gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Planeamento Desportivo – Época 2015/2016 – V

CIRCULAR N.3 DO CONSELHO DE ARBITRAGEM
COMPLEMENTOS VARIÁVEIS

Depois de termos publicado o seguinte texto, “Falando ainda sobre o CO N.º 1, as alterações mais significativas, que se verificam, são nos custos das arbitragens, que nos masculinos tiveram um aumento médio de cerca de 15%, com a circunstância de na PO02, apenas estarem previstos custos até á fase Final. Nos femininos, apenas está contabilizada a PO09 com um aumento de 50%, ou seja um aumento global próximo dos 25%. Já as alterações verificadas nos valores dos seguros também são significativas, sendo a média nos masculinos de cerca de 21%, e nos femininos de cerca de 15%, e estamos a falar apenas de praticantes, sendo de destacar que nos Bambis femininos se verifica uma descida de cerca de 33%”, numa das nossas crónicas relativas á época 2015 / 2016.

Somos hoje (09-07-15) surpreendidos com a publicação da circular n.º 3 do Conselho de Arbitragem, que divulga as tabelas de complementos a serem aplicadas na época 2015 /2016, e para que não surjam dividas sobre a matéria, que iremos comentar vamos publicar a parte respeitante a Complementos variáveis, em vigor na época 2014 /2015 (circular n.º 6 da época) e a tabela agora divulgada para a época 2015 / 2016 (circular n.º 3 da época).

Tabela em 2014 / 2015
Tabela em 2015 / 2016
Comparando as duas tabelas e analisando apenas duas provas (PO01 e PO04), pois o restante, fica para que os nossos leitores, façam as interpretações, e tenham as suas próprias opiniões.

PO01Passou de dois (2) escalões de complementos, para quatro (4) escalões de complementos, diga-se incompreensivelmente. Mas com estes novos escalões, temos um aumento global de 27%, (árbitros-37%, Oficiais de Mesa-28% e Observadores-15%), mas verifica-se ainda, que o aumento dos árbitros nos jogos do Play-OFF com exceção da Final e 1/2 Final, o aumento é de 33%, e o aumento verificado para as 1/2 Final e Final é de 67%, nós perguntamos, como é isto possível, e em que País vive a modalidade, para puder suportar estes custos.

PO04Passou de um (1) escalão de complemento, para dois (2) escalões de complemento, mais uma vez, incompreensivelmente. Mas com estes novos escalões, temos um aumento global de 96% (árbitros-138%, Oficiais de Mesa-75% e Observadores-75%), aumentos completamente insuportáveis, na nossa forma de ver a modalidade no momento de constrangimentos atual. Quem irá suportar estes encargos. Eis a pergunta final que se impõe.
 
O Analista

8 comentários:

Anónimo disse...

O Buda é assim tudo a grande já para não falar no seu irmão primogénito o o TLP's que no passado apanhou o Jumbo de costas e recebeu primeiro que os árbitros. agora como será também terá direito a mesada?

Anónimo disse...

Há que pagar as mariscadas em matosinhos ao pessoal que anda teso! vergonha este CA... para onde caminha a FAP? sem clubes não haverá andebol, logo acabam-se as mordomias...

Jorge Almeida disse...

1º) O tema da mensagem é extremamente interessante. Acho excessivos estes aumentos, mas enfim. Por um lado, a direção da FAP diz que quer manter os clubes a praticar Andebol, e até se tem esforçado por arranjar mais clubes (o que é bom, na minha perspetiva). Mas não me parece que os clubes (velhos ou novos na modalidade) fiquem contentes com estas taxas.

2º) Caso não tenham se apercebido, o francês Nikola Karabatic foi condenado a pagar uma coima de 10.000 € no caso do das apostas online sobre o resultado no Montpellier vs Cesson Rennes de 2012.

Mais pormenores em http://www.maisfutebol.iol.pt/modalidades/nikola-karabatic/andebol-melhor-jogador-do-mundo-condenado-por-resultado-combinado

Uma coima num caso destes?!? E cadeia, não há????

Ele anunciou que vai recorrer da sentença, mas isso é o que costuma ocorrer num caso destes numa sentença de tribunal de 1ª instância.

Estou para ver o que vão a IHF e a EHF fazer caso ele seja condenado numa sentença que transite em julgado (ou seja, que ele já não possa recorrer mais e, por isso, se torne definitiva). Lá que ele deveria ser irradiado, deveria, até para eventual exemplo para outros não andarem por esses caminhos.

3º) Aproveito para informar que descobri a transmissão, hoje e amanhã, via live streaming, dum torneio de Andebol de Praia a decorrer na Hungria. Os jogos decorrem das 08:00 às 19:00 de Portugal Continental. Os links estão em http://andeboltv.blogspot.pt/.

Jorge Almeida disse...

Um pormenor:

Consultando a página na net do "European Beach Handball Tour" (uma organização da EHF), vê-se que, para este fim de semana, estão inscritos 7 torneios. Mas só um é que tem transmissão, e pela internet via live steaming.

Mais pormenores em http://www.eurohandball-beachtour.com/desktopdefault.aspx/tabid-13/

Comparar isto com as organizações internacionais do Futebol de Praia e do Voleibol de Praia, enfim ...

Anónimo disse...

Então este post é a falar de arbitragem e não tem comentários? Os peseteiros sempre que se fala de arbitragem vem para aqui espumar-se de raiva e agora não dizem nada?
Já percebi... tive que ler novamente: afinal não há comentários porque os peseteiros estão de acordo, pois vai cair mais pilim nos bolsos por isso eles calam-se. Felizmente a FAP faz-vos um manguito e paga-vos tarde e a más horas e espero que no futuro, nunca!
Temos na atualidade a pior classe de arbitragem que alguma vez o andebol teve. No passado eram árbitros que ganhavam uns tostões, alguns tiveram uma rica vida à custa da arbitragem, mas acima de tudo gostavam do andebol. Começaram por ser atletas, dirigentes, roupeiros e viravam para a arbitragem por gosto, por gostarem da arbitragem. Hoje temos árbitros de andebol que nem ´sabem o que é o andebol, pois a única coisa que sabem é que estar de apito na boca dá dinheirinho nos bolsos. Não pensem que estamos a falar de tostões, pois há árbitros que ganham chorudos salários ao fim do mês a arbitrar jogos regionais. Conheço um no Porto, que se recusa a ir para o nacional, porque nos regionais do Porto ganha perto de 1000€ por mês.

Anónimo disse...

VAMOS CONTINUAR A OUVIR A LADAINHA HABITUAL DE QUE, A ARBITRAGEM SÓ TRAZ PROBLEMAS E GASTOS!... O CERTO É QUE TODOS QUEREM ENTRAR NO COMBOIO DOS NOTÁVEIS ONDE SE PODE APITAR UNS JOGUITOS INTERNACIONAIS E GANHAR UMAS MASSAS. O QUE O C.A. DA F.A.P. DEVIA EXPLICAR É PORQUE, NO ÚLTIMO CAMPEONATO DURANTE A FASE DECISIVA, ESTANDO A F.A.P. FALIDA E CHEIA DE DÍVIDAS, TEVE DE MANDAR PARA O CONTINENTE UMA PARELHA DA MADEIRA!!! EU SUSPEITO LOGO DE ALGO... APÓS O QUINTO JOGO E DEPOIS DE SE SABEREM PORMENORES... LOGO HOUVE A COINCIDÊNCIA... DE HAVER ERROS (É FEIO CHAMAR DOUTRA MANEIRA) QUE, LEVARAM A QUE, O CLUBE MAIS PROTEGIDO DO PAÍS FOSSE CAMPEÃO!!! CLARO QUE ATÉ UM BURRRRRO SUSPEITARIA! SE CALHAR... VALE A PENA ANDAR NO MEIO! ALGO SERÁ DADO EM TROCA! NO DESPORTO AMADOR, AFINAL HÁ QUEM GANHE CERTAMENTE BEM, MUITO BEM!!!

Anónimo disse...

Queriam moral quando os chefes da tal APAOMA são o que são?!
Quando se decidiu o pretérito campeonato não houve pingo de vergonha! Todos sabemos o que fez a dupla de assobiadores palradores, que não sendo das melhores três, apitou esse número de vezes em cinco jogos! Todos sabemos o que aconteceu na noite anterior! Azar haver imagens dos jogos provando quem foi beneficiado! Há estrangeiros habitando aqui no Porto e Gaia que, ao pé de mim riram e disseram coisas esquesitas em Inglês e Alemão! As pequena férias deles parece terem tido um momento de diversão, sobre um andebol de trazer por casa. È isto que queremos? A juntar a convocatórias cheias de ilógica e suspeita racional, até em camadas de formação, o que pensar? Arbitragem e compadrios são uma constante do nosso andebol á anos! Já cansa!

Anónimo disse...

Quando se fala das arbitragens há quem esqueça várias formas de pagamento. Então ganha-se mal e ninguém larga o osso? Querem que mesmo que eu seja considerado santo acredite na pureza do que se passa? Alguns jogos do nosso campeonato de juniores foram o que foram. Escandalosos! E não é que, na última jornada nomeia-se uma dupla de Braga, quando ABC e Sporting podiam ser campeões? Não é suspeito??? Quanto a seniores nem falo da lama que houve! O campeonato foi anedótico na decisão. Quando o meu neto me mostrou gravações do último jogo, corei de vergonha! È a modalidade que sái mal na foto! È tudo muito duvidoso para não dizer mais. Aquela de chamar tantas veses a mesma dupla a apitar nem lembra ao diabo. Não acredito que, eles se tenham enganado.