gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Planeamento Desportivo – Época 2014/2015 – VIII

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2014/2015
 
Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje continuaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos Comunicado Oficial n.º 21 e 22 da Época 2014/2015, onde é divulgada a estrutura das 1.ªs Fases e Associações responsáveis por zona, bem como a estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Repetindo, “Registando-se na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior, onde a grande exceção esta no formato da competição da PO07 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão.
 
No entanto hoje saltaremos algumas provas como a PO05 – Campeonato Nacional de Juniores Masculinos – 2.º Divisão, e PO07 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão, pelo simples facto de termos recebido de um leitor perfeitamente identificado, uma análise feita á PO08, que têm todo o cabimento e que em alguns aspetos nos tinha passado despercebida e que desde já agradecemos e iremos transcrever como uma opinião de grande oportunidade. 
 
PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados
 
Texto recebido
 
Vi que estão a fazer uma análise do planeamento desportivo para esta época, e gostava de chamar a atenção para um pormenor, que talvez já tenham reparado.
 
Com a publicação do comunicado oficial 21, desta época, ficámos a saber, sem qualquer justificação do procedimento, que os apuramentos para a segunda fase da PO 08 tinham sido alterados. Assim, ao invés do apuramento de 32 equipas, haverá competição regional para o apuramento de 24. NA minha opinião, é uma excelente medida, tendo em conta tanto os custos para alguns clubes como pelo facto de existir uma natural redução de jogos, com uma diminuição de competição num ano escolar que costuma ser difícil. Digo isto porque os iniciados, sendo agora de 1999/2000 terão idade para frequentar o 10.º ano, que é uma adaptação a um ensino mais exigente, e necessitará de algum cuidado adicional.
 
Ora esta ideia de redução é confirmada no comunicado 22, que diz que a fase final será feita através da competição em 4 zonas geográficas, com os apuramentos dos primeiros para a fase final e dos segundos para uma fase com as regiões autónomas, disputando-se a fase final com 6 clubes (uma asneira pegada: nenhuma fase final ou segunda fase deveria ter números ímpares ou dar lugar a grupos ímpares. Mas isto sou eu a dizer...)
 
Não será assim preciso grandes contas para verificar que a segunda fase será disputada em 4 grupos de 6 equipas, com a redução de 14 para 10 jogos, o que será benéfico, na minha opinião.
 
No entanto, o planeamento desportivo anexo ao comunicado 8, que foi já corrigido 2 vezes, prevê e previu sempre 14 jornadas, ou seja, continua a achar que se vão disputar grupos de 8! Com a correção feita hoje até numeraram as jornadas.
 
Certamente que ninguém liga a estas coisas, e se limita a ir buscar os documentos do ano anterior e publicá-los, adaptando as datas. Mas talvez isto requeresse um pouco mais de atenção.
 
Peço desculpa pelo tempo que vos tomei, até porque provavelmente já teriam reparado nisto, mas não quis deixar de partilhar convosco, numa perspetival construtiva, e para ajudar ao planeamento que todos nós teremos de efetuar.” 
 
É um texto de excelente acuidade, e que encerra alguns dados que confirmamos depois de analisarmos com mais cuidado os dois CO (21 e 22), onde a estrutura e o modelo competitivo, se mantem igual á da época anterior, embora com algumas alterações no texto, sem significado (CO 22). 
 
Mantem o mesmo número de zonas da época anterior (10), no entanto confirma-se que o número de apurados passou de 32 para 24.  
 
No entanto esta diminuição poderá significar uma diminuição do número de participantes na 1.ª Fase, e apenas conseguimos confirmar que a AA Porto, terá nesta 1.ª Fase 25 Participantes (-2 que na época 2013 / 2014) e em relação às outras Associações não existem dados que possam confirmar esta nossa afirmação, feita naturalmente sobre reserva. Apenas sabemos que na época que terminou participaram nesta 1.ª Fase 110 clubes, mais tarde confirmaremos estes dados. 
 
Distribuição das Associações por Zona
Zona 1 – Braga e V. Real – Apura previsivelmente 3 equipas   
Zona 2 – Porto - Apura previsivelmente 5 equipas   
Zona 3 – Aveiro - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 4 – Viseu e Guarda - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 5 – Leiria - Apura previsivelmente 2
Zona 6 – Santarém e Portalegre – Apura previsivelmente 2 equipas   
Zona 7 – Lisboa - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 8 – Setúbal - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 9 – Beja e Évora - Apura previsivelmente 1 equipa
Zona 10 – Algarve – Apura previsivelmente 1 equipa
 
Existem algumas zonas, onde serão disputados autênticos campeonatos regionais, o que se saúda.
 
O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos até 28-11-14, face ao cumprimento ao não dos requisitos para participar.
 
O Analista

2 comentários:

Anónimo disse...

Coimbra já não vem no mapa? é triste quando indivíduos velhos, autenticas carcaças do andebol nacional sempre a colarem-se a tachos (o típico "chulo da bola"), conseguem destruir anos de trabalho. São seres despreziveis que ainda vivem nos anos 70/80 do século passado. Lamento pelos jovens do distrito de Coimbra que até gostam da modalidade, mas não a podem praticar... Afinal o andebol não é para todos! JMF

Anónimo disse...

As equipas de Coimbra estão na série de Aveiro: Académica e CAIC. Mas presume-se que esta organização nada tenha a ver com a Associação Regional.
Quanto ao problema em si, nos três calendários já conhecidos já há menos 5 equipas (2 no Porto, 2 em Aveiro e 1 no Algarve) A redução tem efectivamente lógica: não seria justo ter 2 apurados no Algarve em 4 equipas, quando no ano passado a que ficou em segundo até prescindiu da segunda fase. Mas vamos ver como isto evolui.