gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 16 – 2017 / 2018 – I

Regresso às normais crónicas dedicadas à PO01, depois do interregno que existiu para trabalhos das Selecções Nacionais.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

8.ª Jornada
Dia 20-10-17
ABC 2829 AA Avanca (antecipado)
Dia 01-11-17
AC Fafe 27 – 37 Benfica
Xico Andebol 24 – 29 Belenenses
São Bernardo 22 – 22 Ismai
Sporting 41 – 26 Boa Hora
Madeira SAD 27 – 30 Águas Santas
Dia 07-11-17
FC Porto - Arsenal

Temos a 8.ª Jornada da PO01, com um jogo antecipado e já devidamente comentado, e temos ainda um encontro adiado, o FC Porto / Arsenal, e de ter um jogo transmitido pela TVI24, enquanto a Andebol TV, fez “greve” certamente, e continuamos com a saga dos Boletins de Jogo, incompletos, e /ou mal preenchidos, o que não permite certamente a actualização em tempo das classificações (Nota corrigidos posteriormente). Jogos disputados sem ocorrências disciplinares registadas.

Sporting 41 – 26 Boa Hora

Jogo disputado no Pavilhão João Rocha, que se encontrava com pouco publico, o Boa Hora entrou no encontro com uma tácita arriscada, ou seja a de atacar com 7 elementos e sem guarda-redes, que foi dando frutos, até cerca dos 12 minutos, quando se registava uma igualdade a 7 golos, a partir deste momento, o Sporting, assume o comando do marcador, e foi progressivamente alargando a sua margem, que aos 23 minutos já era de 5 golos (15-10), para chegar ao intervalo a vencer uma confortável margem de 8 golos (20-12), neste período de jogo foram Ivan Nikcevic (8 golos) pelo Sporting e Rui Barreto (12 golos) pelo Boa Hora os seus principais elementos, com Rui Barreto a alongar a sua influência ainda no segundo tempo. De assinalar que no segundo tempo a partis do momento em que o Sporting aumentou a sua vantagem para os 10 golos de diferença (23-13), o jogo perdeu qualidade, e intensidade, desparecendo a concentração e lucidez nos atletas, e passamos a assistir a um jogo de andebol, pouco colectivo de parte a parte, de salientar o reaparecimento de Carlos Ruesga (2 golos) na equipa do Sporting, e ainda a boa prestação na baliza do Sporting do jovem Manuel Gaspar, onde esteve todo o segundo tempo. Bruno Gaspar (3 golos) na equipa visitada aproveitou a ausência de Filipe Borges, que se encontra a representar a Selecção do Brasil, e também teve o seu tempo de jogo, pois os dois técnicos, a partir dos 46 minutos de jogo, quando o resultado era favorável á equipa do Sporting por 30-16, passaram a gerir os seus planteis, dando tempo de jogo, a toda a gente. O Sporting com 12 jogadores a marcarem golos, teve ainda em Francisco Tavares , que juntamente com Pedro Portela, marcaram 6 golos cada, a maior parte deles em CA e em jogadas de ponta pivô. Jogo dirigido pela dupla lisboeta de nível 3 (mais uma vez a total demonstração da falta de um critério definido de nomeações, por parte do CA) constituída por André Gameiro e Renato Marques, que teve um critério disciplinar por vezes incompreensível, como a desqualificação de Carlos Ruesga, e falharam redondamente na lei da vantagem, mas na nossa opinião os grandes culpados de os lançar neste tipo de encontros, que são muitas vezes demasiado físicos, é nitidamente de quem os nomeou.

Na Madeira tivemos (na nossa opinião) um dos jogos mais importantes da Jornada, o Madeira SAD / Águas Santas, e não defraudou a boa assistência que o pavilhão registou. Foi um jogo de grande equilíbrio e de alternâncias no marcador em que nenhuma das equipas chegou a ter vantagens superiores a 3 golos, como por exemplo quando o Madeira SAD, vencia aos 7 minutos por 6-3, ou quando o Águas Santas vencia por 13-10 aos 26 minutos, ou ainda 29-26 aos 28 minutos. Encontro que foi jogado, pelos técnicos, com Time OUT’s nos momentos oportunos, e que normalmente resultaram. No entanto a equipa maiata chega ao intervalo a vencer por 15-14, mas em inferioridade numérica, que se prolongou no inicio do segundo tempo que iniciou com apenas 4 jogadores de campo, e sofre um parcial de 3-0, com o Madeira SAD a colocar-se na frente do marcador por 17-15 aos 33 minutos de jogo, aproveitando e bem a superioridade numérica de que dispôs, mas o Águas Santas reagiu de uma forma positiva, com Luis Frade (10 golos, 100% de eficácia)) em grande momento de forma e bem servido pelos colegas, depois de igualar a 18 golos de livre 7 metros, concretizado por Pedro Cruz (9 golos, 53% de eficácia – 2 de 7 metros)), volta ao comando do marcador para aos 53 minutos se registar nova igualdade agora a 25 golos, com um golo de Elledy Semedo (9 golos, 53% de eficácia – 3 de 7 metros)), com este resultado o Águas Santas obtém na nossa opinião um dos resultados surpresa da jornada. Destaque ainda para o guarda-redes do Madeira SAD Luís Carvalho com 29% de eficácia, enquanto no Águas Santas António Campos, não esteve nos seus dias com apenas 23% de eficácia, sendo Diogo Santos com 33% de eficácia, o melhor dos dois homens da baliza dos maiatos.

Em Guimarães, no Pavilhão do Francisco Holanda, disputou-se um dos jogos que se previa com mais equilíbrio na Jornada o Xico Andebol / Belenenses, onde o Xico Andebol, apresentou o seu reforço, o Cabo-Verdiano Bruno Landim. A equipa vimaranense comandou o marcador durante 35 minutos (17-16), chegando a ter 5 golos de vantagem aos 28 minutos, quando venciam por 16-11, chegando ao intervalo ainda na frente do marcador por 16-12. Mas a partir da igualdade a 17 golos cerca dos 36 minutos, o Belenenses faz um parcial 3-0 e coloca-se na frente do marcador por 20-18, situação que manteve ao fim do tempo regulamentar, aumentando a sua vantagem nos minutos finais do encontro. De destacar a prestação de João Moniz na baliza do Belenenses com 30% de eficácia, assim como as prestações de Luis Castro (33% de eficácia), e de Élcio Fernandes (28% de eficácia) na baliza do Xico Andebol. Cláudio Mota com 8 golos (67% de eficácia – 6 de 7 metros), e José Santos (5 golos, 83% de eficácia) e ainda com 3 assistências foram os melhores marcadores dos vimaranenses. No Belenenses, Diogo Domingos (8 golos, 67% de eficácia), João Ferreira (7 golos, 78% de eficácia – 1 de 7 metros), e Nuno Roque (6 golos, 60% de eficácia), foram os melhores marcadores do Belenenses.

No Municipal de Fafe realizou-se o AC Fafe / Benfica, que foi na prática, um encontro de sentido único, pois o Benfica comandou o jogo e o marcador desde os 2 minutos de jogo, até ao fim do tempo regulamentar, com vantagens que lhe permitiram chegar ao fim do primeiro tempo com uma vantagem de 8 golos (19-11), com os minhotos a sofrerem um parcial de 4-0, entre os 16 e os 21 minutos de jogo, passando de 11-7 para 15-7, a favor do Benfica. No segundo Tempo a equipa do Benfica foi gerindo e controlando o jogo e o marcador, rodando o seu plantel, mas mesmo assim chegou a ter por diversas vezes vantagens de 10 golos, tal como terminou o encontro. Uma das figuras do jogo foi o guarda-redes do Benfica Hugo Figueira (42% de eficácia), contra os 22% de efocacia de Nelson Reyniel do AC Fafe. Na equipa visitada apesar de ter 10 jogadores a marcarem golos, foi o experiente Nuno Pimenta o melhor marcador com 6 golos (100% de eficácia, - 1 de 7 metros), acompanhado por Casco Santos (50% de eficácia), e Tiago Silva (71% de eficácia), ambos com 5 golos cada. No Benfica com 11 jogadores a concretizarem golos, onde o estreante Nuno Grilo com 5 golos (100% de eficácia), se junta a Alexandre Cavalcanti (56% de eficácia), igualmente com 5 golos, como os principais marcadores do Benfica. Com esta nova derrota o AC Fafe continua sem contabilizar qualquer vitória até ao momento.

No pavilhão de São Bernardo, disputou-se o São Bernardo / Ismai, um encontro onde era possível, que a equipa local, conquistasse os seus primeiros pontos positivos, e essa esperança era fundada, pois no final dos primeiros 30 minutos, com os locais a chegaram ao intervalo a vencer por 11-7, resultado no boletim de jogo, pois em termos de estadísticas o resultado era de 11-9 (algo está mal), no entanto os maiatos com uma excelente recuperação no segundo tempo igualam o marcador a 12 golos aos 37 minutos, para de seguida assumirem o comando do marcador, tendo nova igualdade a 14 golos aos 44 minutos, para cerca dos 48 minutos estarem na frente do marcador por 4 golos de diferença (18-14), para a cerca de 3 minutos fim termos nova igualdade desta feita a 21 golos, para no último minutos de jogo o Ismai não converter um livre de 7 metros, eo São Bernardo obter a igualdade a 22 golos, sobre o apito final. Com este resultado a equipa local obteve os seus primeiros pontos positivos na prova. Emanuel Ribeiro na baliza do São Bernardo com 41% de eficácia, foi um dos homens do jogo, juntamente do Eduardo Borges na baliza do Ismai que teve 42% de eficácia). Tiago Sousa com 5 golos (45% de eficácia) foi o melhor marcador da equipa do São Bernardo, por sua vez os melhores marcadores do Ismai não passaram dos 4 golos (Tiago Heber, 57% de eficácia), e António Ventura (36% de eficácia).

Após a realização destes jogos a classificação é a seguinte – 1.º Sporting (+1 jogo, 24 pontos), 2.º Benfica (22 pontos), 3.º Belenenses (+ 1 jogo, 21 pontos), 4.º ABC (20 pontos), 5.º AA Avanca (19 pontos), 6.º Madeira SAD (18 pontos), 7.º FC Porto (-1 jogo, 16 pontos), 8.º Ismai (15 pontos), 9.º Xico Andebol, e Águas Santas (14 pontos), 11.º Boa Hora (13 pontos), 12.º Arsenal (- 1 jogo, 10 pontos), 13.º AC Fafe, e São Bernardo (9 pontos). 

O Banhadas Andebol

15 comentários:

Anónimo disse...

O jogo do Madeira sad com Águas Santas ficou 27-30 e não 37-30 como está na crónica

Anónimo disse...

Ao menos confiram os resultados.
O resultado real do São Bernardo vs Belenenses é 24-29 e não aquele que indicam.

Anónimo disse...

O João Rocha encontrava-se com pouco público? Não admira! E por acaso notei que, nas filas da frente no final de jogo estavam muitas crianças a pedir recordações aos jogadores. Como andei alguns anos a ver andebol ao vivo e a idade já me ir causando sarilhos, não fui. Adivinhei logo que contra pequenitos nada querem fazer. O que me causou espanto foi anunciarem 487 pessoas no pavilhão! Pagantes? È que nessa média tinha de haver uma pessoa em cada seis cadeiras! E estou a ser porreiro! O Andebol está em muito más mãos! Valeu-nos que, do outro lado estavam rapazes que estudam e trabalham e outros já são velhotes. Um com os pneus que tem até foi fazendo rir! Havia com 38 anos um Luís Nunes que já foi um sr. jogador e, a idade do guarda redes nem digo pois anda a rivalizar com o Dino Zoff de Itália.No Andebol há o Omeyer. Há quem se guarde para os jogos internacionais já notei! Apesar de principiescamente bem pagos e a horas é isto. Falta-nos um treinador que leia melhor e mais rápido o jogo! Está explicada a razão da não aderência, escusada era a mentira e o otimismo pouco sério! Que fazem nesta equipa os pesos mortos Cudic, Bosko e Filipe? Responda quem puder! E vamos ver nos tempos que se seguem se o 77 Bozovic se não reduz ainda mais, o pouco esforço. E o Spínola é que era velho com muito melhores médias. Ao menos foi honrado e ao ver que, não era estimado e aposta do treinador pediu pra saír! Já agora foi bonito ver o G redes adversário Vasco, comover-se nas entrevistas e recordar que foi campeão pelo Sporting, na velha nave de Alvalade!

Anónimo disse...

Ontem e apesar da idade que alguns sempre referem em Pedro Cruz, valeu ao Àguas Santas este central\lateral! E continua a ser o melhor marcador em Portugal! È triste que coisinhas destas ainda aconteçam! È o que temos com fartura... mas, há mais, muito mais!
Que andebol queremos?

Anónimo disse...

O resultado do Xico com o Belenenses foi 24-29.
O resultado do Madeira com o Águas foi 27-30.

Anónimo disse...

Andam as tv´s a fazer o favor de darem alguns jogos de andebol e é esta a forma de agradecerem? Um dia destes choram. No Sporting-Boa Hora houve de tudo. O n. de falhas técnicas foi incrível assim como bolas na madeira. Uma equipa teve dois guarda redes e outra dois e meio. O público nem se ouvia, claro! Dois treinadores que devem ser do mais fraco que há. A dieferença de peso e altura nas duas equipas é assustadora, o que na segunda parte fez mossa. Àrbitros que andavam de régua e esquadro. O jogador mais bem pago de Portugal foi expulso respondendo a um "picanço" em que, levou um miúdo do Boa-Hora ao chão com rispidez. O melhor marcador do Sporting jogou meia parte. O do Boa-Hora marcou o mesmo e fez coisas sem nexo. Que comédia. Marcaram-se mais golos que minutos de jogo houve, apesar de tanta falha em passes de três ou quatro metros. E tanto golo sem o homem da baliza presente. Parecia Carnaval ou tarde de Halloen. Triste andebol duma equipa paga a peso de ouro contra outra cheia de aprendizes, em que o pobre treinador não pode confiar nadinha. Os miúdos presentes em grande número, não sei se convidados através da sua escola, seguramente não acharam o ANDEBOL uma modalidade boa! Má propaganda!

Anónimo disse...

O Benfica anunciou o Grilo por 3 anos. O que pergunto é se as lesões incapacitarem Hugo Figueira ou Seabra o que poderá acontecer. Há algum optimismo mas se foram buscar Carlos Resende por 3 anos e não lhe dão jogadores suficientes porquê? O Banco é fraco.

Anónimo disse...

mau era se o pedro cruz nao fosse o melhor marcador, faz 30 remates por jogo e marca 10 golos... há uma bola para ele e outra para os colegas

Anónimo disse...

Há aqui na reportagem ao jogo Sporting\Boa-hora algo impreciso. O jogador Brasileiro Filipe Borges, ontem dia 01Novembro2017- pelas 18h00, não se encontrava certamente a representar a selecção Brasileira. O mesmo estava nas bancadas do pavilhão João Rocha, juntamente com Pedroso e Solha. Atenção!
PS: Solha já deu muito ao Sporting e a lesão de que padeceu foi grave, o que na sua idade certamente será complicado curar. Já agora era bom um esclarecimento sobre o Austríaco Bojovic que, pareceu-nos lesionado e cansado ou desmotivado. O treinador queixa-se muito das lesões e sendo prof de Ed. física podia contribuir para amenizar a situação. Não era melhor rodar noutro clube e mais tarde se tiver qualidade, treinar então, desta feita a sério, o Sporting?

Anónimo disse...

É APENAS UM RECADO PORQUE NEM SOU TREINADOR DE ANDEBOL DE NENHUM GRAU. OS IN RESPONSÁVEIS PELO ANDEBOL LEONINO NÃO ACHAM QUE GUARDA-REDES COMO O CUDIC HÁ EM PORTUGAL BEM MELHORES NASCIDOS CÁ? EX.: HUGO FIGUEIRA QUE JÁ NOS REPRESENTOU OU O ENTRADOTE DO ABC QUE IGUALMENTE JÁ POR NÓS PASSOU EM TEMPOS. HAVIA MAIS CASOS MAS, DE GUARDA-REDES PERCEBO UM POUCO. FICAMOS POR AQUI PORQUE GOSTO DE CRÍTICA CONSTRUTIVA! HAVIA MAIS TRÊS PORTUGUESES QUE ENTRAVAM NESTA EQUIPA, O QUE PERMITIRIA CONTRATAR-SE UM TREINADOR DE MÃO CERTA E LEITURA BOA. JÁ AGORA SR. GALAMBAS SEJA DIRETOR DA MODALIDADE QUANDO DEVE SER. MAIS ACERTO PORQUE ISTO NÃO É O ABC! IR FALAR COM OS ASSOBIADORES\PALRADORES NO FINAL DO JOGO DEVE SER QUANDO HÁ RAZÃO FUNDAMENTADA! OU FOI OPINAR SOBRE RUESGA? É QUE O MELHOR DO NOSSO CAMPEONATO ONTEM DEVIA TER TIDO OUTRO COMPORTAMENTO E EVITAR A EXPULSÃO ESTÚPIDA. DEPOPIS DE TANTO TEMPO PARADO QUER LEVAR ALGUM\UNS JOGOS DE CASTIGO. JUDO É NO MULTIUSOS.

Anónimo disse...

O Pedro Cruz devia pagar ao Porto para o deixarem jogar nem que fossem dez minutinhos por jogo. Assim ía á selecção mas se não é a idade é o mau feitio. Curiosamente á quantos anos é o melhor ou, anda nos melhores? Bem! È porque não melhorou do tal mau feitio, onde dizem só cabe o seu ego. De rir. Este país tem muitos craques. Admira-me é que não hajam melhores treinadores\selecionadores para o cargo de quem comanda a nossa selecção.

Anónimo disse...

Se o Sporting não tem muitos jogadores como dantes na selecção, todos sabemos que foi ao excesso de dinheiro que por ali anda. Então não diziam que, íam formar uma super-equipa para serem campeões? Não dizia o iluminado Zupo Esquian que tinha ganas de Champions? Querem tudo? Há uns meninos que largam aqui umas piadas e escondem-se. O Porto é que controla isto tudo? Vê-se!

Anónimo disse...

Não abundam os canhotos e esse problema não se sente só em Portugal. Por acaso dois emigraram (Ferraz e João Pinto) e para a Alemanha. È o campeonato mais competitivo da Europa. Numa altura em que entram estrangeiros em portugal, em escalões de formação queria chamar á atenção de dois jovens pontas, formados no Belenenses. Davide e F. Tavares vão mostrando qualidade. O segundo fruto de ser suplente do melhor jogador nessa posição, vai talvez ter mais problemas. O Areia já se afirmou no Porto e não é que, por acaso foi formado no Belém?

Anónimo disse...

Para o anónimo que vem para aqui queixar-se do jogo entre solteiros e mal casados, Sporting-Boa Hora, recomendo. Faça uma lista de sites de andebol e links. Pode perfeitamente ver andebol mais a sério no seu PC!

Anónimo disse...

Estranho a aqui a falta de comentários sobre o são Bernardo.
Já que tanto se fala mal sobre o João Alves, cabe-me então fazer o elogio à equipa do São Bernardo que tao bem se bateu no seu pavilhão frente ao Ismai.
Um Jogo de Andebol extraordinário, com o guarda-redes vindo do ABC a fazer uma exibição de outro planeta, face a uma equipa muito melhor apetrechada que o São Bernardo.
Uma equipa, motivada com grande personalidade, a festejar cada golo como se fosse o da vitória final e um público que correspondeu em presença e entusiasmo, contribuindo para a motivação da equipa de rosa ao peito.
Parabéns à equipa, parabéns aos jogadores, e ao treinador pelo espetáculo.
Ainda um destaque para o Tiago Sousa que entrou mal no jogo, mas soube emergir do desaire inicial para contribuir de forma significativa para o resultado da equipa.
A jogar assim, com certeza vai ser possível fazer alguma coisa, e mesmo que desçam, fica uma excelente imagem do esforço pela manutenção.