gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 03 – 2014 / 2015

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 2.ª Jornada - Resultados
Juventude Lis 29 - 27 CA Leça
Colégio Gaia 33 - 29 JAC-Alcanena
Alavarium 36 - 20 Alpendorada
Maiastars 23 - 22 Passos Manuel
Dia 27-09-14
Madeira SAD - Juventude Mar (15H00)
CS Madeira - João Barros (17H00)
 
A jornada deste fim-de-semana foi mais curta, uma vez que para a semana há jornada dupla das equipas madeirenses. Não houve surpresas mas, em alguns jogos, voltou a haver mais equilíbrio do que o esperado.
 
O jogo da jornada era o Colégio de Gaia – JAC. E o encontro não desiludiu, jogado a um ritmo muito elevado, com muita intensidade. O Jac teve as suas atiradoras Neuza Valente e Rita Alves muito inspiradas, superando a marcação apertada de que Patrícia Rodrigues foi alvo. No entanto, a equipa revelou bastantes fragilidades defensivas, o que a este nível foi fatal. Além disso, o seu treinado Marco Santos descontrolou-se em momentos chave, o que destabilizou e penalizou a sua equipa. Algo a rever numa equipa que tem talento. O Colégio de Gaia melhorou bastante em relação à dececionante prestação da primeira jornada. Quando Sandra Santiago está nos seus dias, a equipa sobe muito de nível e mostra que pode pertencer ao segundo lote de candidatos ao título que inclui CJB e Madeira Sad (porque a qualidade do plantel do Alavarium é muito superior às restantes). Helena Soares e Bebiana Sabino são garantia de qualidade, quer ofensiva quer defensiva, e neste jogo voltaram a dar uma consistência decisiva para a vitória. Quando Ana Gante estiver mais integrada, esta equipa pode ainda subir mais de produção e lutar por um lugar na final do campeonato. Uma das equipas a acompanhar com mais curiosidade esta época. 
 
O Alavarium esmagou o Alpendorada. Se o domínio das campeãs nacionais já era esperado, a decisão do Alpendorada de deixar de fora as principais jogadoras da sua equipa tornou o jogo demasiado desequilibrado. O Alpendorada que pode ser uma das surpresas do campeonato, sem essas jogadoras nunca apresentou uma qualidade de equipa de primeira divisão, salvando-se Carla e Cláudia Silva. O Alavarium não tem culpa disso e jogou ao seu ritmo habitual, goleando com destaque para Mariana Sousa e, sobretudo, a islandesa Brynhildur Eddudottir. Neste campeonato, a equipa não teve ainda testes difíceis mas mantemos a nossa convicção que é, de longe, o melhor plantel do campeonato português. 
 
Em Leiria, um jogo mais equilibrado do que se previa, com a equipa do Cale a vender cara a derrota. Cristiana Morgado, depois da grande ponta final da temporada passada mostra que pode ser uma das grandes revelações desta época, começando em grande o campeonato. Ana Lopes e Daniela Mendes também estiveram muito bem, numa equipa com limitações mas que mostra muita união. A Juve Lis procura reagira à perda de duas das suas melhores jogadoras, tendo que reconstruir o plantel. Andreia Cardoso fez um ótimo jogo e Patrícia Mendes foi a atiradora de serviço. Sem fazer um jogo brilhante, a Juve Lis conseguiu segurar a vantagem num jogo importante já que o objetivo da Juve Lis este ano não pode ser mais do que atingir os Playoffs. 
 
Por último, o Maiastars teve um jogo bem mais difícil do que o esperado, sofrendo muito para vencer o Passos Manuel. A equipa lisboeta nunca baixou os braços, apresentou-se com uma notável prestação defensiva, consegui travar muitos contra-ataques das maiatas e, no ataque, beneficiou de uma excelente exibição das irmãs, Carolina e Cátia Santos, que levaram a equipa às costas. Se a equipa conseguir manter este nível de qualidade defensivo (uma das lacunas da equipa) é possível acreditarem que a manutenção pode ser atingida. O Maiastars fez um mau jogo, ofensivamente com um número de falhas técnicas muito superior ao aceitável. Diana Oliveira não sabe jogar mal e a sua baliza esteve, na maior parte do tempo, muito bem guardada. Mas parece-nos que a equipa encarou este jogo demasiado relaxada e esteve à beira de sofrer um dissabor. 
 
No próximo fim-de-semana temos o primeiro jogo grande do campeonato, com o Madeira Sad – Colégio João de Barros. Cá estaremos para lhe contar tudo sobre este e os outros encontros
 
Críticos Femininos

5 comentários:

Anónimo disse...

O Alpendorada (ARCA) anda a brincar?
Que vergonha de atitude. Onde estão as atletas...,
Meus senhores, Isto não é a segunda divisão.

Anónimo disse...

A fap nao nomeou para a PO09 oficias de mesa? porquê?

Anónimo disse...

se o objectivo do banhadas era ter 1 ou 2 comentarios por publicacao entao parabens porque conseguiu os seus objectivos...

Jorge Almeida disse...

Aproveito a mensagem dos Críticos Femininos para assinalar uma notícia de Andebol Feminino, mas desta vez do Andebol Feminino internacional, que saiu ontem na página da EHF na net: o abandono da carreira de praticante de Cecilie Leganger aos 39 anos (mais pormenores, ver em Inglês o link http://www.eurohandball.com/article/20235).

Para os quase únicos leitores deste blogue que não sabem o que representa Cecilie Leganger no nosso desporto, o CV desportivo dela é tão grande que me limito a deixar o link dela no Wikipedia em Inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Cecilie_Leganger.

Numa comparação grosseira, acho que ela está para o Andebol Feminino internacional como Andrey Lavrov para o Andebol Masculino internacional (ambos GR, ambos jogaram até terem idade para serem avós, ambos com uma postura exemplar dentro e fora de campo, só com a diferença desportiva de Lavrov ter sido tri-campeão olímpico e de Leganger nunca ter sido campeã olímpica). Para comparação, aqui vai a página de Lavrov no Wikipedia em Inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Andrey_Lavrov

Anónimo disse...

Quando temos a estreia da Seleção A, para ver o espetaculo do facebook da selecionadora.