gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 26 de maio de 2013

Crónica de Fim-de-semana – 35 – 2012 / 2013 – I

Com o Campeão Nacional já decidido (FC Porto Campeão Nacional), com as descidas de divisão já decididas, e até com as participações nas Competições Europeias já decididas, pois os 4 primeiros classificados são exatamente os mesmos que estarão em Tavira na discussão da Final 4 da Taça de Portugal. E então aí se decidirá que participará e aonde em definitivo. É um modelo de competição esgotado, e onde não existiu coragem para proceder de imediato á sua alteração, pois pelos vistos, ainda vigorará pelo menos mais uma época (ver CO n.º 89 de 10-05-13)
 
Foi uma prova que apenas teve transmissões de TV regularmente via Internet e muitas via o novel canal da FAP, (onde por vezes os comentadores muito falharam) e nalguns canais de clube. Provavelmente face às restrições financeiras de que somos alvo, apenas houvesse direito a transmissões nos Canais Públicos a uma única modalidade, é uma pena, mas infelizmente é o que temos. Apenas direito á indignação.
 
Deste modo, e tirando o encontro Benfica / Sporting, que decidiu em definitivo o 2.ª lugar da Classificação Geral, e poderá eventualmente ter alguma influência na distribuição dos lugares nas diversas provas Europeias, todos os outros, quer sejam do Grupo “A” ou “B”, serviram para cumprir calendário.
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final

Grupo “A”
10.ª Jornada
Águas Santas 32 – 29 ABC
Benfica 31 – 30 Sporting
SC Horta 23 – 29 FC Porto

Provas Europeias
Liga dos Campeões – FC Porto
Outras Provas Europeias – Benfica, Sporting e Águas Santas
Portugal tem direito a 4 equipas nas provas europeias (1 na Liga dos Campeões, 2 na EHF CUP e 1 na Challenge CUP).

Uma jornada onde na Maia se jogou o Águas Santas / ABC, que terminou com a vitória da equipa da Maia num jogo com algum equilíbrio, onde foi notória a ausência de António Campos na baliza dos Maiatos, onde por seu lado os bracarenses nada tento a perder apresentaram-se apenas co 12 jogadores abdicando de alguns dos seus jogadores com idade júnior, para na Nazaré tentarem a conquista do titulo nacional, foi bem “jogado” na nossa opinião. Como de costume Pedro Cruz no Águas Santas com os seus 11 golos é o seu grande destaque, enquanto Miguel Sarmento (9 golos) e José Rolo nos minhotos são igualmente destaques. Na Horta no SC Horta / FC Porto, a equipa local defrontou os Penta Campeões Nacionais, a quem não concedeu quaisquer facilidades, e o próprio FC Porto, encarou o encontro em fase de descompressão o que se entende. A confirmar estas nossas afirmações basta dizer que aos 51 minutos de jogo se verificava uma igualdade a 23 golos. Nos locais o destaque vai para o “suspeito do costume o “veterano” Yuriy Kostetsky com 7 golos (5 em 5 de 7 metros), enquanto no FC Porto Tiago Rocha (7 golos) foi o marcador de serviço. Na luz disputou-se Benfica / Sporting com a vitória pela diferença mínima da equipa encarnada. Classificação Final - 1.º FC Porto (58 pontos), 2.º Benfica (56 pontos) 3.º Sporting (53 pontos), 4.º Águas Santas (45 pontos), 5.º ABC (37 pontos), 6.º SC Horta (35 pontos)

Benfica 31 – 30 Sporting

Esperávamos que face aos planteis de ambas e as equipas, pudéssemos assistir um bom jogo de andebol, mas infelizmente enganamo-nos, pois foram raros os momentos de bom andebol praticado. As equipas apresentaram-se com algumas falhas, no Benfica foi notória a ausência de Cláudio Pedroso, agravando-se a sua situação com a lesão de Vicente Alamo ainda durante os 10 minutos iniciais da partida, no sporting, Ricardo Correia não produziu a mesma exibição da semana anterior e rapidamente teve de ser substituído por Hugo Figueira, assim como foi evidente o cansaço evidenciado pelo jovem central Rui Silva, ao jogar nos seniores e nos juniores, e ainda limitado com dois estrangeiros cujo valor não “trás nenhuma vantagem á modalidade”, bem pelo contrário. Foi um jogo equilibrado, embora com o Benfica quase sempre no comando do marcador (exceção aos momentos de igualdade), chegando aa dispor de 4 golos de vantagem (20-16) aos 34 minutos de jogo, depois de uma forte entrada nos segundos 30 minutos de jogo., no entanto a 16 segundos do fim do tempo regulamentar Carlos Carneiro (9 golos) e melhor marcador da sua equipa, desfez a igualdade com um remate surpresa e que garantiu a vitória dos encarnados. Na equipa do Benfica de destacar na nossa opinião David Cutura (6 golos), não só pelo que marcou, mas pelo que jogou e pelo que fez jogar, destacando-se o número de assistências para golo (7), uma referencia especial para o jovem João Pais (5 golos), no lugar habitualmente ocupado por Dario Andrade. No Sporting Pedro Solha (9 golos) foi a sua grande figura, assim como estava a ser Fábio Magalhães (6 golos) até ser “estupidamente” desqualificado diretamente, tal como o foi Inácio do Carmo. O Jogo foi dirigido pela dupla Internacional Bracarense constituída por Daniel Freitas e Cesar Carvalho, que num jogo sem problemas, ”conseguiram” 10 exclusões e 2 desqualificações diretas, produzindo um trabalho final sem nexo e completamente descoordenado.

Grupo “B”
10.ª Jornada
Belenenses 36 – 32 Xico Andebol
Avanca 21 – 27 Camões
Madeira SAD 31 – 35 AC Fafe

Clubes que desceram de Divisão – Xico Andebol e Camões
 
Finalmente regressaram as estatísticas a estes jogos

No Restelo o disputou-se um jogo apenas para cumprir calendário o Belenenses / Xico Andebol, pois ambas as equipas já tinham o seu destino traçado desde a jornada anterior, a curiosidade deu-se ao nível do técnico ao benco no restelo, bem como na não utilização de todos os juniores, que tem jogado pela primeira equipa, mas que se encontravam na Fase Final da prova de juniores. Destaque para o GR de Belém Vasco Ribeiro (46% de eficácia) e para Belone Moreira (7 golos), enquanto na equipa do Xico deve-se dar relevo aos 11 golos obtidos por Daniel Santos. Em Avanca no AA Avanca / CDE Camões os lisboetas conseguiram a sua única vitória da época, perante um Avanca, a viver dos resultados já conseguidos e dos festejos da sua permanecia na 1.ª Divisão. Apesar de a equipa da Região de Aveiro se apresentar sem o seu Cubano, tinha obrigação de fazer mais, assim não poderemos deixar de dar os parabéns á equipa dos Liceais pela sua postura ao longo da competição e em especial no jogo de hoje, onde mais uma vez, João Oliveira foi a sua principal figura com 7 golos. No Funchal disputou-se outro encontro entre equipas que já tinham garantido a sua permanência na 1.ª Divisão o Madeira SAD / AC Fafe, mas onde sobre “pairam nuvens negras” sobre a sua existência, e que foi derrotada contra a maioria das expectativas, onde nem os 10 golos de João Mendes, que esteve bem acompanhado por Diogo Brazão com 7 golos e onde já não esteve presente o seu GR Telmo Ferreira. Na equipa de Fafe, o experiente Luís Nunes (7 golos), acompanhou muito bem o jovem ex – Madeira SAD Pedro Peneda também com 7 golos, não esquecendo Eduardo Sampaio o melhor marcador dos minhotos com 8 golos. Classificação Final: - 1.º Belenenses (44 pontos), 2.º AC Fafe e Madeira SAD (40 pontos), 4.º AA Avanca (38 Pontos), 5.º Xico Andebol (35 pontos) e 6.º Camões (26 pontos).

O Banhadas Andebol

31 comentários:

Anónimo disse...

Vocês viram o jogo? Estupidamente desqualificado? O Inácio agarra o pé do adversário quando este está em suspensão e o Magalhães atropela um jogador isolado em contra-ataque. Leiam o livro de regras, vejam o jogo e deixem de ser burros.

Anónimo disse...

Eu vi no MEO, mas estou aberto a ouvir os comentários das "ALTAS INDIVIDUALIDADES" presentes dsobre este pobre espetáculo televisivo.
Algumas questões, umas que tem a ver com os "PUTOS", outras não.
Senhor CALIMERO não terá VªExª vergonha de no final de uma época de trabalho profissional de 2º emprego pago a peso de ouro apresentar uma equipa a praticar XING-CHONG onde ninguém defende e a atacar joga com duas bolas, uma para o Carlos carneiro e outra para os restantes?
Senhor FREDERICO a sua equipa faz os mesmos erros do principio ao fim da época. Se quer saber com se faz contra-ataque pergunte a um dos 7 magníficos com 5 ainda vivos e o DICAS mais o ESTAROLA da BALIZA explicam.
Quanto aos PUTOS e companhia, começo por perguntar ao senhor que estava na mesa (Delegado) se não reparou que os putos marcavam jogo passivo sempre que o "CALIMERO" os pressionava "( já agora Ó tormenta vê se te calas, então agora os árbitros já ameaçam que marcam jogo passivo).
Ainda quanto aos "PUTOS", quando é que alguém os ensina a arbitrar andebol de 7.É que eles "ARBITRAM andebol de 3, 4 5, 6 quando chega ao de 7 aquilo é gente a mais para a carroça deles e tratam logo de excluir alguém.
Como disse na ultima vez, eles não sabem(nem querem saber)são influenciáveis, tendenciosos e ignorantes.
Um conselho a BRAGA ( ao mais alto nível)forneçam alimentação aos gaiatos porque é ridículo eles nem sequer preencherem os espaços no equipamento.
E depois vão à "NAITE" de Braga ouvir os comentários dos "PUTOS" no meio das GARINAS.
Um apelo ao sr AUGUSTO, mande embora JÀ o Moreira porque ele só está a contribuir para o descrédito do seu trabalho.
Uma ultima palavra para os palradores de conversa mole para enganar boi de pele dura.
Esta é a minha contribuição gratuita para a modalidade naquilo que "EU SEI".
Você se é também dos graciosos passe das palavras à ação.
Se é dos mercenários é melhor começar a enrolar a manta e voltar para Espanha, Alentejo ou Carnaxide.
A menos que seja advogado porque esses ainda vão continuar a mamar até fecharem a porta.
BAY

Anónimo disse...

fafe...fafe.grande final,é obra o segundo lugar,parabens nuno santos,tomas-te as decisões na hora certa.

Anónimo disse...

Vergonha deve sentir as asneiras do Carlos Pedreira, que levou o Sad madeira à vergonhosa época. abandona, abandona mas paga as dividas a quem enganas-te.

Anónimo disse...

Parabens Avanca ;D Espero que as pessoas que tanto os criticavam estejam felizes ;)
Para o ano é a vez do fafe descer e do Avanca se impor

Anónimo disse...

O Aguas Santas deve ter encontrado um poço de petróleo, querem ir buscar dois jogadores ao Sporting mais dois ao Benfica só espero que vá pelo caminho do Madeira Sad, Fica o aviso.

Anónimo disse...

O Avanca para o ano vai ser o porto B.

Anónimo disse...

Mas que grande final de época do Fafe. Têm 3, 4 jogadores que prometem...A carreira do Nunes fala por si, Depois o Peneda e o José Sampaio foram fabulosos. São para outros vôos nitidamente O Mota é mais um jovem com grande qualidade. Ah o Nuno Santos tb merece os Parabéns. Aqui a prova que com orçamentos reduzidos e trabalho bem feito os resultados aparecem.


Anónimo disse...

O artista que escreveu em 27 de Maio ás 00,26 h , talvez pela hora tardia ou ainda no pós ressaca de um fim de semana bem bebido está preocupado com o futuro do Àguas Santas....
olha que para alem desses que sabes do sporting e do benfica ainda vão 3 ao ao Barcelona e 3 ao kiel ......

Anónimo disse...

A grande época do Fafe esteve não decisão do Nuno santos em correr com um senhor que se julgava GR, mas só armava tendo no clube, fazendo daquele balneareo uma retrete. Foi embora e com a saída dele entrou a paz no Fafe!
Reparem que ele é tão Fafense (nasceu em Fafe mas devem-no ter trocado à nascença)que sempre que o Fafe perdia vinha para aqui mandar bocas. Mas ele não era o único que mandava aqui bocas, pois o seu treinador adjunto também vem para aqui dizer mal de si. Como o Fafe passou a ganhar a maior parte dos jogos ele deixou de ter espaço para a critica! Parabéns Nuno santos é um grande treinador, mas ainda não varreu tudo. Aproveita agora que o campeonato acabou e continue de vassoura não mão. Quer alguns nomes? Luis Nunes, o seu treinador adjunto (é pior que Judas, vai andar sempre a sorrir-te mas também a minar-lhe o caminho!)e outros que sabe bem quem são. Só estorvam e estão sempre a tentar espetar-lhe a faca nas costas. Fafe está-lhe muito agradecido pela sua coragem em limpar o lixo que há muito andava no clube!

Anónimo disse...

façam uma analise dos clubes que sobem e que dechem durante meia duzia de épocas e vão fartar de rir

Anónimo disse...

Estimado anónimo das 13.10, o Senhor poderia fazer essa analíse para nós nos rirmos. Rir em primeiro lugar do seu português porque escrever "deschem" faz doer a vista. Cumprimentos e já agora também não se escreve " vão fartar" é vão-se fartar.

Anónimo disse...

Os dois do Benfica pelo menos um deve estar garantido e ao que se diz é o Grilo o outro será o Inácio Carmo, do Sporting será o Solha que regressa a casa e não me admiraria nada que o outro fosse o Figueiras

Anónimo disse...

Agora já estão preocupados com o Aguas Santas....Porventura seremos os únicos a fazer frente ao porto no proximo ano.
Confirmado creio só estar um miudo do Fafe mas mais se seguirão...
Paulo Faria acreditamos no teu trabalho...daqui a dois anos temos 5 na seleção.

Força Águas Santas....

Anónimo disse...

Atenção o miúdo que vai para o ASantas e da formação do ABC de Braga

Anónimo disse...

Mais o Grilo....

Anónimo disse...

È triste que, depois de mostrar serviço o frederico Carlos, cheira-me que, nem vai ter jogadores para um minímo de competetividade no SPORTING C. P.! Ninguém sabe se Figueira e Solha continuam. Ninguém vai querer certamente baixar ordenados. Rui Silva vai para o estrangeiro mas, para onde? Eis um segredo bem guardado entre clube e jogador. È até sabido que, ele foi treinar ao estrangeiro mais que uma vez! O junior G-R Luís ainda está mais que cru e o outro a idade já pesa. João Pinto nem sequer é uma sombra do que foi. Antunes já deu a palavra a outro clube. Isto depois da taça vai rebentar! Ah! Ainda mais giro são os juniores que, acabam de ser merecidamente tetracampeões e, estão cheios de medo do futuro. Depois de contactos, aliás bem perto do local onde vai ser no próximo século o tal pavilhão, ao que parece o Porto vai pescar. Edmilson, Nuno Gonçalves e Sérgio Barros se calhar, já estão mais que comprometidos. São capazes de desmentir os contactos? Sabemos como o clube do papa actua. Ao que parece até há interesse dos nossos amigos e vizinhos, ou houve nos dois últimos. A forma de contacto é que perdoem-me pássaros depressivos, não foi original...!

Anónimo disse...

E agora benfica? Lá vai tudo por água abaixo. O benfica é uma águia-real... de papel!Tão frágil e fácil de dividir. Apenas venceu um campeonato o de juvenis que, a princípio não se esperava. O seu ADN não contempla o andebol, antes o basket e até o volei e hóquei patinado. Mais uma vez no momento de decidir, peredem. Abram os olhos! Teem melhor equipa e banco. O que falta? TODOS SABEMOS À ANOS!!!

Anónimo disse...

Ouvir o Tormenta ainda é pior que ouvir as meninas do canal benfica ou do canal porto. Estou farto. Metam ex-jogadores que não relatem.

Anónimo disse...

Parabéns Camões pelo esforço e honra que mostraram ao longo do campeonato e pela vitória contra a Artística e ainda por ter sido o único clube do Grupo B a conseguir vencer em Avanca.
De facto no final quando soube que jogam sem receber nada e ainda têm que pagar as deslocações e alimentação merecem bem a época no Andebol1. Além disso, ainda têm um jogador, João Oliveira, a jogar nestas condições e a ficar na lista de melhores marcadores, em 4º com 186 golos, realmente, pensava que a Artística fazia um feito por jogar no Andebol1 com o orçamento que tem mas vocês conseguiram superar. Desejo-vos a melhor sorte.

Para a minha Artística claro está, SÃO OS MAIORES.
OBRIGADO PELA GRANDE ÉPOCA PRINCIPALMENTE NA 2ª FASE.

PS-Para finalizar, um reparo no comentário no blog ao jogo do Camões em Avanca. Não foi a única vitória do Camões da época, foi a 2ª, o Camões venceu em casa o Xico.

Abraços a todos e deixem-se de quezílias. Para o ano há mais andebol e mais festas, alegrias e tristezas.

Anónimo disse...

Vocês tem alguma ideia de quanto ganha o solha o figueira o grilo o Inácio anualmente, alguma vez o Aguas Santas tem dinheiro para pagar tais ordenados tomara eles pagarem todos os meses aqueles que lá andam, pensem um pouco antes de escrever essas barbaridades a não ser que os jogadores em questão estejam em preço de saldo coisa que não acredito. Fala se em muitas saídas de jogadores quer do Sporting quer do Benfica e agora pergunto eu e vão jogar para onde ? estrangeiro, vejo muito poucos a optarem por isso ,e tb quero ver se isto tudo tem uma pontinha de verdade .

Anónimo disse...

Mas se não houver mais dinheiro vão baixar as calcas normalmente se quiserem continuar a jogar

Anónimo disse...

Já ouvi nomes do Sporting para abc e águas e não era má ideia. Bom pra eles e prós clubes. No caso do Oliveira é um regresso, porque ele nasceu lá. o Sérgio Barros no águas ou o Pedro Pinto no abc, assim como o irmão no belenenses, fazem sentido. Em Portugal só se paga bem nos 3 grandes.

Anónimo disse...

O meu belém apesar de tanto funeral anunciado aguentou-se na 1ª Div. È uma ideia minha mas, podiam ir buscar jovens que sendo de equipas grandes, já passaram pelo clube. E a lista não é pequena.

Anónimo disse...

Existem neste campeonato vários jogadores jovens, com enorme, repito ENORME qualidade e BARATOS que fariam melhor trabalho que muitas dessas velhas guardas cheios de vícios e com pouca vontade de trabalhar. Infelizemente o estatuto ainda joga. Curioso é que esta situação apenas se verifica nas maiores equipas. Nas equipas denominadas pequenas os jovens são humildes e trabalhadores.


Enfim continuem assim, uns gastam dinheiro para o tecto, outros usufruem do estatudo para desfrutar.
Paguem a quem merece recebe-lo e punam quem não se esforça.

Abram os olhos e tenham coragem de arrumar a escumalha que têm nos planteis....

Anónimo disse...

Caro amigo,

Em nome de TODOS os jogadores, técnicos e dirigentes do Camões deixe-me agradecer-lhe as suas palavras. Deixaram-nos cheios de orgulho e vontade de continuar...

Aqui como sempre dissemos nao somos piores nem melhores que ninguem, apenas somos assim e vivemos desta maneira e com o que temos. Ninguem é dispensado e jogamos apenas uns pelos outros, por amor ao andebol, por amor ao clube e por momentos que so quem vive o desporto sabe do que estamos a falar.

Foi uma época muito complicada e muito dificil. Sabiamos que seria praticamente impossível mantermos-nos na PO1, mas lutamos para isso.

Houve muita coisa que correu mal e muitos jogos onde poderíamos ter feito mais um bocadinho, mas... O desporto é assim mesmo e no final se descemos foi porque merecemos e porque houve equipas melhores que nós!

Entre elas o Avanca que sem duvida deixou-nos laços de amizade desde a época passada. Mantiveram-se na primeira fruto de um GRANDE trabalho e de uma gestão cuidada e seria. PARABENS! PARABENS a todos desde jogadores, técnicos e dirigentes, tal como tive oportunidade de dizer pessoalmente ao vosso treinador.

Vamos para a segunda e vamos como sempre! Com o mesmo espirito e tentando chegar o mais longe possível pois a idade cada vez ajuda menos :)

Um abraco a todos e boa sorte para TODOS para a época q se avizinha.

Luis Lacerda
#32 C.D.E. Camões

Anónimo disse...

Enquanto o porto cresce e controla tudo e todos o sporting está em ponto morto. Que vai ser a próxima temporada? Onde ficam Solha e Hugo jogadores do mais importante para nós sermos minímamente competitivos? Os juniores estão a trabalhar bem mas, só três entram de caras. Mas, até aí os nossos rivais andam á caça com promessas. Até há um jogador de seleções juniores adversário que, o reconhece e confessa.

Anónimo disse...

O Solha continua no Sporting estão a fazer-se esforços nesse sentido, apesar de o benfica estar a fazer pressão com ele. O orçamento foi cortado entre os 30 e os 40%, pelo que muitos jogadores vão ver os ordenados reduzidos. O benfica não reduz ordenados mas vai dispensar alguns jogadores, o "flop" Grilo vai para o norte, aguas santas. No porto tudo na mesma, continuaram a ter ordenados em atraso, mas a equipa principal não sera mexida. O Tiago Rocha fica, o Gilberto também.

Anónimo disse...

deixem o ACF em paz!!! sff...
mesmo na vitória há quem encontre motivos para falar mal do esforço e dedicação de todos os que cumpriram os objectivos. Sem mais informações para o ano cá estaremos para mais uma época na po1... e talvez para ficar novamente.

Boas férias desportivas

Anónimo disse...

Companheiro do amor à camisola, estas palavras significam muito para mim. "Ninguem é dispensado e jogamos apenas uns pelos outros, por amor ao andebol, por amor ao clube e por momentos que so quem vive o desporto sabe do que estamos a falar."
Eu sou um deles. Não acrescento nada, está tudo dito.
Foi assim que a Artística sobreviveu e chegou aqui após uma fase de "pagamentos" há uns anos atrás. Vamos ver onde vamos chegar. Desejo que mais longe mas logo se vê.

E obrigado Luis Lacerda também pelas tuas palavras, malta desta nunca pode deixar o andebol para bem dele.
Continuem e um bom regresso à PO1.

Abraço da gente de Avanca!

Tavares
antigo #5 revienga da ponta esquerda.

Anónimo disse...

Se calhar devia-se comemorar o acontecimento mais impossível que, é o ex-francisco de holanda agora xico andebol, baixar de divisão! Com as habituais cenas lá subirão depressa. todos sabemos como vai ser. Atá á mais fácil que acertar em quem vai ganhar pró ano! O que acho esquezito é que os campeões, andam com ordenados em atraso! mas, ninguém se queixa! Medo? Não! Não! e... Não! O dinheiro é mais útil para outros fins!