gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 23 de julho de 2014

IX Jogos CPLP – 2014 - VI

IX JOGOS DESPORTIVOS DA CPLP
 “Juntos na Diversidade”

Finalmente foi divulgada a Lista final das convocadas. No passado dia 22 a FAP, notícia a mesma, incluindo que o calendário já é conhecido, mas nunca diz em lado nenhum, o horário dos jogos (o que se estranha). Pois continuam a ser muito escassas informações sobre o calendário competitivo dos IX jogos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que serão disputados em Luanda (Angola), de 26 de Julho a 02 de Agosto de 2014.
 
Fornecendo até informações erradas sobre a ordem dos jogos, pois o site da organização é claro. O Jogo Angola – Moçambique, será o jogo inaugural do torneio de Andebol, jogando ainda nesse dia Brasil - Cabo Verde e Portugal – ST e Príncipe. Assim Portugal não defronta ST e Príncipe numa das últimas jornadas porque a organização colocou um aviso de que a prova se inicia com a disputa da 5.ª Jornada. 
 
Mas existe um pormenor soberbo, a FAP divulga a sua comitiva, no dia 22, mas a Confederação do Desporto de Portugal, já no dia 20, divulgara uma Brochura com toda a comitiva. 
Calendário – Continua a ser omisso em dias e horas dos jogos (não o iremos repetir) 
 
Finalmente sabe-se que um árbitro (Nuno Santos - Nível 4), acompanha a comitiva, ainda bem, no entanto estranha-se que nem uma palavra tenha sido dita, como por exemplo qual o critério que presidiu á escolha. É uma apena a ausência de informações consideradas básicas. 
 
Voltamos a recordar que na última representação em Andebol Feminino (2010), em Moçambique também com uma equipa designada de Juniores C, que venceu a prova invicta (disputando 6 jogos). 
 
Termina-nos esta breve crónica, esperando que esta delegação nos proporcione uma representação com dignidade, são os nossos sinceros votos.
 
O Formador

9 comentários:

Interrogações disse...

Off Topic:

Ao que parece o silêncio do CA terminou. Começou a soltar circulares 3 em 2 dias... Incrível a velocidade de trabalho... Esperemos sinceramente que esta velocidade vertiginosa não seja a maior inimiga da perfeição...

A última circular da época... que deveria conter: "O terceiro comunicado oficial deverá ser elaborado no final de cada época desportiva e conter a seguinte informação:
a) Classificação de todos os quadros de arbitragem
b) Lista de Candidatos à ocupação das vagas
c) Lista da ocupação das vagas."

Lido isto temos mais uma confusão / atropelo intelectual... mas se calhar não mais que preciosismo de quem lê... época 2013 / 2014 ou 2014 / 2015... Dado que ao que parece foram feitas as circulares em época diferentes... Se calhar não tinham que ser feitas na mesma? fica a interrogação.

O que interessa é que saíram as classificações... e pouco depois a constituição provisória dos níveis de árbitros para a época 2014 / 2015 (os interessados (ou não) já sabiam com maior antecedência... a possível...)

Constata-se o mesmo problema da época anterior mas desta vez em duplicado as duplas Martins/Martins e Nicolau/Caçador (estes pelo 2.º ano consecutivo) não ficaram como diz o Título XV, Artigo 32.º, até ao 6.º lugar: "Em conformidade com as normas de acesso à qualificação Internacional emanadas pela EHF ou IHF, só poderão ser indicados pelo Conselho de Arbitragem para qualificação internacional, os árbitros que cumpram todos estes requisitos:
a) Obtenham classificação superior ao sexto lugar do Nível 4;" as duplas ficaram respectivamente 9.º e 10.º lugares... Como vão os dirigentes descalçar esta "bota"? Porque ao que parece a Lista provisória para 2014 / 2015 diz que são a 8.ª e 9.ª duplas nacionais? Fica a interrogação para mais uma confusão... ou um atropelo de arrepiar cabelo?!

Sem querer catalogar ou criticar os factores de avaliação... parece que as duplas que mais contestadas foram publicamente foram as que melhor arbitraram... outros parecem terem sido prejudicados por terem apontado a época a outros objetivos.

Mas o Arbitragem é pródiga em situações de anormalidade e de desrespeito normativo quando são os primeiros interessados e a exigirem o cumprimento por parte dos restantes agentes... Clubes e Jogadores...

Tem graça tem... Mas piada?! Nenhuma!

Interrogações disse...

Depois temos as coisas esquisitas e estranhas...

Como pode descer as duplas Marques / Correia e Francisco / Gonçalves qual foi o critério? Impercetivel a olho nú... mas acobertado de vontades assim entende-se... Segundo o Artigo 35.º do Título XV diz-nos no ponto 1 Alínea a): "Nível 4:
1 - Nº de vagas: 2 duplas
2 - A dupla melhor classificada do Nível 3 sobe diretamente.
3 - Duplas candidatas à segunda vaga: As duas duplas com menor avaliação do nível 4, e as, segunda e terceira melhores classificadas do nível 3, subindo a dupla com maior pontuação entre as candidatas."

Sobe diretamente Marinho/Novais OK.

Depois as duplas em consideração seriam Fernandes/Rodrigues (fazem parte da lista mesmo tendo-se licenciado a seu pedido no decorrer da época), Gonçalves/Francisco, Costa/Teixeira e Sá/Sá. Mesmo entendendo que Fontes não faria parte deste lote (árbitro Isolado)...

Facilmente teríamos a vaga preenchida por Costa/Teixeira, a melhor pontuação das 4... e depois a vaga da reforma de Rodrigues/Capela seria preenchida por Sá/Sá... Até aqui tudo se entende tudo para além disto... Nada perceptível ou mesmo compreensível.

Logo a dupla Francisco/Gonçalves da AA Madeira desceria de Nível passaria a 3 e a dupla Aveiro/Fernandes manteria o Nível 3... Ah... pois a AA Madeira perderia uma dupla... trocaram uma de AA Aveiro por uma da AA Madeira... Podiam ao menos ter a dignidade de justificar sem ser com artigos... Até porque o que diz no ponto 5 é claro: "No caso de Licenciamento de árbitros ou duplas, antes do início da época desportiva,
as vagas em aberto deverão ser ocupadas, por duplas candidatas ao nível em questão na época anterior, segundo os critérios anteriormente definidos para os acessos, consoante os níveis em que se enquadram."
E como TODOS sabem o licenciamento ainda foi no decorrer da época 2013/2014 e não como o CA tão avidamente tenta demonstrar com falsidades inteletuais.

Nos restantes níveis existe o mesmo nível de confusão inteletual deste CA... As regras do jogo são alteradas conforme a vontade manifesta de cada um... Temos de construir um Livro de Regras alternativo para ser apresentado... Este CA tudo se permite e tudo omite fazendo com que se acredite...

Mas só mesmo quem crê cegamente... Basta terem um pouco de trabalho a lerem o que é escrito e descrito. Assim todos entenderão como funciona o CA... Nada constrói e tudo destrói...

Outra inconsistência intelectual:"Os agentes reprovados (Valor total inferior a 50%) são despromovidos de categoria, no caso dos Árbitros, ou deixam de desempenhar funções Nacionais por um período mínimo de um ano, no caso dos Observadores e Oficiais de Mesa;"
O que aconteceu a Moleiro, Diogo... Desceram de nível. De 3 para 2 20,75 e 29,70. Justificação? Vejam a dos seguintes... vontades... não é verdade... Coelho, Cunha e Ceia Desceram de nível com a devida justificação. Ventura/Brito, Almeida, Teixeira, Menino/Mendes, Ressonha/Candeias, Carvalho/Barbosa, Borges/Augusto, Aranha, Ferreira/Gouveia o que se justifica para estes? Descida de nível só se for regional... e ???

Outros que mantêm nível? Sob que justificação...? A listagem das outrso situações! Almeida e Branco o licenciamento temporário dura até? Quando? de 30 dias a 1 ano é um pouco vasto e nada conclusivo...

As interrogações ficam... e a caravana passa e avança... Afiançando um novo início de época profícuo de (in)sucessos para a Arbitragem...

Se ao menos se limitassem a cumprir as regras... Isso SIM já era um começo.

Interrogações disse...

Depois algo nos chama à atenção: "Os árbitros que integram o Nível 1, por se considerar ser um grupo em formação,embora avaliados em termos de acompanhamento na formação, não serão classificados,
e a sua ascensão ao Nível superior será por recomendação e decisão do Conselho de Arbitragem, não podendo voltar à categoria regional sem terem no mínimo cumprido duas épocas como Nível 1"

Então porque saiu a classificação quantitativa das duplas?! Não entendemos... Será assim tão difícil cumprir o que está escrito? Não vejo este argumento Artigo 41.º alínea 2. ser invocado. Mas sinceramente parece que andamos para trás e para a frente nas regras e depois ninguém se entende... na Primeira listagem aparecem as duplas de nível 1 com notas (para justificar alguma coisa) e depois na segunda surgem sem nota... Qual o critério a implementar? Qual a verdade da verdade? Ou será que não existe verdade verdadeira? Apenas a verdade necessária que alguns precisavam de ler e ouvir para escutarem...

Assim justificam cegamente as promoções e despromoções? Independentemente do tempo de permanência no respetivo nível... Os quadros da circular nº. 20 da época de 2013/2014 de 12 de Maio... Jerónimo/Correia, Brasão/Frade, Freire sobem de Nível... Incrível em pouco mais de 2 meses... Novos prodígios da Arbitragem Nacional. Ventura/Brito não foram promovidos porque preferiram manter a sua atividade salutar como jogadores... Veremos se não terão de arbitrar os clubes da própria divisão como outros na época passada... (2013/2014) Gameiro/Marques...

Veremos no que dá mais uma invenção inventada... Não bastava ficarem como regionais...

Anónimo disse...

Com todo o respeito que as atletas que foram convocadas pela "seleccionadora" nacional me merecem.
Continuamos a ver mais do mesmo após o futebol o andebol anda atrás.
Não importa quem está em melhor formar ou se acabou de ser Campeão Nacional, levamos os amigos ou neste caso as amigas.
Não sei qual será o quadro competitivo dos países dos CPLP´s mas entrou uma nova seleccionadora com vícios antigos que deve de andar a brincar com quem trabalha ao longo do ano honestamente.
Fica gente em casa a ver pela televisão atletas que nem aos calcanhares lhe chegam, Valha me DEUS.
Talvez as queira promover digo eu!!!
Já que em alguns casos ninguém as conhece.
Desejo toda a sorte do mundo as atletas que façam o melhor que podem. Em alguns casos o que não sabem.

Anónimo disse...

Então banhadas?! Não comentas as classificações das arbitragens? Ao menos tu mostra a vergonha que isto foi!

Anónimo disse...

Hó Banhadas: dá espaço aos mercenários da arbitragem que eles querem defecar aqui! Poe lá as classificações que é para eles poderem dizer mal uns dos outros!

Anónimo disse...

Aposto a minha vida como aqueles dois passarinhos que ficaram em primeiro lugar vão ser benefeciados quase sempre ou sempre. À muito que se percebe que o caminho deles ou melhor a careira está desbravada. Vi algumas vezes actuar esta dupla de topo e que dizer? Má coordenação, fisicamente assim assim, tecnicamente um pouco pró fraco. Mais vale caír em graça do que ser engraçado.

Anónimo disse...

É uma vergonha alguns comentários feitos ás atletas das juniores C . Treinadores de bancada há muitos. Respeitas as atletas mas escreves que fazem aquilo que nao sabem ...Tem vergonha.

Anónimo disse...

ao anonimo das 09:49

Repito o que disse. As miudas não têm culpa por que não sabem mais. Só por ignorância é que se pode contrariar.
Não conheçes as atletas que foram chamadas de certeza para dizeres isso. As que fizeram percurso nas seleçoes anteriores sejam nacionais ou regionais e que ficaram no sofá conheces algumas.
É como no futebol levasse os amigos e pouco interessa quem está em melhor forma ou simplesmente é melhor. Mas tb dou o exemplo de seniores. Não percebo porque raio a Diana Roque não faz parte dos planos constantemente.
Para finalizar vai ver os jogos das miudas e depois poder responder direito.