gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 01 – 2017 / 2018

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que irá acompanhar como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). E que neste fim-de-semana, teve a sua primeira jornada, embora tenha alguns jogos adiados.

Continua-se sem saber qual o nível das duplas nomeadas para dirigir estes jogos, o que se lamenta, pois até ao momento ainda não foram divulgados os quadros definitivos de arbitragem.

Esperamos que a Federação continue a dar valor acrescentado às transmissões que deverão ser efectuadas, em especial pela Andebol TV (embora até ao momento não exista nenhuma transmissão programada), já que aqui não existem segundo sabemos canais próprios de clubes, via internet.

Quanto á nossa esperança em estatísticas nesta prova, e que seriam uma normal contribuição para o seu desenvolvimento e implementação, deixámos de ser poetas e líricos, pois já constámos que que a entidade máxima da modalidade não está interessada em tal.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
1.ª Jornada
Dia 16-09-17
CS Madeira 17 – 30 Madeira SAD sd 750 e.
CA Leça 18 – 21 Maiastars sd 140e.
JAC-Alcanena 24 – 23 Assomada sd 110 e.
Alavarium 38 – 18 Académico sd 350e.
Dia 20-09-17
Santa Joana - Colégio Gaia (21H00)
Dia 05-11-17
SIR 1.º Maio/CJB - Juventude Lis (15H00)

Começou o campeonato 2017/2018. Apesar de, em teoria as chamadas equipas grandes terem missões facilitadas, e depois de algumas equipas se terem renovado e bem (reforçado), poderemos dizer que se espera (a ver vamos) uma prova provavelmente mais equilibrada que o da última época, mas apenas para a disputa dos 4 ou 5 primeiros lugares. Na 1.ª Jornada com a necessidade de adiamento de apenas um jogo por motivo de competições Europeias e sem necessidade de adiamento de outros jogos, face às deslocações para as ilhas e das ilhas, pois tivemos tal como na última época um dérbi, madeirense para abertura da prova, o outro adiamento não encontramos motivos que justifiquem o mesmo, mas com este tipo de adiamentos, mais os que se irão verificar por motivos de deslocação às ilhas e vice-versa, certamente que não iremos ter uma prova de regularidade absoluta. Verificando-se que em apenas dois encontros registaram forte equilíbrio, e lamentavelmente não se registou qualquer transmissão pela Andebol TV (Será contenção de custos).

No Pavilhão do Funchal, tivemos o dérbi madeirense entre as duas equipas representantes da Região, e com um resultado final, que apenas surpreende quem não esteve presente, pois foi um encontro sempre de sentido único com o Madeira SAD a chegar facilmente aos 6-1, com a equipa do CS Madeira a cometer muitos erros não defensivos, como as falhas ofensivas justificaram o forte desaire que sofreram, com o resultado ao intervalo a assinalar já um diferencial de 7 golos a favor das grandes favoritas da prova o madeira SAD por 14-7. No segundo tempo nada se alterou e os reforços do Madeira SAD continuaram a justificar a sua contratação, dilatando a vantagem que chegou a ser de 15 golos (29-14), já nos momentos finais do encontro. A jovem equipa do CS Madeira demonstrou alguma ansiedade que a levou a cometer demasiados erros. Como seria natural Ana Andrade foi o elemento mais produtivo do CS Madeira com os seus 8 golos, enquanto por sua vez pelo Madeira SAD, tivemos Mónica Sores com 9 golos e melhor marcadora do encontro, com os restantes golos e serem distribuídos por diversas jogadoras. De registar que este foi um encontro que registou uma excelente assistência.

No CA Leça / Maiastars, disputado no Municipal de Leça, tivemos mais um encontro de grande equilíbrio com a equipa visitada, que sofreu a perca de algumas das suas principais atletas, a defrontar uma das equipas que se reforçou neste defeso e bem. Mas nada disto foi impeditivo de termos um encontro de grande equilíbrio conforme já dissemos e que até surpreendeu no primeiro tempo, com a equipa do CA Leça a comandar o marcador e o jogo por diversas vezes, embora a sua vantagem nunca tenha sido superior a dois golos, com uma igualdade a 9 golos, a equipa maiata, marca ao terminar este período de jogo e chega ao intervalo a vencer pela diferença mínima (10-9). No segundo tempo uma entrada forte da equipa do Maiastars, coloca-se na frente por um diferencial de 3 golos (12-9), situação que não mais perdeu e foi controlando até final do encontro, apesar da excelente réplica da equipa do CA Leça que nunca desistiu do jogo. No CA Leça, tivemos Catarina Oliveira com 5 golos a ser a sua melhor marcadora, enquanto no Maiastars, Mariana Azevedo com 6 golos, e Diana Oliveira com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras. Um aspecto negativo neste encontro (na nossa opinião), foi o excesso de exclusões verificado (15 no total).

Em Alcanena, realizou-se o JAC-Alcanena / Assomada, encontro que colocou frente a frente as duas equipas que ascenderam esta época à 1.ª Divisão Nacional. Foi o encontro com o resultado mais equilibrado da jornada, que terminou com a vitória da equipa visitada pela diferença mínima (24-23), resultado que na prática traduz o forte equilíbrio registado, num jogo que teve duas partes distintas. No primeiro tempo a equipa da Assomada comandou sempre o marcador, chegando por diversas vezes ater os 4 golos de vantagem que tinha ao intervalo (14-10), depois ter estado a vencer por 10-6, e por 13-9, por exemplo. No segundo tempo, registou-se uma forte reacção da equipa local, que após igualar a 22 golos, conseguiu materializar a vitória, num jogo de total equilíbrio. Aurora Prata com 8 golos, foi não só a melhor marcadora do JAC-Alcanena, como de todo o encontro, por sua vez na equipa da Assomada, Rute Fernandes e Edna Oliveira com 6 golos foram as suas melhores marcadoras.

No pavilhão do Alavarium, bem composto de público, disputou-se o Alavarium / Académico FC, que foi um encontro sem grande história, para registar, tal a superioridade evidenciada, pela equipa aveirense, que comando o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando ao intervalo já a vencer por uns mais que confortáveis 22-7, o que permitiu uma total gestão do plantel e de controlo do jogo e do marcador no segundo tempo, com 12 jogadoras a concretizarem golos. O Académico, foi uma equipa demasiado frágil para este Alavarium. Cláudia Correia com 10 golos, foi a melhor marcadora do Alavarium e do encontro bem acompanhada por Ana Carolina Silva com 6 golos. O Académico que se apresentou com apenas 12 jogadoras, teve em Cristiana Alves com 6 golos a sua melhor marcadora.

Uma última nota para os nossos principais OCS, que pouco ou nada disseram sobre esta prova (existem excepções), um desprezo total. Lamentável. 

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

Marco Freitas se tu falasses menos e fosses dar uns treinos sérios e responsáveis se calhar não fazias aquela figura triste. Tens a Ana Andrade e mesmo assim levas 13 golos. Sem a Ana Andrade levavas 20 golos. Treina, treina e vai tirar cursos que bem precisas.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:27, kem fala muito és tu! Até nos veteranos ninguém te atura! Andas a arranjar poleiro para onde vai a presidenta mas mesmo assim levas na corneta no pavilhão e em casa por não ganhares jogos. Vê bem kem precisa de cursos!

Anónimo disse...

Treina, Treina, Treina muito. Mas menos a lingua e o facebook. PPPP AAAA VVV IIII LLLL HHHH AAAAA OOOOO. Outra coisa, e não é só ir lá. TTTT RRRR EEEE IIIII NNNN AAAAAA RRRRR

Anónimo disse...

O banhadas devia era ter contenção nos comentarios publicados. Estão cada vez piores. Ridiculos. É assim que defendem o andebol? Uma coisa sao trocas de ideias e opiniões, outra coisas é o constante maldizer e lavar de roupa suja. Ganhavam mais em não os publicar. Este último dad 11.45 é uma vergonha de comentário. Quem escreveu isto tem o que? 5 anos?

Anónimo disse...

Subscrevo completamente o comentário de 20 de setembro de 2017 às 22:43!
É verdade que os comentários são da responsabilidade de quem os escreve e traduzem a sua personalidade, mas a publicação dos mesmos é da responsabilidade do(s) administrador(es) do Blog, que de facto deveriam ter algum cuidado com o nível de alguns comentários que por diversas vezes aparecem publicados.

Anónimo disse...

Que sensíveis. ui, que ofensivo. Dizer ao Treinador para treinar? Não é essa a profissão dele?