gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 09 – 2013 / 2014

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
9.ª Jornada
Juventude Mar 25 - 24 CS Madeira (antecipado)
CA Leça 18 - 41 Madeira SAD (antecipado)
Dia 23-11-13
João Barros 25 - 24 JAC-Alcanena
Vela Tavira 26 - 30 Colégio Gaia
Juventude Lis 25 - 21 Maiastars
Assomada 28 - 35 Alavarium

Foi um fim-de-semana com apenas 4 jogos mas com um jogo grande que correspondeu às expectativas. Antes de iniciar a análise, somos obrigados a falar sobre as nomeações. Não comentamos nunca arbitragens neste espaço de discussão mas somos sempre críticos quando os melhores árbitros são afastados da prova maior do andebol feminino português. Este ano, o conselho de arbitragem tem feito gato sapato da primeira divisão feminina e este fim-de-semana foi mais um exemplo disto com todos os jogos da jornada a terem nomeações de árbitros de terceira! Os jogos da PO1 e PO2 têm todos árbitros de categoria superior e os da PO9, árbitros de terceira categoria. Inclusivamente, um jogo entre candidatos ao título. É bom que a FAP fale com o Conselho de Arbitragem porque as boas práticas do ano passado foram completamente esquecidas. E tem sido assim desde o início do ano?

Mas vamos ao que interessa. O grande jogo da jornada opunha o Colégio João de Barros ao JAC e não defraudou as expectativas, com bastante qualidade e equilíbrio. Apesar da derrota, o JAC mostrou que é candidato ao título. Depois de vencer a Madeira, discutiu até ao último segundo o jogo em casa da única equipa invicta do campeonato. Tem aquela que, até ao momento, tem sido a melhor jogadora do campeonato, Patrícia Rodrigues. A jovem prodígio deu mais um grande espetáculo, sendo o verdadeiro abono de família da equipa de Alcanena. A equipa é boa, de facto, mas se tirarmos Patrícia Rodrigues a equipa torna-se uma equipa com muitas dificuldades. Faltou serenidade nos momentos chave do encontro e a completa intranquilidade do banco, onde os protestos com a arbitragem retiraram discernimento, retiraram à equipa sensação do campeonato a hipótese de vencer um jogo onde o que nos impressionou foi a qualidade defensiva desta equipa, algo que antes era o seu calcanhar de Aquiles. Estamos muito curiosos quanto à próxima jornada em que o Jac vai a Aveiro e perante um Alavarium que tem jogado sem Ana Seabra tem uma grande oportunidade de vencer e assumir a sua candidatura ao título. O Colégio João de Barros segue de vento em popa. Sofreu muito para manter a invencibilidade mas a sua serenidade (muito influenciada pela postura tranquila do seu treinador, Paulo Félix) valeu-lhe a vitória. Maria Pereira, desde o primeiro minuto, mostrou que está em excelente forma e, com o correr do jogo, apareceu Dulce Pina que parece talhada para estes jogos grandes e que nem a falta de treino a parece afetar. A equipa tem mais soluções do que o ano passado, respira confiança e é, na nossa opinião, a melhor defesa do campeonato, com uma compleição física fantástica. Será este, finalmente, o ano do Colégio João de Barros? Para já, tudo corre na perfeição. Para a semana, terão o seu grande teste, na sua deslocação ao Funchal!

Em Lisboa, o Alavarium venceu o Assomada. As campeãs nacionais fizeram um jogo mediano, sem grande brilhantismo, mas sempre com o resultado a uma distância confortável. Mariana Lopes e Cláudia Correia parecem atravessar bons momentos de forma e saúda-se o regresso da esquerdina Lisa Antunes após prolongada ausência por lesão, com a ponta esquerda Ana Marques a ser a melhor marcadora. Ana Seabra e Filipa Fontes continuam de fora por lesão e veremos se esta equipa remendada tem capacidade para bater as 2 equipas em melhor forma do campeonato: JAC e Colégio João de Barros. O Assomada, apesar da derrota, fez um jogo bastante bem conseguido diante das campeãs nacionais. Nádia Fernandes e Carla Mendes foram uma dor de cabeça para a equipa aveirense e é pena que defensivamente a equipa não consiga ter uma boa organização porque ofensivamente este enorme viveiro de jogadoras está a começar a funcionar e começa agora a mostrar mais adaptação à realidade da 1ª divisão.
 
Em Tavira, o Colégio de Gaia venceu mas com uma exibição muito apagada. A equipa continua muito longe do que pode produzir, mas acreditamos que pode melhorar e lutar por um lugar nos 4 primeiros. Mas há que trabalhar mais e modernizar um sistema ofensivo algo arcaico. Sara Andrade fez a melhor exibição da época com golos de belo efeito. Mas o Colégio de Gaia desperdiçou inúmeros ataques com falhas técnicas, mas valeu uma boa postura defensiva que complicou muito a vida às algarvias. O Vela de Tavira continua a ser a única equipa sem vitórias no campeonato. Joana Reis fez o seu terceiro jogo da época, após lesão e, apesar de estar longe do que pode fazer vem acrescentar qualidade às algarvias. Mas, além dela e das manas Faleiros, a equipa continua a render pouco e duvidamos que possa melhorar muito com a maior parte das suas jogadoras, por compromissos académicos, a nunca poderem treinar juntas.
 
Por último, um jogo muito interessante opôs a Juve Lis e o Maiastars. A equipa da Maia fez uma grande primeira parte defensiva, anulando por completo o ataque leiriense e dominando toda a primeira parte. No entanto, na segunda parte, a equipa perdeu agressividade defensiva e os inúmeros erros ofensivos permitiram contra-ataques ao adversário e valeram-lhe a derrota. Algumas lesões têm fragilizado as maiatas mas em boa verdade a única rematadora de primeira linha que consegue marcar golos é a jovem Diana Oliveira que, nos dias de hoje, joga a um nível muito acima das suas colegas, além naturalmente de Ana Silva. O Maia é completamente dependente das suas esquerdinas que são jogadoras de outra dimensão. Mas o que é mais confrangedor neste Maiastars é a pobreza do seu jogo ofensivo. Se não tem atiradoras, deveria ter no seu modelo ofensivo combinações que permitissem outros recursos. Mas o seu jogo continua pobre e previsível. Já a Juve Lis mostrou que está a subir de forma, tal como já tínhamos referido na nossa última crónica. Nos primeiros jogos desta época, as leirienses estavam péssimas defensivamente e parecem agora começar a voltar a uma das suas características mais fortes no passado. Além disso, as vitórias trazem confiança e esta jovem equipa começa a mostrar o que vale. É verdade que continuam muito dependente das rematadoras Ana Gante e Patrícia Mendes mas a equipa quando defende bem, como foi o caso deste Sábado, consegue aproveitar para sair bem em contra-ataque. Foi uma vitória muito mais sofrida do que os números indicam mas muito saborosa e um sinal que a Juve Lis é presença garantida nos play-offs.
 
Para a semana, o campeonato pára devido a trabalhos das seleções jovens mas, daqui a 2 semanas, vem aí uma jornada escaldante onde os 4 candidatos ao título se enfrentam: Madeira Sad / Colégio João de Barros e Alavarium / JAC. Cá estaremos para lhe contar tudo da mais escaldante jornada até ao momento do campeonato.
 
Críticos Femininos

15 comentários:

Anónimo disse...

Como é que o treinador do JBarros não havia de estar sereno!Estão a atirar areia para os olhos de quem?O jogo passou na andebol TV, sabem?Vejam por exº só o último lance do JAC protagonizado pela Vanessa na ponta direita a 20 segundos do fim com o resultado em 25/24!!!E a exclusão da Raquel Sarmento a 3 minutos do fim? E a placagem da Neuza quando ia isolada para a baliza que nem falta foi?Querem mais 10 lances???Quem os nomeou e porquê?O Bruno ainda escapa, mas o Sr Márcio é um lixo vergonhoso e frustrado que nem servirá para apitar jogos de infantis.

Anónimo disse...

Vi o CJB - JAC pela andebol TV e gostei do jogo. foram duas grandes equipas dentro de campo, pena a dupla de arbitragem não estar ao nível do jogo e onde me pareceu que o cjb foi beneficiado já na parte final. mas como o banhadas diz "Os jogos da PO1 e PO2 têm todos árbitros de categoria superior e os da PO9, árbitros de terceira categoria. Inclusivamente, um jogo entre candidatos ao título", quando o CA está-se nas tintas para o feminino...

Anónimo disse...

JAC mostrou que pode ganhar o título. E daqui a 15 dias em Aveiro vai ganhar e mostrar às meninas do Alavarium que as campeãs vão perder o pouso este ano!

Anónimo disse...

O resultado do Vela Tavira x Colégio de Gaia está mal! O resultado final foi 26-30.

Anónimo disse...

Marco, por muita razão que tenhas (e por acaso até tens razão de queixa neste jogo), já andas nesta vida á tempo demais para saberes que não vale a pena andares aos saltos no banco e a ralhar com os árbitros. Só te prejudicas a ti, ao teu clube e principalmente as tuas atletas.
Tens equipa para ambicionar ao título, mas isso só se atinge com muito trabalho e muita calma durante os jogos. Elas também precisam de ter calma e tu histérico de todo não ajudas em nada.
E têm sempre a 2ª volta para corrigir a coisa.

Anónimo disse...

Último ataque do CJB é PASSOS! Claros como a ÁGUA! A LD saltou, caiu e entregou a bola em mão qual carteiro á sua colega só um CEGO não vê mas como dizia o outro ele viu mas não marcou!

Anónimo disse...

O Marco sempre foi assim e há de continuar... Os árbitros têm a mania que são bons e não respeitam o trabalho do grande treinador que o Marco é.

COm o Marco ninguém brinca, se todos podem ser criticados porque é que o Marco não pode criticar os árbitros? Devem ter a mania que são intocáveis...

Cambada de classe arrogante.

Anónimo disse...

Como querem que o Marco se cale? Tomara os árbitros saber tanto de andebol como ele...

Depois querem que o banco do JAC esteja calado... Os burros do apito sabem menos de regras do que o Marco e querem que ele os trate com respeito?

Anónimo disse...

Como é que o João Barros não havia de estar sereno! Mas estão a atirar areia para os olhos de quem? e vejam o última jogada de ataque do JAC por parte da Vanessa na ponta direita a 20seg do fim, estava 25/24...e o lance da exclusão da raquel a 3min do fim por ter feito sombra à malcato no CAtaque...e a placagem à Neuza no CAtaque que nem sequer foi falta para a grande dupla de árbitros nomeada para este jogo da 5ª divisão distrital. Sabe-se lá porque foi nomeada...para poupar dinheiro nas deslocações d quem? O Bruno coitado anda acompanhado de um triste arrogante que tem a mania que é esperto (pois é sr grande Márcio), mas pode-lhe sair o tiro pela culatra!

Anónimo disse...

O Jac apenas perdeu o jogo devido a falta de atitude por parte do seu treinador e atletas.
foi um jogo de grande qualidade por parte das duas equipas, mas ganhou a equipa que nos momentos chaves manteve a calma. sim porque dois ataques foram tirados ao Jac por a indiscernibilidade do treinador. inadmissível para quem quer ser campeão. e para alem do mais é vergonhoso as pessoas que acompanham o Jac estarem a falar mal das atletas do CJB se elas não têm culpa da arbitragem dentro de campo. e não se esqueçam que o jogo tem 60 minutos e não só os últimos minutos decidem o encontro. O CJB esteve sempre a frente e ganhou. Agora falar em arbitragem é fácil, difícil é conseguir combate-la com CALMA. Alem do mais foi um grande jogo, parabéns as duas equipas.

Anónimo disse...

acho que generalizar a classe TODA como arrogante, é exagerar!
obviamente que existem muitos que o são ... mas e os que não são pagam pelos outros?
o marco é um bom treinador e todos o sabem, mas não se pode achar melhor que os outros ao ponto de andar aos saltos feito canguru no banco! existe um limite, para todos !

espero que o campeonato continue assim até ao fim! assim dá vontade assistir!

Anónimo disse...

Não vi ninguém a tratar mal as atletas do CJB e fui uma das 10 pessoas que esteve a ver o jogo no pavilhão. Acho inclusive que nenhuma das equipas precisava de ajuda de 3os para vencer o jogo, no entanto o CJB acabou por ser beneficiado e com isso consegue manter-se invicto. Mas concordo, o jogo não se resume aos últimos minutos, mas no decorrer do jogo, houveram algumas situações tristes. Mas não vale a pena chover no molhado, foi um bom jogo para quem o viu, pena os elementos de vermelho.

Anónimo disse...

É vergonhosa a forma como o banco do Jac trata os árbitros. Mas esquecem-se que na semana anterior foram levados ao colo contra a Juve Lis, roubadinha em Alcanena!

O Marco sempre que perde ataca os árbitros. Típico!

Anónimo disse...

O jogo deu em direto na andebol tv, ta tudo claro so nao ve quem nao quer. Foi bem sujinho, sujinhi, sujinho. É triste ver jogos de grande qualidade, com jogadoras de grande qualidade, com treinadores de grande qualidade e derrepente dois burros, por seu nome arbitros deitarem por terra todo o trabalho que os treinadores desenvolvem ao longo das semanas, meses... por isso pede-se que o conselho de arbitragem, e os senhores do apito nao brinquem mais com o andebol feminino. É realmente triste tudo isto

Anónimo disse...

Raramente aqui venho, mas hoje deu-me para ler os comentários deste texto, que diga-se desde já considero be feito e a favor do desenvolvimento do andebol feminino, mas reparo com tristeza, que a grande maioria dos comentários é a chamar no minimo burros aos árbitos, eu posso não gostar deles ou dos seus dirigentes , mas parece-me que só haver espertos nos treinadores, tambem um exaagero a toda a prova. E dava um conselho falem de andebol, isso sim era bonito. Mas alguns dos comentadores e já reparei fazem-no por despeito ou por encomenda olham em demasia para o seu umbiço e assim o andebol em especial o feminino não vai longe.

Um abraço