gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Arbitragem – Que Critérios – 2015 /2016

Que Critérios – Que Informação

Mais ma vez, e vamo-nos repetir certamente, se escreve sobre um tema polémico, pois parece-nos, que para o Concelho de Arbitragem da Federação, Iniciou uma nova época na modalidade, mas estranhamente ou talvez não, “cumprindo” a Lei, os Estatutos, e o seu próprio Regulamento de forma ”estranha”, ou seja dando a forte sensação de que o mesmo não exista, ou então têm um próprio que ninguém conhece. E mais uma vez, apesar de alguns comentários que têm surgido a dizer, e até alguns, que nos aconselham a ler o Regulamento da Federação pois não o conhecemos (é verdade, que não conhecemos o Regulamento Geral da Federação ao pormenor, mas sempre que necessitamos o vamos ler e estudar) e desta forma hoje iremos falar sobre as nomeações de que tomamos conhecimento e de que estão expostas no sítio da Federação, para o próximo fim-de-semana.

Quem nomeia deve ser norteado, por um princípio de equidade, de defesa dos quadros de arbitragem, de conhecimento da tipologia dos jogos, e acima de tudo da verdade desportiva, o encaixar árbitros nos jogos é completamente insuficiente, pois até os antecedentes devem ser tomados em consideração. Mas pra aquilo que observamos, tudo foi esquecido.

E voltamos ao Regulamento de Arbitragem, em especial o seu Artigo 17º (Competência para as nomeações)

O Conselho de Arbitragem da FAP de Portugal comunicará no início de cada época desportiva os critérios de nomeação dos quadros de Arbitragem

Onde está a circular esclarecedora deste ponto de real interesse para a modalidade, quem apita quem!!! Ou quem pode apitar o quê!!!, por fim quais os critérios de nomeação??? Será que existem? Com a grande novidade, de para o próximo fim-de-semana, e até ao momento em que escrevemos este texto, mais uma vez e apesar de terem (hoje dia 29-09-15) publicado uma série de circulares do CA (7, 8 e 9), continua a ser omisso a constituição dos quadros de arbitragem e dos seus níveis. Continuando-se a nomear árbitros, que não constam em nenhuma circular, sem ninguém saber de onde surgiram, pois nada foi justificado. O arrepio aos regulamentos parece-nos ser uma norma instalada. Sendo até possível que após a publicação deste texto surja uma nova circular e que provavelmente até tenha uma data anterior, com a indicação dos árbitros, tudo é possível.

Intencionalmente não se indica o nome dos árbitros nomeados e que não constam da circular n.º 5, por entendermos que os mesmos desta forma estão a ser mais defendidos e que são os menos culpados desta incompreensível situação.

Voltamos a repetir, que toda esta matéria é reforçada com o conteúdo do Artigo 19.º (Critérios de nomeação), que diz no seu ponto 1, “As duplas e árbitros que se encontrem disponíveis, serão nomeadas para os jogos das competições nacionais, segundo os critérios a definir no início de cada época desportiva, não obedecendo a quaisquer restrições ou condicionalismos.

No entanto outra questão se nos coloca, apesar de terem sido publicadas as classificações da época 2014 / 2015, qual o motivo, porque ainda não foi definido, as subidas e descidas de nível prevista no Regulamento

Talvez porque árbitros que deveriam ter descido de nível segundo as classificações divulgadas na circular n.º2, estão a dirigir jogos da PO01, e outros que não podem ter subido de nível face ás mesmas classificações, também o estão a fazer.

Depois é completamente incompreensível a nomeação para o jogo mais importante da PO01, na jornada que se disputa este fim-de-semana, ou estão a entalar os árbitros, ou não sabem o que andam a fazer. Lamentável a todos os níveis, sem qualquer justificação.

Felizmente parece-nos que nos deram razão com a problemática dos Delegados e Observadores, e já saiu uma circular, mais ou menos esclarecedora das situações, mas sobre estas circulares escreveremos num futuro próximo.

O Analista

6 comentários:

BEATRIZ disse...

SENHORES OBSERVADORES LESADOS ENTAO NAO TEM COMENTARIOS

Anónimo disse...

O mal da arbitragem é o nível de compadrio a que se chegou. Há muita queixa mas há quem ganhe sempre. Há arbitragens valentes em alguns pavilhões e cobardes noutros. Há "guarda de honra" em locais já conhecidos, pressionando até ao limite. Espantoso que ninguém vê certas coisas e outras logo se sabem antes de acontecer.

Anónimo disse...

Haverá maior falta de vergonha que aquela a que se tem assistido, promovendo uns e tentando ocultar outros? Coincidência é que os que, vão sendo ocultados e ostracizados, são desejados lá fora! Depois de manchas no último campeonato, assim como atos que não dignificam a classe, continua a corrupção, agora ás claras! Quando um clube protesta com razão nas imagens e, se assiste a nova nomeação dos senhores afilhados, para um jogo entre as mesmas equipas... há suspeição só? Ou há algo mais! Muito mais! O C. A. parece as famílias da mafia!

Anónimo disse...

Como é ninguém aqui escreve nada a dizer mal? Estamos a perder o gás? Vamos lá malta, vamos dizer mal de qualquer forma, de qualquer pessoa, de tudo se tiver que ser! Viva o dizer mal!

Anónimo disse...

Mais do mesmo. Critica construtiva ou não mas, ninguém larga o osssssssso!
Dá-se dinheiro a ganhar a alguns em troca de quê?
Não convém que se escolha os melhores mas sim, os que fazem "favores".

Anónimo disse...

banhadas a divulgação da circular 10 do ca é para rir e rir muito.

Um dos atentos