gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

III Gala do Andebol – 2013 - II

VISEU CAPITAL DO ANDEBOL POR UM FIM-DE-SEMANA
Depois dos artigos que efetuámos sobre a Gala sobre a III Gala FAP do Andebol, que decorrerá em Viseu no próximo dia 24, vamos hoje apenas informar da atividade que vai ser vivida em Viseu durante os dias 24 e 25 de Agosto de 2013.
 
Será a verdadeira abertura da época desportiva, pois disputar-se-ão as duas Super Taças, disputadas em novos moldes, apenas um jogo, e diga-se, agora sim poder-se-á chamar-se de Super Taças:
 
Dia 24-08-13
Super Taça Feminina
Alavarium – Madeira SAD (15H00)
Super Taça Masculina
FC Porto – Sporting (18H00)

Nota – Estamos curiosos, por saber como se vão apresentar as equipas femininas, em especial o Madeira SAD

Sorteios

Mas o fim-de-semana andebolístico começa verdadeiramente de manhã, com a realização dos sorteios, (Já divulgados), relativos á PO02 (Campeonato Nacional Seniores Masculinos 2ª Divisão), da PO04 (Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1º Divisão), da PO.6 (Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1ª Divisão) e da PO.9 (Campeonato Nacional Seniores Femininos 1ª Divisão).
 
Aguardamos com alguma curiosidade a realização destes sorteios, para confirmarmos as diferenças entre os nomes divulgados no CO N.º 2 e aqueles que na realidade se apresentam a sorteio. Vamos estar atentos a utilização dos suplentes que foram divulgados, bem como a quantas equipas “B” irão surgir nos Seniores depois da abertura regulamentar feita pela FAP.
 
Á noite (Teatro Viriato) realizar-se então a dita gala, onde serão divulgados (pensamos nós) os vencedores dos prémios das diversas categorias que estiveram em votação e que foram: 

Atleta Revelação Masculino 2012/2013
Atleta Revelação Feminino 2012/2013
Melhor Treinador(a) 2012/2013
Melhor Jogador 2012/2013
Melhor Jogadora 2012/2013
Melhor Guarda Redes Masculino 2012/2013
Melhor Guarda Redes Feminina 2012/2013
Melhor dupla de árbitros 2012/2013

Segundo informação veiculada através do site da FAP, serão ainda atribuídos os prémios Carreira e Homenagem, que serão entregues a pessoas que se distinguiram na modalidade, mas que a FAP não divulgou até ao momento, não se entendendo os reais motivos para tal facto. È pena.

Dia 25, realizar-se uma ação de formação para Observadores, conforme notícia divulgada pelo site da FAP em 02-08-13. Estranhamos que esta época seja Observadores e não Delegados, assim como achamos curioso a seguinte frase:

A classificação mínima para a época 2013/14, é de 50% nos testes.

Será que vão ser divulgadas as notas verificadas nos testes escritos, ou ficarão no segredo dos Deuses, como se costuma dizer. Assunto a que iremos estar atentos.

Ainda no dia 25, disputar-se-á o tradicional Torneio de São Mateus.

Benfica – BM Chapella (Espanha) (18H00)

De destacar neste dia ainda o Jogo de ACR7 (Andebol em Cadeira de Rodas), que será disputado entre a APD Braga e os Amigos do Rovisco Pais, pelas 14H30.

De salientar, que a grande maioria destas atividades terá transmissão em direto pela Andebol TV (esperemos que sim)
 
Como nota final, todos estes assuntos serão por nós posteriormente tratados em separado.
 
O Historiador

4 comentários:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas na TV, Internet e Rádio entre 23 e 25 de Agosto de 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/08/lista-de-transmissoes-entre-20-e-25.html

Anónimo disse...

Eu dou uma ajuda...o Madeira SAD vai-se apresentar como uma manta de retalhos, e será assim durante toda a época, quando se brinca ao andebol e se mantêm hábitos que há muito deviam ter mudado.
E a Super Taça seguirá de Viseu para Aveiro com alguma facilidade!

O CA no seu Pior... Outra vez disse...

Mais uma vez temos o CA da FAP a pontuar... Como sempre... Era de estranhar se fizessem algo dentro da (a)normalidade.
Mais uma vez reporto-me ao Título 15 - Regulamento da Arbitragem que no Artigo 6º - Quadro de Arbitragem diz:
"O quadro de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal é constituído pelos seguintes
Agentes:
a. Delegados;
b. Árbitros;
c. Oficiais de Mesa;"

Ou seja esses "Observadores" nem existem... Devem ser uma nova figura que vai surgir na modalidade... devem de ir supervisar os delegados... Estou obviamente a ser sarcástico...

Mas até pensando melhor nem era má ideia... só que depois tinhamos de arranjar quem supervisa-se os "observadores"... Mais uma pescadinha de rabo na boca... Bastante usuais na modalidade...

Mais uma vez este CA comete uma barbaridade e? Nada... Fico tudo na mesma como se nada se passasse... Deve ter sido mais uma validação de algum funcionário administrativo (pena que não se possa despedir) que pode pôr e dispôr...

Quanto à questão dos 50%... Diz no mesmo Titulo 15, Capítulo 7 - Delegados (penso que deverá apenas ter sido uma dificuldade de português... A quem acorde a falar sueco... Nunca Pior...) Artigo 25º - 1: "Delegado Nacional é todo o Delegado aprovado no curso de Delegados e que conclua com aproveitamento a prova de aptidão técnica anual a realizar pelo Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal."
e na alínea 4:
"O Conselho de Arbitragem estabelece através de comunicado oficial, em conformidade com as suas necessidades, o número de vagas e os requisitos estabelecidos para o seu preenchimento."

Penso que desta forma fica esclarecida a vontade de que o aproveitamento seja apenas de 50% é que de 28 delegados que terminaram a época 2012 / 2013 contando que todos continuem... Apesar de alguns com relações associativas estreitas e se calhar alguns Chumbos como em outros anos dos quais jamais se sabe... Só se comenta...

Os delegados iam escassear e ainda mais difícil e incompreensível é o fato do Artigo 23º que diz no seu ponto primeiro:
"O quadro de Delegados Nacionais é formado por Delegados."

Será assim tão difícil de ser cumprido..

Meus senhores do CA aprendam a ler o que está escrito.. se precisarem peçam ajuda a um delegado / advogado / amigo. De certo que ele VOS ilumina.

A LUZ bem que é precisa... e não de relações influenciadas para esses Lados.

Sirvam o ANDEBOL e ARBITRAGEM condignamente e não se sirvam destes... É TRISTE e SOINDES TRISTES!!

E ao que parece ainda está para continuar... O Próximo passo? Pular do Abismo em direção ao IMO.

Davinci disse...

Foi mesmo para aveiro a supertaça feminino...é uma nova freguesia da Madeira :D

Wilson, dedica-te à pesca e passa a bola... Volta Mota!!