gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 11 de abril de 2014

História do Andebol - I

O Portal da Federação, publicou no dia 08-04-14, um artigo sobre a história do andebol, que mereceu toda a nossa atenção, nomeadamente pela forma como está escrito, com uma narratária simples e objetiva. Em que nos é dado a conhecer o primeiro jogo das Seleções Nacionais de Andebol. Neste caso foi na variante de 11. Apenas um reparo, o texto não é assinado, o que é pena. No entanto o texto e a sua divulgação merecem os nossos parabéns.
 
Apenas transcrevemos parte dele, e colocamos uma imagem da seleção da altura, devidamente legendada.
LegendaI JOGO INTERNACIONAL EM NIORT (FRANÇA) EM 30-05-1948
Equipa Portuguesa – No primeiro plano e da esquerda para a direita: António Mário, Armando Campos, João Montalvão, António Pires, Marreiros e Macara. No segundo Plano e pela mesma ordem: Albeto (supl.) o árbitro (?) Suíço, Natividade, Mira, Abílio Serafim, Nunes, Valério, Polleri, Délio, Fabião e Acácio Rosa (selecionador)
(Fonte – Subsídios para a História do Andebol em Portugal de Garcia França)

Transcrição de parte do Texto da site da FAP.
 
A PRIMEIRA SELEÇÃO NACIONAL ESTREOU-SE HÁ 66 ANOS 
…..
Estavam dados os primeiros passos para a criação de uma Seleção Nacional mas seria preciso esperar até 1948 para Portugal marcar presença num grande palco, no caso o Campeonato do Mundo, em França, na segunda edição da prova.
 
Frente aos franceses, a primeira Seleção de sempre perdeu por 6-3 depois de uma viagem inesquecível e atribulada até Niort. 
 
O guarda-redes do Belenenses, Délio Ferreira ficará para sempre como primeiro internacional português. António Pires (GD Ferroviário de Campanhã) marcou dois golo e João Montalvão (Estrela e Vigorosa) o terceiro da partida com os franceses. 
 
A restante equipa era composta por Artur Mira, Adriano Natividade, Abílio Serafim, Valério Pacheco, Fernando Nunes, António Mário, Armando Campos, José Marreiros e Henrique Fabião. 
 
O primeiro jogo internacional em Portugal realizou-se no Porto, um ano mais tarde, a 29 de maio de 1949, e, desta vez, a Seleção de Acácio Rosa bateu a França por 7-6.
 
Na mesma altura, em Cascais, Henrique Feist organizava o primeiro torneio de andebol de 7.”
(Fonte site da FAP)

O Historiador

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por este pedacinho da história do Andebol em Portugal, eu tenho todos os livros do Garcia França.por acaso alguém sabe se le ainda é vivo, fazia um geitão, com os seus dotes de juntar a estatitisca toda.

Carlos Garcia disse...

Faleceu em 10 de abril de 2022. Paz à sua alma.