gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Arbitragem – Duplas Provisórias e Outros – 2015 /2016 - II

Inicia-se uma nova época na modalidade, mas estranhamente ou talvez não, o Conselho de Arbitragem da Federação, depois da feitura das Circulares n.º 5 e 6, nomeadamente a n.º 5, que no nosso entender é uma peça de verdadeiro surrealismo, nada diz, e existem situações verdadeiramente incompreensíveis, que deveriam ser totalmente esclarecidas, e cujo conteúdo continua ser cru e vazio.

Senão Vejamos:

Uma circular publicada em 27-08-15, depois de realizadas as acções de Viseu, surge, com uma nova roupagem, mas com data de 13-08-15.
  • Pergunta-se como é possível?
  • Como já existem duplas mesmo que provisórias, a. do ponto 1, se pela data da circular ainda não se realizaram quaisquer acções de formação, onde está a verdade?   
Depois temos, mais uma de puro surrealismo, ver a. do ponto 2, que transcrevemos, na  integra” Informamos que os certificados médicos desportivos serão efetuados nos CFIE de cada quadro de arbitragem

Se nos termos legais a validade dos exames médicos, é a partir da sua data de aniversário, têm a validade de 1 ano. Pergunta-se?
  • Será que conforme está especificado na Circular do CA, todos fazem anos no mesmo dia?
  • Ou será, que estamos na presença de mais um artifício?
Vamos ao Ponto 3 desta circular, cuja data, de feitura, levanta diversas dúvidas, e verificamos que o mesmo, é uma cópia “arranjada” da Circular 1, criada em19-06-15, mas apenas divulgada em 09-07-15,e cujo conteúdo, se referia em especial às acções de formação. Talvez seja este um dos motivos para se proceder ao arranjo de datas.

Anterior a acção de 21 a 23-08-15 em Viseu, estava prevista apenas para Observadores Nacionais, no novo texto que agora se lhe dá inclui-se as duplas de nível III e IV, e faz-se desaparecer a acção que estava prevista para Castelo Branco, mas a informação só é divulgada em 27-08-15,ou seja depois a acção realizada, porquê?

Desapareceram o seguinte texto desta “nova” circular”

Realizam-se nos fins-de-semana de 12/13, 19/20 e 26/27 de Setembro, acções de formação para duplas regionais e nacionais de nível I e II, em colaboração com as Associações Regionais. O Conselho de Arbitragem entrará em contacto com todas as AR para que possamos organizar as referidas acções em conformidade com o número de participantes envolvidos e as necessidades de cada Associação

Passando a existir o seguinte texto:

Realiza-se em Monte Gordo no Algarve, nos dias 04, 05 e 06 de Setembro, uma Acção de formação para as duplas de nível I e II

As seguintes questões se colocam:
  • Existiu, f alta de colaboração das Associações?
  • Obriga-se todos os quadros dos níveis I e II a deslocarem- se ao Algarve?
  • Qual o significado desta alteração, pois nenhuma explicação e dada?
Depois temos um ponto “espectacular” , Lista Provisória de Duplas

Pergunta-se porque se designa por provisória, será que existem quadros que não cumpriram os testes (se os houve), mas mesmo a assim, pergunta-se? Como é possível a criação de uma lista provisória, antes de existir qualquer acção de formação (pelo menos, é o que se pode inferir da data da criação da circular)

Depois qual o motivo (Anti-regulamentar), de na referida lista, não ser referida quais os níveis das respectivas duplas?

A lista refere 30 duplas e 1 árbitro isolado, refira-se a título de curiosidade, que é precisamente a soma do número de duplas previstas, para os níveis III e IV.

Terminamos, aguardando que nos termos regulamentares, seja feita a distribuição das duplas pelos respectivos níveis, indicando as subidas e descidas, pois a época já iniciou e até ao momento não existe qualquer informação.

Em breve iremos falar sobre outros temas relacionados com a nova época e especial da arbitragem, e aguardamos ansiosamente pela divulgação das duplas em definitivo. Este tema irá ser certamente muito controverso, e irá provocar algumas reações, apenas esperamos é os comentários sejam elaborados de forma civilizada.

O Regras

12 comentários:

Jorge Almeida disse...

Regras, já colocaram estas questões diretamente à FAP, especialmente ao CA? APAOMA (eles existem, tanto que editam uma revista) sabe destas duvidas?

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 28 e 30 Agosto 2015:

http://andeboltv.blogspot.pt/2015/08/lista-de-transmissoes-entre-24-e-30.html

Anónimo disse...

O andebol em Portugal no que diz respeito à entidade máxima que o dirige (FAP e CA) é uma mentira.
De Viseu a Monte Gordo vai um passo de incompetência. E de maldade também.
Testes a norte mais testes a sul num vaivém de charlatanice. E os agentes testados (?) pagam tudo do seu bolso sem direito a retorno.
Entretanto a constituição das duplas provisórias demonstra um malabarismo surrealista.
Como se pode melhorar uma modalidade quando definitivamente se age com base na incompetência?
Não deveria ser necessário perguntar. Nem à FAP nem ao CA. Eles é que deveriam explicar tudo mesmo sem explicar. Ou seja actuando de forma clara e sem desvios informativos.
Assim é pena não vamos lá.

Anónimo disse...

Por falar em regras. A maioria dos clubes da PO1 e PO2 não cumpriram os requesitos para a inscrição das suas equipas seniores. A Federação como sempre com muitas regras internas em função do nome dos clubes e dirigentes.

Anónimo disse...

ao anónimo das 20:11,pode se quiser logicamente explicar o que sabe sobre o tema, e quais os requesitos que não foram cumpridos e por quêm,isso sim ajudava a modalidade.

Anónimo disse...

banhadas vocês estão a cometer um erro,a circular além de provisória diz e quadros de arbitragem, mas ninguêm os vê. esqueceram-se de falar nisto ou foi intecional.

Anónimo disse...

Concordo com os anonimos das 20.11 e 22.02 porque é verdade. Venha a verdade sem preconceito.
Aproveito para homenagear/agradecer a dois homens do andebol (Ulisses Ribeiro do S.Bernardo e Carlos Camara do S. Espinho) que lutaram contra a fraude e a vergonha, pois tinham conhecimento que poucos têm e sempre puseram os BB nos bois com as letras todas, mesmo prejudicando a sua imagem pessoal, mas por interesse comum O ANDEBOL.
Como todos sabem incomodavam muita gente, esta mesma gente ficou feliz com a sua retirada, no entanto eu digo porque os conheço pessoalmente e sei o coração que têm, VOLTEM DEPRESSA pois vocês eram os verdadeiros homens do ANDEBOL...

Manuel

Anónimo disse...

Como é possível um Agiota com o CAJÓ esta entregue a este tipo de coisa com informações contra informações será que anda tudo Louco.
O Homem faz circulares para não roer as unhas.
Só de admira o Marreiros Manel e o Gil pessoas com CV na gestão permitirem estas coisas isto é impensável onde vai parar tanta incompetência. Isto é um regabofe de aldrabices.

Um árbitro no ativo

Jorge Almeida disse...

Podem achar-me ingénuo, mas acho que ainda há pessoas de boa fé, daí a proposta da pergunta prévia ao CA.

Quanto a mim, acho que faltou ao Regras a cereja no topo do bolo. A colocação destas duvidas previamente ao CA, dando-lhes um espaço de 15 dias (penso ser razoável) para responderem e, se for caso disso, emendarem os erros, limitava os estragos sem grandes alaridos que só prejudicam a nossa querida modalidade. Caso o CA nada fizesse, ou nem sequer respondesse, aí sim teriamos uma publicação até com maior autoridade dada pelo facto do autor da mensagem ter procurado a resolução das duvidas.

Espero estar errado, mas agora com as duvidas assim publicadas sem contacto prévio, parece-me que vai ser mais dificil que o pessoal do CA altere estes documentos, mesmo que interiormente achem que o Regras tenha razão.

Com isto, não quero desculpar em nada o CA. O facto é que este conjunto de documentos veio a publico sem prévia verificação de inconsistências, e quem o emitiu foi o CA. Não o tivessem emitido assim, e nem teriamos assunto.

Anónimo disse...

resposta ao anónimo 28 de agosto de 2015 às 22:02

Cumprimento do número de equipas de formação inscritas. Se não perceber veja os regulamentos sobre o tema anexo ao com.1

Anónimo disse...

Depois do que vi em Viseu... Quanto a arbitragem está quase tudo dito! Depois veio a gala... e se dúvidas houvesse... é a lama das lamas! Demitam-se e tenham alguma vergonha! O lutador de sumo marreiros que beba uns chás... já que de alma... Uuuui! nunca estará limpa! Ups!

Anónimo disse...

Uma vez mais o CA a fazer estragos.
Demitam-se meus senhores e em bloco. O andebol em geral e a arbitragem em particular agradecem-vos.