gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Crónica de Fim-de-semana – 16 – 2015 / 2016 - IV

Crónica de fim-de-semana dedicada à PO04. Que é a prova, com maior regularidade competitiva. 

São diretamente aprovados para a Fase Final as 3 primeiras classificadas em cada zona da 1.ª Fase.  

A 2.ª Fase Grupo B, é disputada em apenas uma volta, no sistema de TxT, descendo de Divisão os 2 últimos de cada zona nesta fase.  

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos.

Zona Norte

Resultados
17.ª Jornada (8.ª da 2.ª Volta)
Dia 21-02-16
Águas Santas 37 - 22 Ismai
Xico Andebol 32 - 32 GC Santo Tirso
São Mamede 26 - 27 FC Gaia
Boavista FC 23 -
32 ABC 18/41 = s/d
FC Porto 36 - 25 AA Avanca

Apuradas para a Fase Final – ABC, Águas Santas e FC Porto

Confirmou-se o apuramento do FC Porto, com o GC Santo Tirso, a ficar de fora do apuramento. Comos apuramentos definidos, tivemos uma jornada sem qualquer ocorrência disciplinar. A jornada definiu já todos os apurados na zona, pelo que a que falta servirá para as equipas não apuradas amealhar o máximo de pontos para a Fase de Apuramento. Em dois (2) verificou-se a retificação do resultado em relação ao que se tinha passado na 7.ª jornada, da prova.

Em Guimarães, em jogo decisivo para o GC Santo Tirso, assistiu-se a um encontro de grande equilíbrio com o Xico Andebol, que terminou numa igualdade, e este foi um dos resultados retificados em relação ao verificado na 1.ª volta. O resultado ao intervalo era favorável aos tirsenses por 19-17, com os homens da casa a ter uma excelente reação e a terminarem com uma igualdade. Com a equipa de Guimarães a “amealhar” pontos para a disputa da 2.ª Fase. Paulo Abreu com 10 golos, Jorge Fernandes e Francisco Ribeiro, ambos com 7 golos, foram os melhores marcadores do Xico Andebol, O GC Santo Tirso com 10 atletas a marcarem golos, teve em Tiago Costa com 9 golos, e Manuel Lima com 7 golos, os seus melhores marcadores.

O outro encontro, onde foi retificado o resultado em relação ao ocorrido na 1.ª volta, foi o São Mamede / FC Gaia, com a equipa de Gaia num encontro de grande equilíbrio a terminar como vencedora pela diferença mínima, enquanto o São Mamede com mais derrota, ainda não foi desta vez que registou uma vitória nesta fase da prova. Ao intervalo o FC Gaia, encontrava-se na frente do marcador por 15-13, o que comparado com o resultado final, nos dá a noção correta do equilíbrio verificado. Luís Moreira com / golos, e André Costa com 6 golos foram os principais marcadores do São Mamede. No FC Gaia, Luís Carvalho com 10 golos, Tiago Brito e Alvaro Queirós, ambos com 6 golos cada, foram os melhores marcadores da equipa.

Depois tivemos jogos desequilibrados, começando por referir aquele que deu a confirmação do FC Porto, na Fase Final da Prova, que venceu no Colégio de Carvalhos a AA Avanca, que ainda causou alguns problemas nos primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo a perder apenas por 16-13, utilizando todos os jovens que tem atuado na equipa principal. No segundo tempo, surgiu a nítida superioridade do FC Porto, que terminou como um justo vencedor, e por uma margem, que não deixa dúvidas a ninguém, acerca da justiça da sua vitória. Com 12 atletas a marcarem golos, o FC Porto, teve em Ruben ribeiro com 7 golos, Diogo Silva e Diogo Coelho, ambos com 5 golos cada os seus principais marcadores. Pela AA Avanca, Diogo Oliveira com 12 golos e Jenilson Monteiro com 5 golos, foram os seus melhores marcadores.

Disputou-se ainda o Boavista FC / ABC, com as equipas, com as suas posições praticamente definidas, e onde a superioridade da equipa bracarense, nunca este em duvida, o que lhe permitiu, fazer uma autêntica gestão do seu plantel. Apesar de alguma réplica por parte da equipa do Bessa durante o primeiro tempo o intervalo chegou, já com o ABC na frente do marcador por 16-12, para confirmar a sua superioridade no segundo tempo e dilatar a vantagem no marcador. Com esta vitória o ABC, mantêm-se no comando da zona, enquanto o Boavista FC, continua a ocupar um dos últimos lugares da tabela classificativa. Francisco Fino com 5 golos foi o melhor marcador da equipa do Boavista FC, no ABC Rui Ferreira com 10 golos, e Lucas Ferrão com 5 golos, foram os melhores marcadores da equipa.

Por último temos o Águas Santas / Ismai, num dérbi maiato, onde a superioridade do Águas Santas, equipa já apurada para a Fase Final nunca esteve em duvida, e venceu facilmente como seria de esperar, com o resultado ao intervalo a situar-se já em 20-12 a seu favor, para no segundo período de jogo consolidar a sua vantagem, cujos números finais não deixam duvidas a ninguém (pelo menos a nós). No Águas Santas, com 12 atletas a marcarem golos, Gonçalo Vieira e Mário rego, ambos com 6 golos foram os seus principais marcadores. Na equipa do Ismai, Hugo Glória com 6 golos e Afonso Cavadas com 5 golos, foram os seus melhores marcadores.
 
Após a disputa desta jornada a classificação ficou assim ordenada – 1.º ABC (48 pontos), 2.º Águas Santas (47 pontos), 3.º FC Porto (45 pontos), 4.º GC Santo Tirso (40 pontos), 5.º Ismai (35 pontos), 6.º Xico Andebol (31 pontos), 7.º AA Avanca (26 pontos), 8.º FC Gaia e Boavista FC (24 pontos), 10.º São Mamede (20 pontos).

Zona Sul

Resultados
15.ª Jornada
Dia 26-02-16

Ginásio Sul - Estarreja AC (21H30)
17.ª Jornada (8.ª da 2.ª Volta)
Dia 21-02-16
Juventude Lis 15 - 30 Benfica
ADC Benavente 24 - 24 Ginásio Sul
Alto Moinho 25 - 25 Estarreja AC
IFC Torrense 20 - 26 Belenenses
São Bernardo 27 -
29 Sporting

Desta feita tivemos uma jornada completa e a zona apenas ficará com um jogo em atraso até ao dia 26, consideramos que este jogo, poderá ter forte influência na definição dos apuramentos para a Fase Final, onde existem três (3) equipas (Alto Moinho, Belenenses e Estarreja AC), a disputarem um (1) lugar. Um destaque especial para ter sido uma jornada sem registo de ocorrências disciplinares. Assinalar, ainda de que em dois (2) dos encontros foi retificado o resultado, em relação ao ocorrido na 1.ª volta.

Apurados para a Fase Final – Benfica, Sporting.

Em São Bernardo, disputou-se um dos jogos, que definiu o outro finalista da zona, onde a equipa local defrontou o Sporting, e perdeu, num jogo que terminou com um resultado muito mais equilibrado do que se poderia imaginar, face ao que as duas equipas tem produzido em termos andebolísticos até ao momento. Foi jogo com alguma indisciplina, pois verificaram-se 16 exclusões no total e uma desqualificação, números verdadeiramente esclarecedores, assim como o número de livres de 7 metros de que beneficiou a equipa local (12) dos quais apenas converteu 6, e aqui esta uma das explicações para a sua derrota. O Resultado ao intervalo era favorável á equipa do Sporting por 19-14, e não faria supor uma excelente reação dos locais. Fábio Basto com 6 golos, foi o principal marcador da equipa do São Bernardo, Bruno Gaspar com 11 golos, e Miguel Delgado com 5 golos, foram os melhores marcadores da equipa do Sporting.

No principal jogo da jornada (na nossa opinião) o Alto Moinho / Estarreja AC, pois colocava frente a frente duas das equipas que ainda podem discutir um dos lugares de apuramento para a Fase Final. Foi um jogo com duas partes distintas, nos primeiros 30 minutos superioridade da equipa do Estarreja AC, que chegou ao intervalo a vencer por 14-12, e uma segunda parte com superioridade da equipa do Alto Moinho, desta forma de estar de ambas as equipas, resultou uma igualdade final no resultado. Sendo este um dos resultados que foi retificado em relação ao ocorrido na 1.ª volta, e que deixou tudo em aberto para a última jornada. Onde nos parece que a equipa do Estarreja AC, leva ligeira vantagem. Nuno Nunes e Pedro Padre, ambos com 8 golos foram os melhores marcadores do Alto Moinho, enquanto Tomas Almeida com 8 golos, foi o melhor marcador do Estarreja AC

O outro encontro onde o resultado, foi retificado em relação ao verificado na primeira volta da prova, foi o ADC Benavente / Ginásio Sul, realizado pavilhão do Ginásio Sul, em mais um encontro com inversão de pavilhão. E que terminou numa igualdade, entre duas equipas com as suas posições classificativas praticamente definidas, ou seja ambas encontram-se na chamada zona de perigo, e terão de “batalhar” e muito para evitar surpresas, sempre desagradáveis. Fábio Leal com 15 golos e Fábio Diogo com 5 golos, foram os melhores marcadores do ADC Benavente, por sua vez. Vasco Boal com 9 golos, e Diogo Neves com 5 golos foram os melhores marcadores do Ginásio Sul.

Tivemos depois dois resultados sendo um deles o mais dilatado da jornada, o Juventude Lis / Benfica, disputado em Leiria, e onde a equipa do Benfica, deixou, bem vincada a sua superioridade, continuando a ser a única equipa que apenas contabiliza vitórias até ao momento nesta Fase da Prova. O resultado que se verificava ao intervalo de 18-8, a favor do Benfica, era um perfeito indicador do que se iria passar. Jogo que terminou com o vencedor perfeitamente definido e sem contestação. Francisco Santos com 7 golos, foi o melhor marcador da Juventude Lis, enquanto no Benfica, onde 10 atletas marcaram golos, Hugo Freitas e Augusto Aranda, ambos com 6 golos cada, foram os seus principais marcadores.

Por último tivemos o IFC Torrense / Belenenses, disputado na Torre da Marinha, onde o equilíbrio foi maior do que se poderia supor, com a equipa do Belenenses, a encontrar grandes dificuldades, que não estão completamente definidas no resultado final, pois jogos contra uma equipa que apresentou apenas 10 jogadores inscritos, e o resultado no final do primeiro tempo, era uma igualdade a 10 golos. Apenas no segundo tempo a equipa do Belenenses, conseguiu materializar a sua ligeira superioridade e continuar a ter esperanças, no apuramento para a fase final. João Leal, com 7 golos e Renato Neves com 6 golos, foram os melhores marcadores da equipa da Torre da Marinha. André Alves com 6 golos, foi o melhor marcador do Belenenses-

Após a disputa destes jogos a classificação ficou assim ordenada – 1.º Benfica (51 pontos), 2.º Sporting (42 pontos), 3.º Alto Moinho (39pontos), 4.º Belenenses (38 pontos), 5.º Estarreja AC (-1 jogo) (35 pontos), 6.º Juventude Lis (32 pontos), 7.º São Bernardo (31 pontos), 8.º Ginásio Sul (-1 jogo) e ADC Benavente (25 pontos), 10.º IFC Torrense (18 pontos)

O Noticias

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV. Internet e Rádio entre 23 e 28 Fevereiro 2016:

http://andeboltv.blogspot.pt/2016/02/lista-de-transmissoes-entre-22-e-28.html

Anónimo disse...

O resultado do Sao Bernardo - Sporting so ficou com essa pequena diferenca de golos gracas ao treinador do Sporting , pois em 3 time outs para meter nem um utilizou coisa esperta que esta ali a ver a equipa passar de 10 golos de diferenca para dois o Sao Bernardo a optar por um defesa homem a homem e ele nao fez nada.
Um treinador que mete dois jogadores meia hora em pe para entrarem e nem um segundo jogam esta tudo dito .
Mas ja fizeram o papel deles que foi serem apurados para fase final agora em 10 jogos se ganharem dois vai ser muito bom