gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 29 de julho de 2014

V Mundial Juvenil Feminino – 2014 – IX

Após ter terminado a Fase preliminar (60 jogos no total) da Fase Final do V Mundial Juvenil Feminino (Sub 18) - 2014 que está a decorrer desde 20 de Julho e vai até 3 de Agosto de 2014 na Macedónia. Jogaram-se os 1/8 Final e iniciou-se a disputa da Presidente’s CUP. 
 
PORTUGAL DERROTADO PELA ALEMANHA
 
Portugal está a efetuar uma participação, digna de todos os encómios que se possam fazer á equipa, apesar de existirem os detratores do costume, mas a esses, a equipa e toda a comitiva deve esquecer, mas as críticas com sentido construtivo devem ser aceites e procurarmos sempre uma melhoria efetiva da nossa competitividade. 
Depois de termos feito esta breve introdução, para nos situarmos na derrota hoje sofrida de forma inglória diante uma equipa Alemã que tecnicamente em nada nos é superior, mas hoje teve o fator “sorte” do seu lado. Que dizer de um jogo que sempre disputado nos limites e onde o equilíbrio foi por demais evidente, com a equipa portuguesa basta vezes no comando do marcador. Os primeiros 30 minutos terminaram com a Alemanha a vencer pela diferença mínima (12-11), com Portugal a realizar sempre recuperações, apesar dos 5 / metros sofridos. Nos segundos 30 minutos a equipa Portuguesa assumiu diversas vezes o comando do marcador obrigando as Alemãs a andarem atrás do “ prejuízo”, chegando a desfrutar de uma vantagem de cinco (5) golos aos 50 e aos 51 minutos, com respectivamente o marcador em 25-20 e 26-21, permitindo uma recuperação á adversária através dos maus passes e da ansiedade que se apoderou da equipa inclusive com a falha na marcação de um Livre de 7 metros cercados 26 minutos, tendo talvez sido este o momento chave do encontro, mas eis que a cinco segundos do fim Portugal faz 28-27, para no segundo seguinte Patrícia Rodrigues ser excluída e Portugal sofrer o Livre de 7 metros que daria a igualdade e o prolongamento imerecido á Alemanha. Resta dizer que após o 1.º Prolongamento a igualdade persistia agora a 33 golos, no final do 2.º Prolongamento nova igualdade agora a 36 golos, com Jéssica Ferreira, a defender um remate de ponta no último segundo do prolongamento. Não restavam duvidas o encontro seria decidido através dos Livres de 7 metros, e mesmo assim só após uma segunda série, quando Portugal falhou uma execução, por respeito á atleta e ao seu sofrimento não referimos o seu nome. Importante referir o conjunto no seu todo, mas mais uma vez não podemos deixar de referir o comportamento de Jéssica Ferreira nos momentos decisivos, nem os 17 golos de Patrícia Rodrigues, ou os 12 golos de Sandra Santiago. Agora apenas nos resta discutir o 9.º Lugar, que na nossa opinião seria “ouro sobre azul” como se costuma dizer e esta equipa merece tudo conformas sensatas palavras proferidas pela sua técnica Sandra Fernandes, ao sítio da FAP.
 
Ao fim de 72 jogos, a Portuguesa Jéssica Ferreira continua a ocupar o 1.º Lugar no Ranking dos Guarda-redes. 
Resultados dos 1/8 Final
Hungria 21 – 22 Holanda
Suécia 21 – 25 Rússia
Noruega 26 – 29 Brasil
Coreia 42 – 34 Japão
Alemanha 40 – 39 Portugal (Após 7 Metros)
Montenegro 31 – 22 Argentina
Croácia 22 – 28 Roménia
Dinamarca 33 – 22 França
 
De assinalar a vitória da Holanda sobre a Hungria, e salientar o excelente comportamento do Brasil, que ao vencer a Noruega, se apurou merecidamente para os 1/4 Final. No duelo Asiático, a Coreia impôs-se como seria de esperar ao Japão que irá defrontar Portugal nos jogos classificativos. 
 
Apurados 1/4 Final – 30-07-14
Holanda – Roménia (12H00)
Brasil - Montenegro (14H30)
Alemanha - Coreia (17H00)
Rússia – Dinamarca (19H30)
 
Jogos Classificativos (9.º ao 16.º Lugar) (20-07-14 a 02-08-14)
Dia 30-07-14
Hungria - Croácia (13H15)
Noruega – Argentina (15H30)
Portugal – Japão (17H45)
Suécia – França (20H00)
 
Resultados de jogos da Presidente’s CUP (28 e 29-07-14)
Dia 28-07-14
Tunísia 26 – 22 Paraguai
Macedónia 24 – 22 Angola
Cazaquistão 26 – 23 Congo
Uzbequistão 29 – 33 China
 
Não nos querendo tornar repetitivos, terminamos esta breve crónica, com muito obrigado a este jovem equipa que tão bem tem sabido dignificar o País que representa, esperando que esta continue a demonstrar o seu valor e mérito.
 
Datas das outras Fases
Os 1/4 Final em 30-07-14
Os jogos Classificativos do 9.º ao 16.º Lugar de 30-07-14 a 02-08-14
Os Jogos Classificativos do 5.º ao 8.º Lugar de 01 a 03-08-14
1/2 Final e Final em 01 e 03-08-14
 
Notas
Mantemos algumas das notas já referidas
  • No total da prova foram disputados exatamente de 100 jogos.
  • Participam nesta prova 24 Países, é apenas a segunda vez com 24 Países
  • Pela negativa, o baixo número de espectadores pelo menos nos jogos que temos presenciado.
  • Referenciando a 2.ª vitória da equipa organizadora da prova (Macedónia), sobre a lusófona Angola.
  • Do Grupo de Portugal na Fase Preliminar, apenas Montenegro, passou aos 1/4 Final, ao vencer, na nossa opinião a equipa mais fraca dos 1/8 de final.
  • A China obteve a sua 1.ª Vitória ao vencer a equipa mais fraca de toda a prova o Uzbequistão.
O Formador

7 comentários:

Anónimo disse...

vergonha, deviamos passar a Alemanha

Anónimo disse...

Excelente prestação das nossas jovens quase estavam nos 1/4 final face ao jogo jogado e as incidências mereciam...
A Selecionadora Sandra pode ser a Líder do STAFF TECNICO da FPA no Feminino, mas os responsáveis devem continuar a investir nos estágios e muita competição internacional para superar o processo de treino nos Clubes muito aquém das exigências do "Alto Rendimento".
Fico com a ideia que é necessário e fundamental valorizar os quadros técnicos do Sector Feminino com reciclagens ou presenças em estágios(fora e cá) com treinadores internacionais para bater a cara com a careta!
Abraço a todos aqueles que acreditam no Andebol português e se sacrificam todos os dias pela valorização das nossas jovens atletas.
ADC

Anónimo disse...

Parabéns à equipa.
Boa participação, acima do cuidado que a FAP dedicou a esta seleção.
Mas alguem me explica porque é que a chefe de delegação é uma funcionária? Não está em causa a dedicação da Leonor que entra muito bem no grupo, mas sim o facto de toda a gente no andebol europeu saber que ela é uma funcionária , simpática mas sem poder de se impor ou tomar uma posição dura face a algumas arbitragens como vimos.
Esse papel tinha de ser feito por alguem que não está no banco, com o prestigio de ser um alto diretor da Federação, como fazem os outros paises.
Mas com o presidente desaparecido,com o Augusto sem saber falar no estrangeiro, restam os diretores remunerados.
Mas esses têm mais que fazer do que ir para a Macedónia onde o alojamento é mau e a comida fraca.
É melhor ir para a praia do Pedrogão jogar andebol de praia.
Aliás, é para isso que se paga ao Diretor executivo Miguel Fernandes e aos vice presidentes Ricardo Andorinho e Eduardo Filipe.

Jorge Almeida disse...

Citando parte da mensagem do Banhadas:

"Pela negativa, o baixo número de espectadores pelo menos nos jogos que temos presenciado."

Também tenho essa mesma impressão.

É curioso, pois a organização do torneio anunciou antes da prova começar que não iria cobrar bilhetes em nenhum jogo do Mundial (ver link http://www.wch-mkd2014.mk/index.php/en/news/125-free-entrance-for-all-matches-of-women-youth-wc-2014).

Será que o Mundial foi bem publicitado lá na Macedónia?

Não quero crer que não haja publico para o Andebol na Macedónia. Quem tem 2 equipas como o Vardar e o Metalurg (é certo que ambas são de Skopje) que foram longe na Liga dos Campeões masculina da época passada, para além da equipa feminina do Vardar que foi à final four da Liga dos Campeões feminina, tem de ter público, e não só na capital.

Jorge Almeida disse...

1º) ADC, com todo o respeito, mas parece-me que o problema não está nas qualificações dos treinadores nacionais, mas sim na falta de tempo de treino, que implica falta de treino específico das posições atacantes (muita necessidade na 2ª linha), bem como de treino muscular e de treino de acções tão simples tais como o bloco defensivo.

A treinar 1 vez por semana como acontece em muitas equipas seniores femininas, não há treinador que faça milagres.

2º) Anónimo 29 de Julho de 2014 às 12:01, compartilho da sua opinião. Penso que isso só se resolve se elevarem Leonor à condição de Vice-Presidente da FAP.

Anónimo disse...

Devem os clubes contratarem treinadores com a qualidade do Prof ADC e desta forma, mesmo sem dinheiro, mesmo sem atletas acima dos 22 anos a treinarem de forma regular, o andebol feminino em Portugal vai dar o salto por que todos anseiam.

Depois se for preciso, nomeamos também o Prof para Selecionador, e assim, a 8 segs do fim quando estavamos a ganhar por 1 Alemanha, ele invadia o campo ou mandava o marcador do tempo abaixo, e neste altura, já eramos todos muito bons, pois estariamos novamente a lutar pelos 8 primeiros lugares.

Anónimo disse...

Anónimo 31 Julho 2014 às 11:59

é pena não haver vídeos da altura do Prof ADC!!
Mandar bolas para dentro do campo a 8 segs do fim é do melhor q havia na altura!!
Talvez tivesse sido boa estratégia...

Parabéns à comitiva portuguesa