gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 12 de abril de 2015

Competições Europeias 2014 / 2015 – XXXXV – No Masculino – Em Atualização

Mais um fim-de-semana com a participação das equipas portuguesas nas competições Europeias no Masculino com a disputa da 1.ª Mão dos 1/2 Final (6.ªEliminatória) da Challenge CUP, onde participam as equipas do ABC e do Benfica. 
 
Masculinos
 
CHALLENGE CUP
ABC VENCE JOGO DA 1.ª MÃO
Prossegue a boa carreira que na prova, agora com a vitória no jogo da 1.ª Mão dos 1/2 Final (6.ª Eliminatória, 4 equipas), disputado no mítico Flávio Sá Leite, quase esgotado, o que e demonstrativo do ambiente se cria quando existem prespectivas de um bom jogo. O Jogo foi disputado com grande equilíbrio, durante cerca de 45 minutos, onde a maior diferença até então tinha sido para os bracarenses (4 golos) cerca dos 33 minutos (13-9), tinha sido um jogo com muita precipitação ofensiva por parte da equipa portuguesa, embora estivesse muito bem em termos defensivos. Durante este período até dois livres de 7 metros já tinham sido desperdiçados, com o ataque do ABC, a dar mostras de algum falta de imaginação, diante um guarda-redes dinamarquês AAgard, que dava mostras de estar em forma e a criar enormes dificuldade até no 1 contra 1. Os Noruegueses ainda igualaram o marcador aos 40 minutos (15-15), mas parece-nos que foi o canto do “cisne”. O ABC a partir dos cerca de 45 minutos começou a acertar e a aumentar a diferença no marcador de tal forma que a equipa Norueguesa nos últimos cerca de 20 minutos de jogo apenas concretizou 3 golos, isto é um perfeito indicador do que passou até final do encontro. Nuno Rebelo (4 golos) com as suas ações de ataque foi um dos melhores elementos da equipa, sendo como de costume muito bem acompanhado por Pedro Marques (2 golos), que comandou a equipa como poucos o sabem fazer, destaque ainda para Hugo Rocha (4 golos), e que está um lateral de eleição, com um bom comportamento no segundo período, inclusive da juventude apresentada pelos minhotos, com 9 jogadores a marcarem golos. No lado da equipa Norueguesa, de destacar o Morlem Christensen que com 7 golos foi o melhor marcador da sua equipa. Jogo Dirigido pela dupla Russa constituída por Alexey Kiyashko e Dimitri Kisilev, que produziram trabalho positivo, mas na nossa opinião um pouco permissivos no jogo passivo. A Vantagem de 7 golos permite uma deslocação apra o jogo da 2.ª Mão com grandes esperanças , em estar presente ma final (como desejamos), mas todos os cuidados são poucos.
 
Resultados e Calendário
1.ª Mão
ABC 25 – 18 Stord Handball (Noruega)
2.ª Mão
Dia 19-04-15
Stord Handball (Noruega) – ABC (18H00)

BENFICA PERDE NA ROMÉNIA

O Benfica, disputou igualmente as 1/2 Final (6.ª Eliminatória, 4 equipas), defrontando os romenos do Handbal club Odorhei, equipa com a qual perdeu após um jogo de grande equilíbrio, que permitiu que a equipa do Benfica chegasse ao intervalo a perder pela diferença mínima (16-15), no segundo período de jogo, a equipa romena, apesar de continuar sem pre no comando do marcador onde chegou a ter pelo menos uma vantagem de 5 golos, quando aos 48 minutos vencia por 28-23, mas uma excelente reação da equipa portuguesa permitiu uma forte recuperação e chegar ao final do encontro, com uma derrota por diferencial de somente 2 golos, o que lhe permite acalentar fortes esperanças para o jogo da 2.ª Mão, que será disputado em Portugal. Na equipa encarnada António Areia com 8 golos foi o seu atleta em maior evidência (O Benfica apenas beneficiou de 1 livre e 7 metros), sendo em termos de marcadores bem acompanhado por Javier Borragan com 6 golos., na equipa Romena, o georgiano Vladimir Rusia com 8 golos foi o seu melhor marcador, seguido pelo romeno Osita Onyejekwe com 7 golos.
 
Resultados e Calendário
1.ª Mão
Handbal club Odorhei (Roménia) 31 – 29 Benfica
2.ª Mão
Dia 19-04-2015
Benfica - Handbal club Odorhei (Roménia) (19H15)
 
Mantemos a forte esperança numa final totalmente portuguesa.
 
O Noticias

19 comentários:

Anónimo disse...

Grande ABC! Grande clube este meu ABC! Assim, sim, o andebol nacional vai em frente!
Não quero saber lá dessa coisa de ser ou não a favor do play-off. Eu era contra mas agora sinto-me a favor.Tivemos um grande momento com a Taça de Portugal, seguem-se os play-offs finais com toda a carga emotiva que têm, como foi o caso da passada quarta-feira contra o Sporting e juntam-se as competições europeias, que espero tragam sucesso às duas equipas em prova, principalmente ao ABC. O mal não está no sistema do play-off, mas sim na incompetência do Benfica no campeonato e do Porto nas competições europeias. se ambas as equipas fossem mais competentes nessas provas, estávamos a viver momentos deliciosos no andebol, com uma carga emotiva fascinante, tanto no campeonato como nas competições europeias. Estávamos na linha da frente do desporto nacional!
No grupo B a FAP tem que fazer algo porque foram muitos dias sem competição. Possivelmente há ajustes que podem ser feitos, melhorando este setor. Mas a luta pelo 5º lugar, que poderá dar acesso a uma competição europeia e dá lugar a cabeça de série para a taça de Portugal, são aliciantes para competir neste setor.
Num modelo sem play-off, poderíamos ter o Porto já campeão nesta altura e se assim fosse o campeonato estava morto.
Eu era contra o play-off mas sem este, clubes como o meu ABC, não teriam nunca chances de chegar ao titulo e assim nunca será com 50% de hipóteses, mas sempre serão mais do que se fosse em campeonato corrido!
ABC SOMOS TODOS NÒS! VIVA O ABC!

Jorge Almeida disse...

Parece-me que o ABC podia ter sentenciado já a 1/2 final e passear à Noruega. 3 sete metros falhados ...

Mas penso que, se jogarem o que sabem lá na Noruega, mesmo contra 9, passam a eliminatória. Estes noruegueses nem conseguiram passar ao Play-Off da sua liga nacional, coisa que, por exemplo, conseguiu o Bergen eliminado antes pelo SL Benfica. Sofreram poucos golos, pelo que a marca dos 18 golos fora não deve ser dificil de ultrapassar. Mas a 2ª mão tem de ser encarada com seriedade, não com facilitismos.

Há um pormenor que beneficia o ABC que não tinha na preparação para a 1ª mão: é dificil obter elementos sobre estes noruegueses esta temporada, pelo que agora já estarão em pé de igualdade com os seus adversários no conhecimento entre as 2 equipas.

Outro pormenor que beneficia o ABC: é que o Stord, de há 2 semanas para cá, só teve este jogo como jogo oficial. E o próximo jogo, de acordo com o sítio deles na net, é a 2ª mão desta eliminatória; ou seja, nestes ultimos quase 30 dias, só tiveram estes 2 jogos, o que faz com que não tenham muito ritmo de jogo.

Pormenores que podem funcionar contra o ABC: Agora, o desgaste da deslocação é para o ABC. Convinha que fossem para lá num voo direto, ou, pelo menos, não demorem muito tempo a chegar à Noruega.
Para além disso, o habitual caseirismo das duplas de arbitragem em jogos europeus também não vai ajudar.
E muito menos o publico, embora o publico nórdico seja conhecido por incentivar as suas equipas em vez de injuriar as equipas adversárias. Mas podem criar um tal ambiente favorável à equipa da casa que seja dificl de ultrapassar por um plantel manifestamente inexperiente em competições europeias como o ABC actual.

Anónimo disse...

Nunca tinha visto tanto anti jogo descarado...A equipa norueguesa estudou muito bem o estilo de jogo do ABC e colocou sempre (durante a segunda parte então foi demais...) 3 jogadores a passar a bola para além dos 15 metros...Nunca mais digam mal dos árbitros portugueses!!!

Anónimo disse...

1 - Belíssima moldura humana... Assim a coisa fica com outra moldura e ambiente...
2 - Muito boa prestação defensiva do ABC...
3 - Muito abaixo a prestação ofensiva...Cansaço nítido...a cabeça não acompanha o corpo!
4 - Equipa norueguesa falsamente tosca. Fortes, altos, maduros...uma seleção de jogadores onde quase só não há ..noruegueses!
5 - Resultado "perigoso" sendo que o ABC se mostra claramente como mais e melhor equipa...
6 - Anti jogo escandaloso em toda a segunda parte da equipa norueguesa...3 atletas permanentes a atacar para lá dos 15 metros...
7 Esperança em alta...seria merecido estar na final! ABC com equipa para estes noruegueses podendo perfeitamente ganhar lá...

8 - Época notável do ABC passe o que passar daqui em diante...

Sá Leite assim é lindo. ABC merece este apoio....

MS disse...

Com play-off ou sem play-off o calendário nacional não protege as equipas portuguesas! Faz algum sentido termos duas equipas nas meias-finais de uma prova europeia e estarem sujeitas, em 3 semanas a 8 jogos de elevada exigência quando tiveram meses em que pouco jogaram? O ABC, por exemplo, jogou com o Sporting 4 jogos de elevada dificuldade (um deles com 2 prolongamentos), e vem aí pelo menos mais um daqui a 4 dias. Jogou ainda um com o Porto (também de elevada dificuldade) e com estes noruegueses hoje e daqui a uma semana. É muito para tão pouco tempo!
A eliminatória só não ficou garantida hoje porque a equipa está de rastos. Além disso, na 4ª feira, vai sair beneficiada a equipa que não está a representar Portugal na Europa porque teve uma semana de descanso. Isto é proteger o andebol nacional? Não seria possível acertar um calendário que protegesse as equipas que competem lá fora? Esta época foi o ABC e o Benfica a pagarem as favas (o Porto foi eliminado antes do play-off senão estaria a passar pelo mesmo), para o ano poderão ser outras. Além disso não se protege a verdade desportiva e até a integridade física dos atletas pois o tempo de descanso entre jogos é impeditivo de uma boa recuperação dos jogadores. É preciso ser muito inteligente para ver isto?

No jogo de hoje, portanto, verificou-se que os jogadores do ABC queriam mas não conseguiam. 16 remates falhados aos 6 metros! Por muito bom que o guarda redes adversário seja há muito demérito de quem remata. O cansaço físico e mental não me parece alheio a este facto.

Agora há também que perceber que o ABC teve a tarefa facilitada. O Stord só trouxe 10 jogadores. Por isso fizeram um jogo lento para terem o mínimo de desgaste.
É estranho quando dizem que não se conhecia esta equipa. No youtube está um vídeo de um jogo completo do Stord desta época para a Challenge. Por aí se pode ver que o melhor jogador deles, o central, hoje nem por cá apareceu. Acredito que eles, com o plantel completo, podem criar muitas dificuldades, embora o ABC seja favorito. Se os portugueses tivessem descanso devido, iriam por certo vencer à vontade por lá. Assim, isso já não é certo e um hipotética derrota com o Sporting na 4ª poderá criar um certo desânimo a que se acrescentará o muito cansaço e uma viagem que será complicada pela distância.
Quanto ao público, e pela amostra que vi em vídeo, não é grande problema. Pelo menos não tem comparação com o ambiente vivido hoje no Sá Leite.
Daqui a uns dias já veremos que factura pagará o ABC por um calendário tão idiota como este.

Anónimo disse...

A rapaziada do ABC muito activa nos comentários,finalmente! mas atenção tudo pode acontecer positivamente e vamos aguardar pelo4º jogo e se possível 5º e final.
Na Challenge o resultado podia ter sido melhor segundo Carlos Resende. Vamos aguardar pelo jogo lá...
Ontem muito publico e desportista como sempre...

Anónimo disse...

é natural, que existam tantas preocupações com o número de jogos e arecuperação dos jogadores, mas não existe essa mesma preocupação, quando num fim de semana, se coloca os juniores a jogar nos seniores e ou ao contrário com apenas 15 horas de intervalo. aqui já não existe preocupação de recuperação de atletas ou a coerencia dos discursos éfeita segundo os interesses de ocasião.

Anónimo disse...

O ABC está de rastos mas não é por subcarga dos jogos agora, é por não ter feito pré época pois a maior parte dos jogadores esteve a representar a Universidade nos campeonatos mundiais, não tiveram férias e agora estão a pagar a fatura! A direção do ABC sabia que o período critico era agora e que não podia deixar os jogadores um mês ao serviço da seleção universitária, pois chegaria a hora em que apareceria a fatura para pagar.

Anónimo disse...

Parabens ao ABC, que caminha a passos largos para a final. Equipa competente durante a época com um treinador de grande valor.

O SLB perdeu por dois golos, mas mantém fortes possibilidade para comparecer numa final europeia em disputa com o ABC. A época tem sido má. Falta lutar pela última taça, que não apagará a época mas ajuda a não afundar.

Pensar positivo.

Anónimo disse...

CONCLUSÃO DOS ERROS DE PLANEAMENTO:
Planeamento é fundamental parta o sucesso de qualquer campeonato e se possível com jogos com regularidade e não uns em cima dos outros como está acontecer neste momento, metendo viagens e dificuldades a crescidas próprias de uma calendarização lamentável!
Quem defendia o play-off se penitencie e verifica que só tem prejuízos para a modalidade, isto é a maioria dos clubes já estão de férias e 2/3 clubes jogam quase todos os dias e competições diferentes, mas o pior ainda esta para vir com jogos de Selecção e finalíssima do play-offs onde estão a maioria dos atletas internacionais..
Vamos aguardar os efeitos de uma politica desportiva sem sentido e prejudica os clubes.


Anónimo disse...

Tanto quanto sei os campeonatos param porque há competições europeias e seleções nacionais e não há datas disponíveis para jogar só aos fins-de-semana.
É verdade que quem quer andar a um nível superior nas competições, onde se inclui as competições europeias sabe que a partir de março os calendários são exigentes. É no andebol e nas outras modalidades todas.
Se o Sporting e o Porto estivessem à altura das suas responsabilidades estavam nesta altura com uma agenda igual à do ABC e do Benfica. Só que o Porto e o Sporting só são bons para consumo interno e mal, como se viu na taça de Portugal. Os treinadores destes dois clubes são um bluff, pois têm os melhores atletas que há no país, mas são incompetentes. Já sei que o Porto ganhou os campeonatos, mas também com os atletas que tem é o mínimo que se lhes pode exigir.
O play-off é o melhor modelo de competição para o andebol e a única forma de trazer visibilidade ao andebol, pois caso contrario equipas como o ABC ou o A. Santas jamais chegariam aos lugares de cima, porque os grandes decidiam tudo a dois ou três meses antes do fim do campeonato.
É verdade que o cansaço do ABC deriva principalmente da falta descanso dos atletas no verão, mas é um mal necessário pois o patrocínio da UM impõe essa cedência.

É verdade que o ABC está em grande este ano e independentemente do que possa acontecer daqui para a frente já ninguém nos tira o mérito.
É verdade que se os outros clubes tivessem uma direção dinâmica como tem o nosso ABC o andebol dava cartas no nosso país. E não somos melhores porque os que compram tudo feito vem todos os anos roubar-nos atletas, como já andam a fazer este ano!
Vamos à final da taça europeia, vamos ganhar ao Sporting, vamos à final do campeonato e o mister Carlos Resende vai dar mais uma lição tatica, de borla, ao treinador do Porto!
Viva o ABC

Anónimo disse...

Parabéns ABC!!!!!!!!!!!
A questão da fadiga:
- Os mundiais universitários terão algo a ver sem dúvida, mas só para alguns jogadores.
- A questão da utilização de jogadores em dois escalões por fim de semana consecutivamente, acrescidos da participação em dois treinos seguidos vários dias, por vezes também consecutivos, por semana também provoca mossa...
Em consequência as falhas técnicas aparecem de forma sistémica na parte final dos jogos, como se viu ontem no jogo de juniores ABC - São Bernardo.
A gestão do esforço e das cargas de treino é algo que as "cabecinhas pensadoras" e os "ilustres sapientes" do ABC têm que analisar e sem qualquer tipo de dúvida alterar. Realmente passam-se coisas que não se compreendem nem são admissíveis num Clube que reclama ser uma "Escola de Campeões"!
E para não falar na anormal epidemia de lesões...
ABC somos todos nós! ABC sempre!

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 13 e 19 Abril 2015:

http://andeboltv.blogspot.pt/2015/04/lista-de-transmissoes-entre-13-e-19.html

Anónimo disse...

Temos neste momento 3 "picos" no calendário aprovado e bem pensado pelos responsáveis da Federação!:

-jogos da Selecção Nacional para apuramento para o Europeu com os atletas cansados sem tempo para recuperar da fadiga de muitos jogos!

-Final da Taça Challenge (2 equipas portuguesas, inédito só no futebol se verificou tal circunstancia)

-PLAY-OFFs apuramento de um finalista, Sporting ou ABC e finalíssima com o F.C.do Porto, já apurado.

-O PORTO vai estar um mês sem competição para jogar a finalíssima a 9 de maio e seguintes!

-As equipas da P01 12 estão paradas com excepção de 2(finalistas) desde Março!
E há gente muito inteligente! a considerar que vai tudo bem no planeamento e vão se passar meses até à próxima época sem competição...

Um conselho:
Quando não se sabe planear desportivamente solicita-se a empresas do mercado para apresentar sugestões ou aos gabinetes de GESTÃO de DESPORTO de varias Faculdades para poder apoiar e resolver este problema.. temos boa gente nesses departamentos e do Andebol e com Sucesso.
.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o comentário das 10.55:
ADC

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o comentário das 10.55:
ADC

13 de abril de 2015 às 18:31

Até assinam por mi?, mas da sua cabeça não sai nada!
Parece que estamos em Abril e o andebol de férias e assistir ás jornadas europeias de clubes e play-offs lá para maio?
abraço

Anónimo disse...

Sabes muito Cunha: fazes a festa, atiras os foguetes e ainda apanhas as canas!

Anónimo disse...

14 de abril de 2015 às 21:07
13 de abril de 2015 às 18:31
anónimo

Não tenho nada a ver com este "Rato" só atira calhau e foge mas todos nós sabemos de quem se trata e os comentários do Senhor do Andebol são assertivos, gostes ou não ! aprende com ele e mais alguns da nossa praça!
Bom jogo para logo em Braga

Anónimo disse...

Aquilo que era uma grande preocupação do terminar a época desportiva em Abril até Setembro a FPA num acerto muito positivo vai participar com a Selecção universitária nos olimpíadas de Verão(mais uma vez a selecção feminina foi esquecida) E DE SEGUIDA DEPOIS DA COREIA DO NORTE EM JULHO CONTINUAMOS NO EUROPEU universitário EM PORTUGAL

INFORMAÇÃO OFICIAL:

SELECÇÃO DE ANDEBOL MASCULINA ESTREIA-SE NAS UNIVERSÍADAS
A selecção nacional de andebol masculina vai participar, pela primeira vez, nas Universíadas de Verão. A delegação portuguesa vai competir em dez modalidades.
Pela primeira vez, a selecção nacional universitária de andebol masculina vai competir nas Universíadas de Verão, que vão acontecer de 3 a 13 de Julho, em Gwagju, na Coreia do Sul.

Os atuais campeões mundiais universitários vão ser liderados pelo selecionador da Federação de Andebol de Portugal, Rolando Freitas, e competem no grupo B com a República Checa e Japão.

Coreia do Sul, Sérvia, México e Estados Unidos da América fazem parte do grupo A, o grupo C é constituído pelo Brasil (vice-campeão mundial), Hungria, Suíça e Israel e as seleções da Rússia, Turquia e Lituânia formam o grupo D.

A equipa de andebol masculina vai também ser acompanhada pelos treinadores adjuntos Luís Monteiro e Gabriel Oliveira.

Em Gwagju, a delegação portuguesa vai competir nas modalidades de ginástica, atletismo, remo, esgrima, taekwondo, judo, natação, ténis de mesa e tiro com arco. Filipa Godinho, presidente da FADU, vai chefiar a comitiva lusa.

De salientar que, em agosto deste ano, Braga vai acolher o Campeonato Europeu de Andebol. A prova acontece de 2 a 9 de agosto e é organizada pela Associação Académica do Minho, Universidade do Minho e FADU.

PORTANTO TUDO RESOLVIDO E VAMOS TER COMPETIÇÃO ATE AGSOTO2015