª volta, e provavelmente terá garantido o seu lugar no Play OFF, foi um encontro onde a equipa visitante comandou o jogo e o marcador praticamente durante os 60 minutos, em especial no primeiro tempo onde chegou a ter 7 golos de vantagem, quando vencia por 14-7, para chegar ao intervalo na frente do marcador por 19-13. No segundo tempo, a equipa do JAC-Alcanena, apenas reagiu na parte final do encontro, diminuído a diferença, quando a equipa de Leiria estava controlando o jogo e o do marcador. Carolina Justino com 10 golos, foi a melhor marcadora do JAC-Alcanena, com Francisca Marques igualmente com 10 golos, a ser a melhor marcadora da Juventude Lis.

Em Leria, realizou-se o Juventude Lis / Alavarium, que terminou com nova vitória do Alavarium, após um encontro de grande equilíbrio.com os primeiros 30 minutos a registarem diversas igualdades e alternâncias no marcador, apesar de o Alavarium chegar a estar a vencer por 7-4, mas a resposta sempre positiva da equipa da casa, levou a que o resultado ao intervalo fosse uma igualdade a 10 golos. No segundo tempo o equilíbrio ainda se manteve com algumas igualdades a serem registadas, como por exemplo a 14 golos, para o Alavarium dar a volta ao marcador e ao resultado e chegar aos 20-16, para terminar como vencedor. Na Juventude Lis as melhores marcadoras não ultrapassaram os 3 golos, e foram várias, enquanto no Alavarium, Ana Sampaio com 9 golos, foi a sua melhor marcadora e do jogo, acompanhada por Cláudia Correia com 6 golos.

Na Madeira, realizou-se, mais uma vez uma jornada dupla, como têm sido normal ao longo desta Fase da Prova, envolvendo mudanças de pavilhão por deficiências no piso do pavilhão do Funchal, e sendo utilizado o pavilhão do Bartolomeu Perestrelo. No encontro Madeira SAD / CA Leça, realizado no dia 3, o Madeira SAD, comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, num encontro de sentidos único, depois de atingir uma diferença favorável de 9 golos, quando vencia por 16-5, chegou ao intervalo a vencer por uns confortáveis 15-8. No segundo tempo o sentido e o ritmo de jogo, não sofreram qualquer alteração, bem pelo contrário a diferença foi-se dilatando até ao resultado final (o resultado final do encontro, no texto da FAP, encontra-se errado). No Madeira SAD, Mónica Soares com 6 golos, foi a sua melhor marcadora, enquanto no CA Leça a sua melhor marcadora não passou dos 4 golos e foi Filipa Ventura. O Madeira SAD defrontou ainda no fim-de-semana a equipa maiata do Maiastars, num encontro onde se esperava maior equilíbrio, mas a equipa do continente apenas conseguiu equilibrar o jogo nos primeiros momentos do mesmo, pois rapidamente o madeira SAD, tomou conta do jogo e passou a comandar o mesmo e o marcador chegando ao intervalo na frente do marcador por 14-8. No segundo tempo acentuou-se a vantagem da equipa madeirense que foi progressivamente alargando a sua vantagem, com a equipa maiata, a pensar mais no jogo do dia seguinte, e o encontro terminou com a equipa do Madeira SAD a vencer por um diferencial que não estava nas previsões de muita gente (nós incluídos). No Madeira SAD, onde 10 jogadoras marcaram golos, Beatriz Sousa com 8 golos, Sara Gonçalves e Mónica Soares, com 5 golos cada, foram as suas principais marcadoras. No Maiastars Mihaela Minciuna com 8 golos, foi a sua melhor marcadora.

O CS Madeira, defrontou a equipa do CA Leça, relativo à 19.ª jornada, pois viu o seu encontro com a Maiastars, ser adiado para o dia 5, terminou vencendo o Ca Leça, rectificando assim o resultado verificado na 1.ª volta, mas diga-se desde já que encontrou muitas dificuldades, com a equipa continental a comandar o jogo e o marcador durante os primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 10-9. No segundo tempo o equilíbrio manteve-se até aos 12-12, com o CS Madeira a passar para a frente do marcador, situação que continuou até final, e com a equipa do CS Madeira, a dilatar a sua vantagem. Catarina Ascensão com 6 golos, e Ana Castro com 5 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, enquanto Mariana Gomes com 5 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça. Na segunda-feira a equipa da do CS Madeira defrontou a equipa do Maiastars, num encontro onde se apresentou extremamente desfalcada, e com apenas 10 jogadoras inscritas no Boletim de jogo, certamente devido à hora a que se disputou o encontro que tinha sido adiado. E foi com alguma facilidade que a equipa maiata se superiorizou, comandando o jogo e o marcador praticamente durante todo o encontro, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 12-8. No segundo tempo o Maiastars manteve o mesmo ritmo e chegou a ter 9 golos de vantagem quando vencia por 21-12, sensivelmente a meio do período, margem que repetiu quando vencia por 24-15, terminando o encontro com um diferencial de 7 golos. Na equipa do CS Madeira, Maria Kourdoulos com 6 golos, e Ana Castro com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, por sua vez Mariana Azevedo, e Maria Cerqueira, mabas com 8 golos cada, foram as melhores marcadoras do Maiastars.

Classificação após estes encontros: - 1.º Madeira SAD (59 pontos), 2.º Colégio Gaia (55 pontos), 3.º Maiastars, e Alavarium (46 pontos), 5.º SIR 1.º Maio/CJB, e Assomada (43 pontos), 7.º CS Madeira (37 pontos), 8.º Juventude Lis (36 pontos), 9.º JAC-Alcanena ( 34 pontos), 10.º CA Leça, e Académico FC (30 pontos), 12.º Santa Joana (21 pontos).

Continuamos a referir que os nossos principais OCS, pouco ou nada disseram sobre esta prova, é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje e de ontem, no site da Federação. Lamentável.

O Noticias

5 comentários:

Pedro Marques disse...

A Juve esteve a ganhar 16-14. E depois alguém se lembrou que o Alavarium tinha que ganhar. Na verdade foram dois alguém e com um apito na boca.

Anónimo disse...

Oh pá parem la com isso... coitadinhas das meninas da Juve são roubadas em todo o lado e sempre pelos Srs do apito....
Mas o Alavarium precisava deste jogo para alguma coisa???

Anónimo disse...

Realmente quem verificar a ficha de jogo, vê que para a Juve houve 3 exclusões de 2 minutos e uma exclusão que deve ter sido vermelho direto, como não deu direito a relatório podemos dizer que foi mais uma exclusão de 2 minutos; para o Alavarium houve 5 exclusões de 2 minutos.

Houve assim tanta influência dos Srs. do apito???

Anónimo disse...

Este comentário das 11h20 vê-se mesmo que é de um "expert"!...

Basta consultar a tabela classificativa para perceber (quem consegue) que Maiastars, Alavarium, SIR/CJBarros e Assomada estão ainda na luta pelos lugares entre o 3º e 6º nesta 1ª Fase, o que faz alguma diferença por causa das vantagens nos play-off.

Como tal, qualquer ponto faz falta!

Anónimo disse...

No domingo os srs do apito já se portaram bem não foi?