gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 08 – 2014 / 2015 - II

Mais uma das nossas habituais crónicas, dedicadas á PO02, desta vez referente apenas aos jogos que se encontrava em atraso, e ainda a um jogo antecipado da 15.ª jornada, não sabemos bem porquê, nem como é possível jogar um encontro de uma segunda volta de uma prova, quando ainda não terminou a primeira, mas tudo isto são vicissitudes da nossa modalidade
 
Continuamos a alertar que esta época face a uma alteração no regulamento da prova, as descidas de divisão serão consumadas no final da 1.ª fase da prova, ou seja a fase que se disputa atualmente, assumindo assim uma maior importância todos os jogos disputados. 
 
PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos. 
 
Resultados
 
Zona Norte
3.ª Jornada
Marítimo 28 - 28 Arsenal Devesa
15.ª Jornada
SP Oleiros 23 - 25 Boavista FC 
 
Neste interregno da prova disputaram-se alguns encontros desta zona, enquanto um deles se encontra justificação, pois estava em atraso desde a 3.ª Jornada, já a antecipação de um encontro da 15.ª Jornada, ou seja ainda não terminou a primeira volta da prova e já se estão a disputar jogos da segunda é uma situação que não se compreende, em especial do ponto de vista desportivo. Começaremos esta ligeira crónica, por salientar a excelente igualdade conseguida pelo neo divisionário minhoto de seu nome Arsenal Devesa (um nome a fixar, na nossa opinião) no seu jogo no Funchal com a experiente equipa do Marítimo, num encontro em que dominou todos os aspetos competitivos durante 50 minutos, para apenas ceder nos 10 minutos finais, com algumas criticas á mistura mas bem disfarçadas á arbitragem do jogo. Os minhotos que ainda durante o primeiro período de jogo chegaram a estar com uma vantagem de 5 golos (11-6) aos cerca de 15 minutos, para atingirem o intervalo a vencerem por 14-10. No segundo período de jogo o equilíbrio do jogo aumentou com os maritimistas a terem uma forte reação, que lhes permitiu atingir uma diferença mínima, embora desfavorável. Com os últimos 10 minutos conforme já referimos a serem disputadíssimos, por ambas as equipas, terminando numa excelente igualdade para as cores minhotas, igualdade, essa obtida pelos minhotos quase sobre a hora de términus do encontro. Na equipa insular destaque para os 9 golos de Márcio Abreu, enquanto nos minhotos o grande destaque vai para o andebol praticado pela equipa, já que foi grande a distribuição de golos pelos seus executantes. O Boavista FC deslocou-se a São Paio de Oleiros para defrontar o conjunto local, acabando por vencer num jogo de grande disputa, com os homens da região de Aveiro a chegarem ao intervalo a vencer por 14-12, mas a garra e determinação dos boavisteiros, permitiu aos mesmo darem a volta ao resultado e vencerem num jogo que foi presenciado por razoável assistência. Fernando Rodrigues do Oleiros com 7 golos foi o seu melhor marcador, enquanto Roberto Ferreira e mais uma vez Pedro Cruz ambos com 8 golos foram os marcadores de serviço da equipa do Bessa. Após os jogos disputados até ao momento a classificação é a seguinte – 1.º Marítimo (21 pontos, +1 jogo), 2.º Avanca e Arsenal Devesa (18 pontos), 4.º AC Fafe e FC Porto “B” (17 pontos), 6.º Boavista FC (16 pontos, +1 jogo), 7.º São Mamede (15 pontos), 8.º São Bernardo (14 pontos), 9.º FC Gaia e AD Sanjoanense (13 pontos), 11.º SP. Oleiros (12 pontos, + 1 jogo), 12.º Académico FC e Fermentões (11 pontos), 14.º Santana (8 Pontos, + 1 jogo).  
 
Zona Sul
1.ª Jornada
CD Marienses 26 – 24 Ílhavo 
 
Nesta zona, apenas se verificou o acerto dos jogos da prova com a realização do jogo em atraso, relativo á 1.ª jornada da prova. Em relação a este encontro, gostaríamos de destacar como fator negativo, o número de elementos que a equipa de Ílhavo apresentou, apenas 9 atletas inscrito no boletim de jogo, e o único Oficial de jogo era o seu treinador. Temos quase a certeza de que estes factos são certamente de origem económica, mas na nossa opinião incompreensíveis numa equipa que disputa a possível subida ao escalão principal do Andebol Nacional. A equipa insular venceu, mas sentiu sempre grandes dificuldades perante o seu adversário do continente, que ao intervalo vencia por 11-10 a equipa de Santa Maria. Foi um jogo em que a qualidade defensiva do CD Marienses não foi a melhor e o menor rendimento de alguns dos seus atletas teve abaixo do que é normal, os homens de Ílhavo levaram a disputa do jogo até aos minutos finais da partida. António Cortez no CD Marienses com os seus 9 golos foi o marcador de serviço, enquanto nos continentais o equilíbrio e a distribuição de golos por vários atletas é um dos fatores a destacar. Com eta vitória a equipa de Santa Maria, passa a liderar em situação de igualdade a zona sul da prova em conjunto com o Benfica “B”. Após a conclusão desta jornada a classificação é a seguinte – 1.º Benfica “B” e CD Marienses (21 pontos), 3.º Boa Hora (19 pontos), 4.º ADC Benavente e CDE Camões (16 pontos), 6.º Almada AC (15 pontos), 7.º Sismaria e IFC Torrense (14 pontos), 9.º GS Loures (13 pontos), 10.º Ílhavo (12 pontos), 11.º Vela Tavira (10 pontos), 12.º Vitória FC e Alto Moinho (9 Pontos), 14.º Samora Correia (7 pontos).
 
O Banhadas Andebol

6 comentários:

Anónimo disse...

As equipas B nao deveriam ir a fase final.

Anónimo disse...

Tem razão as equipas B não deviam ir às fases finais. São equipas com metade dos jogadores das seleções sub 21 e sub 19.
Muito melhor irem equipas de jantarada que treinam 5 vezes por semana mais ginásio.

Anónimo disse...

Ninguém põe em causa o fabuloso trabalho que o Benfica e o Porto fazem em prol do desenvolvimento do nosso andebol.No entanto disputarem uma fase final que é um faz de conta, pois não podem subir de divisão prejudicam outras equipas que também querem colaborar no nosso andebol e que necessitam de viver maiores niveis de competição.

Anónimo disse...

As equipas B, não deviam poder porque os regulamentos foram feitos ao atropelo. Um jogador da equipa B com 5 jogos passaria a ser A, e neste caso isso não acontece. Porque os planteis das equipas B do Benfica e do Porto são planteis que desvirtuam uma competição leal e digna, em termos de recursos. Brincam com clubes quem não têm o nome e os apoios que esses dois têm, mas que fazem muito mais pela modalidade que esses 2. Isso das jantaradas, é tão legitimo que se pense como, as equipas B contra cicrano jogarem com os melhores e com beltrano jogarem com a coca-cola para fazer favores, e mais não digo. Digam-me quantos bambis e minis tem o Benfica e o Porto, e digam-me se isto é formar ou aproveitar as insuficiencias financeiras dos outros para ir recrutar em infantis e iniciados, atletas que custaram dinheiro conquistar para a nossa modalidade. De campeões até aos 21 anos estamos cheios, precisamos é de gerações que o façam nos nossos séniores, e isso passa por mais clubes estarem bem, não apenas os 3 grandes.

Anónimo disse...

como podem criticar o ilhavo de levar apenas 9 jogadores, quem diz isso só pode não ter noção dos custos associados a estas viagens

Anónimo disse...

Em relação às equipas B não deveriam passar à fase final, já que não podem subir de divisão estando assim a tirar o lugar a outras que teem o objetivo de subir além de poderem desvirtuar a classificação. Gostava de ver como seria se existissem mais duas equipas B e passasem as 4 à Fase Final. As subidas ficavam logo garantidas andes de começar a Fase Final.