gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 14 de maio de 2013

Crónica de Fim de Semana – 08 – 2012 / 2013 - VI

Breve crónica sobre os nossos Juvenis Masculinos, em especial sobre a PO06.

PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos 
Fase Final

PO 06 - Campeonato Nacional de juvenis masculinos 1ª divisão

Fim da 1ª volta, com duas notas interessantes. A primeira vitória fora e consequentemente a primeira derrota caseira de uma equipa. Segunda nota e estando inevitavelmente ligada a primeira, os Campeões Nacionais praticamente a dizer adeus a renovação do Título Nacional neste escalão.

F. C. Porto 36 A. A. Águas Santas 30

Jogo quase de sentido único, embora com boa resposta dos maiatos. Os portistas dominaram o jogo todo, voltando às vitórias. Não será menos verdade, que o Águas Santas terá uma palavra a dar nos próximos jogos e poderá ter influência na atribuição do título Nacional, mas dificilmente será um candidato. Destaque no F. C. Porto para o pivot Francisco Leitão, com uma excelente exibição quer no ataque como defensivamente, bem acompanhado por Miguel Batista e pelo jovem Diogo Oliveira. Na equipa da Maia, António Gomes e Ricardo Ávila tentaram, de alguma forma, contrariar o Adversário, mas sem grande sucesso.

Sporting C. P. 27 S. L. Benfica 30

Utilizando um chavão, jogo com duas partes bem distintas. Na primeira parte, o Sporting dominou todos os 30 minutos e parecia que ia embalar para mais uma vitória com os eternos rivais. Ao intervalo vencia de forma justa e clara por 19-15. No segundo tempo tudo se viria a transformar e o Benfica corrigindo alguns aspetos que não estavam a resultar, viria a ter muito mais êxito, principalmente defensivo, e virava o resultado a seu favor. Os leões apenas marcaram 8 golos na 2ª parte, muito por culpa do acerto defensivo das águias que mais uma vez contaram com um guarda-redes Gustavo Capdeville em excelente plano e alcançaram uma vitória que teve tanto de importante como justa. André Silvano foi o mais inconformado no Sporting, enquanto no Benfica já se torna repetitivo, mas bem merecido, destacar Gonçalo Ribeiro e Augusto Aranda, juntando naturalmente o referido guarda-redes.

Com estes jogos, Benfica consegue o pleno na primeira volta, mas irá agora duas vezes ao norte e será um teste para o objetivo final. F. C. Porto desloca-se ao Sporting e existe aqui um dilema, visto que, nos dois próximos fins-de-semana joga-se a fase final de juniores e os Portistas utilizam alguns juvenis com regularidade nesse escalão, assim como o treinador Martingo treina as duas equipas. Miguel Batista, Francisco Leitão e um dos guarda-redes, serão sempre elementos em dúvida a utilizar numa equipa ou outra. Sporting terá de ganhar os três jogos que lhe faltam se ainda quer pensar em algo e se a margem de erro era curta, agora é nula. Águas Santas e como referi anteriormente, não me parece que tenha estofo para ombrear na discussão pelo título Nacional, mas pode interferir bastante.

Afonso Henriques

8 comentários:

Anónimo disse...

As equipas do Borges no Aguas desde que ele é treinador deste escalão, padecem sempre do mesmo problema défice físico no final da época.
Depois foi o que se viu com o Benfica e bem pior com o Porto tudo de rastos uma negação a defender e uma trapalhada no ataque

Anónimo disse...

Com o FC Porto a estar em duas fases finais ao mesmo tempo(Juvenis e Juniores) e a equipa de juniores ser básicamente os juvenis, O Benfica já tem uma mão no campeonato, dado que o Aguas é uma equipa que não tem argumentos para nós. Agora é vencer nos séniores e também nos juniores ... Fica Bem Benfica!!!

Anónimo disse...

Alguns jogadores do Aguas só lhe falta treinarem e jogarem pelos veteranos.
Esquecem-se os responsáveis, o que é lamentável porque estão no andebol a tantos anos, que o planeamento de treino tem de ser acompanhado por uma análise das caraterísticas físcas desses atletas, não basta sujeita-los a cargas e horários absolutamente surreais.
Atentam contra a saúde e o desenvolvimento físico e muscular dos atletas ao mesmo tempo que se descuram aspectos técnicos indispenáveis á sua evolução.
Não é por o atleta treinar 3 horas por dia, sem que observe uma dieta alimentar adequada e complementada por consumo de suplementos vitaminisco e proteicos, que se vai tornar melhor jogador.
O que se viu até agora nesta fase final é são os atletas, que foram sujeitos a essa carga, que mais evidenciam défice físico logo ao invés de fazerem a diferença apenas enterram a equipa.

Anónimo disse...

Pois é subir e descer as bancadas 50 vezes e fazer 200 flexões por treino é optimo para preparar o "body" para a praia, as miudas até colam os olhos e sempre dá um certo prazer ao ego, agora para a prática da modalidade estamos conversados.

Anónimo disse...

Nao é so subir e descer 50 vezes as escadas e fazer 200 flexões que vao ser atletas no futuro!!!

Anónimo disse...

Então mas o título não iria ser discutido por Porto e Sporting, depois do Benfica ter sido eliminado pelo Sismaria ?

Adiante...por falar em juvenis, já que o Banhadas nem se dignou a responder a este mail, enviado em tempo, cá vai :

"Caros senhores, bem sei que o regional de Juvenis Masculinos da AA de Lisboa não será a coisa mais importante do mundo. Mas para as equipas que cá andam, é a sua competição, para estes jogadores, técnicos e dirigentes, é o seu campeonato, aquele para o qual treinam e gastam dinheiro, que não é pouco. Dito isto, gostaria aqui de denunciar a fraude que a AAL e o Belenenses estão a perpretar. Por um absurdo próprio da AAL, o CR de Juvenis Masculinos é disputado pelas equipas do regional, que disputaram 3 séries para apurar o primeiro classificado para a fase final, recebendo depois 4 equipas directamente do Nacional da I divisão, ou seja, há equipas que conseguem disputar dois cameonatos distintos na mesma época, mas enfim, estava definido assim e foi assim que se iniciou o dito regional. As quatro equipas que constam da Lista da AAL como apuradas directamente, são o Ginásio do Sul, Torrense, Almada e Passos Manuel. O Belenenses poderia ter feito o mesmo, mas por alguma razão resolveram participar no apuramento, ficando na série III, confiando eventualmente que se apurariam facilmente, roubando assim mais um lugar a uma das equpas “regionais”, só que tiveram azar, no primeiro jogo usaram a equipa de iniciados, que perdeu com o Quinta Nova, como esta equipa não perdeu mais jogo nenhum, o Belenenses não se apurou. Como entendem ser “finos” de mais para estarem a jogar na II divisão, embora desportivamente só tenham conseguido isso, conseguiram, com a cúmplicidade da AAL, fica apurados para a fase final do regional e ainda meter uma equipa “B” que não apareceu nas fases de apuramento, na II divisão. Quem anda no Regional também é digno, isto não é suposto ser um campeonato para o Belenenses arranjar jogos de treino para as suas equipas ao sabor das suas conveniências. Além de serem useiros na utilização ilegal de jogadores da equipa A na B, como no apuramento para a II divisão Nacional, prejudicando terceiros. Sei que isto não vai adiantar nada de especial, a AAL e o Belém conseguirão fazer o que pretendem, mas gostaria de denunciar o desprezo com que a AAL trata os seus regionais. "

Anónimo disse...

vem falar do que nao sabem... opá comprem um cao e falem para ele. e no jogo do FCPorto-AAAguas Santas, o aguas santas doinou toda a primeira parte tendo sa´do ao intervalo a ganhar por 2 golos. claramente que este "homem" (Afonso Henriques) é portista...

Anónimo disse...

Muitas equipas não chegaram à Fase Final. Foram Muitas as que ficaram pela primeira fase, e outras que ficaram pela segunda. Apenas as 4 melhores equipas estão nesta fase, e é graças ao treinador Pedro Borges que aqui estamos. O planeamento dos treinos dos juvenis do Águas Santas só ao treinador diz respeito, e se aqui estamos foi graças, não só às 200 flexões e bancadas que fizemos, como também graças a uma equipa unida todos os treinos e jogos sempre pronta a fazer melhor.
E para quem não sabe criticar em anonimo revela falta de caráter e respeito.

Obrigado e Boa Noite.

Atenciosamente,

João Leite (atleta do Pedro Borges)