gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Planeamento Desportivo – Época 2017/2018 – XXIII

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2017/2018

Continuamos no seguimento de anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, na analisar das Provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 16 da Época 2017/2018, onde foi feita uma divulgação provisória da estrutura das 1.ªs Fases. Na presença dos CO N.º 23 e 24 da presente época, essa abordagem pode ser bem mais completa, pois, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Embora para a prova que hoje vamos analisar seja exactamente o mesmo modelo competitivo da época anterior, verificando isso sim uma nova alteração nas zonas, e continua-se a verifique que ainda existem Associações que não criaram as provas, no sítio da Federação o que torna tudo muito mais difícil (na prova hoje analisada é apenas 1 Zona).

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO10

PO10 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Femininos

Na análise anterior, constatava-se um aumento das Zonas, que derivava essencialmente da separação da AA Porto e da AA Braga, que passariam a constituir zonas distintas, verificando-se assim um regresso às 4 zonas da época 15/16, mas a realidade que se verifica através dos últimos comunicados é bastante diversa. e passou-se novamente para 3 Zonas , com um total de 10 Associações participantes. Recordamos que as últimas participações foram de 20 em 14/15, 24 em 15/16, e de 23 em 16/17, e agora apesar dos constrangimentos já enunciados a participação será igual a da última época ou seja de 23 equipas, conforme se confirmou através do sorteio da Taça de Portugal, o que já consideramos positivo, apesar de esperarmos um aumento.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, é um modelo que não sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, esperamos que este modelo seja bem mais adequado ao escalão, apesar de termos as nossas dúvidas.

Os clubes apurados na 1.ª Fase (8 equipas), formam uma zona única, que será disputada no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º Classificado, é a Campeã Nacional, e as duas primeiras classificadas, ascenderão á 1.ª Divisão Nacional (PO09)

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 23

Zona 1 (11 equipas) – Porto, e Braga – Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 2 (5 equipas) – Aveiro, Castelo Branco e Viseu - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 3 (???) – Leiria, Lisboa, Setúbal e Algarve - Apura 2 equipas

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

2 comentários:

Anónimo disse...

A zona 3 tem 7 equipas a disputarem esta fase; já foi publicado no site da FAP na AALeiria.

Anónimo disse...

Banhadas zona 3 são 7 equipas como consta na associação de leiria no site da federação.
Não se percebe é porque na zona 1 com 11 equipas passam 4, na zona 2 com 5 equipas passam 2 e na zona 3 com 7 equipas passam 2. Se querem matar o que resta de andebol feminino na região centro/sul estão a fazer um bom trabalho.