gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 06 – 2013 / 2014

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
4.ª Jornada
Alavarium 40 - 24 Juventude Lis
5.ª Jornada
JAC-Alcanena 48 - 19 Juventude Mar
Colégio Gaia 28 - 24 Juventude Lis
CA Leça 22 - 21 Maiastars (15H00)
João Barros - Alavarium (Adiado 15-12-13)

Foi um fim-de-semana com apenas 4 encontros, com 2 jogos muito desequilibrados e 2 bem mais equilibrados.
 
O jogo mais equilibrado da jornada ocorreu em Leça com o Cale a receber o Maiastars. Foi um jogo muito emotivo, mas muito mal jogado. Um péssimo espetáculo de andebol com falhas técnicas intermináveis e constantes paragens do jogo para assistências às atletas. O jogo foi sempre muito equilibrado, embora o Maiastars tenha tido um ligeiro ascendente na maior parte do jogo, com Ana Silva e Ana Sousa em bom plano, esta última num jogo especial e quente contra a sua ex-equipa. Não se compreende muito bem que o Maiastars sem ter nenhuma rematadora de 1ª linha, opte por colocar Renata Pereira a pivot. Opções estranhas de uma equipa que não sabemos se é liderada por José Carlos Ribas ou Raquel Silva que parecia assumir o controlo da equipa a maioria das vezes. O Cale viveu de mais uma boa exibição de Maria Rodrigues e de uma segunda parte fantástica de Daniela Mendes que furou como quis a defesa da equipa da Maia. Além disso, teve uma Sara Amorim que fez uma grande segunda parte, sendo uma das grandes responsáveis pela reviravolta. Já vimos a equipa de Leça fazer melhores jogos mas nem as inúmeras falhas técnicas impediram a equipa de obter a sua segunda vitória no campeonato perante um rival direto.
 
Em Alcanena tivemos o jogo mais desequilibrado da jornada e com números que já não se usam. Sem Teresa Santos, Sandra Peixoto e Ana Couto, a Juve Mar apresentou-se pessimamente em Alcanena e apenas Joana Terras esteve a um nível de primeira divisão. Mau demais para ser verdade pelo que nos abstemos de fazer mais comentários. O Jac fez uma grande exibição e mostrou que atravessa um grande momento de forma. Patrícia Rodrigues voltou a mostrar a fantástica jogadora que é e as pontas Vanessa Oliveira e Ana Henriques esmagaram o adversário no contra-ataque. Esta equipa do Jac está a fazer um grande arranque de época e tem tudo para sonhar com voos mais altos. Veremos até que ponto a instabilidade emocional que a equipa apresenta em alguns momentos não pode complicar as coisas a uma equipa que continua a sua ascensão no andebol feminino português.
 
Em Gaia, o Colégio venceu a Juve Lis mas passou por sérios apuros. A equipa de Paula Castro entrou muito mal na partida, horrível do ponto de vista defensivo e no ataque a viver muito de Vanessa Silva e Helena Soares. Mas, uma vez mais, a melhor jogadora foi Sandra Santiago e a pergunta é: Porque é que começa sempre os jogos no banco se é a melhor jogadora da equipa? O Colégio de Gaia, depois da derrota em Aveiro na primeira jornada, tem tido uma série de jogos acessíveis e a grande questão vai ser saber se Paula Castro, nos jogos mais difíceis, continuará a deixar a sua melhor jogadora no banco, apostando em jogadoras de qualidade muito duvidosa. A Juve Lis fez uma grande primeira parte, defendendo a um grande nível e com as suas pontas em grande plano: Francisca Marques e Ana Fonseca. Mas, na segunda parte, faltaram pernas a uma equipa a quem falta alguma experiência para quebrar ritmos de jogo. Estamos longe da Juve Lis da época passada mas a equipa mostra luta e vontade. Mas isso não chega a este nível.
 
No domingo, a Juve Lis deslocou-se a Aveiro mas o jogo foi completamente diferente, não tendo qualquer hipótese desde o início. Na primeira parte, a única a conseguir reagir foi Ana Gante que conseguiu ultrapassar a defesa individual do Alavarium e na segunda parte apenas Patrícia Mendes conseguia encontrar o caminho da baliza contrária. Fisicamente, a equipa pareceu nunca conseguir recuperar do esforço da véspera. O Alavarium continua a justificar o estatuto de campeão e Ana Marques esteve em grande plano, muito bem acompanhada por Mónica Soares que parece já integrada no esquema aveirense e que parece de volta ao seu melhor nível, tal como Mariana Lopes que mantém a bitola elevada, o que torna a equipa de Ulisses Pereira temível pelo seu poder de remate da primeira linha. Estamos convictos que as campeãs nacionais terão problemas quando os seus adversários conseguirem preparar-se devidamente para a defesa individual que efetuam.
 
O campeonato para agora durante 3 semanas devido aos compromissos da seleção. Boa sorte é o que desejamos.
 
Críticos Femininos

39 comentários:

Anónimo disse...

a minha pergunta é a seguinte: sem tirar qualquer valor ou ambição e dedicação a modalidade que as atletas tem se este resultado tão desnivelado 48-19 se vale mesmo a pena ter tantas equipas na primeira divisão ou se não se devia repensar retirar pelo menos duas equipas e ter uma primeira divisão mais equilibrada. É que este resultado eu não me lembro de nada igual nem no tempo da super poderosa Madeira Sad quando cilindrava as adversárias não me lembro mesmo de um resultado assim. Com resultados tão desnivelados como este e com tão poucas equipas na segunda divisão penso que se deveria pensar melhor se realmente vale mesmo a pena ter tantas equipas.
PS Não estou contra nenhuma equipa concreta porque não tenho nenhuma equipa favorita é apenas uma opinião...

Anónimo disse...

a minha pergunta é a seguinte: sem tirar qualquer valor ou ambição e dedicação a modalidade que as atletas tem se este resultado tão desnivelado 48-19 se vale mesmo a pena ter tantas equipas na primeira divisão ou se não se devia repensar retirar pelo menos duas equipas e ter uma primeira divisão mais equilibrada. É que este resultado eu não me lembro de nada igual nem no tempo da super poderosa Madeira Sad quando cilindrava as adversárias não me lembro mesmo de um resultado assim. Com resultados tão desnivelados como este e com tão poucas equipas na segunda divisão penso que se deveria pensar melhor se realmente vale mesmo a pena ter tantas equipas.
PS Não estou contra nenhuma equipa concreta porque não tenho nenhuma equipa favorita é apenas uma opinião...

Anónimo disse...

O Jac faz sempre bons jogos na primeira fase e contra equipas do seu campeonato, no play off com equipas superiores morrem para a vida...

Anónimo disse...

Banhadas escusa de desejar boa sorte porque nos jogos internacionais quer de clubes quer de selecções somos sempre a mesma vergonha, somos sempre os coitadinhos. Na expressão não batam mais no ceguinho nós somos sempre o ceguinho. Enquanto tiver-mos jogadoras só para nível interno e que se acham muito boas a jogar mas depois chegam a selecção e não se esforçam nem dignificam a camisola que vestem nunca mais chegamos a lado nenhum. Em portugal a jogar são as estrelas mas fora parecem barbies a jogar, tem medo de partir as unhas.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 14 de Outubro de 2013 às 16:36

Por isso é que a "poderosa" JUVE precisou de 3 jogos para vencer o JAC no Play-off da época passada e dois dos jogos foram a prolongamento por falta de calma das alcanenenses e não por mérito da JUVE. E depois disso o JAC até ganhou na fase seguinte, por isso o seu comentário é estúpido e rigorosamente absurdo.
E não se esqueça que também na última época o CJB foi perder em Alcanena. É muito bonito mandarem estas bocas, mas gostava de ver quem é que conseguia ficar em 5º lugar no seu segundo ano de Séniores e ainda por cima com mais de metade da equipa ainda Júnior e Juvenil.
E já agora, quando considera equipas "do seu campeonato" podemos englobar a SAD este ano?

Anónimo disse...

Reduzir o número de equipas? Está tudo maluco? A PO9 é hoje muito mais equilibrada do que a PO1. Dias maus todos temos e a Juve Mar jogou sem 3 pedras influentes.

Em relação à Paula Marisa, a Prof tem que agradar sempre às meninas bonitas, não se esqueçam...

Anónimo disse...

Que graça a maneira que certa gente fala do jac... esquecem-se é que ainda sao umas miudas e a sua ascençao começa a ser notóriae dai talvez causar algum mau estar a essa gente.

Anónimo disse...

mónica soares fora da selecção ?

Anónimo disse...

Crónica de fim-de-semana no feminino 06—2013/2014
Banhadas disse sobre o jogo
CA Leça 22 - 21 Maiastars

“Não se compreende muito bem que o Maiastars sem ter nenhuma rematadora de 1ª linha, opte por colocar Renata Pereira a pivot. Opções estranhas de uma equipa que não sabemos se é liderada por José Carlos Ribas ou Raquel Silva que parecia assumir o controlo da equipa a maioria das vezes. “

Como ex-maiata concordo:
Rematadoras de 1ª linha não tem, a que tem é pau para toda a colher.
Pivot não tem ,aliás já teve uma grande pivot ,mas não soube aproveita-la,
assim como algumas jogadoras que tiveram que sair.
Pode ser que com os erros se aprende mas infelizmente não acredito.
Desejo boa sorte a todas jogadoras porque sou uma pessoa que gosto de ver bom Andebol....

Anónimo disse...

Fantástico este conselho de Disciplina... continua sem sair qualquer castigo a Renata Tavares... Teve relatório disciplinar e quando se esperava entre 4 a 6 jogos pela bárbara agressão, a resposta é: silêncio total!

vergonha o que ela fez aqui em Tavira passar em claro...

Anónimo disse...

14 de Outubro de 2013 às 19:30

Ena ena a compararem-se a Juve Lis, uma das equipas mais fortes do nosso campeonato, que orgulho que vocês tem nessa comparação. A Juve Lis é outra equipa mediucre como a vossa, a equipa do quase e que morre sempre na praia, vocês gostam mesmo de ser pequeninos a compararem-se a esse tipo de equipas. Afinal o estúpido e ignorante aqui é você que tem orgulho em comparar-se a equipas mediucres.

Anónimo disse...

Análise meramente estatística:

Comitiva da Selecção Nacional Masculina:
- Um treinador
- Um treinador adjunto
- um treinador de guarda-redes
- um secretário técnico (por sinal, também ele treinador)
- um treinador de condição física
- um médico
- um fisioterapeuta
- um chefe de comitiva

Selecção Nacional Feminina

- um treinador
- uma secretária técnica
- uma chefe de comitiva
- um médico
- um fisioterapeuta

Depois(os senhores da FAP)falam na aposta no Feminino... a única pergunta que se impõe é: qual aposta?

Anónimo disse...

Ao anónimo de 15 de Outubro de 2013 às 18:18

Eu devo ter escrito em russo ou mandarim, ou então você é daquelas que tem uns "óculos de Alcanena" e só vê o que quer.
Não foi feita nenhuma comparação com a Juve, apenas foi dada resposta ao comentário acima descrito e que passo a transcrever para que perceba o porque de se falar na JUVE e não noutro clube: "no play off com equipas superiores morrem para a vida... (14 de Outubro de 2013 às 16:36)".
Acho que não sou nem estupido nem ignorante quando lhe explico que na época passada foi a primeira época em que se implantou o Play-Off. Logo, se o JAC apenas perdeu com a JUVE no mesmo, tem lógica que se fale na JUVE e não noutro clube qualquer. E quem falou em equipas superiores foi o mesmo comentador e não eu. Aliás a qualidade da JUVE até foi questionada no meu comentário.
Mas o país anda assim, cheio de incultos que nem a língua de Camões entende.

Att: 14 de Outubro de 2013 às 19:30

Anónimo disse...

Ao Anónimo 15 de Outubro de 2013 às 17:22

Informo-o que qualquer localidade neste país tem oftalmologistas, pois se viu bárbara agressão ou é burro (o que não acredito que seja, pois até usa o termo bárbara agressão), ou não percebe nada de andebol, ou então não viu e especula. Peça o video à FAP, seja honesto e diga onde existiu a bárbara agressão. É que se existiu essa tal bárbara agressão da Renata Tavares como diz, então tem de pedir castigo a todas as atletas do Vela por terem passado o jogo todo a agredir a Renata. para essas não houve vermelhos porque simplesmente o árbitro que viu o lance da Renata, não quis ver os das atletas do Clube Vela de Tavira, onde ele foi atleta... Já reparou que quem marca a falta nesse lance à Renata jogadora PIVOT, é o árbitro central e não árbitro de baliza responsável pelos seis metros... No mínimo esquisito ou duvidoso...

Anónimo disse...

O cale ainda vai calar muitas bocas ;))

Anónimo disse...

O jogo deste fds em leça é so mais uma demonstracao que o cale tem mais atletas na formacao que merecem ir a selecao, para alem da sofia mota (actual gaia) tal como a guarda-redes e a central daniela mendes

Anónimo disse...

O Maia teve uma grande pivot, Catarina Carneiro que não soube mantê-la e aproveita-la. No entanto, no CALE não dá uma pra caixa.
Vi o jogo CALE-MAIA e acho que esta crónica está uma nojeira para o jogo que foi. Ok que houveram muitas falhas técnicas mas não se jogou bom andebol? não foi um bom jogo?
Alias, todo o mundo do andebol, sabe que se quer ver um bom jogo de andebol é ver MAIA-CALE.
Vi neste jogo um fator determinante para a vitória do CALE. Estas miúdas não desligam da garra que têm mesmo com todas as críticas que levam, já o Maia, só quando recuperava no marcador é que tinha garra.
Eu via gente no banco do CALE a gritar e a festejar golos como se de futebol se tratasse, como se cada golo fosse único (já que bancada não têm).
No lado oposto, via muita bancada sim, mas as atletas nao se manifestavam tanto.
Acho que o banhadas deveria ver os jogos antes de fazer qualquer cronica que seja.

E afinal... QUEM É TREINADOR(A) DO MAIA?

Anónimo disse...

No vídeo vê-se claramente a agressão! Estão a branquear o quê?

E a atitude da Soraia Lopes a tentar impedir a sua própria fisioterapeuta de assistir a outra jogadora, também foi bonito?

E um relatório disciplinar qu eestava na ficha de jogo, não dá direito a nada? São os estatutos senhores do Conselho de Disciplina...

Anónimo disse...

Tudo muito preocupado em atacar os outros...olhem para o vosso umbigo, façam uma análise consciente e deixem de "empranhar pelos ouvidos"...vejam o video.
E quanto à qualidade do andebol neste país...enquanto só se viver de talento e compadrio e não de organização e trabalho, não chegaremos a lado nenhum.Vejam o exemplo das comitivas dos masculinos e dos femininos...só falta um roupeiro para os meninos!E porque têm treinador de GR e os femininos não?Porque não convidam a Gi para acompanhar a selecção?? À, esqueci-me, é preciso ser lambe botas como alguns(e algumas)para estar lá...pessoas frontais não dão jeito!
É vergonhosa a distinção que ainda é feita, é vergonhosa a mentalidade dentro da nossa modalidade.Assim, nunca mais lá chegamos!!
Parem de usar certos e determinados atletas como bodes expiatórios ou mesmo arbitros...o problema está na instituição, na organização...

Anónimo disse...

POR FAVOR DEIXEM A CATARINA CARNEIRO EM PAZ, LÁ VAMOS NÓS COMEÇAR OUTRA VEZ A MESMA GUERRA DE COMENTÁRIOS...

Anónimo disse...

eu gostava de saber é o que galha essa gente toda que acompanha as seleções, pois para as atletas que dão o coiro não veem quase nada....
é uma vergonha

Anónimo disse...

O banhadas continua a seguir na linha de que as atletas que marcam mais golos são as melhores jogadoras.
Não concordo.
Por vezes, as equipas trabalham quase exclusivamente para uma única finalizadora. Em outros casos, como são exemplos a Maria (ex-Madeira) no Cale e a Sandra (ex-ou-ainda-Valongo?) no Gaia, quase jogam isoladas do resto da equipa e a maioria dos golos que marcam não resultam da dinâmica da equipa, mas sim das suas ações individuais.
Mas uma boa jogadora tem de fazer mais do que marcar golos.
Na maioria das vezes, as melhores jogadoras, as mais completas, não são as que mais golos marcam.

Anónimo disse...

O jogo Cale-Maia, apesar de ter sido emotivo, foi efetivamente fraco em termos de qualidade.
Ambas as equipas começam a sofrer do mesmo problema: desenvolveram uma dependência muito grande de uma única jogadora, para a qual não têm alternativas.
O Cale teve a sorte de ter a Maria Rodrigues até ao fim do jogo, mas o Maia teve o azar de ficar sem a Diana no início da segunda parte.
Mas a verdade é que uma boa parte das equipas funciona assim, especialmente nos escalões de formação, masculinos e femininos. Joga-se para um(a) atleta, que marca muitos golos e leva a equipa às costas.
Quando corre bem, são uns herois. O problema é quando corre mal...

Anónimo disse...

Todas as semanas aparece alguém a querer meter jogadoras do Cale na seleção.
O que a Daniela fez contra o Maia resulta da incompetência das jogadoras do Maia.
Aos anos que jogam contra a Daniela, já era tempo de saberem como a defender!
Aproveitem para vêr a seleção contra o Montenegro e vejam o que é jogar Andebol.

Anónimo disse...

Juve Mar está neste momento sem 3 peças fundamentais na equipa! Não sei se se recordam da ultima etapa da época passada, mas Juve Mar venceu em alcanena! Por isso, acho o primeiro comentário absurdo e é certamente de alguém que não segue minimamente este campeonato! Tenho dito :)

Anónimo disse...

A ponta direita do Maia, Ana Silva, nao esteve assim tao bem no jogo como o banhadas diz. Mas pronto... continuamos com as "queridinhas" e com quem tem mais golos na ficha de jogo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o seu comentário, uma jogadora que e melhor marcadora não tem obrigatoriamente a a melhor jogadora

Anónimo disse...

Só para alguns consultarem;
http://andebolfemininoportugal.blogspot.pt/2013/10/sete-ideal-da-4-jornada.html

Anónimo disse...

A selecção masculina até tem uma comitiva pequena!
Continua a ter mais jogadores do que pessoal na comitiva. Mas estão no bom caminho, já que provavelmente precisam de um "acompanhante" para cada um dos meninos...
Acho lamentável que não levem pelo menos dois roupeiros (um para tratar das sapatilhas e outro para os equipamentos) e pelo menos um chefe de cozinha e dois ajudantes.
Sabe-se lá se não é por causa da alimentação que a selecção não rende...
E já agora umas dez massagistas Tailendesas, que tratar daqueles físicos todos é muita coisa só para um fisioterapeuta!

Anónimo disse...

Resposta ao Anónimo de 16 de Outubro de 2013 às 10:32

Existe pessoas com muita inveja,ou então não tem olhinhos.

se estava na bancada ,também o Sr/Sr.a não apoiou o Cale. Se é jogadora ou outra coisa qualquer então é mais grave nas afirmações por si induzidas.
Aconselho a ir a pag da Fap ,aos blogues e até aos videos para justificar o injustificado.
FORÇA CALE.

Anónimo disse...

A JuveMar tem duas GRANDEs verdades:
Uma delas é estar sem parte da Equipa e não ter soluções..
Outra é o Treinador sem ambição e com comportamento incorreto para com as atletas.
É mau ter de assistir a alguem que perdeu a ambição e parece querer acaber com tudo que acreditou durante tantos anos.
Infelizmente esta é a triste realidade na JuveMar.

Anónimo disse...

A JuveMar tem duas GRANDEs verdades:
Uma delas é estar sem parte da Equipa e não ter soluções..
Outra é o Treinador sem ambição e com comportamento incorreto para com as atletas.
É mau ter de assistir a alguem que perdeu a ambição e parece querer acaber com tudo que acreditou durante tantos anos.
Infelizmente esta é a triste realidade na JuveMar.

Anónimo disse...

A juve mar e a verdadeira comédia há já muitos anos, antigamente ainda tinham aquela girafa desconchavada que acho que era a n 7 ou 17 que de vez enquando cá de fora ia tirando uns chouriços, agora nem isso tem... e uma equipa com mesmo aa 3 craques fora de serie que se fala não tem ponta por onde se lhe pegue. A sorte delas e que no play off calhas-lhe sempre equipas ainda piores e ainda se vão safando mas um dia a sorte acabas-lhe e vão para o sitio onde merecem estar

Anónimo disse...

E fez-se justiça! Renata Tavares apanhou 2 jogos, relativamente a agressão em Tavira!
Uma jogadora internacional tem que obrigatoriamente dar o exemplo!

Anónimo disse...

O impressionante é que esses jogos de suspensão calham exactamente no fim-de-semana em que o Madeira Sad joga com o Alavarium e o Gaia....

Anónimo disse...

E este fim de semana o colégio tem dois jogos bem duros por seniores, porem as juniores também vão jogar contra o CALE. Vai a Paula Marisa mandar tudo para as seniores e as juniores serem mais uma desilusão?
Penso que a única júnior que se justifica ir a Madeira (porque e a que resolve os jogos nas seniores) seria a Santiago. Pois as outras, mal pisam o campo.

Anónimo disse...

O colégio de gaia ainda vai calar muita gente e não vai ser preciso muito para isso.

Anónimo disse...

o colégio de gaia ainda vai calar muita gente e não vai ser preciso muito para isso.

Anónimo disse...

concordo com o comentário de cima, acho que o Colégio é um clube que tem muito para dar e acredito que as juniores este ano conseguem ir longe, quer com a santiago, quer sem ela. Terem juntado as duas equipas só foi benefico para todas as miudas, ao menos assim podem jogar e tristes são as pessoas que não pensam assim.