gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PO08 – 2013 / 2014 – 2.ª Fase - Sorteio

Realizou-se (18-03-14) o sorteio da 2.ª Fase da PO08, prova não fixa, com 10 zonas. 
 
PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos
 
Esta prova manteve o mesmo número de zonas (10) que na época transata embora se tenham verificado alguns ajustamentos na sua constituição, certamente com o objetivo de um melhor aproveitamento, face às equipas inscritas, tornando a prova nesta fase mais económica. 
 
Esta prova teve um aumento do número de participantes, embora seja apenas de cerca de 6%, passando de 104 para 110 equipas as participantes na 1.ª Fase.
 
Nota: Existem sobre esta prova os CO N.º 14, 20 (onde é indicado a estrutura e formato competitivo) e 21 (reforça o n.º 14 e faz a delegação de competências).
 
Zonas na 1.ª Fase e equipas Apuradas (32)
 
Zona 1 – ABC “A”, AC Fafe “A”, CCR Fermentões e Xico Andebol (4 equipas)
Zona 2 – Académico FC, Ismai, Águas Santas, São Mamede, Boavista FC “A”, Santo Tirso e Col. Carvalhos (7 equipas)
Zona 3 – CD Feirense “A”, ADA Canelas, CD Pateira e AD Sanjoanense (4 equipas)
Zona 4 – AC Lamego, NA Penedono e GC Tarouca (3 equipas)
Zona 5 – Batalha AC e AC Sismaria (2 equipas)
Zona 6 – Samora Correia e ADC Benavente (2 equipas)
Zona 7 – Benfica, Sporting “A”, Ginásio Sul e Almada AC (4 equipas)
Zona 8 – Alto Moinho “A” e Vitória FC (2 equipas)
Zona 9 – Évora AC e CCP Serpa (2 equipas)
Zona 10 – Vela Tavira e Costa Doiro (2 equipas)
 
Notas 

  • Não se entende os motivos pelos quais a AA Santarém, não tem no site da FPA conforme determinam as normas publicada a a zona realizada sob a sua responsabilidade.
  • Não é explicado qual o motivo de n zona 10 ser apurado o Costa Doiro quando o segundo classificado da zona é o Lagoa AC, uma explicação não teria sido simples nos textos que se escrevem para o site, perguntamos.
Modelo Competitivo
 
Os clubes apurados da 1ª Fase serão agrupados na 2ª Fase em 4 zonas geográficas (TXT a 2 voltas). O 1º Classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final. O 2º Classificado de cada zona disputa com o representante dos Açores e Madeira uma fase de apuramento para a Fase Final (2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1 volta-regime concentração) apurando-se o 1º Classificado de cada grupo. 
 
A Fase Final será disputada por 6 clubes (1ª Fase 2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1 volta-regime concentração) para apurar o Campeão Nacional.
 
Nota – O texto na sua redação sobre a Fase Final é completamente omisso sobre a forma como será encontrado o Campeão Nacional, pois ao referir uma 1.ª Fase pressupõe a existência de uma 2.ª Fase no mínimo, mas infelizmente nada é escrito, ficando tudo ao sabor do improviso e da falta de clareza.
 
Na época 2012/2013, realizou-se umas chamadas 1/2 Finais, onde estiveram presentes os 2 primeiros classificados de cada Grupo da 1.ª Fase, e só posteriormente se disputaram os jogos que definiram não só o Campeão como as restantes classificações e esta época como será?
 
2.ª Fase – 32 equipas – Inicio em 02-03-14 e terminará previsivelmente em 25-05-14 
 
Constituição e Sorteios das Zonas da 2.ª Fase
 
Zona 1 – São Mamede, Águas Santas, ABC “A”, AC Fafe “A”, Ismai, CCR Fermentões, Xico Andebol e Santo Tirso.
1.ª Jornada 
Zona 2 – AC Lamego, Académico FC, AD Sanjoanense, Boavista FC “A”, CD Feirense “A”, Col. Carvalhos, GC Tarouca e NA Penedono.
1.ª Jornada 
Zona 3 – Sismaria, ADA Canelas, ADC Benavente, Batalha AC, CD Pateira, Samora Correia, Benfica e Sporting.
1.ª Jornada 
Zona 4 – Costa Doiro, Almada AC, Vela Tavira, CCP Serpa, Alto Moinho “A”, Ginásio Sul, Vitória FC e Évora AC
1.ª Jornada 
Nota – exatamente a mesma nota que colocamos para a PO12 “Os custos para as equipas na Zona 4, serão certamente muito mais elevados do que nas restantes zonas. Apesar de os custos na Zona 2, também não serem baixos, pensamos que será uma situação a rever pela FAP em futuras provas deste escalão”.
 
O Formador

7 comentários:

Anónimo disse...

Existem efectivamente algumas coisas absurdas.
Em primeiro lugar, não se percebe a crítica sobre a AA Santarém, porque os dados encontram-se lá. Com um erro de ortografia, mas encontram-se lá. E não se compreende também a fixação sobre os custos nas zonas 2 e 4, quando na 3 não há grandes diferenças. Uma deslocação de Almada a Tavira não é assim tão diferente de Lisboa a Canelas...
Mas o que é fantástico é a impassividade com que uma Associação, a de Aveiro, consegue continuar a realizar um apuramento depois do sorteio feito, e até se deu ao luxo de ter uma jornada dupla fora do período autorizado. E só a introdução tardia (foi um hábito constante durante o apuramento...) de uma derrota por falta de comparência do S. Bernardo permitiu que, matematicamente, se pudessem dizer quais as equipas apuradas. E sobre isto, que se encontra programado há meses, nem uma palavra.
Por último, é absurdo o tipo de apuramento realizado, com zonas quase sem competição, e com o mesmo número de apuramentos que outras. O Algarve apurou dois clubes com cinco participantes, sendo que parece que um deles desistiu do apuramento e passou ao terceiro subvertendo a verdade desportiva. O mesmo aconteceu no Alentejo, com 2 em 5, e parecido em Setúbal, com 2 em 6. Leiria e Santarém apura 2 em 7. De repente passamos a apurar 3 e 9 (Viseu), para os 4 em 11 de Braga. Lisboa, com 15 e Aveiro, com 18, apuram o mesmo que Braga, onde para cúmulo dois dos participantes eram equipas "B"...
Há que rever tudo isto, e repensar os moldes do campeonato. Fazer zonas regionais com clubes para encher e "ganhar" mais representantes nas fases finais tem de ser reverificado. Sob pena de registarmos um falso aumento de equipas que a ninguém interessa.

Interrogações disse...

Off Topic:

Mais lenha para a fogueira que é este CA para continuar a arder... Qual Gasolina que não há fogo que salve ou quem deve conseguirá apagar...

Na listagem publicada de Observadores para a época 2013/2014 agora que caminhamos para o Final da 1ª fase algumas dúvidas se adensam... Porque existirá a disparidade entre os observadores? Desde 0 até 20 Observações por Observador?! Estranho?! Ou será que afinal nem todos são capazes / capacitados? Meteram dispensas de Longa Duração?! Nas Dispensas / Impedimentos!? Nada...

Para quem vendia a credibilidade e Transparência como IMAGEM está a deixar muito a desejar... MUITO MESMO!

O que aconteceu dos que faziam parte dessa lista... Sousa, Silva, Ferreira, Francisco, Sobral, Francisco? Qual foi o seu destino que em 6 meses... Nada?! Se calhar já faltam esclarecimentos?! Ou teremos de aguardar pela famigerada relação FINAL?!

Será que vamos manter o secretismo?! Ou é só para enganar os pobres de espírito?!

Mas sinceramente expliquem-me... Existem coisas que são verdadeiramente incompreensíveis... Mas será que são mesmo todos Observadores?! Ou será que alguns só são mesmo Delegados?! Entenda-se... Porque para este CA e seus membros acessórios regimentares ninguém se consegue entender...

Parece que caminhamos com mais secretismo a cada dia que passa... De caminho temos de olhar por cima do ombro para sabermos quem é o quê?! Pergunta-se a essas pessoas... e nem eles próprios nomeados parecem saber explicar?! Mas quem dirá o quê?!

Quem Manda, Desmanda, Nomeia, Desnomeia?! Avalia ou Não Avalia? Pontua e Não Pontua?!

Este CA é triste, deixa muito a desejar com tamanhos erros destrutivos e arrasadores do funcionamento da arbitragem... ISto para já nem ler o Título 15... As Atrocidades cometidas e violações regulamentares ainda são mais prementes.

Continuaremos a assistir ao Ridículo??! Continuaremos a ter os árbitros e observadores a olharem uns para os outros sem cada um saber o que anda a fazer?!

Com árbitros sistematicamente protegidos pelos mesmos Delegados / Observadores para poderem prejudicar deliberadamente os Clubes que se lhes apetece...

Precisamos de poupar mas como é concebível que uma dupla de árbitros tenha sido acompanhada em 13 jogos com delegado/observador por em 7 ocasiões serem a mesma pessoa?! (Delegado / Observador) ISTO É SURREAL!?!?

Também será que o Sistema Informático já faz nomeações de DELEGADOS / OBSERVADORES?! Ou será que anda muito fumo? Nem é normal nesta época do ano?!

Anónimo disse...

O Lagoa abdicou da passagem à 2ª Fase. Por isso passou o 3º classificado.

Anónimo disse...

então o boa-hora não se apurou com a treinadora melhor do mundo ahahah.......

Anónimo disse...

quais as equipas mais fortes?

Anónimo disse...

Pois, caro Formador... e que tal uma análise mínima sobre o que esperar desta prova, e em especial das equipas? Isso sim, era informar...

Anónimo disse...

Nao vejo o Belenenses em grupo nenhum, mais um sinal de mudanca no belem! Nem á fase do nacional passaram... AUUUGA!!!