gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Crónica de Fim-de-semana, No Feminino – 07 – 2017 / 2018

Mais uma crónica de fim-de-semana exclusivamente dedicada ao Feminino (PO09).

Depois das nossas referencias ás poucas transmissões da Andebol TV desta prova, tivemos finalmente nesta semana, mais uma transmissão (SIR 1.º Maio/CJB / Assomada), mas esperamos mais.

Voltamos ao assunto das estatísticas, pois as mesmas existem ás vezes em http://po09.videobserver.com/pt/ , continuando-se a estranhar o silencio da Federação sobre o assunto. Mas mais uma vez, podemos informar de que estivemos a monitorar as mesmas durante os jogos e não são feitas em tempo real, muitas só surgem passando alguns dias, diga-se que algumas nem chegam a existir, mas mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
1.ª Jornada
Dia 05-11-17
SIR 1.º Maio/CJB - Juventude Lis (15H00)
2.ª Jornada
Dia 12-11-17

CA Leça - Santa Joana (17H00)
6.ª Jornada
Dia 28-10-17
SIR 1.º Maio/CJB 27 - 27 Assomada
Juventude Lis 26 - 23 JAC-Alcanena
Maiastars 20 - 17 Académico FC
Dia 05-11-17
CS Madeira - Santa Joana (15H00)
Madeira SAD - Colégio Gaia (13H00)
Dia 08-12-17
CA Leça - Alavarium (17H00)

Tal como tínhamos previsto, continuam as jornadas duplas, quando intervêm as equipas madeirenses, devidas às deslocações às ilhas e vice-versa. Este fim-de-semana, apenas se disputaram 3 encontros desta prova, que é tudo menos regular, face aos condicionalismos existentes, e com alguns jogos adiados, que só os intervenientes podem esclarecer. Nos jogos disputados, tivemos (na nossa opinião) a grande surpresa a no jogo disputado na Marinha Grande (SIR 1.º Maio/CJB / Assomada). De destacar pela positiva, que em nenhum dos jogos disputados se registaram ocorrências disciplinares.

SIR 1.º Maio/CJB 27 – 27 Assomada

No Pavilhão da Marinha Grande o SIR 1.º Maio/CJB, uma das equipas que se reforçou e bem para esta época, sentiu grandes dificuldades, perante uma equipa a Assomada, que foi uma equipa que subiu de Divisão, e que se apresentou neste encontro, com um andebol fluido, a saber o que pretende e para onde caminha, no entanto temos de referir uma nota negativa, neste encontro que foi a falta de um fisioterapeuta em qualquer das equipas, em especial aos quando Luísa Jaguite (Assomada) se lesionou, valendo na ocasião Adriana Lage que se disponibilizou e tratou da adversária, num excelente momento de ética desportiva. Foi um encontro de grande equilíbrio, com diversas situações de igualdade, mas com a equipa da Assomada a surpreender pela positiva, com uma excelente defesa, e com um ataque planeado a produzir positivamente. De tal forma que ainda nos primeiros 30 minutos, chegou a ter dois golos de vantagem, quando estavam decorridos cerca de 23 minutos e vencia por 9-7, para se chegar ao intervalo com uma igualdade a 12 golos. De salientar neste período e no restante tempo a produção de Miriam Almeida (7 golos), uma ex Assomada, e que foi o verdadeiro abono da equipa local, que tinha na sua guarda-redes Diana Roque um dos grandes trunfos, enquanto do outro lado Soraia Almeida, teve na baliza do Assomada uma exibição, como se costuma dizer de “encher o olho”, e que foi um dos grandes obstáculos para o ataque do SIR 1.º Maio/CJB. No segundo tempo a equipa da Assomada assume o comando do marcador, após uma igualdade a 14 golos cerca dos 35 minutos, para chegar aos 56 minutos com uma vantagem de 3 golos (27-24), para nos minutos finais, primeiro fruto da inexperiência da equipa, depois, uma intervenção decisiva, de Diana Roque aos cerca dos 28 minutos, e depois uma falta não marcada sobre Paula Malcato (6 golos) que realizou um bom jogo, juntamente com Nádia Fernandes (6 golos) no Assomada, a 45 segundos do fim ditaram o resultado final. DE destacar ainda a excelente exibição da jovem Carolina Gomes no SIR 1.º Maio/CJB com 7 golos, alguns de excelente recorte técnico, e que foi uma “seta” constantemente apontada á baliza do Assomada, fosse em ataque planeado ou em contra-ataque. Jogo dirigido por uma dupla mista de Leiria e Coimbra, constituída por Francisco Remígio e Miguel Mendes, que na nossa opinião além da falta já referida, e da lei da vantagem onde falharam por diversas vezes, estiveram bem em especial na sanção progressiva e nos 7 metros. Uma nota final, para os comentadores do encontro que em alguns momentos se esqueceram que estavam a comentar um encontro de andebol, e deviam primar pela isenção, e a troca de nomes das atletas também se verificou, assim como o uso de termos “abrasileirados”, pensamos que deveriam ser incluídos, naqueles que deu origem a um excelente texto num blog dedicado ao Feminino, sobre os comentadores da Andebol TV.

Em Leiria, realizou-se o Juventude Lis / JAC-Alcanena, que foi mais um encontro onde o equilíbrio foi uma nota dominante, embora equipa visitada comandasse o marcador, a maioria do tempo de jogo, terminando como vencedora, obtendo a sua segunda vitória na prova, como resultado a ser construído nos primeiros 30 minutos, que terminaram a vencer por 16-13, precisamente a mesma diferença que se registava no final do encontro, o que demonstra a boa reacção da equipa visitante no segundo tempo. Francisca Marques com 12 golos, foi mais uma vez o verdadeiro abono de família da equipa da Juventude Lis. No JAC-Alcanena, mais uma vez Aurora Prata, e Raquel Anacleto, ambas com 5 golos cada, foram as melhores marcadoras da equipa.

No municipal da Maia, disputou-se o Maiastars / Académico FC, encontro que se esperava terminasse mais desnivelado, face ao valor actual das duas equipas, e em especial aos reforços da equipa maiata, que ao intervalo vencia por 12-6, depois da equipa visitada, ter chegado aos 7 golos de vantagem como por exemplo aos 9-2 e aos 12-5. Mas a equipa do Lima, com uma boa reacção no segundo tempo, reduz para 12-8, e chagam mesmo a reduzir para apenas 2 golos de diferença (17-15), obrigando a equipa maiata a reagir ao “adormecimento” e a colocar o marcador em 20-15, mas mesmo assim as academistas, ainda reduziram para o resultado final de 20-17, num jogo de poucos ataques e onde as defesas estiveram em evidência. Debora Moreno com 6 golos, e Maria Cerqueira com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Cristiana Alves com 11 golos, foi a melhor marcadora do Académico FC, que segundo os dados indicados pela Portal da Federação é a melhor marcadora Nacional, neste momento.

Classificação após estes encontros: - 1.º Colégio Gaia (-1 jogo), e Madeira SAD (-1 jogo) (15 pontos), 3.º Maiastars, e JAC-Alcanena (12 pontos), 5.º Assomada, CS Madeira (-1 jogo), e Alavarium (-1 jogo) (11 pontos), 8.º SIR 1.º Maio (-1 jogo, 10 pontos), 9.ºJuventude Lis (- 1 jogo, 9 pontos), 10.º Académico FC (8 pontos), 11.º CA Leça (-2 jogos, 6 pontos), 12.º Santa Joana (- 2 jogo, 4 pontos).

Voltamos a referir que para os nossos principais OCS, que pouco ou nada disseram sobre esta prova (existem excepções), é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje no site da Federação. Lamentável.

O Noticias

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho redutor falarem da falta não assinalada à atleta Paula Malcato, quando houve uma falta clarissima sobre a atleta Neuza Valente por volta do minuto 27:35 e que também mano foi assinalada.

Anónimo disse...

estou de acordo que poderá parecer redutor, pois existiram muitas mais faltas, mas uma a 45 segundos fim toda a gente se lembra, quando as outras passados que foi algum tempo de jogo já ninguém se recorda, e eu que também vi o jogo, posso parecer suspeito pois não sou adepto do Sir, mas esta a no final pode ter decidido o resultado final

Anónimo disse...

Como podem ter tanta certeza que foi falta... Acho surpreendente afirmarem em absoluto que a falta era clara...
excelente jogo de andebol, protagonizado pela excelente prestação das três Equipas.

Um bem haja ao andebol feminino

Anónimo disse...

Os comentadores eram de primeira água, até se atrapalharam quando falaram em blogs, não enganaram ninguém, foi uma maravilha.

Anónimo disse...

Anónimo 1 de novembro de 2017 às 12:19, como assim? Estão ligados a quem blog(s).