gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Torneios de Seleções Regionais Masculinas - VI

Conforme anteriormente por nós referido, no seguimento do efectuado na época anterior onde a Federação reactivou as provas de Selecções Regionais, quer em Masculinos, quer em Femininos, provas que chegaram a ser designadas por PO30 e PO31, mas com novo formato (que na nossa opinião bastante melhor que o anterior) estas designações deixaram de existir, e como tal também não as usaremos. Hoje iremos abordar a prova Masculina.

Apenas referimos que a Federação através do seu CO N.º 46 de 14-12-17, informa dos locais de disputa da 1.ª Fase da prova, informando ainda o tempo de jogo, Bola e Regras técnicas especiais, deixando de ser omisso na questão relacionada com os possíveis alojamentos mas informando de que qualquer questão relacionada com este tema deverá ser colocado à Associação responsável pela organização, ou seja nada informa, transfere responsabilidades.

Torneio Seleções Regionais Masculinas - Prova destinada a atletas nascidos em 2002 e 2003.

Participam em princípio – Algarve, Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Setúbal, Vila Real, Viseu/Guarda, num total de 11 de Associações mas com duas Associações a formarem uma única equipa o que dará um total de 10 equipas. Voltamos a referir que se verifica uma diminuição do número de participantes, que deve ser preocupante, pois passamos de 14 na Época anterior para apenas 10 equipas, ou seja uma diminuição de cerca de 29%, que deverá levar os dirigentes da Federação a meditar, no mínimo.

1.ª FaseEm 06 e 07-01-18 – 3 Zonas (1 zonas com 4 equipas e 2 zonas 3 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado de cada Zona para a Fase Final, o 2.º da zona com 1 (4 equipas), fica igualmente apurado para a Fase Final. As restantes equipas ficam apurados para uma Fase Intermédia.

Zona 1 – Celorico de Basto (Responsável AA Braga)
Calendário
Dia 06-01-18
Braga – Vila Real
Viseu/Guarda – Porto
Dia 07-01-18
Vila Real – Porto
Braga – Viseu/Guarda
Viseu/Guarda – Vila Real
Porto - Braga

Zona 2 – Leiria (Responsável AA Leiria)
Calendário
Dia 06-01-18
Leiria – Aveiro
Dia 07-01-18
Madeira – Leiria
Aveiro - Madeira

Zona 3 – Lagoa (responsável AA Algarve)
Calendário
Dia 06-01-18
Setúbal – Algarve
Dia 07-01-18
Lisboa – Setúbal
Algarve – Lisboa

Nota – O Calendário definitivo, segundo a FAP, estará disponível a partir do dia 20-12-17.

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo a zona 3, com os calendários a serem constituídos de forma absurda, para jogos de 30x2 com 10 minutos de intervalo. E calendários já apresentados embora sem horários, foram criados sem sorteio o que se estranha, e é negativo na nossa opinião.

Como nota final (neste caso apenas aplicada aos Masculinos onde se verificam alterações positivas), diremos que a FAP considerou a possibilidade de os jogos da 1.ª Fase serem disputados num só dia (o que felizmente pelo calendário provisório não se verifica e é bastante positivo), porque de outra forma o mais sensato (na nossa opinião), em vez de se fazerem deslocações de centenas de Km’s, Mais valia fazerem-se concentrações regionais, para observação, e desenvolvimento envolvendo os clubes das respectivas Associações

O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

Acerca deste assunto e relacionado com o comentário do Banhadas, chamo à atenção para os factos seguintes: 1º- Esta prova não cobre todas as Associações ,logo não são observados todos os talentos. 2º- Independentemente disso, sabemos todos que nem sempre há observações mesmo nestas provas. 3º- Os CRT não funcionam de modo a cobrir todo o país. 4º- Uma parte significativa dos atletas escolhidos são fruto da proximidade de alguns clubes/treinadores com os responsáveis federativos. 5º- Muitos destes atletas participam na PO6 1ºDivisão juvenis masculinos e a FAP desinvestiu claramente nesta prova, se acaso houver dúvidas vejam só as arbitragens desta prova(Associações responsáveis; nomeação de 2 árbitros regionais para os jogos; desrespeito total pelo trabalho dos clubes nestas nomeações, convém dizer que descerá de divisão quem as tais Associações quiserem. etc,etc.
Assim, deverá pensar-se no futuro e acabar com a PO6,reduzindo os custos dos clubes e ao mesmo tempo estruturar o trabalho desta faixa etária, aumentando a observação e o trabalho com os talentos regionais. Acredito que o nosso selecionador está atento a tudo isto e colocará estas questões sobre a mesa.

Anónimo disse...

Torneio só para alguns... Mais do mesmo...