gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 1 de março de 2016

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 22 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada aos jogos desta prova Feminina (PO09), que se disputaram este fim-de-semana, e relativos á 21.ª Jornada, e penúltima jornada desta 1.ª Fase.  

Mantemos este texto, pois pode ser que alguém, um dia o leia, “Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas diretas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização” 

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados

21.ª Jornada (10.ª da 2.ª Volta)
Dia 24-02-16
CA Leça 19 -
22 Maiastars (antecipado)
Dia 27-02-16
Santa Joana 20 – 15 ARC Alpendorada
Colégio Gaia 27 – 24 Juventude Lis
Alavarium 21 – 21 João Barros
Dia 05-03-16
Assomada - CS Madeira (17H00) 26/28
Passos Manuel - Madeira SAD (18H30) 23/43


De referir, que tivemos um jogo com transmissão na Andebol TV, e que nos jogos disputados, apenas existiu ocorrências disciplinares num encontro, foram disputados somente 5 jogos, e como tem sido normal, haverá 4 equipas que no próximo fim-de-semana, quando se disputa a última jornada desta fase da prova, a chamada jornada dupla, e serão definidas muitas das classificações, que felizmente têm estado por decidir, tornando a prova nesta fase verdadeiramente competitiva e atrativa. Nos jogos disputados em dois verificou-se a retificação do resultado verificado na 1.ª volta. Além de que tivemos o principal jogo da jornada, disputado com inversão de pavilhão a grande novidade desta época nas competições Nacionais.

Equipas já Apuradas para o Play OFF – Colégio Gaia, Madeira SAD, João Barros, Alavarium, CS Madeira e Maiastars.

Equipas já Classificadas no Grupo BARC Alpendorada

A Federação já anunciou o formato e o calendário para o Play OFF, assim como a data do sorteio do Grupo B (08-03-12), que nós apenas anunciaremos após a realização da última jornada.

Nos jogos disputados nesta jornada, o que se verificou foi:

O Maiastars, foi a Leça da Palmeira, vencer o CA Leça, em jogo antecipado da jornada, e confirmando resultado verificado na primeira volta, num jogo onde o resultado foi totalmente construído durante o primeiro período de jogo, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 11-7, para o CA Leça, reagir no segundo tempo, tornando o encontro mais equilibrado. Com esta derrota o CA Leça, contínua, numa zona na tabela classificativa, que ainda não o colocou a salvo da disputa do Grupo B, pelo menos em termos matemáticos. Cristiana Morgado com 7 golos, e Daniela Mendes com 5 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça, enquanto Diana Oliveira com 9 golos e Maria Cerqueira com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars.

No principal jogo da jornada, disputado entre dois dos mais fortes candidatos á disputa do titulo Nacional o Alavarium / João Barros, mas disputado no pavilhão das meirinhas. Foi um encontro de total equilíbrio entre as duas equipas, e agradável de seguir pela Andebol TV, o equilíbrio foi tal que ao intervalo verificava-se uma igualdade a 10 golos, e o encontro terminou com nova igualdade, com este resultado o João Barros, já garantiu que na tabela classificativa, ficará sempre situado á frente da equipa do Alavarium, ou seja pelo menos o 3.º lugar nesta 1.ª Fase. O Jogo foi sempre disputado nos limites, o que deu origem a existem 14 exclusões, no total e igualmente um número não habitual de 7 metro no total (13). Mariana Lopes e Mónica Soares com 7 golos cada, foram as melhores marcadoras do Alavarium, Neuza Valente e Letícia Ruiz com 6 golos, foram as melhores marcadoras do João Barros.

Em Gaia, os lideres da competição, nesta Fase da Prova, venceram uma Juventude Lis longe do se esperava da mesma no inicio da temporada, e que já se apresentou com o seu novo técnico (Marco Afra), pelo que nos foi dado a perceber, foi um encontro muito mais disputado do que se esperava, e onde o Colégio Gaia, construi o resultado no primeiro tempo do jogo, quando chegou ao intervalo a vencer por 16-7. Mas uma excelente reação da equipa de Leiria, levou o diferencial existente fosse diminuído progressivamente. Com esta vitória o Colégio Gaia, já garantiu o 1.º Lugar nesta Fase, embora ainda seja desconhecido o seu adversário. Neste encontro de lamentar que ao dia de hoje, o Boletim de jogo, continue errado, pois o somatório dos golos, não corresponde nem sequer aos resultados verificados, quer ao intervalo, quer no final, o que significa, que ninguém verificou o mesmo.

No Municipal de S- Pedro Fins, realizou-se o Santa Joana / ARC Alpendorada, que foi o único encontro em que se registou o registo de ocorrências disciplinares. A equipa maiata, ao vencer este encontro, não só retificou o resultado verificado na 1-ª volta, como, se colocou numa posição onde ainda pode ter esperanças de ter acesso á disputa do Play OFF, iniquando o seu adversário, é uma das equipas com lugar já garantido na disputa do Grupo B. Neste encontro onde o equilíbrio verificado nos primeiros 30 minutos, levou a que o resultado ao intervalo fosse de 10-8 a favor da equipa visitada. No segundo tempo continuou a verificar algum equilíbrio, mas a falta de eficácia dos ataques era por demais evidente. Marlene Pinto com 7 golos, foi a melhor marcadora do Santa Joana, Catarina Luís com 6 golos e Tshivuila Kasongo com 5 golos, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada.

Após, a disputa destes jogos, a classificação ficou assim ordenada: - 1.º Colégio Gaia (61 pontos), 2.º João Barros (56 pontos), 3.º Madeira SAD (-1 jogo) (55 pontos), 4.º Alavarium 53 pontos), 5.º Maiastars (45 pontos), 6.º CS Madeira (-1 jogo) (40 pontos), 7.º CA Leça (34 pontos), 8.º Santa Joana (33 pontos), 9.º Assomada (-1 jogo) (32 pontos), 10.º Juventude Lis (31 pontos), 11 Passos Manuel (-1 jogo) (29 pontos), 12.º ARC Alpendorada (27 pontos).

O Noticias

25 comentários:

Anónimo disse...

O jogo Alavarium - João de Barros tem a particularidade de não estar completo no arquivo lá dos gajos da federação.

Anónimo disse...

O Stª Joana não deverá ganhar ao Maia, e o Assomada deverá vir com as mãos a abanar. Quanto ao jogo do João de Barros os árbitros não sabem dar lei da vantagem por isso há tantos 7 metros, e muitas exclusões que são uma verdadeira aldrabice, mas na falta de melhores árbitros é o que há. Vocês que são peritos nesta coisa com a derrota do Stª Joana, e as derrotas do Assomada, e a vitória da Juve quem passa, sendo que ficam as três equipas com os mesmos pontos com os resultados como disse.

Anónimo disse...

Esta última jornada vai ser empolgante para saber quais as equipas que irão ficar em 7 e 8 lugar com acesso ao play-off e quais as que irão lutar no grupo pela manutenção. Será que irão surgir surpresas no Assomada vs Madeira Sad e CS Madeira? Será que irão surgir surpresas no Passos Manuel vs Madeira Sad e CS Madeira? Será que o Santa Joana consegue apurar-se para o play-off mesmo perdendo com o Maia? Ou será que a equipa da Maia faz um favor as vizinhas e da-lhes o jogo para elas sem saberem como irem ao play-off? Será que o Alpendorada surpreende o Leça? Quanto a mim esta tudo nas mãos das equipas de Lisboa e nos interesses das equipas que irão ao play-off com vista a emparelhamentos finais mais favoráveis.

Anónimo disse...

Fatos:
-
- Alavarium este ano 7 jogos oficiais com candiatos ao título e 1 vitória apenas! Este treinador deve ser muito bom...

- Os jornais da Madeira já mostraram fotos das 2 cubanas a chegarem. Se com 2 estrangeiras não são campeãs a Sandra pode dedicar-se à pesca. Será que vai ganhar o seu primeiro título como treinadora? Se não ganhar a culpa não será dela. Nunca é!

Anónimo disse...

Quem quiser ficar a conhecer os critérios de desempate, basta ler (e perceber) o Artigo 12º do Título 8 do Regulamento Geral da Federação de Andebol de Portugal e das Associações.

Anónimo disse...

E o Alpendorada com os reforços? promete ganhar uns jogos... ai não, perdeu na mesma!!

Anónimo disse...

A propósito do comentário de 1 de março de 2016 às 17:02, será que pretende dar a entender que haverá “algo” a favorecer as duas equipas de Lisboa, em detrimento das equipas cá do norte? A FAP poderá estar interessada em manter as duas equipas de Lisboa, para que possa vangloriar-se de que a modalidade tem uma expansão nacional.
Quanto aos «interesses das equipas que irão ao play-off com vista a emparelhamentos finais mais favoráveis», não acredito que o Madeira Sad deixe de lutar pelo segundo lugar, que é a única posição ainda “em aberto” nos lugares cimeiros, porque lá para trás, é óbvio que, à exceção do Alpendorada, que matematicamente já não tem hipóteses, as outras cinco equipas tudo vão fazer para conquistar um lugar nos play-off
Domingo pelas 16h30 já deve estar tudo esclarecido. Façamos votos para que fatores “estranhos” não intervenham nos jogos da última jornada, não esquecendo também os dois jogos importantíssimos que Assomada e P. Manuel vão disputar no sábado, frente ao Sports Madeira e Madeira Sad, respetivamente.

Anónimo disse...

Estive presente no Sta joana ARCA, e vi duas pessoas de amarelo, que ostentam símbolo ehf, que deviam era fazer uma reciclagem sobre regras de jogo.1 Alpendurada não teve 1 livre de sete metros a seu favor,contra ataque jogadora do alpendurada leva um toque no pé nos 7 metros, decisão disciplinar mada, ( era desqualificada a jogadora santa joana, marcar passos (3 ) foi uma farturinha, e quando alpendurada esta a aproximar doo resultado , passava a jogar com menos 1, enfim e passeiam a arrogancia nos pavilhões.

Jorge Almeida disse...

Eis o cenário que temos para a última jornada da PO09, olhando para as possíveis equipas apuradas para o Play-Off (e considerando que não vai haver faltas de comparência):

Gaia campeã da 1ª fase (já de lá não saem nem ninguém lhes tira)
Madeira SAD e João de Barros lutam pelo 2º lugar (pensando que Madeira ganha o seu jogo em atraso em Lisboa)
Alavarium no 4º lugar (muito dificilmente chegarão ao 3º)
Maiastars no 5º lugar (já de lá não saem nem ninguém lhes tira)
Sports Madeira no 6º lugar (pode, na melhor das hipóteses, ficar com os mesmos pontos do Maiastars, mas as maiatas levam vantagem no confronto directo)

Jorge Almeida disse...

(Continuação do comentário anterior)

Luta pelo 7º e 8º lugar (envolve CALE, Santa Joana, Assomada e Passos Manuel)
CALE ganhando o seu jogo contra o Alpendorada, fica com o 7º lugar. Empatando ou perdendo, "abre o flanco". Podendo até cair no Grupo B caso percam o seu jogo, Santa Joana ganhe contra o Maiastars e Assomada ganhe um dos seus jogos contra as equipas madeirenses neste fim de semana.
Santa Joana segue com menos 1 ponto que o CALE. Recebe o Maiastars, o sempre escaldante derbi da Maia. Muito embora o Maiastars já tem a sua classificação (e até 1º adversário no Play-Off) definido, derbi da Maia é derbi da Maia. Rivalidade faiscante ... No entanto, convém ao Santa Joana ganhar para segurar pelo menos o 8º lugar. Para tentar o 7º, têm de ganhar e esperar que o CALE perca face ao Alpendorada, coisa que, apesar dos recentes reforços do Alpendorada, não me parece que vá acontecer ...
De notar que as Maiatas levam vantagem no confronto directo com a Assomada (venceram os 2 jogos, por 34-31 e 24-22)

O Assomada vai ter agora 2 jogos, e vai ter de ganhar pelo menos 1 deles para ter fundadas esperanças num lugar nos Play-Off. Em ambos os casos recebe as equipas madeirenses. E não me parece complicado pensar que as lisboetas estão a pensar mais no jogo contra o Sports Madeira que contra a Madeira SAD. Trata-se do 1º adversário deste fim de semana (estarão mais folgadas fisicamente), e dum adversário que tem a sua situação na tabela perfeitamente definida, quando a SAD está ainda na luta pelo 2º lugar. Em termos de confrontos diretos, com o Santa Joana já referi, em relação ao CALE são as lisboetas que levam vantagem (ganharam 31-27 e perderam 33-30)

Já agora, para completar, e dado que ainda possível a igualdade pontual entre CALE, Santa Joana e Assomada, os resultados entre CALE e Santa Joana (empate 21-21 e vitória do CALE 23-21).

Assim sendo, temos:
CALE: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota: 9 pontos (e +1 golo positivo)
Santa Joana: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota: 9 pontos (e +3 golos positivos)
Assomada: 1 vitória e 3 derrotas: 6 pontos (e -4 golos positivos)

Neste caso, CALE (8º) e Santa Joana (7º) passariam, o que traz mais urgência ao Assomada em ganhar pelo menos 1 dos jogos que vai ter este fim de semana.

Jorge Almeida disse...

(Parte 3 do comentário)

As hipóteses do Passos Manuel são muito remotas. Para ficarem com o 8º lugar, tem de ganhar às 2 equipas madeirenses (não estou a ver bem como contra o Sports Madeira, e então contra a Madeira SAD nem falemos) e esperar que Santa Joana e Assomada percam os seus jogos.
Ainda pode haver igualdade pontual entre os 3 (a 35 pontos, nomeadamente). Juntando aos 2 jogos entre Santa Joana e Assomada (2 vitórias das maiatas, relembre-se), os jogos entre Passos Manuel e Santa Joana (vitórias do Passos Manuel 28-27 e 30-24) e Assomada (vitórias da Assomada 33-32 e 34-27). Classificação deste mini-campeonato:
Santa Joana: 2 vitórias e 2 derrotas: -2 em diferença de golos
Assomada: 2 vitórias e 2 derrotas: +3 em diferença de golos
Passos Manuel: 2 vitórias e 2 derrotas: -1 em diferença de golos
Nesta situação de empate pontual, quem ia ao Play-Off era a Assomada.

Os adeptos da Juve Lis podem estar a pensar que me esqueci deles, mas não. É que a Juve Lis já não tem hipótese de chegar ao Play-Off, a não ser que Santa Joana e Assomada tenham falta de comparência nos seus jogos. O melhor que lhes poderia acontecer era ficarem em igualdade pontual, para o qual teriam de ganhar o seu jogo (ao Alavarium, recorde-se) e esperar que Santa Joana e Assomada percam os seus jogos. Aí, aos resultados dos jogos acima referidos entre Santa Joana e Assomada (2 vitórias das maiatas, relembre-se), temos de juntar os jogos das leirienses contra o Santa Joana (vitória do Santa Joana por 31-25 e empate 21-21) e Assomada (28-28 e 25-25). Em termos classificativos deste mini-campeonato, teremos:
Santa Joana: 3 vitórias e 1 empate: 11 pontos
Assomada: 2 empates e 2 derrotas: 6 pontos
Juve Lis: 3 empates e 1 derrota: 7 pontos
Como em discussão estaria apenas o 8º lugar, nesta situação quem ficaria com ele era o Santa Joana

Quem já está no grupo B, para além do Alpendorada, é o Passos Manuel (a 95%) e a Juve Lis (a 99,9%).

Penso não ter errado nas contas

Anónimo disse...

Pedro Marques mesmo que a Juve Lis ganhe ao Alavarium e ficando em igualdade pontual com o Santa Joana e com a Assomada quem vai ao play-off é o Santa Joana que tem vantagem no confronto directo com essas duas equipas. A Assomada so vai ao play-off se ganhar um jogo as equipas da Madeira e se o Santa Joana perder com o Maia.

anonimo disse...

querido anonimo das 17:02, ja que falam em favores pros lados da maia, va ate leiria e veja se nao existem favores tambem pra esses lados, ja que e bom perceber os resultados a 1a volta

Anónimo disse...

Obrigado pelos esclarecimentos. Bonito serviço que fizeram nas séniores. Pode não passar para os 8º primeiros mas vai ser um jogo interessante o de sábado, e o que pode progredir.

Anónimo disse...

Isto vai ser lindo.
O site da FAP até vai bloquear à hora dos jogos, de tanto F5

Anónimo disse...

Os jogos do João de Barros como responsáveis raramente estão completos mas a FAP sabe disso. Vá lá saber.se porquê?

Anónimo disse...

Comentário ao post de 1 de março de 2016 às 21:28 sr.Pedro

Ó amigo você tem algo contra o prof.Rui Machado? è que roça a perseguição. O sr.é treinador? quais são as suas competências para qualificar o exercício de funções de treinadores. Onde esteve nos últimos anos que não deve ter visto andebol. O sr. é de Leiria? Em caso afirmativo parece estar a fazer o frete a alguém.
No andebol feminino respeitamos o prof.Rui Machado há muitos anos e os milagres que produziu com equipas que não treinavam. Tenha juízo,todos os treinadores vivem momentos e resultados menos bons. Esperamos o regresso rápido do prof.Rui Machado de preferência fora desse clube.

Anónimo disse...

O anónimo de "1 de março de 2016 às 17:35" é o chamado cromo... conta os jogos entre as equipas grandes, os que ganham e o que perdem sem perceber que o que interessa é o playoff.

Aliás deve estar à espera de entrar em uma das equipas como treinador(a) (creio ser mais a segunda opção).

Em resumo:
Se a Sandra não ganha é uma incompetente e tem que ir embora;

Se o Herlander não ganha é um incompetente e tem que ir embora;

Se o P.Félix não ganha é um incompetente e tem que ir embora;

Se a Paula Marisa não ganha é uma incompetente e tem que ir embora;

Arranje-se um campeonato com 4 taças e 80 medalhas para este senhor por favor.

Nota importante: Se um ganha e os outros 3 perdem... e não fará deles melhor ou piores treinadores...

Anónimo disse...

Se a juve se saca? Por favor essa não é a guerra da Juve que luta pelos 4 primeiros lugares.

Anónimo disse...

É isto que eu não entendo, para protegerem os árbitros não deviam de nomear uma dupla, em que um dos árbitros é namorado de uma jogadora da equipa de Leiria...

Anónimo disse...

Ao senhor excelentíssimo das 23:33 que não teve coragem de dizer o seu nome eu nos meus comentários a esta publicação não mencionei o senhor que referiu. E não não sou treinador, mas a que é que isso vem ao caso?

Anónimo disse...

A ser verdade a história do namoro, o arbitro em causa deveria recusar a nomeação, alertando quem faz as nomeações para a situação.
Se não o faz, é ele próprio que se coloca sob suspeita, e não quem faz as nomeações. Isto porque quem nomeia pode não ter conhecimento destas situações.

Anónimo disse...

Estranho esta paixão pelo excelentíssimo Rui Machado que lhe beijavam os pés se fosse preciso. E mais curioso acho dizer-se que eu não tenho visto andebol nos últimos tempos, pois tenho visto e mais do que sua excelência, e não sou seu amigo, e são vocês amiguinhos e lambe-botas do Rui é que me andam a perseguir por aqui. E mais não é preciso o maldito canudo para se poder tecer análises sobre o que se passou com as séniores da Juve. Passe bem.

Anónimo disse...

O problema das seniores femininas da Juve é o plantel.... Ou acham que a JAC fez os resultados que fez quanto tinha seniores se não estivesse lá a Patrícia Rodrigues e a Neuza?
As contratações novas deste ano, estão á altura de uma equipa como a Juve? Não me parece....
A ex-atletas da JAC deram uma mais valia? Não me parece, apenas terem miudas para treinar, para não falar de que a Juve se não fosse a atleta Ana Carolina Silva não tinha ninguém a disparar para a baliza....

Anónimo disse...

eu não conheço o árbitro em questão mas vocês acham mesmo que um árbitro se deixa influenciar por arbitrar a namorada? ou por arbitrar o cunhado? ou por arbitrar o irmão? não vamos brincar com coisas sérias
um ex arbitro