gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 30 de julho de 2016

Alterações Regulamento Geral – Época 2016/2017

CARTÃO CIPA

A Federação, procedeu a significativas alterações ao Titulo 2 (Cartão de Identificação de Participante de Andebol “C.I.P.A”), e que divulgou através de uma noticia publicada no seu sitio em 27-07-16, como estando em vigor desde21-06-16. Aconselhamos desde já a todos os intervenientes no processo desportivo da modalidade a ler o mesmo com verdadeira atenção.

As alterações introduzidas, trazem verdadeiras novidades, que se traduzem sumariamente, numa redução de custos para a própria Federação (Devem ser uns largos milhares de euros), pois deixa de emitir cartões, como para os próprios clubes que deixam de pagar taxas de emissão, inclusive de 2-ª’s vias que deixam de existir. Até aqui tudo bem e estamos completamente de acordo.

No entanto ao transformar o cartão físico, em formato digital a ser imprenso pelos próprio clubes, não desobriga a sua apresentação para os jogos, e ao definir qual o tido de impressão nas alterações agora divulgadas (Preto e branco ou a cores), vai criar dificuldades acrescidas ás duplas de arbitragem e aos cronometristas, na identificação dos atletas, pois nada nem ninguém garante a qualidade dos documentos impressos.

Por outro lado, ao manter o texto acerca dos sócios de mérito e honorários, indica que os mesmos, passarão a ter de imprimir de igual forma os seus cartões (o que nos parece um completo absurdo), e como a validade passou a ser de época desportiva, até para estes elementos, pois não houve o cuidado, de ver estas situações.

Por chamamos a atenção para a data divulgada como entrada em vigor, que parece-nos estar completamente errada, pois qualquer alteração Regulamentar só entra em vigor nos termos da Lei e dos Estatutos da Federação na época seguinte, o que significa que apesar de aprovado em reunião de direcção de 21-06-16, nunca entra em vigor nessa data, pois a época ainda não terminou, e apenas entrará em vigor em 01-08-16. E a justificação está por exemplo que a notícia apenas é publicada em 27-07-16, ou seja quase 5 semanas após a sua aprovação, em termos práticos, poderá nada significar, mas em termos legais faz toda a diferença.

Por último, por que não a saída de CO a explicar como se tira a Impressão do Cartão que fornecido em formato digital, em especial para os sócios de mérito e honorários o saberem.

O Analista

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Este artigo, publicado no sítio da NBC, reflecte o estado do Andebol nos Estados Unidos (para além do Badminton e do Ténis de Mesa).

Para uma modalidade que os americanos vêm como europeia, e que tem necessidade de crescer no mundo como de pão para a boca, isto é preocupante.

No entanto, a IHF não parece preocupada com nada disto. Pelo contrário, a atitude que tiveram com a Austrália antes do Mundial do Qatar é de quem não está interessado em divulgar o Andebol pelo Mundo. Estamos a assistir à cada vez menor presença em Mundiais de selecções dos países da zona do planeta com mais habitantes, o Sudeste Asiático, a modalidade não se consegue impor na China e no Japão, perde a influência que já teve na Coreia do Sul (desta vez, a equipa masculina nem ao apuramento olímpico veio). Temos um Presidente da IHF que parece estar mais interessado em ganhar o seu e garantir tachos para os seus familiares que em desenvolver a modalidade. Enfim ...

O tal artigo a que aludi está em Inglês no link http://www.nbcolympics.com/news/no-medals-reaching-podium-americas-struggling-sports .