gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 26 – Play OFF

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos. 

Play Off
Final
1.ª Mão
João Barros 22 - 21 Alavarium

3/4 Lugar
1.ª Mão
Juventude Lis 23 - 26
Madeira SAD

5/6 - Lugar
1.ª Mão
Colégio Gaia 31 - 30 JAC-Alcanena

7/8 - Lugar
1.ª Mão
Maiastars 28 - 24 CS Madeira

Grupo "B"
5.ª Jornada
Juventude Mar 23 - 19 Passos Manuel
CA Leça 31 - 19 Santa Joana
 
Todos os olhos postos na final do campeonato, num jogo impróprio para cardíacos, com muita emoção, público e a provar que os play-off são a festa do andebol e um momento de grande afirmação da modalidade. O Colégio João de Barros venceu o Alavarium por um golo e adianta-se numa final que se vai decidir na próxima semana em Aveiro. Destaque também para o Cale que assegurou a manutenção, sendo despromovidos o Passos Manuel e o Santa Joana.
 
A grande final do campeonato teve uma moldura humana muito interessante, o que é de assinalar pois o Pavilhão das Meirinhas é aquele que menos assistências regista durante a época. Mas os adeptos compareceram e de Aveiro seguiram alguns autocarros com adeptos, o que tornou o jogo muito interessante e equilibrado dentro e fora das 4 linhas. O Colégio João de Barros defendeu, de forma exemplar, um 5x1 que neutralizou muito bem a primeira linha do Alavarium, num esquema defensivo muito bem urdido por Paulo Félix. Teve na sua Guarda-redes, Carolina Costa, a grande figura da partida efetuando uma fantástica exibição. Eduarda Pinheiro voltou a mostra que está num grande momento de forma e assumiu nos momentos em que a equipa mais precisou dela. Teve, como tem vindo a ser habitual esta época, ao seu lado Dulce Pina, uma jogadora talhada para os grandes jogos e que trouxe ao Colégio João de Barros o contra-ataque que antes não tinha. Mas, sobretudo, aquilo que transparece é uma grande confiança desta equipa que, mesmo estando a perder por 3 golos a meio da segunda parte, manteve sempre a serenidade e soube dar a volta à partida e está apenas a uma vitória de conquistar o campeonato, algo que a meio da época parecia apenas uma miragem. O Alavarium teve o pássaro na mão e deixou-o fugir, sobretudo por um desacerto enorme na hora de atirar à baliza. Defensivamente, Ulisses Pereira voltou a apresentar aquela defesa individual que tem a grande novidade táctica deste campeonato e que neutralizou muito bem o ataque do Colégio João de barros. Soraia Fernandes mostrou que pode ser a pivot de futuro em Portugal, fazendo uma bela partida e Ana Seabra continua a jogar e a fazer jogar. Mas o desacerto na finalização provocou a derrota e coloca agora o Alavarium encostado às cordas pois mais uma derrota e o título é entregue ao Colégio João de Barros. Mas os próximos 2 jogos são jogados em Aveiro (o 3º jogo apenas existe caso o Alavarium vença o 2º), onde o ambiente costuma ser entusiástico e está tudo em aberto para esta final, embora nesta altura o Colégio João de Barros seja o favorito.
 
Na luta pelo 3º e 4º lugar, a Juve Lis quase conseguia uma surpresa diante do Madeira Sad, já que liderou durante boa parte do encontro. Ao intervalo as leirienses venciam por 3 e fazia talvez a sua melhor parte ofensivamente, com Ana Gante e Telma Amado a fazerem belas exibições, criando muitos problemas às madeirenses. Mas, na segunda parte, o ataque da Juve Lis perdeu objetividade, apareceram falhas técnicas atrás de falhas técnicas e isso foi muito bem aproveitado pelo Madeira Sad que apareceu na segunda parte de mangas arregaçadas e com uma outra atitude defensiva e com Cláudia Aguiar a decidir o jogo através de contra-ataques. O Madeira Sad viu-se apertado mas a qualidade das suas defesas centrais marcou a reviravolta e permitiu uma vitória que lhes abre a porta para um 3º lugar que, apesar de saber muito a pouco para as campeãs nacionais, é melhor do que o 4º lugar.
 
Em Gaia, no duelo pelo 5º e 6º lugar, o Colégio venceu o JAC mas pela margem mínima, o que deixa tudo em aberto para o jogo da 2ª mão a disputar em Alcanena. Na primeira parte, Helena Soares fez uma espantosa exibição, com um sentido de desmarcação e oportunidade únicos e, na segunda parte, foi Vanessa Silva que apareceu e foi resolvendo os problemas. Este Colégio de Gaia vai acabar a meio da tabela e podia mais. Tem jogadoras de qualidade, mas a intensidade dos treinos está longe de ser a desejada e o Colégio de gaia pode ficar no pior lugar da última década. O JAC começa a acusar a fadiga da maior parte das suas jogadoras participarem em dois campeonatos e nota-se algumas jogadoras em sub-rendimento. Ainda assim, alcançou um resultado que deixa com boas perspetivas de alcançarem o 5º lugar, o que seria a sua melhor classificação de sempre a nível sénior. Destaque para a ponta Ana Henriques que fez uma época apagada mas que, neste Sábado, fez uma excelente primeira parte E Inês Luís que tem subido de produção ao longo da época. O Jac parte agora como favorito, a jogar em casa, para assegurar o 5º lugar.
 
Na Maia, o Maiastars bateu um Sports Madeira que está em queda livre. Valeu a guarda-redes Mónica Correia que fez uma excelente exibição e as incontornáveis Maria Rodrigues e a imparável Sara Gonçalves. Infelizmente, para as madeirenses, as outras jogadoras estão cada vez mais eclipsadas e o Sports que acabou a fase regular em 6º lugar, corre o risco de terminar o campeonato em 8º. Do lado do Maiastars, destaque também para a sua Guarda-redes, Andreia Costa, que realizou uma excelente exibição e, no ataque, foram as carregadoras de piano Olinda Leal e Filipa Correia a marcarem a diferença. A vantagem de 3 golos abre boas perspetivas ao Maiastars para poder alcançar 7º lugar.
 
A luta pela despromoção chegou ao fim, já que com o conjunto de resultados deste fim-de-semana, o Cale acompanha a Juve mar no lote dos sobreviventes e Santa Joana e Passos Manuel dizem adeus aos maiores do andebol português. O Passos hipotecou as suas esperanças ao perder no recinto da Juve Mar num jogo que foi adiado bastante tempo devido a problemas ocorridos na viagem da equipa lisboeta. Mas o Passos Manuel não fez por merecer ficar na primeira divisão, com um ataque trapalhão que nem 20 golos conseguiu marcar e que viveu, quase exclusivamente, das suas rematadoras Maria Suaré e Cátia Santos. O Passos diz adeus à 1ª divisão e se isso parecia normal depois da primeira volta do campeonato, a segunda volta foi muito positiva e esperava-se que o Passos embalasse para a permanência, mas esta fase final foi um desastre e a equipa desce de divisão.
 
No duelo escaldante entre aflitos, o Cale esmagou o Santa Joana. O jogo ficou decidido na primeira parte com uma grande exibição do Cale e uma péssima exibição do Santa Joana. Daniela Mendes fez uma grande primeira parte e a sua primeira exibição de destaque desta época, numa equipa que teve em Sofia Mota a sua melhor jogadora mas que voltou a reencontrar a agressividade defensiva que tanto lhe tem faltado. O Cale mantém-se na primeira divisão, com justiça já que tem um plantel para isso. Apesar de tudo, os seus responsáveis reconhecem que foi uma época abaixo das suas expectativas e certamente irão reflectir como melhorar para o ano. Mas esta época está salva. O Santa Joana que vinha a renascer das cinzas nesta fase final, diz adeus à primeira divisão com uma exibição a roçar o ridículo. Aquela primeira parte foi talvez a pior que alguma equipa fez este ano e a equipa, a certa altura, parecia completamente de cabeça perdida. O Santa Joana desce à segunda divisão com justiça já que foi a pior equipa ao longo da época e Miguel Solha diz adeus ao clube, depois de 2 anos em que o seu trabalho foi medíocre.
 
Para a semana, termina o campeonato e todos os olhos estão postos em Aveiro. Conseguirá o Alavarium dar a volta à eliminatória perante os seus fanáticos adeptos? Ou conseguirá o João de Barros vencer mais uma eliminatória fora de casa à semelhança do que fez no Funchal? Uma coisa é certa: Daqui a uma semana, aqui estaremos para vos dizer quem é o clube que pela primeira vez se sagrou campeão nacional de seniores femininos.
 
Críticos Femininos

30 comentários:

Anónimo disse...

Fico a espera da analise do inquiridor.... Santa Joana na segunda e perda champions nas minis!!! Estamos com saudades dos seus comentários a roçar o ridiculo!!! Bem Haja

Anónimo disse...

Amigo Inquiridor, tem andado muito calado. Fico à espera de um novo comentário seu.

Vasco Ramos

Anónimo disse...

Que grande ambiente nas Meirinhas! Quando queremos até levamos gente ao pavilhão! Mas não vai ser fácil em Aveiro. Se eles meteram 100 adeptos no nosso pavilhão, aquilo lá vai estar esgotado. Mas eu acredito em vocês!

CJB go!

Anónimo disse...

Bye bye solha.
Bye bye my love

Anónimo disse...

O QUE DISSE A A.A.B.:


"Camp. Nac. 1ª Divisão – Gr. B - Apur. 9/12 Play-Out Seniores Femininos

Juvemar - Passos Manuel

Este jogo representava para o Passos Manuel a hipótese de se manter na corrida à manutenção no Campeonato Maior do Andebol Feminino Nacional, isto no caso de ter acontecido uma vitória contra a JuvMar. A verdade é que isso não aconteceu, pois a JuvMar venceu o jogo e em definitivo o Passos Manuel disse adeus à manutenção.

Este jogo que teve um início retardado, pois um imponderável aconteceu à equipa do Passos Manuel, até parecia no seu inicio que ia correr de feição às aspirações Lisboetas, 3-3; 5-5 e 9-7 ao intervalo, foi esta a marcha do marcador, começava aí a quebra do Passos Manuel e o assumir do jogo e da vitória pela JuvMar.

Na 2ª parte, não se alterou o sentido do jogo, com a JuvMar a dominar sempre por vantagens de 3 a 4 golos, 14-10; 17-14; 20-17, para finalizar com 23-19.

Com este resultado a JuvMar reforçou a liderança neste Play-Out, pois a manutenção há muito tinha sido conseguida, por sua vez o Passos Manuel desce em definitivo de divisão, faltando saber do duo Cale e Santa Joana, quem se vai acompanhar as Lisboetas nesta queda à divisão inferior."

A.A.B. NO SEU PIOR.
O jogo entre o Cale e o Santa Joana foi antes do jogo juvemar -passos.
com a vitória do cale se o passos perdesse automaticamente o cale assegurava a manutenção.
A diferença de um jogo para o outro foram cerca de 5 horas, dava muito tempo para consultar a pag da FPA e saber o resultado.
É LAMENTÁVEL ERROS DESTE CALIBRE...

"por sua vez o Passos Manuel desce em definitivo de divisão, faltando saber do duo Cale e Santa Joana, quem se vai acompanhar as Lisboetas nesta queda à divisão inferior."

Anónimo disse...

Pelo que ouvi dizer as relações do treinador do St.Joana com o Cale não são as melhores, mas por dentro à quem chore por um regresso...

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 6 e 12 Maio 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/05/lista-de-transmissoes-entre-6-e-12-maio.html

Anónimo disse...

O problema não é o Miguel Solha. O problema é as meninas do santa Joana que vão de novo para a 2ª divisão e acham que são grandes jogadoras.

Cada vez mais anos estão na 2ª divisão e para melhorarem tinham que trabalhar, mas trabalhar custa. O que é importante é o style.

Anónimo disse...

O grupo calense chora pela divida desse senhor ao CALE

Anónimo disse...

Nas Meirinhas assistiu-se a um jogo muito bom de andebol na minha opinião os piores em campo foram os árbitros tem lances de bradar aos ceus mas para os dois lados...
Desde a ponta esquerda do alavarium ir a rematar e a senhora Malcato tapar-lhe os olhos ;
Aacantes por marcar de ambos os lados;
A Pina penetra aos seis e eles em vez de marcar sete metros porque o defesa está dentro marcam falta aos nove;
Uma das pontas do alavarium encolhe-se toda ve-se nitidamente e marcam 7m.....
enfim entre outras coisas
mas esta dupla está lá em cima nem sei como o senhor Alberto só tem mania e não sabe distinguir as coisas se apanha uma atleta em algum lado tipo na noite e se até vai com a cara dela pronto essa atleta faz o que quer em campo por outro lado se não gosta está tudo tramado; o outro em campo nunca sabe o que faz apita o básico situaçoes mais complicadas treme parece aqueles que estao a começar apitar....~
isto foi um desabafo de quem já foi apitado por esta dupla muitas vezes e as evoluçoes são ZEROOOO....
Fora isto foi um bom jogo e que ganhe a melhor são duas equipas com muita qualidade e que independentemente dos resultados foi uma época muito positiva para estas equipas....
M.J.

Anónimo disse...

força meninas.... alavarium.....

Anónimo disse...

Não deve ser fácil apitar nenhuma destas equipas...a Seabra faz muito teatro e dá passos...a Pina não faz tanto teatro, mas dá sempre passos também...como são passos pequeninos,as meninas safam-se!!! A Ana M arques passa mais tempo a calcar a linha que outra coisa...as coquetes da Caudia e da Rita Alves, nem um suspiro aguentam...aquela gigante que joga a pivot só faz atacantes...a Natalina também passa muito temp no chão, mas a culpa é sempre dos defensores, e não de ela rematar já em desequilibrio...a Paula Malcato roça a violência, com puxões por tras e tal...enfim, tem para todos os gostos!!
Mas como o campeão tem que morar em Aveiro, penso que o J Barros terá de ter muito cuidado!!!

Anónimo disse...

Quem o ler até pensa que estas duas equipas não jogam nada. São só as melhores em Portugal. Imagine como serão as jogadoras da sua equipa

Anónimo disse...

Eu gostava de saber o que é que vocês têm contra o Santa Joana. Ou melhor ainda, no que é que se baseiam para dizer que lá ninguem trabalha! Nunca vi ninguem de fora a assistir aos treinos, se é que me entendem.
Metam-se na vossa vida

Anónimo disse...

Ao anónimo do 7 de Maio de 2013 à0 15:00
Com o paizinho como presidente da Federação e o investimento monetário feito pelo treinador do Alavarium, esqueçam que em Aveiro o João de Barros Consiga alguma coisa, a Arbitragem já deve estar preparadissima para tal confronto, isto lamentavelmente é o Andebol feminino donde sem obter lucros alguns existem estas situações de favoritismo, como seria se os houvesse. Mas depois conseguimos ver isso nos péssimos resultados nas competições europeias. O Andebol feminino deve melhorar mas não em base a Favoritos, primos e enteados.

Anónimo disse...

Anónimo do João de Barros, já está a pressionar os árbitros porquê? Se o facto do treinador ser filho do presidente influenciasse alguma coisa, o Alavarium não tinha perdido o primeiro jogo com a arbitragem tendenciosa como foi. Ou esquece-se disso?

Está a querer pressionar os árbitros para branquear a vergonha que foi a arbitragem a favor do CJB no primeiro jogo?

Isso não resulta. Vai ganhar quem for melhor...

Anónimo disse...

O Alavarium só perdeu um jogo o campeonato todo por causa dos árbitros? Que ridículo. O Alavarium foi a melhor equipa durante o campeonato e só quem não acompanha os jogos pode dizer o contrário.

E não tivesse sido mais um roubo de igreja nas meirinhas e já estaria em vantagem na final...

Anónimo disse...

Tem duas crianças nomeadas para o jogo de sábado...e caso haja jogo domingo, é surpresa...logo escolhem qual a dupla mais indicada para inclinar o terreno de jogo!!
Por tudo o que têm feito nesta e nas últimas épocas, espero que o Colégio João Barros seja campeão!!!!

Anónimo disse...

é impressão minha ou o banhadas não anda a colocar todos os comentários que falam do alavarium??e das suas duas atletas que não foram ao estágio das juniores A em mais uma mostra de quem tem poder no andebol?

Anónimo disse...

O Alavarium incomoda tanta gente... É incrível como ao longo da época no Banhadas a maior parte dos comentários são sobre o nosso Ala.

Tentaram destabilizar, tentaram dividir, tentaram ver se nos íamos abaixo. Não fomos e estamos na final, perdendo apenas 2 vezes apenas até agora no campeonato.

Por isso, continuem a dizer mal que nós continuamos unidas.

Ah... e além da presença na final das seniores, as iniciadas e juvenis já estão nas 4 melhores portuguesas.

O Ala é isto...

Anónimo disse...

Vocês falam do que não sabem. E sabem porquê? Porque não estão lá em cima...

O Seleccionador Florêncio já tinha dito que não iria à primeira semana de estágio as jogadoras que estivessem na final do campeonato: Mónica Soares, Catarina Oliveira, Isabel Góis, Ana Gante, Sara Gonçalves, Patrícia Mendes, Mariana Lopes e Soraia Fernandes. Eram estas as candidatas já que estavam na meia-final. Só não foram convocadas as que foram à final.

Mas vocês gostam de dizer mal. Continuem. Só mostra ignorância...

Anónimo disse...

O CJB merece ser campeão porquê? Tem mais derrotas esta época que o Alavarium e a Sad.

E deve merecer imenso porque treinam imenso... 1 vez por semana.

Devem merecer pelos seus lindos olhos ou outra coisa qualquer. Porque argumentos a sustentar essa afirmação são.. nenhuns!

Anónimo disse...

pessoal do andebol feminino, então vocês em vez de trabalharem em conjunto, são os piores inimigos uns dos outros, criando um tal ambiente que nunca ninguem apostará em vocês, nem quererá com comportamentos como os que aqui leio fazer investimentos no sector, parece- desculpem a expressão uma casa onde todos ralham mas não pão, não seria bem melhor muito mais positivo aproveiatrem essas energias todas em projectos de desenvolvimento e em novas ideias para as provas.

Um ferveroso adepto da modalidade

Anónimo disse...

Se o CJB merece o titulo? Merece, mesmo com um treino por semana está na final. Não chega esse argumento? olha se treinassem todos os dias :)
O Ala merece todo o respeito, sem duvida alguma uma época exemplar, muitas parabéns. é com união que se formam equipas destas e sem duvida alguma que nisso ganha a qualquer uma equipa Portuguesa.
Mas atenção arbitragem tendenciosa no sábado foi para ambos os lados, veremos como vai ser em Aveiro.
Não é fácil para nenhuma equipa. Afinal de contas está um campeonato em jogo.
Para ambas Boa Sorte que seja um jogo digno de uma final por parte das 3 equipas. E que não se tenha de comentar nada sobre arbitragens nem sobre arbitragem/federação/blablabla

Anónimo disse...

A todos os que estão a contabilizar as derrotas que o Alavarium e o C.J.Barros tiveram ao longo da época, recordo que isso de nada importa numa prova que apura o campeão em apenas dois fins de semana!
Temos que ser coerentes. Se defendemos este figurino para apuramento de um campeão, temos que assumir que o título será atribuído à equipa que, em apenas 8 (!) dias de apresentar melhor e conseguir vencer dois jogos. Se essa equipa for o C.J.Barros, será campeão com todo o mérito pois foi mais forte nestes 8 dias, prepararam-se para estes dias, pois sabiam à partida que toda uma época se iria decidir entre 4 e 12 de maio!

Anónimo disse...

Seja como for, este campeonato tem estado ao rubro. E Alavarium e CJB, seja qual for o resultado da final, terão feito as duas melhores épocas da sua história.

Estão de parabéns os dois clubes, os dois treinadores e as jogadoras pela excelente época.

Tenho pena que o CJB não tenha a qualidade na formação que teve no passado e que deu origem a esta geração de jogadoras. Que aproveitem esta final para relançar isso.

Um Calense disse...

EM DEFESA DA JUSTIÇA.
DISPENSA DE ATLETAS DAS SELECÇÕES.
Para atenuar a lavagem de roupa suja, informo que não só as atletas que vão participar nos jogos decisivos no escalão sénior são dispensadas de estágios.
Estava planeado, e fomos informados atempadamente que se fosse necessário a SOFIA MOTA teria sido dispensada do estágio.
Isto prova que há seriedade, bom senso e interesse pela modalidade no pessoal da Federação, independentemente das opções, que serão questões sempre muito subjectivas.

Anónimo disse...

Não me parecem justos os comentários que sujerem que o Alavarium é, tem sido ou será beneficiado, só porque o seu Treinador é filho do Presidente da FAP. Há quantos anos o Sr. Ulisses é trenador do Alavarium?. Só porque o seu Pai, é agora Presidente da FAP, deveria ele ter abandonado a modalidade? No meu entendimento NÃO. Porque se trata de uma pessoa que ajuda o crescimento da modalidade. E, a meu ver só por isso já justifica a sua continuidade. O resto... benefícios e prejuízos, vão sempre acontecer, e dependem mais vezes de análises feitas com o coração, do que de erros de arbitragam e muito menos " e isso, sim existe e é grave" erros premeditados.

Este comentário é feito por alguém, que tem uma carreira modesta, de mais de 40 anos de ligação à modalidade, onde desempenhou todos os cargos possíveis no terreno, e que só não se identifica para não ser intitulado de falso moralista ou dizer-se que fica à espera de favores para o seu Clube.

Anónimo disse...

As Juniores A são um grupo fechado. Para o bem (ainda não fizeram nada de bem) e para o mal (registe-se o pavoroso penúltimo lugar no campeonato do mundo, onde ficamos atrás do uruguai, congo e outros que tal) são as ideias da sua excelente treinadora. Digo excelente, porque ela à semelhança da sua parceira madeirense, conseguem fazer as convocatórias sem ver um único jogo do feminino!Não é para qualquer um esta mestria. Claro que a falta de concorrência que estas meninas sentem é inimiga da competitividade e da ambição de fazer mais e melhor! Mas isso são palavras que não entram no diccionário das juniores A e da sua timoneira. Aliás a ausência do Seleccionador A deve ter a ver com isso: previsão de mais uma banhada que esta geração vai proporcionar.

Anónimo disse...

onde está o inquiridor de santa joana. será que ficou sem net estes dias todos, está muito calado. tem a mania que é um catedrático do andebol, mas parece k reprovou na fase final do exame.
Dar os parabéns ao Cale e ao seu treinador Vasco Ramos, que apesar de achar um pouco pesado para ser treinador, fez na minha opinião um óptimo trabalho numa equipa em que se não fosse ele e uma ou outra jogadora com a sofia mota, teriam muitos mais problemas para a manutenção. Destaco a exibição das equipas de arbitragem que estão em grande nivel no andebol, só algumas pessoas frustadas é que metem as responsabilidades das derrotas, nestes senhores.

cumprimentos, Carlos Campos