gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Arbitragem – Classificações - 2014 / 2015 – I

Depois do texto que se publicou, sobre as classificações dos árbitros da modalidade, em que focamos e perguntamos nomeadamente, se as mesmas, teriam sido elaboradas dando cumprimento ao que está regulamentado, em especial, e repetimos o dissemos na altura, temos a plena consciência da possível turbulência que este texto criar, mas acima de tudo está verdade e a transparência dos atos praticados.
“…dissemos é crua e completamente omissa em especial, na definição dos critérios utilizados na elaboração das classificações (conforme é obrigatório pelo teor do Artigo 43.º do seu próprio regulamento), nomeadamente a indicação dos fatores de avaliação constantes em especial no pontos 3 do Artigo 42 do seu próprio Regulamento, e se os mesmos sofreram ou não alterações, e aqui transcrevemos para que não existam duvidas, nos nossos leitores.

3. Observação avalia a componente prática das duplas na aplicação das regras do jogo,
com as seguintes condições:
a) Uma Observação semanal;
b) No mínimo 6 observações por época;
c) Observações efetuadas por diferentes Observadores;
d) Impossibilidade de duas Observações em jogos do mesmo Clube, desde que entre elas não decorra um período mínimo de 45 dias;
e) Sempre que uma dupla esteja nomeada para dirigir mais de um jogo no mesmo dia, a observação terá de ser efetuada no primeiro jogo do dia;
f) Atribuição de avaliação zero, a faltas injustificadas aos jogos a observar

Hoje após uma leitura mais atenta não só do Regulamento de arbitragem como da própria Lei e dos Estatutos da Federação e ainda da matéria que está regulamentada nas próprias normas da arbitragem, colocamos sérias dúvidas sobre a validade das mesmas. Senão vejamos:

Diz claramente o ponto 4 do Artigo 17.º do Titulo 10 (Regulamento de Arbitragem) do Regulamento da Federação, e passamos a transcrever:

Os membros do Conselho de Arbitragem encarregues da função de nomeação de árbitros não podem, em circunstância alguma, acumular funções de Observador e/ou nomeação de Observadores.

Texto que corresponde em absoluto, á matéria prevista no Decreto-Lei n.º 248-B /2008 de 31 de Dezembro, que foi ajustado posteriormente pelo Decreto-Lei n.º 93 /2014 de 23 de junho, e prevista no seu artigo 45.º, e foi colocado nos Estatutos da Federação no seu Capitulo IX (Conselho de Arbitragem), nos seus artigos 96.º, ponto 7, 8 e 9, e em especial o seu artigo 100.º, o que pressupõe uma total independência da secção de avaliação e classificação. Tudo isto estaria correto se o Conselho de Arbitragem a meio da época não alterasse as regras do jogo.

Pois até 25 de Outubro de 2014, vigorava um Regimento, onde constava a seguinte constituição:
Para completar poderemos ainda informar de que;
Desde 25 de Outubro de 2014, (ou seja a meio de uma época), passou a vigorar a seguinte constituição:
A Informação completa-se com a seguinte imagem:
Pelo que se pode ver existe uma completa troca de funções, onde quem nomeava árbitros, passa a nomear observadores, em completo arrepio a toda a matéria regulamentada, e e estatutária e até da Lei do Regime Jurídico das Federações. Com uma enorme curiosidade, enquanto um Regimento é aprovado (e bem) em Reunião do Conselho de Arbitragem, o outro (mais recente) é apenas assinado pelo Presidente do CA. Uma pergunta final, se nos coloca e se existirem árbitros a impugnaram as classificações como será?

Continuaremos atentos, aos desenvolvimentos, que se deverão seguir, com alguma curiosidade.

O Regras

25 comentários:

Anónimo disse...

O CA continua a fazer tábua rasa do que está escrito. Comete ilegalidades e é curioso observar a passividade com que a direcção da Federação assiste a tudo.
Vamos ter mais uma época de faz de conta com António Marreiros e Companhia a fazerem o que querem e como querem, ultrapassando tudo e quase todos.
A classificação dos árbitros é uma brincadeira de meninos traquinas. O que vale a dupla Tiago Monteiro/António Trinca para surgir nos lugares de topo, ultrapassando outras duplas que são inegavelmente superiores?
Qual o papel da APAOMA a tal agremiação que diz representar os árbitros e os oficiais de mesa?

Anónimo disse...

Que me diz o Presidente da FPA Dr. Ulisses Pereira, perante tanta irregularidade com influencia no resultado desportivo e títulos conquistado!
Atento

Anónimo disse...

Para que se conste, a APAOMA tem participação ativa na "elaboração" da Classificação de final de época.
Os membros da APAOMA fiscalizam as Classificações antes das mesmas se tornarem públicas. Como é fácil de entender, a Classificação de Monteiro e Trinca não poderia ser outra, não fossem eles juízes em causa própria.
Só não compreendo, como é possivel Eurico e Ivan continuarem a ser "humilhados" com estas Classificações e a APAOMA não tomar uma posição.
Além do que, a meio da época o CA alterou as regras das observações, o que não me parece muito correto.
Reconheço valor a dupla madeirense para ocupar o 1º lugar, mas não reconheço a dupla europeia feminina, capacidade para desfilar nos primeiros 6 lugares, assim como a dupla de Braga, Diogo & Cª, que demonstram ter muito pouca qualidade mas um ENORME PADRINHO...

Enfim... todos os anos se verificam as mesmas situações.

Jorge Almeida disse...

Parabéns aos nossos meninos da Seleção Nacional Sub 21 pela vitória contra a Sérvia na madrugada de hoje no Mundial Sub 21.

Boa sorte para eles na próxima madrugada contra a Espanha (começo às 00:45 de Portugal Continental e Madeira).

Boa sorte também para as nossas meninas da Seleção Nacional Sub 19 na estreia hoje contra a Espanha (começo às 18:00 de Portugal Continental e Madeira).
A propósito deste jogo, estava a ver o sítio da RFEBM na net acerca dos 2 jogos quando me deparei com o video e o texto que estão em Castelhano no link http://www.rfebm.net/noticias.asp?id=20279&class= O título é bem sugestivo "Patricia Descalzo: "Con Portugal tenemos una espina clavada"". Trata-se duma entrevista a uma das atletas espanholas convocadas para intergrar a seleção de Espanha neste Europeu, que designa Portugal como grande rival, são equipas que se conhecem muito bem, e que Portugal nunca perdeu contra elas. Desejo, desportivamente falando, que a tal espinha cravada engrosse e que continue lá na garganta da seleção espanhola.
Esta entrevista confirma a opinião que tenho desde sempre dos espanhois: Podem perder contra toda a gente que nem se importam muito, mas quando perdem contra Portugal, seja em que modalidade for, "isso é que não pode ser". Podem até peder contra o Tahiti, contra as Seychelles, que "no pasa nada". Agora perder contra Portugal é impensável ... Eles sempre olharam para nós como se nós fossemos seres inferiores a eles por natureza, e isso reflete-se em tudo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quanto ás classificações uma decisão unilateral, radical e defender a moral publica de todos os filiados ... tudo demitido no CA e novas eleições em lista proposta pela Presidente da FPA!
VERGONHA...
o SECRETARIO DE ESTADO DO DESPORTO ESTÁ À ESPERA DE QUE? Dr. E.Guerreiro

Anónimo disse...

A APAOMA acompanha as classificações, só isso. Está impedida, estatutariamente, de ter voto decisivo nas mesmas.
Tenho a certeza que Trinca e Monteiro não valem a classificação que têm. Assim como tenho a certeza que Eurico e Ivan valem muito mais do que nos mostra o CA.
Aliás comparar as duas duplas é cometer um erro grosseiro.
Ulisses Pereira, o presidente FAP, é acima de tudo um político.

Anónimo disse...

Caro amigo BANHADAS
Deixa-me fazer aqui uma analogia que um amigo meu que fazia REMO me ensinou.
Se num barco a remos dermos remadas com os remos de um dos bordos, o barco não anda para a frente nem para traz. ANDA DE RODA.
Ou seja se aqui no blogge for utilizado o LAPIS AZUL, não anda para a frente nem para traz.ANDA DE RODA.
Se continuarmos a escrever só o que o sr Jorge Almeida ou o Atento postarem não andamos para frente nem para traz.Andamos à roda.
BAI
Vou reformolar o post sobre os desgraçados do CA e fico à espera de passar ao LAPIS AZUL, mas lá que não é bonito, NÃO É.

Anónimo disse...

Gostava de saber se:
Sendo que o CAJO e o BOMBEIRO´só tratam cada um de um tema e já trocaram a origem.
Pergunto:
O que fazem no CA
Antonio Marreiros
Antonio Goulão
João Costa
José Jorge
e o familiar do Diretor do SLB.
Não pensem em mais nomes credíveis para um futuro CA porque forçosamente vão passar pelo eixo BRAGA/GUIMARÃES e o Augusto Silva tem lá um saco cheio de suplentes prontos a virem todas as semanas almoçar e jantar a Lisboa.
BAI
Bai é um ecosistema intocável ainda pelo homem onde as outras espécies vivem à vontade.

Anónimo disse...

Vergonha! O andebol caíu na miséria do tráfico de influencias! À anos que, até se faziam apostas sobre se elas iam longe ou não. O Trinca já ganhou viagens e lá vai conseguindo mostrar a tal apaoma. Os madeirenses deram um titulo ao clube que tudo domina portanto, vão beneficiar. O admirável é que tudo é feito como se não fosse feio ou porco! Logicamente que se começa a ter a sensação que, isto vai piorar e não tem retorno.

Anónimo disse...

o Zé Jorge tem feito algum pela arbitragem pois foi ele que pela 1ª vez fez um trabalho brilhante que foi traduzir as regras 323 se não estou enganado para que os árbitros tivessem todos em igualdade para quando são chamados a fazer os testes.
Em relação as nomeações dos árbitros não é só o bombeiro que as faz agora a meio da época também Sr. Prof Pedro Espeçada o ajudou a faze-las.
Quanto ao cajo fez a partir do meio da temporada as nomeações dos delegados/Obs. amigos do mesmo porque em 32 elementos que tem o quadro houve muita gente prejudicada.

Agora deve-se perguntar como é que o CA ainda está em funções porque o Goulão raramente aparece nas reuniões Jorge Gil tomou posse e nunca mais apareceu o Dário Ramos a mesma coisa e Agora quem tem a pedir a Demissão do CA?????? isto porque há elementos a colaborar com CA que não foram Eleitos na assembleia da FPA em 2012

Anónimo disse...

Face a classificação dos árbitros, um atropelo a verdade desportiva dos jogos realizados pelas respe3ctivas duplas de árbitros internacionais, nacionais e do sistema! pelos observadores multi facetados membros do CA! só uma decisão demissão do CA por parte de quem Tutela o Andebol !
UMA VERGONHA E LESA TODO O ANDEBOL E EM PARTICULAR OS ÁRBITROS VISADOS...

Anónimo disse...

Pode-se enganar muita gente durante muito tempo.
Não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo.
Isto está escrito nas estrelas e pode ser lido nas noites escuras do Alentejo.
O Gil já leu e foi embora.
O Marreiros é analfabeto?
O sr José Jorge tem ou teve interesses particulares com o sr Marreiros?
O sr Manuel Pedro Espeçada tem um familiar como diretor do Andebol do SLB?
Acho que é altura de lavar a máquina de lavar.
Devem dar o posto de comandante dos bombeiros ao Conceição obriga-lo a viver só da reforma da Marinha.
Devem fazer uma reunião familiar com o cajó e mandar todos para o Meco
Por fim chamar o Marquês de Pombal por o CA dentro de um barco e enviar todos até ao Bugio.
Atenção o barco não deve ter fundo.
Ulisses Pereira tome uma decisão, pois é melhor tomar uma decisão menos boa do que não tomar nenhuma.
Um amante da verdade.

Anónimo disse...

A MAIOR PROVA DA CORRUPÇÃO EXISTENTE NA ARBITRAGEM É A DUPLA DE MADEIRENSES, ESTAR NESTE LUGAR! ISTO PROVA PORQUE FORAM CHAMADOS TRÊS VEZES EM CINCO JOGOS DO PLAY-OFF E, É A RECOMPENSA POR FABRICAREM O NOVO CAMPEÃO NACIONAL! ISTO FAZ PENSAR COMO VALE A PENA TER ANULADO O GOLO DO PORTELA E, NÃO SE TER MARCADO UM LIVRE DE SETE METROS QUE PODIA MUDAR TUDO! QUANTO AO EXPULSAR O FRANKIS DIGAMOS QUE O ROQUE FOI DAR UMA AULINHA DE JUDO... A VERGONHA NÃO TEM LIMITES!

Anónimo disse...

apenas um esclarecimento, quem traduziu as perguntas, pela 1.ª vez num extraordinário trabalho foi jorge gil, e nunca o sr. josé jorge, o seu seu dono, pois ainda houve outras pessoas pelo meio, devem ter cuidado com o que afirmam, pois o único homen queme merece algum respeito naquele ca é percisamente o sr. e repito o sr. jorge gil

um árbitro e dos mais antigos.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 14:46. É verdade que foi o Jorge Gil que fez a tal tradução. Quando o José Jorge acordou para estas coisas já o Jorge cá andava há muito tempo.
Também estou de acordo quando diz que o Jorge Gil merece algum respeito. O erro dele foi ter-se encostado ao António Marreiros, pensando que ainda faziam dupla como tinha acontecido como árbitros.
O CA enquanto colectivo está acabado. Se é que alguma vez começou. Cedo se percebeu que não ia longe. Foi longe sim mas na prepotência e nos disparates.

Ass: um ex árbitro, dos antigos e bons.

Anónimo disse...

E o documento traduzido pelo sr. Jorge Gil quando trabalhou na LIGA.
Esse doc. uniformizava a interpretação que os Del/Obs, na sua classificação deveriam ter para com as decisões dos árbitros nas áreas de:
Lei da Vantagem
Falta Atacante
Sanção Progressiva etc.
A esse Doc. o sr Carlos Joaquim deu descaminho ( digo eu ) por ser na altura chefe do CA da LIGA e o sr.jorge Gil o ter enviado ao seu cuidado num texto em EXCEL.
Em anos seguidos esse Doc. era a "BIBLIA" nas acções conjuntas árbitros/delegados.
Toda a gente sabia quem e como ia ser observado
Esse Doc era da autoria de um senhor chamado Jackes Rodil e que o sr Prause plagiou juntamente com as 157 perguntas que ainda hoje vigoram, mas na IHF.
Desculpem ter vindo ao de cima mas já chateia tanta soberba e tanta ignorância
Um dos melhores e dos mais antigos.

Anónimo disse...

Concordo com todos comentários, mas se a ilegalidade existe só há um caminho a seguir solicitar uma assembleia geral extraordinária e tratar do assunto.

OU
Apresentar queixa na PGR

ou
Solicitar uma reunião c/ Secretário do desporto sr. E. Guerreiro e expor o assunto.

Haja coragem para assumir a situação por parte dos OBS: os mesmos estão defendidos pois todos têm as copias das OBS(S) enviadas para o CA.

Anónimo disse...

A guerra já está a surtir efeitos pois já há ratos a abandonar o barco pois observem o novo regime de CA para época de 2015/2016 as moscas são as mesmas só que já aparece uma comissão de apoio nomeada pelo Presidente do CA. Não melhorou muito porque há nomes que vão continuar a não aparecer as reuniões mas pelo menos já alguma legalidade.

Anónimo disse...

O estado a que chegou a disciplina e a arbitragem no nosso andebol é deplorável. Os truques são muitos e já nada se esconde. O que se passou durante os últimos jogos é uma vergonha das piores. Todos tentam ganhar posição para poder ter vitórias. Hoje há um dominío absoluto de quem nomeia. Os árbitos cedo percebem serem seduzidos... para agirem a favor de A ou B. Há igualmente uma guerra entre associações. Nada se faz para impedir o que é grave e sujo. Se perguntarmos antes dum jogo o que se espera com Conceição na mesa, ou com os da Madeira a apitar, até um iniciado ou juvenil sabe! Era bom haver dirigentes que se preocupassem em arranjar consensos e, fazerem evoluir o andebol para profissionalismo e lógica de trabalho. esta classificação é duma insensatez em matéria de falta de vergonha, do mais incrível que já se viu! Vivemos no país da impunidade!

Anónimo disse...

Na arbitragem não é preciso consensos.
É preciso dignidade e vergonha.
Mais um pouco de conhecimento de dirigismo, o que não é o mesmo de sabedoria dos meandros.
E acima de tudo uma coluna vertebral de estrutura óssea e não viscosa.
Tudo atributos inexistentes no atual CA mais as suas comissões.
Pergunta.
Qual o Curriculum Vitae do sr Espeçada para fazer nomeações no CA?
UM arbitro
Nota;
Em tempos um sr do dirigismo foi convidado para um CA tendo como curriculum apenas ser sério.
Ó Marreiros tu até és amigo dele. CONVIDA-O.

Anónimo disse...

Ficarmos a pensar que um árbitro errou é uma coisa. Quando duvidamos da sua honestidade é outra! Pior é quando sentimos que eles são telecomandados de fora! Quem é que com um dedo de testa acredita, que o campeonato passado foi decidido por erros, digamos sem querer? Será que, as imagens que provam erros gravíssimos e onde em alguns casos, se nota ser de propósito, para agrado de alguém, foram montagem? Coincidências? Todas a favor do mesmo?! Acima disto tinha que dar um ar de isenção o CA da FAP, mas ao nomear a mesma dupla tantas vezes, torna-se suspeito! Quando em cinco vezes os suspeitos apitam três... temos não uma suspeição, mas uma certeza!
FOI UMA ENCOMENDA!!! É O QUE EU PENSO!!!
O CAMPEÃO FOI ENCONTRADO COM TRAPASSA!!!
Cada vez que uma equipa amedronta a outra, como se sentem os jogadores que foram roubados, ou falseados com o apoio dos que, deviam zelar pela isenção?
O silêncio e algo mais dos dirigentes enganados é que, ainda me dá mais que pensar! Porquê? Porque têm medo de apanharam mais disto, numa próxima vez?
Alguém me prove que não falo verdade! No futebol houve um candidato a um organismo que, viajou com gastos fabulosos e foi apanhado pela justiça! Ouviu-se que assinaram as faturas porque eram muitas, que foi um erro!

Anónimo disse...

O Trinca nem no meio da tabela. Tem piada é serem os que estão pressionados a ter que votarem nele. A última aparição deste cinzento passeador de apitos foi na taça e, todos sabemos a pouca categoria revelada. As manas nada me espanta. Boa cunha onde não há igualmente muito por onde escolher. Tanto a taça em Loulé, como o campeonato na fase de play-off, ficaram manchados por erros que decidiram. No campeonato a vergonha passou todos os limites. Arbitragens compradas ficam sempre mal na foto!

Anónimo disse...

Deixo um concelho aos dirigentes da arbitragem e reparos. Não querendo ver não andem no apito. Se sentirem que, vos estão a pressionar denunciem! Mas não denunciem um clube e depois com outro, sejam covardes! Se tiverem um clube, o que acontece na maioria dos casos, dentro de campo não o favoreçam. Igualmente não se vinguem no clube de coração, prejudicando-o!

Anónimo disse...

A arbitragem é como as hienas. Comem tudo até o que já não está em condições. Depois entre elas mordem-se e, fazem sangue para agradar a quem governa o clã!