gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 1 de junho de 2013

Jogos Olímpicos – Andebol – Valorização

O ANDEBOL É UM DOS DESPORTOS MENOS INTERESSANTES PARA O COI
 
Para ficarmos cientes da importância que o COI (Comité Olímpico Internacional), atribui à nossa modalidade de eleição, transcrevemos parte de um texto, que nos narra algo do que se passou na reunião da comissão executiva em São Petersburgo. Este interesse rivaliza com o trabalho da EHF na Europa em contraponto com o trabalho da IHF, no resto do Mundo.
 
O COI, definiu a forma de repartição e distribuição dos ganhos dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, relacionados com a TV. 
 
Os desportos foram divididos em 4 grupos, de acordo com as audiências e a cobertura mediática recebida durante os jogos.
 
No 1.º Grupo ficaram as modalidade que receberam mais de 25%, e estão entre elas, o Atletismos, a natação e a ginástica recebendo cada uma 36,5 milhões de euros.
 
No 2.º Grupo, encontram-se as federações de Basquetebol, Voleibol, Ciclismo, Futebol e Ténis, recebendo cada uma a quantia de 17 milhões de euros.
 
No 3.º Grupo, ficou integrado por desportos como o Tiro com Arco, Badmington, Box, Judo, remo, Tiro e Ténis de Mesa, recebendo cada um cerca de 12,5 milhões de euros.
 
No 4.º e último grupo e recebendo menos de 11 milhões cada, encontram-se a Canoagem, Hipismo, Esgrima, Andebol, Hóquei, Vela Taekwondo, Triatlo e Luta. 
 
Isso significa, nem mais nem menos, de que o Andebol é no mundo olímpico menos interessante que o Tiro com Arco e o Badmington, e que está no mesmo grupo da luta, é um desporto em risco de abandar o programa olímpico, “Aguem poderia Imaginar uma situação destas”, mas é uma realidade.
(Fonte MundoHanball)
 
O Analista

8 comentários:

Anónimo disse...

Com um pouco de imaginação vão culpar a FAP disto, é o costume do BANHADAS:

Anónimo disse...

Perguntem aos TRIBUNOS do andebol dos RATOS MICKEY e SPEDES GONZALEZ sediados nos Países Nordicos, para que os Alemães,podessem ganhar aos Russos e encontrarão a razão de ser do andebol de batimentos com uma bola para a defesa e outra para o ataque tipo carneiro.
As invenções do jogo passivo para premiar uma boa defesa.
Os inventores das faltas por contato feito pelos pivots.
Por fim os defeitos de audição e visão dos nossos técnicos quando à conta da FPA ao exterior e só voltam na bagagem com aquilo que convem à sua equipa.
O ATENTO

Anónimo disse...

O comentário do anonimo das 17:27, é quem certeza nã leu o texto é pena, parece-nos que estamos a regressar aos comentários encomendados.

Anónimo disse...

Se a distribuição é feita pela quantidade de transmissões televisivas e pelo número de horas que os vários canais de TV ocupam com cada modalidade, dá para perceber.
Se noutros países acontecer o mesmo que em Portugal, com a TV a transmitir horas a fio coisas que quase ninguem vê, também se percebe.
No entanto, nos JO de Londres consegui pela primeira vez vêr pela internet aquilo que me interessava, independentemente do que se passava na RTP.
Existia um site, onde cada modalidade tinha o seu canal.
Penso que a iniciativa deve ser repetida nos próximos JO e se as "audiências" via internet forem contabilizadas, a distribuição das percentagens de certeza que vai mudar.

Anónimo disse...

Nada que surpreenda!
Bem vistas as coisas no 1º grupo é normal que esteja o Atletismo é a modalidade rainha pois é nela que se concentra o verdadeiro espírito olímpico (mais alto, mais longe, mais forte) desde o início dos jogos, e todos os países tem pelo menos um atleta (nem que seja a convite) a participar pelo menos numa prova de atletismo logo transmitem.
No grupo 2º o desporto rei (futebol) e o basquetebol com as estrelas americanas que toda a gente quer ver também não surpreende que tenham grandes audiências.
Pode parecer estranho o Andebol só aparecer no último grupo, mas a verdade é que em países como a China o Japão e a Coreia o Judo e Ténis de mesa são modalidades de topo assim como o Badmington para Indianos; Sri-Lanka; Filipinas; e juntando todos estes espetadores são muitos mais que os que vê Andebol pois se virmos bem o Andebol é forte na Europa e as transmissões para países que tenham as suas seleções a participar no torneio como a Alemanha;Suecia;Dinamarca;Franca;Espanha;Islandia; não chegam para bater só os Chineses e Coreanos que assistem aos atletas dos seus paises nas outrasm modalidades.

Anónimo disse...

Venho muito poucas vezes aos blogs, mas pela primeira vez estou a ver um tema a ser comentado e com qualidade, focando-se aspectos que nunca tinha pensado neles a todos vos o meu muito origao.

Acho suadavel este tipo d discussões.

Um abraço

Anónimo disse...

Parabéns ao anónimo de 1 de Junho, às 22:26, quando li o texto o meu primeiro pensamento foi de encontro ao que ele escreveu.
Na minha opinião os JO apresentam cada vez menos qualidade, prejudicados pela dimensão exagerada que atingiram. A haver JO deveriam replicar os originais da antiguidade (sem a violência)e deixar as modalidades recentes (todas menos atletismo, ginástica, luta e natação)para os respectivos campeonatos do mundo.

António Santos disse...

Aos comentários que têm estado a ser apresentados e com os quais concordo, junto o facto dos jogos olímpicos trazerem à disputa selecções de todos os continentes, o que diminui a competividade e com isso o interesse pela prova. Recordo que o Campeonato da Europa de Andebol é competitivamente mais disputado do que o Campeonato do Mundo.

Quanto às formas de avaliação do interesse das modalidades, seja pelas audiências, seja pelas horas de transmissão, tudo me parece muito pouco válido.

Se fossemos a julgar dessa forma, em Portugal, os saltos para a água (veja-se po Splash da SIC) iriam em breve ocupar o topo das modalidades ... :)

Cps,
António Santos