gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 9 de setembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana – 03 – 2017 / 2018 – I

Normal crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01, desta vez sem jogos adiados.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

1.ª Jornada
Dia 27-09-17
Benfica - Madeira SAD (18H00)
2.ª Jornada
Dia 09-09-17
Águas Santas 20 – 22 Benfica
AA Avanca 34 – 25 Arsenal
Belenenses 32 – 30 Ismai
Xico Andebol 22 – 40 Sporting
ABC 37 – 23 São Bernardo.
Madeira SAD 29 – 25 FC Porto
AC Fafe 29 – 29 Boa Hora

Hoje tivemos uma jornada completa, o que vai começar a tornar-se uma raridade, durante alguns tempos, apenas existindo um jogo em atraso relativo à 1.ª Jornada. Foi uma jornada onde tal como na anterior foi caracterizada, pela ausência de indisciplina, registando-se jogos com razoáveis assistências e jogos com assistências mesmo muito baixas para a prova. Tivemos ainda jogos sem a existência de estatísticas (Xico Andebol / Sporting), e o problema dos CROM a verificar-se pois em alguns encontros os boletins de jogo, apenas foram fechados mais de 1 hora depois do términus, por exemplo o Belenenses / Ismai, onde a estatística não fez relatório final.

AC Fafe 29 – 29 Boa Hora

Jogo disputado no Pavilhão Municipal de Fafe, com uma fraca assistência (na nossa opinião), onde a equipa local, o AC Fafe, se apresentou muito bem a jogar colectivamente , com o seu guarda-redes Nuno Silva (34% de eficácia) em grande plano, e com o jovem Ricardo Ávila a ser o grande dinamizador do ataque da equipa. Mas não podendo o seu técnico fazer grande rotação do plantel pois apresentou-se com apenas 12 jogadores inscritos. O Boa Hora deu-nos a sensação de ser uma equipa mais individualista, embora possuindo elementos com larga experiencia na modalidade como são o cado do guarda-redes Vasco Ribeiro (36% de eficácia), e que jogou todo o segundo tempo do jogo, bem como Luís Nunes (6 golos, e 50% de eficácia), mas a saber dosear o esforço em todos os momentos do jogo. O jogo foi de grande equilíbrio até aos 14 minutos (igualdade a 7 golos) de seguida o AC Fafe passa para a frente do marcador, e chega ao intervalo a vencer por 14-13. No segundo tempo uma excelente entrada do AC Fafe, que em 7 minutos faz um parcial de 7-1, coloca a equipa a vencer por 21-14, com esta diferença a variara entre os 5 e os 7 golos até aos 48 minutos de jogo, para a equipa do Boa Hora, com uma excelente reacção fazer um parcial de 5-0, e colocar o resultado em 26-24, cerca dos 54 minutos, para continuar na sua recuperação e igualar o marcador aos 56 minutos a 27 golos, voltando a registar nova igualdade a 28 golos, terminando encontro com uma igualdade a 29 golos e com ambas as equipas a desperdiçarem ocasiões de golos nos últimos 30 segundos de jogo. Vasco Santos (78% d eficácia) e Ricardo Ávila (78% de eficácia), ambos com 7 golos, foram os melhores marcadores do AC Fafe. David Pinto bom jogo nos 6 metros (83% de eficácia), Rui Barreto (83% de eficácia), e Pedro Pinto (63% de eficácia), todos com 5 golos, foram outros dos principais marcadores do Boa Hora. Jogo dirigido pela dupla bracarense da EHF, Daniel Freitas e César Carvalho, realizaram uma prestação bem positiva, inclusive quando tiveram de conferenciar para tomar decisões relacionadas com a sanção progressiva.

O jogo que abriu a jornada disputou no Pavilhão Acácio Rosa e foi o Belenenses / Ismai, que termina, com a difícil vitória da equipa do Belenenses, depois de ter chegado a ter 8 golos de vantagem ainda no primeiro tempo aos 15 e aos 29 minutos, quando vencia respectivamente por 12-4, e 14-6, depois os minutos iniciais terem decorrido com algum equilíbrio a equipa visitada faz um parcial de 9-0, em cerca de 9 minutos e passa o resultado de uma igualdade a 4 golos, para um resultado favorável de 12-4, com este parcial a ser interrompido através de um livre de 7 metros, convertido pelo Ismai., que inicia uma excelente recuperação e termina o primeiro tempo a perder pela diferença mínima /17-16). NO segundo tempo tivemos quase uma cópia do 1.º tempo, mas com o Ismai a iniciar bem o encontro, obtendo duas igualdades a 17 e a 18 golos, respectivamente aos 31 e 34 minutos, para de seguida consentir um parcial de 5-1 em cerca de 7 minutos, e o Belenenses colocar-se novamente em vantagem, desta vez por apenas 5 golos (25-20, e 26-21), nova recuperação do Ismai que iguala o marcador a 28 golos, quando estavam decorridos cerca de 55 minutos de jogo, para terminar o encontro em inferioridade numérica, e mesmo assim fazer dois golos. Destaque no Belenenses para Nuno Roque com 8 golos, e depois 3 jogadores com 6 golos cada, Nuno Santos, João Ferreira, e Nelson Pina, no Ismai temos de destacar, Tiago Héber com 8 golos e melhor marcador da equipa que teve 10 atletas a converter golos.

No Flávio Sá Leite, disputou-se o ABC / São Bernardo, defrontando-se duas equipas, que pelo que se constou no inicio de época condenava-se uma a fraca prestação (ABC) e outra a primo divisionária do São Bernardo a ser uma candidatas a uma possível descida de divisão, e embora sendo muito cedo para se fazerem juízos de valor, sobre as duas equipas, poderemos desde já dizer que o ABC têm surpreendido pela positiva, e neste encontro onde o equilíbrio apenas existiu atá aos 6 minutos de jogo, quando se registava uma igualdade a 6 golos, a partir deste momento o ABC comandou todo o encontro quer em termos de jogo, quer em termos de marcador, chegando ao intervalo já a vencer por 19-11. No segundo tempo nada se alterou, e foi progressivamente aumento o diferencial que chegou aos 16 golos (32-16) quando estavam decorridos cerca de 47 minutos, para até final fazer uma gestão do jogo e do plantel, perante um inoperante São Bernardo, onde apesar de tudo teve no seu guarda-redes Filipe Silva com 28% de eficácia, um dos seus melhores elementos, e com Tiago Sousa com 5 golos (63% de eficácia) a ser o seu melhor marcador. NO ABC mais uma excelente exibição do experiente Humberto Gomes na baliza com 43% de eficácia), tento 11 atletas a marcarem golos, com especial destaque para Rafael Peixoto (7 golos e 78% de eficácia), e para Dario Andrade (o regressado) (que juntamente com Carlos Martins, marcaram ambos 6 golos e tiveram ambos 100% de eficácia.

No Funchal, disputou-se um dos mais importantes encontros da jornada, o Madeira SAD / FC Porto, que antes de entrar na crónica do jogo, temos duas situações que nos levantam alguma curiosidade, uma a inscrição de Diogo Branquinho no Boletim de Jogo pelo FC Porto, quando lhe tinha sido levantado um processo de inquérito, mas de que ainda se desconhece o resultado final, mas pelos vistos já está inscrito, a outra situação incompreensível é como um técnico que consta da lista da EHF (que pode ser consultada por toda agente) que é Master Cocha, nem sequer lhe foi atribuída a categoria de Grau 4 provisório (A grande novidade esta época). Este encontro foi disputado como de costume neste tipo de jogos com o Pavilhão do Funchal completamente cheio, foi um jogo disputado com grande equilíbrio, pois aos 23 minutos de jogo, registava-se uma igualdade a 11 golos, que foi o momento em que o Madeira SAD, passou para a frente do marcador e chegou ao intervalo a vencer por 15-12 (maior diferença registada até aquele momento). NO Segundo período de jogo o Madeira SAD foi mantendo a distância no marcador, que variava, entre os 2 e os 3 golos de vantagem, chegando por algumas vezes aos 4 golos de vantagem (23-19 aos 49 minutos e 26-22, aos 55 por exemplo), mas sempre sem deixar o comando do marcador e do jogo. Terminando o encontro como vencedor. Uma das grandes figuras do encontro foi o guarda-redes do Luís Carvalho do Madeira SAD com 40% de eficácia), enquanto o FC Porto teve os seus homens da baliza em dia não, depois foi um encontro onde os sistemas defensivos se sobrepuseram aos ataques, onde o Madeira SAD foi mais eficaz, e teve 10 dos seus jogadores a marcarem golos, com Daniel Santos e os seus 5 golos (71% de eficácia) a ser o seu principal marcador. No FC Porto, dois jovens se destacaram (na nossa opinião), Miguel Alves com 8 golos (67% de eficácia), e Miguel Martins (6 golos, 75% de eficácia), apesar de também ter tido 10 atletas a concretizarem golos.

No Pavilhão do Francisco Holanda, realizou-se o Xico Andebol / Sporting, que como se esperava foi um encontro praticamente para cumprir calendário e que ao mesmo tempo prova o excesso de equipas que existe nesta divisão. Este foi um dos encontros de sentido único, e onde Frankis Carol, já não esteve presente. O Resultado ao intervalo era completamente esclarecedor da diferença existente entre as duas equipas, com o Sporting na frente do marcador já por 17-10. No segundo tempo acentuou-se a diferença entre as duas equipas, e atige.se um resultado que na nossa opinião dignifica a principal prova do calendário Nacional. Este é um dos encontros, onde os comentários serão mínimos. Rui Oliveira do Xico Andebol com 6 golos, foi o seu melhor marcador, enquanto no Sporting Bozovic com 8 golos foi o seu melhor marcador logo seguido de Pedro Portela com 6 golos.

No Pavilhão do Águas Santas, muito bem composto de público disputou outro dos principais encontros da jornada o Águas Santas / Benfica. Foi um encontro de grande competitividade, e grande emoção, muito bem disputado, com duas equipas extraordinariamente bem orientadas. Na nossa opinião a grande figura do jogo foi o guarda-redes do Benfica Hugo Figueira (47% de eficácia), que nos últimos momentos do encontro, manteve a diferença final nos dois golos realizando uma excelente defesa num contra-ataque da equipa maiata. Um encontro que ficou marcado pelas excelentes prestações defensivas de ambas as equipas conforme se verifica pelo resultado final, mas que fica marcado pelo número de livres de 7 metros durante o encontro (13) e pelo número de exclusões (13), o grande equilíbrio durante os primeiros 30 minutos levou a vantagem obtida pelo Benfica fosse a diferença mínima a seu favor (13-12). No segundo tempo a equipa do Benfica, soube a partir dos 45 minutos de jogo, assumir em definitivo o comando do jogo e do marcador, após uma última igualdade a 16 golos, mantendo a equipa maiata a andar sempre atrás do marcador e aos 56 minutos vencia por 4 golos de diferença (22-18), mas até final do encontro não marcou mais nenhum e sofreu ainda dois golos, o que dizem bem da realidade e da forma como o encontro foi disputado. No Águas Santas deve-se também a bem da verdade de salientar a actuação de António Campos com 33% de eficácia, e mais uma vez Pedro Cruz com os seus 9 golos (69% de eficácia), que juntamente com Rui Ferreira (6 golos, 75% de eficácia), foram os seus melhores marcadores. No Benfica, onde a distribuição dos golos foi maior, tivemos Davide Carvalho (71% de eficácia), João Silva (63% de eficácia), e Belone Moreira (56% de eficácia), todos com 5 golos, foram os seus principais marcadores.

No pavilhão Comendador Adelino Costa disputou-se o AA Avanca / Arsenal, foi um jogo de alternâncias e igualdades, e grande equilíbrio até aos 25 minutos de jogo, quando se registava uma igualdade a 13 golos, partir deste momento a AA Avanca tomou conta do jogo, passando a comandar não só o jogo como o marcador, chegando ao intervalo já a vencer por 16-13. No segundo tempo o seu domínio no jogo acentuou-se de tal forma, qua a partir dos 45 minutos as suas vantagens começaram a variara entre os 8 e os 10 golos de diferença que se registavam aos 57 minutos de jogo (22-23), com a equipa do Arsenal a entrar numa espiral de total desconcentração nestes momentos do encontro. Mais uma vez a AA Avanca teve na baliza um dos principais argumentos, com Luís Silva a chegar aos 46% de eficácia ao contrário do seu colega de posto no Arsenal que não ultrapassou os 16% de eficácia (Miguel Marinho). Na AA Avanca com 10 jogadores a marcarem golos, teve em Diogo Oliveira 10 golos (100% de eficácia), e Taboada com 7 golos (88% de eficácia), a serem os seus principais marcadores. Rui Lourenço com 8 golos (80% de eficácia), e João Santos com 6 golos (50% de eficácia), foram os melhores marcadores do Arsenal.

Não publicamos a classificação por entendermos que de momento tal não se justifica.

O Banhadas Andebol

27 comentários:

Anónimo disse...

Abriu-se a Caixa de Pandora com a autorização da Federação para que o Branquinho (e o Gomes, que está lesionado) possam jogar pelo Porto. Andamos a brincar ou quê? Para além de a situação ser lamentável ao nível ético e moral, tanto por parte de clube e atletas, ficou-se a saber que vale tudo! Mas vale tudo porque é o Porto (é provável que se fosse outro "grande" ia ser igual - basta lembrar o que se passou em tempos com o Sporting e o Fábio Magalhães, em tudo semelhante). Se fosse ao contrário, o ABC teria de pagar grossa multa e os jogadores seriam castigados.
Espanta-me é o silêncio de todos os outros. Como se pode pactuar com este tipo de jogadas sujas, acobertadas por manobras legais pouco transparentes mas que de ético nada têm. Será que os outros clubes não ficam preocupados com isto? Os contratos já não valem nada? Vale a pena investir na formação para isto? A verdade é que, para além de denegrir a imagem deste desporto, este tipo de ações só serve para o fragilizar ainda mais. Não tarda o campeonato é disputado a 3 com 10 voltas...

Que feliz que fiquei por ver o Madeira vencer hoje, tal como tinha ficado de ver o ABC vencer a Supertaça. E, com um pouco mais de sorte, o Águas Santas hoje também tinha feito uma gracinha. Digam lá que o andebol não é muito mais divertido assim?

Anónimo disse...

As equipas sao a mais? Querem fazer um campeonato de 3 Tb no andebol? Lamentável a crônica sobre o Xico sportin, demonstrando total falta de respeito pelos atletas que não ganham 10 mil euros por mês.

Anónimo disse...

Carrega Belem, este ano os coitaditos vão ficar a 10 pontos hahahah, não ganham a ninguem. Carrega

Anónimo disse...

Está na hora dos verdadeiros amantes do andebol do Belenenses se unirem em defesa da modalidade de pavilhão mais titulada.
Marcar jogos para as 15h00 de um sábado para que o futsal, modalidade que é a menina dos olhos da actual direcção jogar no horário das 18h00, é uma forma velada de afastar o público do andebol.
No discursos dos acólitos da direcção já se começa a ouvir que a modalidade tem pouco público.
Acordem Belenenses!!!!!!

Anónimo disse...

Quem é o ABC para falar?
Aqueles que t~em ordenados em atraso?

Já pagaram ao Resende? Se não, nem deveriam ter inscrito o Rito.
Já Pagaram ao Seabra? Se não nem deveriam ter inscrito o Silva.
Já Pagaram ao Spinola? Se não nem deveriam ter inscrito o Belmiro.
Já Pagaram ao Zé Costa? Se não nem deveriam ter inscrito o Hugo.
Já Pagaram ao Grilo?

Já pagaram as dividas à EHF? Já pagaram as dividas à FAP? Já pagaram a inscrição da Federação?

Nada, Nada, só truques e ilusões, etc

Nem deveriam ter participado na Supertaça

Anónimo disse...

Anónimo das 18:44. Não sou do ABC e não sei o que realmente se passa por lá. Parece-me que, pelo contrário, o sr. está muito bem informado. E, pelas suas palavras, devia-se acabar com o ABC. Não podia estar mais de acordo! Acabe-se com todos os clubes de andebol menos os 3 grandes. Afinal são verbo de encher no nosso desporto. Qual solidariedade entre clubes qual carapuça, à semelhança doutros desportos (é ver a Liga Inglesa de futebol, a NBA e muitos outros exemplos). O melhor é mesmo acabar com esses clubes, pois atreverem-se a ganhar aos grandes é pecado capital neste país. E que chato que esse mesmo clube tenha conseguido resultados desportivos na história do andebol português que jamais se repetirão. Mas isso nada conta. O que conta é que estão com dificuldades financeiras e foram cobardemente subtraídos de dois jogadores com contrato. Acabe-se de vez com ele! Se não fossem à Supertaça o Sporting tinha ganho à vontade por falta de comparência. Tinha sido muito mais giro. Ou, melhor: punha-se os 3 grandes a fazer um torneio e quem ganhasse ficava com a Supertaça.

Que mentalidade pequena. Ao menos os de Braga, de Águas Santas, da Madeira, de Fafe, apoiam os clubes da sua terra. O sr., provavelmente, apoia um clube de uma terra que não é a sua e a quem os de lá chamam o chamam parolo. E, se não é o caso, isso é o que mais há neste triste país. É pena...

Vamos lá então acabar com o ABC e, já agora, com todos os outros que ousam desafiar os grandes!

Anónimo disse...

lol. Os gajos do belém não têm público quando os jogos são à noite, não têm público quando os jogos são às 18, não têm público quando os jogos são às 15, não têm público quando os jogos são ao fim-de-semana, não têm público quando os jogos são à quarta.
A única coisa que têm são papagaios, dos que escrevem muito e fazem pouco. lol

Anónimo disse...

10 de setembro de 2017 às 18:44
anónimo

O sistema marginal do Andebol de dentro da FPA a funcionar tentando enganar a realidade dos factos!
Atento

Anónimo disse...

Não gostei do que vi no Sá Leite.

Com o resultado tão desnivelado a equipa técnica fez entrar, e bem, a globalidade do plantel. A globalidade mas não a totalidade.

Porque razão foi o Cláudio preterido pelo Ferreira? Estava lesionado? Então porque estava no banco, se não podia jogar? Ou será que o Cláudio é um azarento? É que no ano passado foi preterido por um pateta só porque este era conterrâneo do treinador de guarda-redes e neste jogo foi preterido por outro que além de conterrâneo também é filho do treinador de guarda-redes...

O treinador de guarda-redes deve ter mais cuidado e mais respeito pelos seus andebolistas, pelo ABC e seus sócios e simpatizantes e também por si, pois pelo seu passado no andebol merece ser respeitado, a começar por si próprio!

A Administração do ABC, apesar dos grandes problemas com que lamentavelmente se debate, estar atenta e chamar à razão este seu funcionário.

Anónimo disse...

Mas que treinador é aquele do Boa-hora que esta a perder e senta se no banco de bracos cruzados deixando os jogadores ao deus dara , so depois de os jogadores conseguirem a recuperaçao de 7 golos e que se levantou novamente, pois o treinador desta equipa e um senhor que passa o jogo agredir os advesarios sem os arbitros verem que da pelo nome barreto.
Quanto ao jogo do xico -sporting queriam o q , que o xico desse luta aqueles senhores que ganham aos 10 000 euros por mes tenham juizo

Anónimo disse...

Como é F.C. do Porto da Dupla Adelino Caldeira EngºBorges que andaram a trocar elogios esquecendo-se do Pres. Pinto da Costa, José Magalhães e Ricardo Costa!
Quem tem vontade de ser Treinador mesmo não tendo competência para a função é o Prof. Luís Graça!! e tendo como adjunto o Evaristo Pereira!
Ai o nosso F.C. do Porto do OBRADOVIC!
Felisberto Silva

Anónimo disse...

Grande jogo o do Aguas Santas / Benfica

Anónimo disse...

Li coisas bastante relevantes para a evolução do andebol em Portugal.
Em relação aos títulos de treinador, treinador do FCP só não esta como treinador devido a IPDJ (tempo de espera) os treinadores ditos em estagio, por favor acabem com isso, cheio de promessas anda o mundo, estagiários diferente de efetivo, não tem grau, não pode, ponto final.
Em relação aos atletas e as transferências, deveria ser como todas as modalidades, tem contrato paga, sem contrato não paga, existem ordenados em atraso, esta livre.
Em relação a ordenados em atrasos, ordenados chorudos, etc..., estou farto de ouvir a historia dos coitadinhos, comparações, quem tem dinheiro paga, quem não tem não paga.
É simples de eliminar estes problemas todos, em tempos foi criada uma Liga (não me perguntem se era para tachos ou não, isso não interessa) que essa mesma Liga obrigou os clubes a colocar uma "franquia" para evitar ordenados em atraso. Uma Liga que os clubes participantes, com ou sem dinheiro com ou sem ordenados, isso é irrelevante, pertençam a uma elite andebolística, o problema do "dito" dinheiro, cabe a cada clube gerir.
Liga que poderia ter um canal de televisão próprio (somos mais de 50 mil inscritos a nível nacional, 1 euro nas inscrições de todos os atletas, da 50 mil euros ano,"tal como a conta da agua", canalizado para gestão e desenvolvimento do canal Andebol, com entrevistas, antevisões, resumos das divisões inferiores, fases finais, etc.
Liga essa, que pagasse aos árbitros a tempo e horas.
Liga que planeasse jogos sextas/sábados/domingos, para trazer pessoas aos pavilhões, não colocando os jogos todos no mesmo dia, a mesma hora, locais perto uns dos outros (chamasse migração de publico)
Preços de bilheteira coincidentes com a realidade andebolística (2 a 5 euros).
Em vez de fazer um campeonato a 3 voltas, fazia-se a 2 voltas (16 equipas) com play-off e play-out.
Todos os anos desciam 2, 3ª ia a um play-off com a 3 da 2ª divisão, assim tb se percebia a qualidade que existe na divisão a baixo.

É um pensamento...

Anónimo disse...

A azia e o desprezo com que o banhadas se refere constantemente à equipa do Sporting é por demais evidente, nem tentam disfarçar. O facto de o Sporting ostentar o símbolo de campeão nacional nas camisolas ainda causa grande mal-estar aos escrivães deste blog.

PS: É engraçado ver o porto roubar jogadores a equipas rivais e mesmo assim continuar a levar no lombo.

Anónimo disse...

11 de setembro de 2017 às 13:18
subscrevo, ms quem manda há uns anos na FPA sabe pouco e cada ano de4sportivo pior!
A LIDA faz imensa falta para ter autonomia administrativa e técnica.
ACD

Anónimo disse...

Já agora para total esclarecimento a Liga, pagava aos árbitros a tempo e horas, e não ficou a dever qualquer verba aos ditos, andei lá e foi sempre assim, tínhamos é que passar documentos válidos fiscalmente .

Um árbitro

Anónimo disse...

RESUMINDO E CONCLUINDO:
- A FAP NÃO PAGA A ARBITROS E PORTANTO ELES APITAM PARA ONDE CALHA, OU SEJA UNS POR SIMPATIA OUTROS POR PRESSÃO.
- O ABC NÃO PAGA E NÃO TEM MEDO DE NINGUÉM! ANDOU PELA EUROPA PORQUE GANHOU COM OS ESQUEMAS DAQUELE ANDEBOL A DUAS VELOCIDADES E ONDE SE ENCOSTA NO ADVERSÁRIO E SE CAVAM FALTAS.
- HÁ ÁRBITROS QUE SENDO DE OUTROS CLUBES E NO CASO ATÉ HAVENDO QUEM SEJA ANTI-PORTISTA ADORAM IR AO DRAGÃO! PORQUE SERÁ? O QUE OS ATRAI TANTO?
- O SPORTING TEVE DE PAGAR QUINHENTOS CONTOS AO ABC NO CASO DO FÁBIO MAGALHÃES E, O PORTO GABA-SE DE TIRAR A MEIO DA ÉPOCA JOGADORES AO ABC!
- TANTO SE FALA NA FORMAÇÃO MAS, O QUE SE FAZ PARA PROTEGER?
- NO TEMPO DO TORRINHA FICARAM FAMOSOS ALGUNS CASOS DE JOGADORES A JOGAR POR DOIS CLUBES E, AGORA? IDEM...

Anónimo disse...

Sou sócio do Àguas Santas e do Benfica. Lamentando ter sido um jogo com poucos golos, há que aplaudir o pavilhão quase cheio. Havia gente das duas equipas e um bom ambiente. Esteve no ringue a melhor dupla de árbitros nacional. Sei que o jogo teve honras de transmissão na TVI24. Oxalá houvesse mais jogos assim, para que não se assistise á debandada de jogadores nacionais. O que ouvi deixou-me triste. Há jovens que querendo a modalidade muito mais profissional vão para outras paragens, recusando contrato para grandes. Um dos casos que ouvi deixou-me parvo! O nosso andebol precisa de outro dirigismo pois, a estagnação é geral. este campeonato vai ser ganho pelo Sporting certamente pois, a quantia gasta o ano passado e agora neste, é qualquer coisa de loucos.
A. L. S. Cidade da Maia

Anónimo disse...

A ser verdade o FCP poder inscrever dois jogadores do ABC|UMinho, quando os mesmos estavam pré-inscritos, temos o caldo entornado! A falta de moral e ética já é feita á vontade e á descarada! Em tempos foi o caso dos Cubanos ( e ainda é) e agora dado estarem falidinhos com os futebóis e o Lorpatego a dar que falar, enfim! Paga o ABC! Não de ouviu nada que os atletas tivessem rescindido por não auferirem ordenados ou prémios, note-se!
isto é o atingir do cume da montanha da corrupção em que, aliás esse clube é rei e senhor. Não adianta querer controlar finanças quando ratos destes de esgoto andam á solta! Nós não somos o SCBraga que, tem direito a apoios da Câmara de Braga á rica!o engraçado é que os dois putos até vão ser suplentes. O que seriam capazes se fossem titulares de caras! Já ouvi falar da noite do Porto pois, moro perto! Agora tornar a noite em dia...

Anónimo disse...

Um género de planeamento desportivo a serio…
Campeonato a SERIO de Andebol
16 equipas = 30 jornadas (2 voltas)
Taça de Portugal: 6/7 jornadas (os da liga só entram na 3º jornada)
Total da competição: 33/34 Jornadas/semanas
(Com playoff/out ou uma 3ªvolta são mais 7 jornadas)
Jogos na TV
Sexta-feira, Sábado, Domingo (total de 6 equipas semanais na tv)
Jornadas duplas: 4ªas feiras e fim-de-semana: Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo (total de 12 equipas semanais na tv)
Vantagens:
• Aumento de público afeto
• Aumento de competividade (bom para os atletas, bom para as seleções)
• Patrocinadores
• Aumento de atletas na formação
• Visibilidade desportiva (jornais, media, etc)
• Aumento de receitas
• Impacto social local
Desvantagens:
• Organização profissional
• Coordenação logística
• Investimento (num canal de televisão publica dedicada só ao andebol)
• Capital das equipas envolvidas
Ano tem 54 semanas, semanas do natal, pascoa, férias, seleções, retirar 16 semanas anuais.
38 Semanas de competição (total de anual 34 semanas/jornadas ou 41 semanas/jornadas)
Fazendo assim com que o andebol se pratique de 1 de Setembro a 30 de Junho.
É um pensamento…

Anónimo disse...

Ler isto por vezes é uma anedota.
Uns só falam do dinheiro que outros pagam.
Outros das arbitragens.
Etc, etc...
Paga quem tem dinheiro, O FCP tb todos os anos tem 3/4 meses em atraso, façam o mesmo, quando souberem ide la roubar atletas, é justa causa.
Em relação ao campeonato, já aqui alguém falou e muito bem, eu so consigo ver um jogo de cada vez, visto que são todos a mesma hora, tenho que acreditar o que diz a comunicação social.

Anónimo disse...

Para quem defende a existência de uma Liga, pergunto quais/quantos clubes teriam condições financeiras para a disputar.
Deixemo-nos de fantasiar. Estamos em Portugal e o andebol vale o que vale - pouco - graças à incompetência de quem nos últimos anos a tem 'gerido'.
Sejamos, então, realistas.

Anónimo disse...

Tem uma certa piada um anónimo referir aqui atletas pagos a dez mil euros no Sporting! O amigo está muito mas, mesmo muito desactualizado... Eu sinceramente nem gosto do Xico e sou dos que acha que Portugal não tem, alicerces para um campeonato de mais de dez clubes. Vou dar-lhe um toque na memória e, perguntar-lhe se sabe quanto se ganha em França ou Alemanha na SEGUNDA DIVISÃO. E olhe que há lá jogos com quase dois mil, e mais de dois mil e quinhentos e, os Sponsors fazem o que fazem! Imagine ser dirigente. Imagine e tente fazer um exercício mental quanto a contas mas com pavilhão, a ouvirem-se as moscas a fazer um Red Bull por entre as lampadas... Impossível não é? Pois vamos ver no que isto dá um dia destes! Em tempos garanto-lhe que, naquele clube se pagava mais a juniores que alguns pagam a séniores! Hoje não há lá nenhum! Enfim! O clube foi fundado por gente bem!

Anónimo disse...

Falam aqui do Barreto (8) que actualmente joga no Boa-Hora. O pior não é a manha de ir amachucando os seus oponentes. o pior é que este apaixonado do belenenses já lá vão uns anos que, nem lá põe os penantes. Ele é conhecido igualmente por manhas de fingir e fazer teatro e mandar os outros para a rua! È de rir como as arbitragens não o conhecem. Ou será de chorar? Como jogador defendem alguns que, ele faz coisas doutro mundo. Mas no final vamos ver estatísticas e, é mais do mesmo dois passes bonitos cinco passes mal feitos, oito quedas com lesão aparentemente grave terminadas em sorrisos. No final da época continua no Boa-Hora onde deve ter inveja dum outro jogador. Tantos anos e nunca jogou fora dali?

Anónimo disse...

Caro amigo da 10:16 h de dia 12 de Setembro
Tal como o amigo também sou socio ha varios anos do Aguas Santas e tambem eu assisti ao jogo do Aguas Santas / Benfica e gostei da "moldura" e do ambiente saudavel com que estava o "nosso pavilhao"
O Aguas esteve perfeitamente a altura de ganhar ou pelo menos empatar o jogo .
Fiquei tambem surpreendido ao rever o jogo de novo na TV , com os disparates que o Sr . Comentador proferiu .
Sei de fonte segura que o Aguas Santas nao tem jogadores emprestados , logo tanto o Ruben Sousa como o Rui Ferreira nao estao emprestados pelo FCP como referiu o comentador . Nem eles nem ninguem.
De que fonte errada é que ele tirou essa Informacao ????
Mas tambem alguem que diz a dada altura :
" E agora com ............8 jogadores ..........no ataque ....." ?????????????
Pergunto eu com todo o respeito , de que PLANETA ou GALAXIA é que veio este senhor ??????? Sim , nao pergunto de que país porque segundo sei , o ANDEBOL joga-se com o mesmo numero de jogadores em qualquer parte do mundo.
Este "comentador" teria feito muito melhor se estivesse caladinho.
Enfim , sāo estes os comentadores que temos.
Saudacoes Maiatas

Anónimo disse...

Meteu dó ver o Xico-Andebol a receber a equipa mais cara de sempre. Não sou de nenhum e logo torno-me livre. Foi um massacre e meteu pena ver alguns jogadores do clube que mais investiu no andebol, contra quem tem alguma vontade. Há jogadores do Sporting que ganham mais que o sete-base do Xico e são profissionais em absoluto! Não era melhor o campeonato And.1 ter menos duas ou quatro equipas? Já vi treinos mais competitivos! O resultado espelha tudo assim como os jogadores usados. Já agora era melhor durante o jogo existirem melhores apoios e uns WC mais civilizados. Uma nojice!

Anónimo disse...

O Porco F C cntinua a fazer com a nossa querida e consporcada FAP aquilo que entende! O caso de jogadores do ABC que já treinam com o Porco é de enojar. Bem sabemos que não suportam que lhes façam frente pois, gostam mais de alguns clubes a quem compram o silencio com jogadores emprestados. O país já não tem nem tem de ter capitais ou aspirantes a capitais! Tenham vergonha porque é um elogio perseguirem-nos no Dragão, pago por todos nós através da Caixa G Dep.! È sinal que incomodamos. Queria ver a Feder. ser séria e obrigar o clube rei das alhadas e jogo sujo, indemnizar o ABC! Mas... nada!