gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Crónica de Fim-de-semana, No Feminino – 06 – 2017 / 2018

Mais uma crónica de fim-de-semana exclusivamente dedicada ao Feminino (PO09).

Depois de termos referido a falta de transmissões por parte da Andebol TV, finalmente nesta semana, tivemos uma nova transmissão de um jogo (Colégio Gaia / Alavarium), com um total de pois jogos, mas esperamos mais.

Estatísticas existem ás vezes em http://po09.videobserver.com/pt/ , continua-se a estranhar o silencio da Federação sobre o assunto. Mas mais uma vez, podemos informar de que estivemos a monitorar as mesmas durante os jogos e não são feitas em tempo real, muitas só surgem passando alguns dia, diga-se que algumas nem chegam a existir, mas mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
1.ª Jornada
Dia 05-11-17
SIR 1.º Maio/CJB - Juventude Lis (15H00)
2.ª Jornada
Dia 12-11-17

CA Leça - Santa Joana (17H00)
4.ª Jornada
Dia 22-10-17
Assomada 28 – 30 CS Madeira
JAC-Alcanena 17 – 23 Madeira SAD
5.ª Jornada
Dia 21-10-17
SIR 1.º Maio/CJB 24 - 19 Maiastars
JAC-Alcanena 22 - 21 CS Madeira
Colégio Gaia 23 - 22 Alavarium
CA Leça 21 - 20 Juventude Lis
Assomada 18 – 20 Madeira SAD
Académico FC 29 – 20 Santa Joana

Tal como tínhamos previsto, continuam as jornadas duplas, quando intervêm as equipas madeirenses, devidas às deslocações às ilhas e vice-versa. Nos jogos disputados não se registaram grandes surpresas, apenas uma (na nossa opinião), a grande dificuldade que o Madeira SAD sentiu para levar de vencida a equipa da Assomada, e de registar o grande equilíbrio registado na maioria dos jogos. De destacar pela positiva, que em nenhum dos jogos disputados se registaram ocorrências disciplinares.

Colégio 23 – 22 Alavarium

No Pavilhão do Colégio Gaia, com uma assistência mais fraca do que seria de esperar, tivemos na nossa opinião o encontro mais importante da jornada, e que apenas não originou uma surpresa por mero acaso. Um bom início do Alavarium com a equipa a situar-se na frente do marcador por 4-1 aos 7 minutos de jogo, vantagem que manteve aos 16 minutos (8-5), e aos 22 (11-8), e terminou o primeiro tempo na frente do marcador por 12-10. Neste encontro na equipa de Aveiro, destaca-se a sua guarda-redes Andreia Madail, que fez uma extraordinária exibição fazendo esquecer a sua antecessora (Isabel Góis), e Carolina Loureiro (4 golos), curiosamente transferida precisamente do Colégio Gaia. No Colégio Gaia Iniciou o segundo tempo em vantagem numérica e rapidamente iguala o marcador a 12 golos, sucedendo-se um período de equilíbrio mas com o Colégio Gaia a nunca passar para a frente do marcador, situação que apenas aconteceu aos 45 minutos, quando colocou o resultado em 20-19, temos de fazer uma referência aos contra ataques perdidos, por precipitados lançamentos de Jéssica Ferreira (4 pelo menos), que termos da sua função na baliza também esteve bem. A melhoria verificada na forma de jogo do Colégio Gaia, deve em grande parte a uma atitude mais proactiva, e à entrada de Joana Resende que deu outra dinâmica em termos de ataque à equipa, registe-se o facto de entre os 41 minutos e os 52 minutos o Alavarium apenas ter concretizado um golo, e de ter sofrido 4, neste período o Colégio Gaia chega a ter 2 golos de vantagem 21-19 (49 minutos), para nova reacção positiva do Alavarium e aos 58 minutos tínhamos nova igualdade a 22 golos. Com Soraia Fernandes (5 golos) a igualar o encontro através de um livre de 7 metros. Carolina Monteiro (10 golos) e melhor marcadora do Colégio Gaia, que momentos antes falhara em contra ataque, acaba por concretizar o golo da vitória nos segundos finais, do tempo regulamentar. Neste encontro temos ainda de referir a excelente prestação competitiva de Cláudia Correia no Alavarium com 7 golos., no Colégio Gaia, não podemos deixar de referir mais uma vez a prestação de Helena Sores (5 golos), que é daquelas atletas com uma garra que gostaríamos de ver em todas as atletas nacionais. Com esta difícil vitória o Colégio Gaia, continua na frente da classificação sem ter averbado qualquer derrota até ao momento. Dirigiu o encontro a dupla bracarense constituída por Fernando Costa e Diogo Teixeira, que estiveram bem em especial na sanção progressiva, e nos 7 metros.

Na Marinha Grande, disputou-se outro dos encontros mais importantes da jornada o SIR 1.º Maio/CJB / Maiastars, que terminou com a vitória da equipa visitada, embora os 30 minutos iniciais tenham sido disputados com grande equilíbrio, e ao intervalo a equipa da Marinha Grande vencia pela diferença mínima 9-8, que era o puro reflexo do que se tinha passo neste período do jogo. Nos segundos 30 minutos, um nítido abaixamento de competitividade por parte da equipa visitante permitiu ao SIR 1.º Maio/CJB, ir amealhando uma vantagem que depois do 17-14, foi-se acentuando até ao resultado final. No SIR 1.º Maio, Neuza Valente com 7 golos, e Carolina Gomes com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, por sua vez no Maiastars, Mais uma vez Debora Moreno com 7 golos, foi a sua melhor marcadora

Em Leça da Palmeira, tivemos o CA Leça / Juventude Lis, que terminou com a difícil vitória do Ca Leça que desta forma alcançou a sua primeira vitória nesta fase da prova. Foi um encontro de algum equilíbrio em especial no segundo tempo com a equipa leiriense a recuperar da desvantagem que que levava dos primeiros 30 minutos de jogo, quando chegou ao intervalo a perder por 12-8. Apesar da excelente recuperação a equipa da Juventude Lis, não conseguiu evitar a derrota, embora a mesma tenha sido pela diferença mínima. No CA Leça a sua melhor marcadora foi Catarina Oliveira com 5 golos, enquanto na Juventude Lis, mais uma vez Francisca Marques com 7 golos foi a sua melhor marcadora, bem acompanhada por Margarida Oliveira com 5 golos. 

No Pavilhão do Lima, disputou-se o Académico FC / Santa Joana, duas equipas que ainda não tinham averbado qualquer ponto, e que terminou como esperado com a vitória da equipa do Académico FC, sobre a até ao momento a equipa mais “frágil” da 1.ª Divisão, que assim obteve a sua primeira vitória nesta Fase da Prova enquanto a equipa maiata continua a registar apenas derrotas nos jogos disputados até ao momento. O Académico FC dominou o encontro desde o início e ao intervalo já vencia por 14-7, situação que manteve ao longo dos 60 minutos terminando como vencedor, e alargando a vantagem que já trazia do intervalo. A equipa do Académico que teve 11 jogadoras a marcar golos, com mais uma vez Cristiana Alves com 6 golos a ser a sua principal marcadora, com o mesmo número de golos, a jogadora mais experiente do Santa Joana Ana Carvalho foi a sua melhor marcadora.

Nas equipas que realizaram jornada dupla vamos iniciar pelo Assomada / Madeira SAD, que terminou a esperada vitória da equipa madeirense, que certamente não esperava vir a ter tantas dificuldades diante uma neo divisionária, que defendeu de uma forma extraordinária, e proporcionou um encontro bem mais equilibrado que normalmente se esperaria, provavelmente também por excesso de confiança, por parte da equipa do Madeira SAD, que até perdia ao intervalo por 12-11. O Madeira SAD, no segundo tempo assume o comando do marcador aos 16-15, para inda chegar a ter 3 golos de vantagem, mas nova reacção da equipa da Assomada, leva a que o encontro termine perdendo com as grandes favoritas da prova, por apenas 2 golos. DE destacar a forma como as defesas se sobrepuseram aos ataques de tal forma, que no segundo tempo o resultado parcial foi de apenas 9-6, a favor do Madeira SAD. A melhor marcadora da Assomada não passou dos 4 golos e foi Odete Tavares, por sua vez e mais uma vez Mónica Sores foi a melhor marcadora do Madeira SAD com 6 golos. A Assomada defrontou no dia seguinte a equipa do CS Madeira, e igualmente num encontro bem disputado e com menos preocupações defensivas, sofreu nova derrota, e mais uma vez por dois golos, num encontro que até foi equilibrado nos primeiro tempo com diversas igualdades a última das quais a 14 golos, mas com o intervalo a chegar já com o CS Madeira na frente por 15-14, e nunca mais perdeu o comendo do jogo e do marcador chegando a ter vantagens de 3 e 4 golos, como por exemplo, quando vencia por 24-21, ou 28-24, ou ainda 29-25, permitindo que a equipa da Assomada reduziu-se o diferencial já na parte final do encontro. Neste encontro Nádia Fernandes com 7 golos, e Edna Oliveira com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada. No CS Madeira Jéssica Gouveia com 11 golos e Ana Andrade com 7 foram as suas melhores marcadoras.

Tivemos o JAC-Alcanena / CS Madeira, a ser disputado em Alcanena, e que terminou com a difícil vitória da equipa local. O jogo que começou bem para os locais que chegaram aos 5-4, para de seguida a equipa do CS Madeira passar para a frente do marcador 9-8, e posteriormente 11-9, e chegar ao intervalo no comando do jogo e do marcador por 14-11. No segundo tempo o CS Madeira ainda continuou por algum tempo no comando do marcador como por exemplo quando vencia por 15-12, mas com a equipa local a reagir sempre de uma forma positiva, e a passar para a frente do marcador e a chegar aos 20-19, com as madeirense a dar nova volta ao marcador e passarem para a frente do marcador por 21-20, mas as locais não estiveram menos activas e voltaram ao comando do jogo terminando mesmo como vencedoras, embora pela diferença mínima. No JAC-Alcanena, Aurora Prata e Raquel Anacleto, ambas com 5 golos cada, foram as suas melhores marcadoras, enquanto no CS Madeira (Ana Castro, Odete Freitas e Ana Andrade), todas com 5 golos cada foram as melhores marcadoras da equipa. O JAC-Alcanena no seu segundo jogo do fim-de-semana, teve a “fava”, ou seja o Madeira SAD, e apenas conseguiu equilibrar nos momentos iniciais do encontro até uma igualdade a 2 golos, a partir deste momento, a equipa madeirense assumiu o comando do jogo e do marcador e foi progressivamente aumentando as distancias, 11-7, e posteriormente 13-7, resultado que se verificava ao intervalo, continua o Madeira SAD no segundo tempo a dilatar a sua vantagem que chega aos 9 golos de diferença quando se registava um resultado de 27-18, e começando a gerir o jogo e o resultado, foi permitindo uma aproximação que terminou com apenas 6 golos de diferença. Novamente Aurora Prata, e Raquel Anacleto, ambas com 5 golos, cada foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena. Como de costume Mónica Soares com 5 golos foi a melhor marcadora do Madeira SAD.

Classificação após estes encontros: - 1.º Colégio Gaia, e Madeira SAD (15 pontos), 3.º JAC-Alcanena, Alavarium, e CS Madeira (11 pontos), 6.º Maiastars, e Assomada (9 pontos), 8.º SIR 1.º Maio (-1 jogo, 8 pontos), 9.º Académico FC (7 pontos), 10.º CA Leça (-1 jogo), e Juventude Lis (-1 jogo) (6 pontos), 12.º Santa Joana (- 1 jogo, 4 pontos).

Voltamos a referir que para os nossos principais OCS, que pouco ou nada disseram sobre esta prova (existem excepções), é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje no site da Federação. Lamentável

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Posso ter visto mal o jogo ai vivo, mas não me lembro do CS Madeira ter estado a ganhar 21-20 ao JAC. Salvo erro, o JAC faz 20-18 e depois esteve sempre na frente do marcador até ao fim do encontro. Vitória importante para o JAC.