gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Orientações - Arbitragem do EURO 2014 Feminino

A EHF, publicou no seu sitio (19-11-14), linhas orientadoras para a arbitragem a aplicar no Euro 2014 Feminino. E como não existiu até ao momento qualquer interesse na divulgação das mesmas por quem deveria fazê-lo, vamos tentar reproduzir as mesmas. Para quem quiser ver ou consultar o texto original, o mesmo encontra-se neste link
 
Orientações para a Arbitragem do EURO 2014 feminino 
 
Estas orientações foram dadas a conhecer a todas as 16 equipas participantes, assim como o material vídeo com as correspondentes orientações (Nota - já divulgado em tempo por nós). 
Tópicos referenciados: 
 
7 Metros

Um a decisão para um lançamento livre de 7 metros será aplicada quando: 

a)      Uma clara ocasião de golo é impedida por violação das regras em qualquer local do terreno de jogo.
 
b)      Um jogador entra deliberadamente na área de baliza, para impedir um golo ou parar uma bola, ou ainda para tirar vantagem direta sobre o atacante em posse de bola.

Exclusões (2 minutos) e Desqualificações

Deverá ser feita uma clara distinção entre as faltas que são sancionadas de forma normal (começando com a amostragem dos cartões amarelos), e as outras faltas que serão norma e imediatamente sancionadas com uma a) exclusão (2 minutos), ou b) com uma desqualificação direta: 

a)      As faltas cometidas com alta intensidade contra um adversário em corrida rápida (normalmente em contra ataque), agarrar um adversário por um período demasiado longo, ou puxar o mesmo para baixo, atirando-o ao chão, as faltas cometidas contra o pescoço, garganta ou cabeça do adversário, o bater forte no tronco ou no braço do adversário, ou a tentativa de que o adversário perca o controle do corpo, empurrando de lado ou por trás quando o mesmo se encontra em corrida ou em salto. 

b)      Provocar a perca de controlo do corpo quando o adversário se encontra em corrida ou em salto, atacando o braço do lançador de lado, ou por trás, execute ações agressivas contra uma parte do corpo em especial a face, garganta ou pescoço. Guarda-redes que abandonando a área de baliza com a finalidade de interceção de um passe destinado a um adversário, e quando se provoca uma falta que se considere inserida no disposto nas Regras 8:5 e 8:6, no último minuto de jogo com o objetivo de impedir um golo.

Jogadas de Ponta

O perigo para um jogador que salta numa entrada de ponta, não é a intensidade do contacto que servirá para o julgamento de se sancionar ou não com uma desqualificação direta, pois um pequeno contato pode ser suficiente, tais como: 

·         Um ligeiro empurrão na anca ou um ligeiro toque no ombro, agarrar ou tentar agarrar a perna de um jogador que esta salto, numa entrada de ponta, ou um movimento com a perna alongando o seu movimento, para provocar a queda do adversário, ou o jogador que se move por dentro da área de baliza e atitude defensiva.

Jogadas do Pivot

As definições de bloco, a sua manutenção e os movimentos para fora do bloco, devem ser executadas de forma passiva, em relação ao adversário, e não é permitido: 

·         Bloquear o adversário, com os braços, mãos e pernas, ou usar qualquer parte do corpo, para desloca-lo ou afastá-lo, nem segurara um adversário (corpo ou equipamento).

Falta do atacante

Se um defensor está na posição correta (frontalmente) e o jogador atacante corre ou salta para sobre ele uma falta do atacante deve ser assinalada.

Estas indicações foram apresentadas e discutidas por ocasião do seminário realizado em Viena, e serão novamente em Gyor no início do EURO 2014, em 04 e 05-12-14.
(Fonte EHF)
 
Com este artigo, esperamos estar a contribuir para esclarecer algumas dúvidas ainda existentes, pois os mesmos não são mais do que um reforço na forma de aplicação das regras da modalidade. 
 
O Regras

6 comentários:

Anónimo disse...

gosto deste artigo, mas será qie vale a pena vocês perderem tempo com isto, que ainda dá algum trabalho, os sr. árbitros deviam era dar-se ao trabalho de falarem menos e apitarem melhor e aplicarem as regras pelos livro da IHF.

Jorge Almeida disse...

Anónimo 27 de Novembro de 2014 às 21:31, eu penso que vale a pena, quanto mais não seja para o pessoal não estranhar estas regras quando formos a ver o próximo Europeu Sénior Feminino, que já está aí ao virar da esquina.

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 28 e 30 Novembro 2014:

http://andeboltv.blogspot.pt/2014/11/lista-de-transmissoes-entre-24-e-30.html

Anónimo disse...

Andou o "mais velho dos velhos" tantos anos a pregar no deserto.
Dos "papeis" que ele deixou ( a menos que tenham sido apagados) atualizem a escrita e vejam o que fica.
Uma geração de pivots massacrada.
Livres de 7metros que eram (são) faltas do atacante.
E a sanção progressiva (meu Deus) transformou os nossos árbitros ??!! em meros reflexos das cobardias encapotadas dos atuais preletores, quando atuavam.
O mais velho dos velhos

Anónimo disse...

Excelente ajuda para so intervenientes no jogo, atletas, treinadores, arbitros, publico e jornalistas e comenntadores televisivos..
ADC

Anónimo disse...

Muito bom o esclarecimento que no dia a dia se colocam à frente tanto dos clubes como também dos árbitros.