gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 08 – 2014 / 2015


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que esta semana teve jornada dupla.

Reforçamos o nosso pedido nas últimas crónicas e deste modo continuamos a aguardar que algum dos nossos habituais leitores se disponibilize para dar uma continuidade às crónicas sobre o andebol em especial no feminino, estamos abertos á mesma. Felizmente esta semana já recebe-mos algumas colaborações, o que agradecemos, mas esperamos mais.
 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
João Barros 35 - 15 Passos Manuel (antecipado)
Juventude Lis 15 - 22 Colégio Gaia
Madeira SAD 27 - 12 CA Leça
Alpendorada 22 - 21 Maiastars
CS Madeira 28 - 31 Alavarium
Dia 09-11-14
Juventude Mar - JAC-Alcanena (16H00)
7.ª Jornada
João Barros 28 - 27 JAC-Alcanena (antecipado)
Maiastars 28 - 23 Juventude Lis
CS Madeira 36 - 18 CA Leça
Passos Manuel 21 - 20 Juventude Mar
Colégio Gaia 35 - 35 Alpendorada
Madeira SAD 27 - 23 Alavarium
 
Jornada dupla onde alguns dos jogos já tinham sido antecipados, e felizmente apenas um ficou adiado, pensamos que motivado pela participação de uma das equipas nas provas europeias de clubes. Mais uma vez referimos, que não entendemos o critério de transmissões da Andebol TV, pois certamente que um Madeira SAD / Alavarium, merecia uma transmissão
 
Foram duas jornadas que nos proporcionaram o registo de algumas curiosidades, tais como a primeira derrota da equipa do Alavarium, a primeira vitória da equipa do Passos Manuel e do ARC Alpendorada, e o empate obtido fora de portas por esta equipa em Gaia. 
 
Na Madeira o CS Madeira, defrontou o campeão nacional Alavarium, equipa que terminou vencendo o encontro, com o resultado ao intervalo a ser favorável à equipa do CS Madeira por 14-11. O CS Madeira que apesar de ter efetuado uma excelente exibição, criando muitas e sérias dificuldades ao campeão nacional, levando a que o treinador do Alavarium solicita-se um time-out a meio da 2ª parte porque, até aí, o CS Madeira dominava o encontro. Apenas aos 52 minutos de jogo o campeão nacional conseguiu empatar o jogo, partindo depois para uma vitória justa e esperada, dada a diferença de valores entre as duas equipas. No dia seguinte a equipa Madeirense não sentiu qualquer dificuldade em levar de vencida o CA Leça, que deu a luta possível, mas cujo resultado ao intervalo já era um precioso indicador do que se estava a passar em campo com o CS Madeira a vencer por um expressivo 22-6, resultado que diz tudo. Neste encontro de destacar os 10 golos de Sara Gonçalves do CS Madeira e com o mesmo número de golos Daniela Mendes do CA Leça (mais de 50% dos golos da sua equipa). Uma nota o texto de reportagem inserido no sitio da Federação contém o resultado final deste encontro errado
 
O Madeira SAD, depois de um jogo tranquilo frente ao CA Leça, e com Claudia Aguiar em grande plano ao marcar 9 golos, num jogo onde foi evidente a diferença de valores existente entre as duas equipas, no dia seguinte voltou a vencer e desta vez num jogo de grande equilíbrio e campeão Nacional em título, apesar de ter comandado o marcador durante quase todo o tempo, ainda permitiu que o Alavarium cria-se situações de igualdade no marcador (a 8 golos), ainda durante o primeiro período de jogo, para no segundo tempo ainda causar alguns “calafrios” às madeirenses quando colocou o marcador na diferença mínima (21-20) a 10 minutos do fim, mas depois perante uma equipa bastante limitada, não houve "arte e engenho", para levar de vencida, uma fragilizada equipa madeirense. Na equipa insular os golos foram agradavelmente distribuídos por várias jogadoras da equipa, já no Alavarium destaca-se Mariana Lopes com 9 golos que foi a melhor marcadora de todo o encontro. 
 
O Passos Manuel, que neste fim-de-semana, apenas realizou um encontro, pois já tinha disputado o outro por antecipação (João Barros / Passos Manuel), com a Juventude Mar, e conseguiu obter a sua primeira vitória, embora pela diferença mínima, depois de um primeiro período de total domínio da equipa de Esposende, que foi para o intervalo a vencer por 12-9. No segundo período de jogo a equipa de Esposende sofre um sério revês, com a lesão da sua atleta Teresa Santos, o que aliado a outras lesões já verificadas na equipa, obrigou o seu técnico a utilizar algumas jogadoras Juvenis. 
 
O ARC Alpendorada, na 7.ª jornada deslocou-se ao Colégio de Gaia, onde surpreendeu tudo e todos ao impor uma igualdade a um Colégio de Gaia, recheado de valores, mas com pouco conjunto, conforme já se tinha verificado no jogo da véspera. Este foi um jogo de difícil compreensão, e onde não existiram preocupações defensivas, e apenas a garra e determinação de uma equipa (ARC Alpendorada), que se encontrava a perder ao intervalo por 21-14, conseguiu dar a volta a este resultado diante uma equipa onde no segundo período apenas jogaram as “camisolas”. Foi um encontro onde os 9 golos de Sandra Santiago foram completamente insuficientes, pois do outro lado existiu uma Josiane Costa com 12 golos e que foi apenas a melhor marcadora do encontro. Na véspera o ARC Alpendorada obteve a sua primeira vitória num fim-de-semana em “grande “ desta neo divisionária equipa. Ao vencer o Maiastars pela diferença mínima, num jogo onde a qualidade andebolista andou longe, a equipa visitada chegou ao intervalo já vencer por 11-9, depois e 30 minutos de algum equilíbrio, apesar do elevado número de faltas técnicas e dos remates falhados por ambas as equipas. No segundo período que foi dominado pela equipa maiata, com uma exibição mais próxima do seu real valor, chegando a estar na frente do marcador por 14-13, mas aqui o jogou em termos práticos acabou, com a equipa do Alpendorada a reagir e a terminar como vencedora.

Em Leiria, Juventude Lis e Colégio de Gaia defrontaram-se em jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato que teve a transmissão por parte da Andebol TV. Esperava-se um jogo equilibrado, mas a realidade é que foi um jogo um pouco dececionante para quem assistiu, uma vez que as duas equipas mostraram um andebol sem energia, com muitos erros e por vezes mal jogado. Se por um lado o andebol do Colégio é já por si ultrapassado, o andebol que a Juventude Lis neste jogo apresentou, é uma sombra daquilo que fez frente ao Alavarium. O jogo começou renhido, com golos de parte a parte, mas a partir dos 10 minutos, a equipa da casa deixou de marcar golos, tendo sofrido 8 golos sem resposta em 14 minutos, fruto da sua falta de solução no ataque que o Gaia e bem aproveitou para se distanciar no marcador através de contra ataques, já que em ataques organizados a equipa esteve bastante mal também. O resultado de 6-13 ao intervalo demonstra bem a falta de eficácia das duas equipas. Na segunda parte, a Juve ainda tentou reagir à desvantagem mas o Colégio geriu e bem o resultado. A Juventude Lis com a saída de jogadoras importantes como o caso de Ana Gante tem tido dificuldades em encontrar uma solução para a primeira linha, onde apenas Ana Carolina Silva tem a capacidade de rematar de longa distância, mas não chega. Do lado do Colégio, Jéssica Ferreira esteve segura na baliza e foi ela que fez o resultado, não só a nível defensivo, mas também a lançar o contra ataque. Mas o Colégio tem que mudar o estilo de jogar, pois não há inovação no ataque e os próximos jogos frente aos candidatos ao título podem revelar essas fragilidades ofensivas.

O Maiastars, refez-se da derrota sofrida na véspera, e venceu a Juventude Lis, num encontro sempre bem disputado e com grande equilíbrio, não refletido no resultado final, apenas da equipa maiata chegar a ter 6 golos de vantagem ainda no primeiro tempo (11-5), o intervalo chegou com o resultado em 15-11. No segundo período a equipa do Maiastars, comandou sempre o marcado, vencendo sem qualquer margem de dúvidas o encontro. Maria Cerqueira do Maiastars com 9 golos e Ana Silva com 10 golos, foram as principais marcadoras das suas equipas. Foi um encontro que apesar de não existir relatório disciplinar, registou quatro (4) desqualificações diretas e uma (1) por acumulação de exclusões. 
 
Comanda esta Fase o Alavarium com 21 pontos, mas mais um jogo, seguido por Madeira SAD e João Barros com 19 pontos, seguem em último lugar Passos Manuel e Juventude do Mar com 9 pontos, mas com a equipa de Esposende a registar menos 1 jogo
 
O Noticias

13 comentários:

Anónimo disse...

parece que finalmente alguém já está enviar comentários dou os meus parabens aos corajosos, eu digo com toda a sinceridade, ainda não tive paciência mas estou a ver se arranjo coragem, os meus parabens ao banhadas por não deixar morrer estes textos, desculpem o meu português, mas por vezes isto falha.

Zé castro

Anónimo disse...

De referir q no jogo do Passos vs juve mar, o Pa ssos ainda na 1 parte ficou sem uma atleta de referência Cátia Santos foi excluída por acumulação de 2m.
Nesse sentido ambas as equipas ficaram sem atletas com relevância no jogo.
Como tal acho q foi justa a vitória do Passos pela recuperação que fez, com atletas algumas já com alguma experiência e outras mais novas q também tiveram oportunidade de jogar.
Acho q este jogo tem tanta importância como os outros, apesar do curto comentário. Pois apesar de serem equipas q lutam por outros objetivos q não vencer o campeonato, jogam com garra e alma das ditas grandes equipas.
Bom jogo de ambas as equipas.

Anónimo disse...

O que se passou no jogo Colégio-Alpendorada foi uma vergonha, Fernanda punida com 2 minutos entra 4 segundos do tempo de exclusão acabar? O 7 metros na ultima jogada por marcar? Meus senhores alguma coisa está mal aqui, sinceramente era muito mau o Alpendorada ganhar ao Maia e ao Colégio não era? Vergonhoso...

Anónimo disse...

Teresa Santos não se lesionou durante o jogo, ela apenas marcou os 7 metros por já estar lesionada antes. A atleta lesionada durante o jogo do lado da Juv Mar foi a Sara Faria

Anónimo disse...

Vi os jogos do Alavarium na Madeira e realmente que desilusão... Fio de jogo? Não há. Aquela equipa colectiva que dominou as duas últimas épocas? desapareceu. Vivem de 3 jogadoras: Mariana, Mónica e Isa. Quando a Isa não está bem como foi o caso dos dois jogos aqui no Funchal, é um problema. Ganharam com aflição ao Sports e com a Sad perderam naturalmente.

Mariana e Mónica são das melhores marcadoras do campeonato. Mas há quantos anos não vêem uma equipa feminina ser campeã com uma jogadora com a melhor marcadora do campeonato? Pois é...O Alavarium passou a ser a soma de jogadoras, não uma equipa com bom andebol.

Anónimo disse...

O jogo do Colégio com o Alpendorada foi mais do que vocês dizem: foi de loucos e muito bom para o andebol feminino. o Alpendorada entrou a ganhar 6-1 e deslubrou-se. Após o time-out da prof paula marisa, o Gaia recompôs-se e passou para a frente do marcador, com uma vantagem de 7 golos. Entretanto, na equipa forasteira já tinham entrado algumas das atletas que por estratégia, ou não, tinham estado de fora. e foi com 3 juniores em campo, que o Alpendorada, conseguiu dar a volta a desvantagem tão grande dada a diferença de valores e de investimento em campo. O cartão vermelho à Vanessa foi justíssimo e o que aconteceu às duas guarda-redes das juniores A também teve efeitos na partida: se por um lado a jessica que se lesionou no aquecimento não teve uma substituta à altura, do outro lado a beatriz monteiro deu um recital. Além das atletas destacadas, seria injusto não destacar a ponta direita do alpendorada, célia?? (7 golos/8 remates). No gaia, além da santiago, a bebiana e a sara andrade também estiveram em grande nível. O público lotou um pavilhão sem condições e a arbitragem esteve em grande nível.

Anónimo disse...

O campeonato está disputadíssimo.
Ao fim de 7 jornadas, apenas 4 pontos separam o último e o quinto classificados.
Já não há equipas sem derrotas e a quantidade de jogos empatados e decididos por apenas 1 golo é superior à época passada, até esta jornada.
Tudo pode ainda acontecer.
Vamos esperar que este aumento da competitividade no campeonato se traduza num aumento da qualidade das praticantes e na consequente melhoria da qualidade do Andebol praticado.
Fim de semana fantástico para o Alpendurada, a mostrar do que pode ser capaz.
Pelo contrário, a Juvelis revelou as suas fragilidades, lançando a dúvida sobre o que vale na realidade.
Tremenda falta de atitude e desnorte na equipa do CALE, a mostrar a falta de qualidade da maioria das jogadoras.
O C.Gaia não consegue organizar-se em campo e a situação parece estar a piorar, quando seria de esperar o contrário.
O treinador do Alavarium inventa demasiado e tem abusado da sorte de ter as jogadoras que tem.
Vem aí mais campeonato, espero que muitos bons jogos.
Viva o Andebol Feminino.

Jorge Almeida disse...

Estava a ler o artigo que vem no seguinte link (em Inglês) quando vi que o treinador da selecção Senior A masculina do Montenegro é Ljubomir Obradovic.

Será que o treinador do FC Porto acumula com a selecção do Montenegro, e não reparei?

http://www.eurohandball.com/article/20540

Anónimo disse...

em resposta ao anônimo das 12.35, a patrícia rodrigues o ano passado foi a melhor marcadora e o jac não foi o campeão por isso...

Anónimo disse...

Anonimo das 23h01,foi exactamente o que eu disse: As equipas campeãs nunca têm as melhores marcadoras...

Anónimo disse...

Continuam a preocupar-se mais em dizer mal uns dos outros. O anónimo das 23:01 nem percebeu que o que o anónimo das 12:35 queria dizer era exatamente que o facto de ter as melhores marcadoras não implica ser campeão. Ele criticava precisamente a falta de "coletivo".

Anónimo disse...

Talvez se o anônimo das 12.35 tivesse escrito como o anônimo das 11.31 escreveu ou como ele próprio escreveu as 00.55 não tinha tido o comentário que tive. Mas aí esta a contradizer o seu comentário. Uma equipa para ser campeã tem que ser equipa e não um aglomerado de jogadoras como diz. Logo, se é uma equipa, é normal que todas as jogadoras tenham destaque no jogo e todas ou quase todas marquem golos e aí seja mais difícil defender a jogadora "a", "b" ou "c" como nas restantes equipas. Uma equipa que depende só de uma jogadora (vamos chamar-lhe melhor marcadora do campeonato) nunca pode ser campeã.

Anónimo disse...

Ó Jorge Almeida anda bué distraído pois o treinador do F.C. Porto já é seleccionador do Montenegro há meses.