gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 28 – 2017 / 2018 – I

Mais uma jornada jogada a meio da semana, e assim esta nossa crónica refere-se à 16.ª Jornada da PO01. Que será interrompida a partir de 20-12-17, para ser somente retomada em 20-01-18.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

16.ª Jornada
Dia 13-12-17
AA Avanca 28 – 27 Águas Santas
AC Fafe 25 – 21 Ismai
ABC 25 – 33 Sporting
Madeira SAD 26 – 26 São Bernardo
FC Porto 30 – 23 Benfica
Xico Andebol 24 – 27 Boa Hora
Dia 07-01-17
Belenenses - Arsenal (19H00) 31/30

Jornada incompleta, pois tivemos um jogo adiado, que será disputado somente em Janeiro de 2018. Verificando-se ainda, que foi uma jornada com dois encontros de extraordinária importância, (FC Porto / Benfica, e ABC / Sporting). Nos encontros disputados, tivemos não só confirmações de resultados em termos comparativos com a jornada homóloga da 1[hs1] .ª volta, como algumas rectificações. Felizmente disputada sem ocorrências disciplinares registadas.

FC Porto 30 – 23 Benfica

Com um Dragão Caixa a registar uma excelente casa, tivemos mais um dos clássicos da modalidade, e iria ter certamente repercussões na tabela classificativa de ambas as equipas. O FC Porto entrou dominante no jogo, diante um Benfica completamente apático e precipitado, quer a atacar quer a defender, enquanto o FC Porto apresentava uma defesa sólida, assente sobretudo no homem do jogo (na nossa opinião) o guarda-redes Hugo Laurentino (44% de eficácia), de tal forma decorreu o encontro que o jogo e o marcador tiveram um único sentido durante os 60 minutos, pois estranhamente de todos os elementos utilizados a pivô pelo Benfica, aquele que melhor prestação competitiva teve (Ales Silva, 1 golo – 100% de eficácia) foi o que esteve menos tempo em campo, de tal forma que aos 16 minutos de jogo o FC Porto vencia por 11-3, para aos 22 minutos a vencer pela maior diferença que se registou 9 golos (13-4), e que repetiu algumas, algumas vezes, outro elemento do FC Porto em destaque foi o jovem central Miguel Martins (9 golos, 75% de eficácia, - 3 de 7 metros), que fez grande parte do encontro a lateral, por sua vez no Benfica o seu normal central, Pedro Seabra (3 golos, 47% de eficácia) esteve longe dos sues melhores dias. O intervalo chegou com o FC Porto na frente do marcador por 15-9. No segundo tempo o Benfica entrou melhor e cerca dos 35 minutos tinha reduzido para 4 golos a diferença (18-14), mas cerca dos 44 minutos, já o FC Porto, estava novamente a defender bem, em especial o seu bloco defensivo, e o resultado se situava em 24-17. Deve-se ainda dizer que o Benfica não concretiza os seus 4 primeiros livres de 7 metros uns por mérito de Hugo Laurentino e outros nem na baliza na acertaram, isto num total de 5 livres de 7 metros não concretizados. No FC Porto de destacar ainda o ponto António Areia com 6 golos (75% de eficácia) e Hernandez (5 golos, 100% de eficácia). No Benfica apesar de ter 11 jogadores a marcarem golos, o colectivo não funcionou e disso se ressentiram as prestações dos seus guarda-redes, onde Hugo Figueira teve uns ridículos 5% de eficácia, e Miguel Espinha chegou aos 20% de eficácia, com o seus melhores marcadores a serem João Silva (50% de eficácia) e João Pais que deu em campo tudo o que tinha (4 golos, 80% de eficácia, - 2 de 7 metros). Com esta vitória o FC Porto, iguala o Benfica em termos de pontuação na tabela classificativa. Dirigiu este encontro a dupla Internacional de Braga constituída por Daniel Freitas e César Carvalho, que apesar de algumas falhas em especial um desentendimento aos 21 minutos em cada um apitou para seu lado, a decisão do árbitro central está correcta, mas não estiveram tão bem nas violações pois foram diversos os golos sancionados em plena violação da área, e nas faltas do atacante sem bola. Estiverem bem nos 7 metros e na sanção progressiva.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, perante uma entusiástica assistência, realizou-se um dos clássicos da nossa modalidade o ABC / Sporting, onde o ABC afinal pode contar com o seu experiente jogador Hugo Rocha, (que viu revista a sua sanção disciplinar na véspera do jogo), e o Sporting, com um dos seus principais guarda-redes Asanin por lesão. Num dos jogos mais importantes da jornada, as estatísticas não condizem com o Boletim de jogo, nem sequer no resultado. Este foi um encontro, onde o resultado foi rectificado e que terminou com a vitória clara da equipa do Sporting, que já vencia ao intervalo por 15-12, e que com esta vitória se isolou no comando da tabela classificativa, nesta fase da prova. Teremos de dizer que os elementos constantes nas estatísticas são uma autêntica “desgraça”, pelo que não forneceremos indicações da eficácia dos atletas, pois a mesma não nos merece qualquer credibilidade (basta fazer a comparação entre a estatística e o Boletim e Jogo). Tomás Albuquerque com 6 golos, e Hugo Rosário com 5 golos, foram os melhores marcadores do ABC, com mais uma vez Humberto Gomes a marcar o seu golo, em momento que o Sporting jogava sem guarda-redes, no Sporting os seus melhores marcadores foram Carlos Ruesga, Frankis Carol, Tiago Rocha e Edmilson Araújo, todos com 5 golos cada.  

Em Avanca, realizou-se um dos principais encontros da jornada o AA Avanca / Águas Santas, encontro que na nossa opinião poderá ser decisivo na discussão do 6.º lugar na classificação final desta Fase, a que dá acesso ao Grupo A. Foi mais um encontro de grande equilíbrio, e voltou a terminar com a vitória da AA Avanca pela diferença mínima tal como na 1.ª volta. Ao intervalo a equipa local encontrava-se na frente do marcador por 12-10, mas consideramos o momento decisivo do encontro a desqualificação de Elias António, por sucessão de exclusões cerca dos 40 minutos quando o resultado era de 17-16 favorável à equipa visitante, no entanto a equipa do Águas Santas com uma excelente reacção iguala o marcador aos 57 minutos a 24 golos, sofrendo de seguida um parcial de 3-0, que na nossa opinião ditam o resultado final, para nos 3 minutos seguintes sofrer um parcial de 4-3 que ditou o resultado final. Luis Silva na baliza do visitado com 32% de eficácia foi um dos seus principais elementos, bem acompanha por Diogo Oliveira com 7 golos (54% de eficácia, 3 de 7 metros), e por Ricardo Mourão com 6 golos (86% de eficácia). Na equipa maiata, António Campos na baliza com 34% de eficácia, foi dos seus principais elementos, juntamente com Pedro Cruz 12 golos (52% de eficácia, 3 de 7 metros), e de Elias António 5 golos (63% de eficácia, - 3 de 7 metros).

No pavilhão do Funchal, disputou o Madeira SAD / São Bernardo, com a equipa madeirense a apresentar-se sem dois dos seus principais elementos, Tiago Ferro (1nscrito mas não utilizado) e Bruno Moreira, ambos por lesão. E acabamos por ter um resultado que poderá ser considerado como uma grande surpresa, face ao resultado final, que importa dizer, foi o Madeira SAD, que igualou o encontro a 4 minutos do fim com o golo de Diogo Gomes. Foi um encontro sempre de grande equilíbrio, com a equipa do Continente a surpreender com o seu jogo a equipa Insular, de tal forma que ainda no primeiro tempo o São Bernardo chegou a comandar o marcador por algumas ocasiões, chegando ao intervalo e para surpresa de muita gente na frente do marcador por 11-10. No segundo tempo a equipa do São bernardo chegou a estar na frente do marcador por 3 golos de vantagem, á passagem do minutos 39 quando vencia por 16-13, com a recuperar e a igualar novamente o marcador que foi de completo equilíbrio até ao fim do tempo regulamentar. Com este resultado este foi um dos resultados que foi diferente do verificado na 1.ª volta. Destaque para os homens das balizas de um lado e do outro, com Luís Carvalho (31% de eficácia), e Gustavo Capdeville (38% de eficácia), pelo Madeira SAD e Emanuel Ribeiro (32% de eficácia), Elledy Semedo com 11 golos (61% de eficácia, 4 de 7 metros). No São Bernardo, Tiago Sousa (64% de eficácia, - 2 de 7 metros) e Leandro Rodrigues (50% de eficácia), ambos com 7 golos, cada foram os melhores marcadores da equipa.

Em Guimarães, no pavilhão do Francisco Holanda, disputou-se o Xico Andebol / Boa Hora, que terminou com a vitória da equipa do Boa Hora, que terminou o encontro a jogar com menos 2 jogadores por desqualificação de Uros Markovic e Nuno Pinto, por acumulação de exclusões. Foi um encontro que como se esperava de grande equilíbrio com a equipa do Boa Hora, a chegar ao intervalo já na frente do marcador por 13-11, no entanto só passou em definitivo para a frente do marcador aos 20 minutos de jogo através de um golo do experiente Luís Nunes (9-8), no segundo tempo comandou sempre o jogo e o marcador chegando a estar por diversas vezes na frente com os mesmos 4 golos de vantagem com que terminou o encontro, como por exemplo aos 55 minutos quando vencia por 26-22. Esta vitória assenta em primeiro lugar no excelente ataque que teve durante a maior parte do tempo pois a eficácia dos seus guarda-redes, Henrique Carlota com 8% e Vasco Ribeiro com 19%, são o puro reflexo não só da sua prestação como da produção defensiva da equipa, já em termos atacantes destaca-se Luís Nunes com 10 golos (59% de eficácia, 3 de 7 metros), Rui Barreto (83% de eficácia, - 1 de 7 metros), e Uros Markovic (71% de eficácia), ambos com 5 golos cada. NO Xico Andebol, os seus homens na baliza não estiveram mal, pois quer Luís Castro com 33% de eficácia, quer Élcio Fernandes com 31% , tiveram bem melhor que os seus adversários de posto, mas a equipa não correspondeu, apesar dos 7 golos de Afonso Lima (78% de eficácia), e dos 6 golos de Manuel Lima (86% de eficácia, - todos de 7 metros). Com esta vitória a equipa do Boa Hora apesar de se manter no mesmo lugar na tabela classificativa, aproxima-se em termos pontuais (pelo menos até este momento) da possível discussão por um dos lugares na Fase Final Grupo A, apesar de esta nossa afirmação ser demasiado cedo para ser definitiva.

No Municipal de Fafe, disputou-se o AC Fafe / Ismai, que foi mais um jogo onde foi rectificado o resultado, que terminou desta vez com a vitória da equipa do AC Fafe, num jogo de grande equilíbrio e de alternâncias no marcador, e que ao intervalo registava no marcador um resultado de 12-11 a favor do Ismai. O Equilíbrio apenas se desfez nos 7 minutos finais onde a equipa do AC Fafe realiza um parcial de 6-0, e vence o encontro com 4 golos de vantagem. O homem do jogo foi o guarda-redes do AC Fafe Nuno Silva com 50% de eficácia, e teve 10 atletas a concretizarem ocasiões de golo, com Tiago Silva e os seus 6 golos (60% de eficácia), a ser o seu principal marcador, NO Ismai Ricardo Castro na baliza com 33% de eficácia, foi um dos seus principais elementos embora pouco ajudado nos momentos decisivos, com António Ventura e os seus 6 golos (50% de eficácia, 3 de 7 metros), foi o seu melhor marcador. Com esta vitória a equipa minhota pode aspirar a afastar-se dos lugares de maior perigo nesta Fase.

Após a realização destes jogos a classificação é a seguinte – 1.º Sporting (45 pontos), 2.º FC Porto e Benfica (43 pontos), 4.º AA Avanca e ABC (39 pontos), 6.º Belenenses (- 1 jogo 33 pontos), 7.º Madeira SAD (31 pontos), 8.º Águas Santas (30 pontos), 9.º Boa Hora (29 pontos), 10.º Ismai (25 pontos), 11.º AC Fafe (23 pontos), 12.º Arsenal (-1 jogo), e Xico Andebol (22 pontos), 14.º São Bernardo (20 pontos).

O Banhadas Andebol

12 comentários:

Anónimo disse...

O ABC sem Rocha que por acaso já foi do Sporting perdeu o seu modelo de jogo. O investimento nunca antes realizado em portugal permitirá a glória do campeonato? Já agora lamento o jogo FCP-SLB ter sido transmitido na Porto Canal e na Tvi 24. Não podiam dar o ABC-Sporting? Porquê? Quando é que a federação toma medidas quanto ás tv´s? Então os meninos do Porto queixaram-se de o ABC não ter deixado entrar o canal pirata Porto canal, no Flávio Sá leite? Isto é que é uma luta de poderes entre Porto e Sporting! E os outros não contam?

Anónimo disse...

Se dúvidas havia... o benfica ontem a luta pelo terceiro lugar. Entrou mal no jogo e o Porto muito bem a defender e variado no ataque, ganhou em descontração. faz rir andarem a dizer que se luta pelo título. O puto Farinha em três bolas deixa passar duas e em algumas situações, emperram e nem sabem o que fazer á bola. Que campeonato? Já se nota o público a não aderir.

Anónimo disse...

OS MILAGREIROS DO ABC ANDAVAM INCHADOS E DIZIAM NAS BANCADAS DO SEU PAVILHÃO AMARELO QUE, O SPORTING ÍA LEVAR MAIS UMA LIÇÃO DE #ANDEBOL Á PORTUGUESA# TERMO QUE, AINDA NEM SEI O QUE SIGNIFICA. ONTEM DE NADA VALEU AQUELE ANDEBOL DE QUASE PASSIVO E ENCOSTEM-SE A MIM QUE EU VOU PRÓ CHÃO! AGORA MANDEM BOCAS QUE O SPORTING É UMA EQUIPA MUITO CARA.

Anónimo disse...

O rocha jogou camarada

Anónimo disse...

ABC a ser aviado........Resende vai fazer mais 100 contratações.......Grilo parece outro.......Tino que jogador...que qualidade

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:22 que pergunta "O investimento nunca antes realizado em portugal permitirá a glória do campeonato?"

Anda muito desatento. O investimento já permitiu a glória no campeonato, ou ainda não reparou que o campeão nacional é o Sporting Clube de Portugal?

Anónimo disse...

Para esclarecimentos porque fui dirigente de sec. Andebol:
1- O Sporting com menos de cinquenta pessoas na bancada (alguns com convites) é capaz de pagar a jogadores como os que tem?
2- Que patrocinios ou pagamentos por publicidade e sponsors, obteve desde que foi campeão nacional?
3- È possivel a sec. de Andebol do Sporting ser auto-suficiente?
Obs: As ilusões e utopias acabam em desastres e quem paga são os inocentes!
A história das quotizações não engana quem tem um pouquinho de experiência nestas coisas! Que se saiba o ABC tem mais público pagante de bilhete que o Sporting! Não chegaremos perto do Porto mas se nem esses são auto-suficientes e sustentáveis, que pensar?
Que sentirá o anónimo\os Sportinguistas? Euforia porque não era campeão há mais de década e meia? Seja\am realistas! Nem falo no aluguer de pavilhões vários ao longo de tantos anos, o que em despesas é simplesmente pesado!
Um amigo do ABC que só quer o bem do andebol nacional.

Anónimo disse...

Ninguém fala do jogo do Porto porque ganharam categoricamente, mas deveriam dizer que os srs do apito tudo fizeram para virar o resultado, critérios diferentes nos 7 mts, sansão progressiva, etc, etc . Foram coerentes num aspeto - prejudicar sempre o Porto nos jogos que apitam deste clube. Se tiverem dúvidas vejam o vídeo, tem cenas hilariantes.

Anónimo disse...

Olhem para os equipamentos das equipas e encontrem lá as que trabalham melhor em termos de patrocínios!
Fico à espera das vossas opiniões.

Anónimo disse...

14 de dezembro de 2017 às 22:01
anónimo
Como convém seu comentário e´de um desportista! cego,surdo e aldrabão! e com entorse no pescoço.
boa arbitragem e sem interferência no jogo.
Vitoria assertiva senão o melhor jogo esta época.
Abraço

Anónimo disse...

Toda a gente já percebeu que o Popeye do Sporting vai malhando e pedindo desculpa e rindo. Sabem quem é? Assim era eu pivot! No Porto-Benfica mail notou-se o apertar, porquê? O Sporting em pezinhos de lã vai sendo benefeciado e os jogos são uma fofura, sobretudo com os árbitros de Leiria. È admirável como o dinheiro no estádio do Sporting se multiplica, quando o seu andebol nada cheirava á duas décadas. Há uma realidade que é incontornável. O Porto tem o triplo de público a assistir a jogos de andebol. O Sporting inaugurou o pavilhão e depois é ver moscas a voar lá...

Anónimo disse...

OS CRITÉRIOS COM ARBITRAGEM VÃO DEIXANDO ANDAR O PORTA-AVIÕES SPORTING! PARA PREJUDICAR QUEM? ATÉ UM DALTÓNICO CONSEGUE DISTINGUIR O CASO. O MONEY QUE AQUELA EQUIPA GASTA OBRIGA A MUITA COISA!