gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PO08 – 2015 / 2016 – 2.ª Fase - Sorteio

Realizou-se (16-02-19) o sorteio da 2.ª Fase da PO08, prova não fixa, com 9 zonas.

PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos

Nesta prova verificou-se um acerto no número de zonas, passando-se de 10 para 9, o que provocou alguns ajustamentos em relação á época transata, certamente com o objetivo de um melhor aproveitamento, face às equipas inscritas, tornando a prova nesta fase mais económica.

Esta prova voltou a registar um decréscimo de participantes, tal como já se tinha verificado na época passada, onde se verificou um decréscimo significativo pois passou dos 110 para as 99 (menos cerca de 10%), agora voltou a descer para 98 equipas. Um facto que deve merecer uma verificação das principais causas.

Sorteio realizado, antes de se terem disputado todos os jogos da zona 3 (da responsabilidade da AA Aveiro), faltando definir, dois dos apurados, que apenas estarão definidos em 21-02-16, bem como o jogo de apuramento entre zonas, previstos, conforme CO n.º 53 de 01-02-16.

Nota: Existem sobre esta prova os CO N.º 24 e 25 (onde é indicado a estrutura e formato competitivo), e ainda os CO 39, 48 e 53, relativos aos jogos de acerto das zonas.

Zonas na 1.ª Fase e equipas Apuradas (32) – (na última época eram 24)

Zona 1 – ABC “A”, CA Barrosas, CCR Fermentões e Xico Andebol (9 equipas)
Zona 2 – Águas Santas, FC Porto, Col. Carvalhos, FC Gaia, FC Infesta, e Boavista FC (25 equipas)
Zona 3 – Estarreja AC, AD Sanjoanense, (falta definir duas das equipas) (14 equipas)
Zona 4 – GC Tarouca, NA Penedono, Académico Viseu, e EA Moimenta Beira (10 equipas)
Zona 5 – AC Sismaria e SIR 1.º Maio (7 equipas)
Zona 6 – ADC Benavente e NA Samora Correia (5 equipas)
Zona 7 – Benfica, Sporting “A”, Belenenses, e Passos Manuel A (15 equipas)
Zona 8 – Alto Moinho e Vitória FC (7 equipas)
Zona 9 – Zona Azul, Vela Tavira, e Évora AC (6 equipas)

O número de equipa indicado no final de cada zona, é indicativo do número de participantes na 1.ª Fase.

Devem ainda ser considerados o vencedor do jogo de apuramento entre zonas, a saber:

Jogo – Juventude Lis – A 3 A Almeirim (Dia 21-02-16)

Modelo Competitivo, igual ao da última época, embora com uma redação mais esclarecedora.

Os clubes apurados da 1ª Fase serão agrupados na 2ª Fase em 4 zonas geográficas (TXT a 2 voltas). O 1º Classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final. O 2º Classificado de cada zona disputa com o representante dos Açores e Madeira uma fase de apuramento para a Fase Final (2 grupos – 3 clubes cada - TXT a 1 volta-regime concentração) apurando-se o 1º Classificado de cada grupo.

A Fase Final será disputada por 6 clubes em regime de concentração, (1ª Fase 2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1 volta), e uma 2.ª Fase - Meias-finais (1.º A x 2.º B, e 1.º B x 2.º A), e Jogos de Classificação Final – 5/6 (3.º A x 3.º B), 3/4 (vencidos das 1/2 Final), e Final (vencedores das 1/2 Final).

2.ª Fase – 32 equipas – Inicio em 28-02-16 e terminará previsivelmente em 08-05-16 

Constituição e Sorteios das Zonas da 2.ª Fase 

Zona 1 – Águas Santas, ABC “A”, Boavista FC, CA Barrosas, CCR Fermentões, Xico Andebol, FC Infesta, e FC Porto.
1.ª Jornada
Zona 2 – AD Sanjoanense, Apurado zona 3 (norte), Col. Carvalhos, EA Moimenta Beira, Estarreja AC, FC Gaia, GC Tarouca, e NA Penedono.
1.ª Jornada
Zona 3 – AC Sismaria, Académico Viseu, ADC Benavente, Apurado Zona 3 (sul), (Juventude Lis – A 3 A Almeirim), NA Samora Correia, SIR 1.º Maio, e Sporting A.
1.ª Jornada
Zona 4 – Zona Azul, Vela Tavira, Alto Moinho, Belenenses, Passos Manuel A, Benfica, Vitória FC e Évora AC
1.ª Jornada
O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

Existe um problema de desfasamento a Sul. Como é possível 2 zonas com um numero de equipas inferior apurarem as mesmas equipas que a fase regular de Lisboa?
Não seria melhor fazer um inter-regional de Setubal com o Algarve e Alentejo (12 ou 13 equipas) a apurar 3 e o de Lisboa (16 equipas) a apurar 5?
Ou acabar de todo com os regionais e fazer zonas geográficas de proximidade ? Equipas do baixo Santarem a jogar em Lisboa, equipas de Lisboa (mas abaixo do Tejo) a jogar no Inter-Regional do Sul ?
A Sul existe muito desfasamento de qualidade. É o Vitória, o Alto do Moinho e o Lagoa contra o resto do mundo...
São as melhores 3 a formar abaixo do Tejo mas é um passeio até Março sem qualquer tipo de competitividade

Anónimo disse...

Os numeros que estão aqui não estão corretos, porque não houve tal diminuição.
No entanto, o formato do campeonato não ajuda. São 6 ou 7 zonas a jogar jogos sem jeito nenhum durante 5 meses, e depois querem 14 jogos competitivos em 2 meses. São 4 jornadas duplas para miudos numa altura escolar importante.
Mais: no ano passado, por erro, meteram 6 equipas por grupo. Este ano são 8, tal como há 2 anos. Porquê? Ninguém sabe. E uma fase final com n+úmeros impares de equipas nos grupos? Qual a lógica? Porque não 8 equipas, em grupos em locais separados, para depois fazer uma fase final a 4?
Não admira que as coisas piorem. A FAP limita-se a ver a banda passar, e a não pensar nem discutir os formatos das provas: Quando o faz é de forma casuística, e sempre para dar jeito a alguém.
Por fim, e mais uma vez, a A.A. Aveiro brinca com tudo e todos, e mais uma vez ninguém liga. Apesar de estar claro que os regionais deveriam estar concluídos a 15 de Fevereiro, a AAA acaba-os uma semana depois. O ano passado conseguiam saber as equipas. Este ano nem isso. Não há uma justificação: apenas o fazem porque podem e querem.