gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 1 de abril de 2013

P09 – Analise às Restantes Equipas - No Feminino – 21 – 2012 / 2013

Na semana passada, deixámos aqui uma análise detalhada às primeiras 6 classificadas da primeira fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Esta semana é hora de analisar as restantes 6 equipas.
COLÉGIO DE GAIA: Que época tão irregular do Colégio de Gaia? Excelente começo, depois o “miolo” do campeonato com resultados muito abaixo do esperado e depois uma ponta final, de novo, em crescendo. Uma equipa capaz de tudo mas em é claro o declínio daquela que já foi uma das melhores equipas do andebol português e agora está já na segunda metade da tabela.
 
Estrelas: Vanessa Silva, Helena Soares e Fernanda Carvalho. Vanessa Silva fez a melhor época da sua carreira. Uma capacidade fantástica de uma das poucas esquerdinas com qualidade em Portugal. Que pena não estar disponível para a selecção? Helena Soares está, mais uma vez, a realizar uma excelente época, conseguindo compensar a sua baixa estatura com uma capacidade de luta enorme e com uma técnica de pivot verdadeiramente invejável. Fernanda Carvalho reapareceu neste final da época, depois de alguns meses a jogar muito abaixo do que sabe devido a problemas físicos. E ela acaba de ser o barómetro deste Colégio de Gaia?
 
Treinadora: Paula Castro. Antiga selecionadora nacional, no ano passado, apareceu como concorrente num concurso televisivo. Apesar de criticada, Paula Castro sabe muito de andebol. Tem uma experiência enorme e percebe o jogo. Contudo, a sua capacidade de liderança é muito discutível e a sua exigência nos treinos muito abaixo do aceitável. Confidenciam-nos algumas jogadoras de que os treinos são muito mais relaxados e sem intensidade do que deveriam ser mas também as mesmas jogadoras dizem que aquele grupo não está preparado para alguém mais exigente e seria o fim do Colégio se aparecesse outro tipo de treinador.
 
Pontos fortes: Tem algumas jogadoras com muita experiência e capazes de realizar grandes jogos em contextos adversos. Talvez a equipa que melhor consegue fazer a ligação entre a sua primeira linha e a sua pivot.
 
Pontos fracos: Débil condição física, sendo uma das piores equipas do campeonato a recuperar defensivamente. O posto de guarda-redes que no passado era um dos pontos fortes do Colégio de Gaia, esta época tem sido um dos seus calcanhares de Aquiles.
 
Previsão: 5º lugar. Não acreditamos que o Colégio de Gaia consiga superar o Colégio João de Barros, mas a subida de forma da equipa e a experiência das suas jogadoras, fazem-nos acreditar que vencerá as outras duas eliminatórias de consolação e alcançarão o 5º lugar.
 
MAIASTARS: A equipa da Maia, sem fazer uma época brilhante, carimbou o seu passaporte para os playoff e consegue atingir o objetivo que se propôs.
 
Estrelas: Olinda Leal, Filipa Correia e Ana Silva. Olinda Leal é o motor desta equipa. Por ela passa todo o jogo ofensivo do Maia e nos jogos em que não rende (ou está lesionada), o Maiastars é uma sombra do que costuma ser. Filipa Correia foi uma excelente aquisição por parte do Maiastars e tem sido uma das revelações do campeonato. Pena que nem sempre treine com a assiduidade das suas colegas. Ana Silva está de novo a fazer uma boa época e é das poucas esquerdinas com qualidade. É verdade que a sua baixa estatura a limita ao mais alto nível, mas em muitos jogos ela é decisiva.
 
Treinador: José Carlos Ribas. Um dos responsáveis do desporto da Câmara Municipal da Maia é uma personalidade muito forte do andebol feminino em Portugal e, além de treinador, é presidente do clube, sendo o grande responsável pelo sucesso do Maiastars, sobretudo, nos escalões jovens nacionais. No entanto, José Carlos Ribas, nesta época, está constantemente a queixar-se das questões da arbitragem, falando sistematicamente no “sistema”, chegando a cair no ridículo. É um treinador muito duro para as suas jogadoras mas confidenciam-nos algumas jogadoras do Maiastars: “Preferimos um treinador que nos berre e que seja exigente como o Ribas do que uma treinadora que deixa fazer tudo o que quer como a Paula Marisa”.
 
Pontos fortes: O seu contra-ataque é a sua principal arma. As jogadoras têm isso no seu ADN e o Maiastars tem nele a sua principal arma. Praticamente, só têm um sistema defensivo (6x0) mas fazem-no de uma forma muito consistente e conseguem ser muito eficazes. O último ponto forte é a sua liderança. Olinda Leal é uma verdadeira líder dentro de campo e isso nota-se.
 
Pontos fracos: Já o dissemos algumas vezes nas nossas crónicas ? o ataque do Maiastars é o mais arcaico do campeonato, com combinações ofensivas do século passado. Outro ponto fraco é a ausência de rematadoras, o que faz com que tenham grandes dificuldades a atacar defesas recuadas. Por último, o facto de praticamente apenas conseguirem defender no seu 6x0 faz com que a equipa tenha dificuldades quando tem que alterar o seu sistema defensivo em função do jogo.
 
Previsão: 8º lugar. O Maiastars já atingiu o seu objectivo e está de parabéns por isso. Duvidamos que consiga ganhar qualquer eliminatória nestes playoffs, pelo que prognosticamos o 8º lugar.
 
JUVE MAR: Partia para o campeonato como a equipa com menos valores individuais mas mostrou que o espírito de equipa e trabalho colectivo podem contrariar isso, falhando por pouco o acesso aos playoff.
 
As estrelas: Teresa Santos e Ana Couto. Teresa Santos esteve lesionada uma boa parte da época e não foi por acaso que o seu regresso marcou também o início da recuperação da Juve Mar. Excelente capacidade de um contra um torna-a uma jogadora temida. Ana Couto é uma das grandes revelações da competição. Jogadora de uma estatura muito baixa, tem uma enorme facilidade em sair para o contra-ataque e isso até tem mudado um pouco o estilo de jogo da formação de São Bartolomeu do Mar.
 
Treinador: Paulo Martins. Um dos “dinossauros” do andebol feminino em Portugal e dono de um restaurante onde se come muito bem para os lados de Esposende. O seu profundo conhecimento sobre as equipas e jogadoras dá-lhe uma grande vantagem na preparação dos jogos. Pena não serem feitas mais entrevistas a Paulo Martins já que gosta da polémica e de dizer o que vai mal no nosso país andebolístico. Algumas jogadoras confidenciaram-nos que todas têm uma relação fantástica com o seu treinador mas que parece algo acomodado nos últimos anos, baixando o seu nível de exigência e que ele próprio já admitiu isso.
 
Pontos fortes: Grande espírito coletivo numa equipa onde não estrelas, remando todas para o mesmo lado. Além disso, a sua excelente adaptação defensiva face aos vários adversários que encontram, tornam a Juve Mar uma equipa difícil para os seus adversários marcarem golos.
 
Pontos fracos: Ausência de rematadoras de qualidade, o que torna a equipa muitas vezes inofensiva. Falta de um contra-ataque apoiado mais sistemático e organizado. Por último, quer atletas, quer treinador e, sobretudo, o clube, parecem ter pouca ambição, o que dificulta chegar mais alto.
 
Previsão: 10/11º lugar. Temos muita dificuldade em saber se a Juve Mar vai evitar a despromoção. Parte com pontos de vantagem acumulados desta fase, mas não sabemos se chegará. De qualquer das formas, como acreditamos que o Madeira Sad chegará ao final este ano, qualquer uma destas posições pode significar a manutenção que é o grande objetivo da Juve Mar.
 
CALE: Uma das grandes desilusões da competição. Era claramente candidato a chegar aos playoff e o Cale acaba a primeira fase num desolador 10º lugar.
 
As estrelas: Sofia Mota e Sara Amorim. Sofia Mota tem-se afirmado como a grande arma ofensiva da equipa de Leça. Utilizada na selecção das juniores A como ponta esquerda, no Cale é a atiradora de serviço e tem estado em destaque. Sara Amorim é uma das boas surpresas desta competição. A jovem Guarda-redes baixou um pouco de produção nas últimas jornadas, mas teve uma época recheada de boas exibições, sendo a sua capacidade de reagir rapidamente aquilo que mais se destaca.
 
Treinador: Vasco Ramos. Conhecido pela sua voz forte e contestação aos árbitros, é também um dos mais apaixonados treinadores do andebol feminino. Não tem conseguido transmitir o seu lema de uma defesa agressiva como base para o sucesso para as suas atletas. Ao contrário da época passada, a equipa é macia a defender e não há ninguém a quem isso incomode mais do que o Vasco Ramos. Algumas das suas atletas confidenciaram-nos que, apesar daquele aspeto bruto e agressivo, o Vasco é alguém muito afável e que trabalha muito para o Cale ser melhor. E a verdade é que Vasco Ramos é peça chave num dos clubes que melhor trabalha no andebol feminino em Portugal. Já vai é sendo tempo de Vasco Ramos, tal como José Carlos Ribas e Marco Santos, se preocupar menos com os árbitros pois nunca poderá mudar a sua forma de apitar.
 
Pontos fortes: Espírito de luta. O Cale continua a bater-se sempre do princípio ao fim, sendo uma equipa à imagem do seu treinador. Por outro lado, apesar de estarem menos agressivas do que na época passada, o Cale continua a ser uma equipa com bons princípios defensivos e que ganha quase sempre os duelos individuais.
 
Pontos fracos: A baixa estatura limita muito o jogo da equipa de Leça. Além disso, o seu contra-ataque direto praticamente não existe e o contra-ataque apoiado é demasiado desorganizado para ser eficaz. Além disso, a equipa comete muitas falhas técnicas sem qualquer pressão das adversárias, algo impensável para quem queria ir aos playoff.
 
Previsão: 9º lugar. Apesar de partir para a fase final com menos pontos acumulados do que a Juve Mar, estamos em crer que o Cale vai conseguir alcançar o 9º lugar e alcançar, de novo, a manutenção. Seria uma enorme surpresa e desilusão se tal não acontecesse.
 
PASSOS MANUEL: Um início de campeonato muito difícil, fruto do calendário difícil, da ausência de algumas jogadoras e de uma dificuldade de adaptação à 1ª Divisão. Depois, o Passos subiu muito de produção e acabou esta primeira fase a conseguir competir com quase todas as equipas.
 
As estrelas: Cátia Santos, Carolina Santos e Maria Suaré. Cátia Santos foi a mais regular jogadora da equipa ao longo de toda a época. Parece uma jogadora pesada, mas é uma falsa lenta e tem uma enorme facilidade de remate. Carolina Santos, irmã de Cátia, só regressou de uma grave lesão a meio da época e tem sido a melhor jogadora da equipa na segunda metade, fruto da sua velocidade e explosividade. Hesitámos em colocar aqui Maria Suaré porque deveria ser a mais decisiva jogadora da equipa mas tem sido muito irregular. Uma das melhores atiradoras de Portugal, mas alterna jogos bons com jogos em que parece que nem está ali.
 
Treinador: Hélder Fonseca. Na sua primeira experiência no andebol feminino, o desafio era difícil: Tentar sobreviver na 1ª Divisão. O início foi turbulento com dificuldade em que as jogadoras assimilassem métodos e com dificuldade em analisar os adversários. Mas Hélder Fonseca conseguiu manter as atletas motivadas, assimilaram métodos e esta segunda volta tem sido já mais à sua imagem, melhorando muito, sobretudo a nível defensivo. Hélder Fonseca nem sempre tem a flexibilidade essencial e essa intransigência valeu-lhe perder Dulce Pina que, no início do ano, foi treinar ao clube lisboeta. Confidenciam-nos as suas jogadoras que “o Hélder andou um pouco perdido no início e nós não estávamos a acreditar nele mas o tempo fez-nos acreditar no seu trabalho e os resultados começam a aparecer”.
 
Pontos fortes: Espontaneidade no remate da maior parte das suas jogadoras, uma característica muito particular desta equipa. Além disso, aquele que era o ponto fraco da equipa, a defesa, passou a ser um dos pontos fortes, com um sólido 6x0, aproveitando a boa compleição física da equipa.
 
Pontos fracos: Fraca qualidade das suas guarda-redes e o número muito elevado de falhas técnicas. Aliás, o seu treinador baixou o ritmo de jogo da equipa, para reduzir o número de falhas técnicas da equipa e consegui-o até certo ponto. Mas o grande pecado desta equipa é a deficiente recuperação defensiva, o que lhes garante muitos golos na sua baliza.
 
Previsão: 10º/11º lugar. Tal como dissemos em relação à Juve Mar, não conseguimos dizer qual destas equipas vai escapar à despromoção. O Passos parte com desvantagem em função dos pontos acumulados nesta primeira fase mas tem a vantagem de estar, claramente, em crescendo de forma.
 
SANTA JOANA: Apenas uma vitória e uma época frustrante para uma equipa que tinha um lote interessante de jogadoras e que é, sem dúvida, a grande desilusão do campeonato.
 
As estrelas: Marlene Pinto e Maria Domingues. Marlene Pinto carregou, em muitos jogos, a equipa às costas, sendo uma das melhores atiradoras do campeonato. Pena o feitio irascível e a dificuldade em conciliar a sua actividade profissional com o andebol. Maria Domingues, enquanto jogou, era a única jogadora que conseguia fintar 1x1 e desequilibrar as defesas adversárias. O seu abandono da equipa foi a última machadada neste clube.
 
Treinador: Miguel Solha. Miguel Solha é a prova de que um bom jogador de andebol nem sempre dá um bom treinador. Não pomos em causa os conhecimentos de andebol de Miguel Solha mas desrespeita alguns princípios básicos de um treinador de andebol: Observação dos adversários e exigência nos treinos. Miguel Solha dá muito pouca atenção aos adversários e aceita que algumas das suas atletas não treinem e depois sejam das mais utilizadas. Quando assim é, todo o grupo se ressente. Confidenciam-nos algumas jogadoras que ?O Miguel é uma excelente pessoa e sabe muito de andebol, mas conformou-se ao facto de neste clube muitas jogadoras não treinarem e tornou-se pouco ambicioso como a maioria das jogadas?. Miguel Solha tinha um plantel bem melhor do que muitas equipas e não conseguiu tirar bom rendimento desse plantel. Será uma grande surpresa para nós se Miguel Solha continuar no Santa Joana na próxima época.
 
Pontos fortes: Qualidade técnica da maior parte das suas jogadoras.
 
Pontos fracos: Pouco espírito de sacrifício, deficiente recuperação defensiva, ridículas combinações ofensivas. Quando vemos algumas combinações ofensivas do Santa Joana, interrogamo-nos se este Miguel Solha é o mesmo que jogou andebol em alguns bons clubes.
 
Previsão: 12º lugar. Esta é a previsão mais fácil de todas. O Santa Joana ficará em último lugar e desce de divisão. É claramente a mais fraca equipa do campeonato.
 
Críticos Femininos

41 comentários:

Anónimo disse...

O colégio de Gaia cada ano que passa se vai afundando mais no andebol português. A treinadora agora anda por todo o lado a tentar arranjar jogadoras para a próxima época. Já tentou na Madeira, no Académico, no Garrett, no Santa Joana. Tudo com promessas de que vão ser uma grande equipa. Como se não treinam a sério? Como se os aquecimentos até metem nojo de se arrastarem?

Só se tiverem a sorte de irem buscar uma estrela qualquer, mas o problema vai manter-se: Sem treinarem e sem boa formação, o Colégio de Gaia vai continuar a cair rumo ao fundo da tabela.

É triste ver o Colégio de Gaia a ser analisado entre os clubes da metade de baixo da tabela.

Ai Colégio... quem te viu e quem te vê!

Anónimo disse...

O Colégio anda atrás e aliciar imensas jogadoras,ridículo aquilo que a Paula Marisa faz.Que deixe as outras equipas trabalharem em paz e deixe as jogadoras em sossego.
Já agora fonte segura que vão inscrever a Marta Loureiro nesta fase final do campeonato.

Anónimo disse...

A Paula Marisa é melhor treinadora do que a pintam. Ela prepara bem os jogos. É verdade que os treinos são devagarinho e parado e podiamos evoluir mais com outra intensidade, mas a maior parte punha-se a andar. Assim é sempre sem stresses.

E não nos ponham de fora dos playoffs. Podemos surpreender o madeira.

Anónimo disse...

O colégio agora até anda a recuperar as ex-atletas que foram para o maia!

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Notícia no sítio da Federação Suíça sobre o jogo próxima quinta contra Portugal:

"Goran Perkovac: "Focusing on our strengths"

As of today, Monday, the Swiss national handball team prepares in St. Gallen found on the two games against Portugal. Coach Goran Perkovac can now work for three days with his squad before the groundbreaking game is in the Kreuzbleiche on the program. On Thursday at 19.30 clock, it is serious. For the encounter even more than 1500 tickets are gone.

With the two games against Portugal for the Swiss handball players in the first week of April, possibly most important games of the season are on the program. With a win at home on Thursday could bring back the SHV-selection in the struggle to achieve the targeted ranked third with an extra away win on Sunday maybe even the second group would rank back into range. If, however, no points from the matches result, the elimination of the Swiss would have run. Accordingly, there is a little pressure: According to the expectations according defeats last fall in Macedonia and against Spain now follow the games in which it literally to be - or - is not his.

"We want to focus on our strengths on Thursday," said national coach Goran Perkovac who speaks with great respect of opponents Portugal. "This is a very rehearsed, dangerous team that has made great strides in recent years Nevertheless. If we get the best performance, we are able to defeat Portugal." In contrast to Germany internationals, three weeks ago, the SHV-selection on Thursday in St. Gallen, and fall back on Sunday in Santo Tirso back to the performer Andy Schmid and Marco Kurth. Even so says Goran Perkovac: "I believe that we are more than team than it was two or three months we are busy balanced.."

However, the Swiss are well demanded by the Iberians also strong. Portugal, which premiered last November against Macedonia a clear 32:25 victory at home is, on paper at all liked to St. Gallen. The more important the support of the audience will be. "I hope that the spark sprint," says Goran Perkovac. "It takes our players the awareness that we are playing at home and be supported by the entire hall. If the fans feel our use, and all join in, then we can it be really strong." (Tradução do Google Translate do alemão para inglês usado no link http://www.handball.ch)/de/handball_schweiz)

Jorge Almeida disse...

Ainda em relação ao jogo com os Suíços, é preciso ter cuidado ... Eles pensam que se trata da única hipótese que têm de ganhar um jogo neste grupo de qualificação. A vitória de Portugal contra a Macedónia surpreendeu-os.

O pavilhão vai estar cheio, eles têm alguns bons jogadores que jogam na Bundesliga Alemã (e nós não temos ninguém nessa que é considerada a melhor liga do mundo). Somos melhores que eles como conjunto, mas há que provar isso em campo; isto não vai lá só com palavras, como contra Israel. Se fosse comigo, tentaria entrar forte, para mostrar aos Suíços e ao público "quem manda aqui", e cavar logo uma diferença grande. Mas isso era eu ...

Jorge Almeida disse...

Quanto à mensagem em particular, à muito que não tenho uma conversa daquelas com o Bonfim, mas não me surpreende que haja "cansaço"; sempre são uns anos valentes seguidos como treinador (com tudo o que isso implica na preparação dos treinos, nos treinos, nas deslocações, nos jogos, etc ...), e isso "passa fatura".

Anónimo disse...

estranho mesmo muito estranho do maiastars e do cale ninguem fala porque será

Anónimo disse...

Sobre o Coelgio de Gaia as coisas poderiam ser bem resolvidas e para bem do abndebol feminno, ou mudavam de equipa técnica e seria o mais aconselhavel e a Prof.Marisa passava para directora desportiva e convidavam um jovem treinador ou experiente que domina a area do treino e tem capacidade para gerir os multi interesses das jovens atletas.

* treinadores com CV, David Ferreira,Abel Pereira,Jose Antonio Silva.

Anónimo disse...

Os responsaveis do Banhadas de Andebol, o unico blog com dimensão nacional e muito bem identificado com as realidades do andebol nos aspectos, estruturais, organizativos e desportivos com os treinadores titulares num hotel nu mfim de smeana e terem com ordem de trabalhos:
1-Analise aos "modelos" de competição previstas para os proximos 2 anos
2-Caracterização de modelos de recrutamento das novas atletas e aprametros essenciais
3-Analise e modleso de treinamento por parte de todos os treinadores presentes
4-Propostas de Torneios a valorizar as atletas.
5-Acta desta actividade a ser enviado a estrutura federativa.
ADC

Anónimo disse...

E já pensaram que no Colégio queremos que os treinos sejam assim? Se calhar se treinássemos forte como outras equipas muitas jogadoras já nem lá estavam. O Andebol é um hobby para nós e queremos é divertir-nos. E aqui podemos não ter grandes treinos mas temos um grupo unido!

Anónimo disse...

Acho muito bem que o Colégio convide jogadoras da 2ª divisão do Académico, do Espinho e do Alpendorada. A jogar na 2ª divisão é muito difícil evoluir, os jogos não têm a menor intensidade.

E essas jogadoras devem aproveitar porque a maior parte delas não têm valor para jogar numa 1ª divisão, pelo que é a oportunidade que têm... O Colégio pode estar na parte de baixo da tabela mas é bem melhor do que estar na 2ª divisão.

Anónimo disse...

Então e o "grande" carlos resende, que agora até bate em mulheres?
Não interessa falar disso, porque se calhar há muitos interesses e favores a pagar...

Anónimo disse...

grande santa joana, és o maior de certeza nem uma palavarinha, é de azar

Anónimo disse...

A Paula Marisa é pouco exigente e os treinos são uma caca. Mas substitui-la? Vocês não têm noção de que se ela sai o Colégio acaba? Ela faz tudo ali! Não é grande treinadora mas dá tudo e se sai o Colégio acaba, acreditem!

Inquiridor disse...

Folgo em escutar os comentários deste "críticos Femininos", essencialmente sobre arbitragem. Apesar de a qualidade dos Srs de apito andar em queda livre (e ninguém está disponível para deitar a mão) não me parece saudável a atitude dos treinadores. Não vão mudar a forma de arbitrar, apenas incendiar bancadas séquitas e sedentas de confronto e desejosas de criar problemas para afogarem as mágoas da sua semana de trabalho. Quanto ao, titulado, treinador e coordenador de andebol do CALE o seu comportamento é desajustado, ofensivo, insultuoso e mesmo a rondar a falta de educação que a sua imagem de bronco não deixa esconder. O uso excessivo de calão e linguagem insultuosa em público é confrangedor (a culpa e permessividade é dos árbitros, não sabem / querem educá-lo). Ainda na passada 6ª feira na Maia, contra a MELHOR EQUIPA a trabalhar o andebol feminino na zona NORTE deste país, a sua atitude foi deplorável. Estando ele como adjunto / séquito de outro treinador "educadíssimo" de uma escola otima ali dos lados de S Cruz do Bispo... Perto de Leça da Palmeira onde fez "carreira" infeliz como jogador noutro clube de andebol de pavilhões de cimento (que ainda existe) que eram mais dados aos futebois, demonstrou toda ambos toda o seu reportório linguístico (em bom portugês e perfeitamente audível a todos os presentes, exceto aos árbitros), num jogo de INICIADOS em vez de se preocuparem com as suas jogadoras que se encontravam à deriva no jogo. ISTO É SER TREINADOR?! Bem mal vai este pais a dar GRAU IV a estas figuras que com o passar dos anos cada vez mais mancham a imagem de uma modalidade em decréscimo (quantitativo e qualitativo). A nova geração de treinadores do feminino é mesmo como a do país RASCA. Se criticam os velhos por falta de ideias então critiquemos os novos por falta de decoro e falta de educação para a cidadania. O reflexo claro da nossa sociedade, a educar jogadoras que nunca serão atletas pois estão a ser deformadas.
Nesse mesmo jogo apesar de uma arbitragem pouco promissora de realçar o "banho" técnico, tático e fisico do Maiastars ao CALE. É assustador ver que um conjunto de jogadoras que foi campeã regional do Porto sem derrotas, mostra aquela imagem confrangedora. Ver dois senhoras titulados treinadores perdidos no jogo, pois realmente sentados e calados é que estariam otimos. Mas achavam que com as jogadoras não valia a pena (não sabem mais os pobres de espirito) e ainda se dizem bons formadores de atletas no feminino... Enfim...Viraram-se para os árbitros com atitudes desrespeitosas (sem discutir a sua razão ou não) e mesmo insultuosas. Com isto perdeu o Andebol e vai continuar a perder enquanto pessoas que se preocupem mais com fatores que não podem controlar (mas querem e tentam) em vez de se preocuparem com as suas equipas e a forma como jogam. Um conselho: ponham a mão na consciência e sejam sérios no V. trabalho, se acham que não têm mais para dar ao andebol que isto, façam um favor a modalidade, não a martirizem nem a penalizem mais do que já fizeram. Tirem umas férias sabáticas, deixem o Andebol descansar de Vocês.

Anónimo disse...

Estranho as ex-jogadoras do Colégio que estão no maiastars eram bem melhores jogadoras do que agora.
Porque será???

Anónimo disse...

Deixei de ler a crónica na parte em que vocês falam que a Paula Marisa apareceu num concurso de TV. Vocês são baixos!!

Anónimo disse...

Nestes últimos dias tenho lido por aqui alguns anónimos dizerem tão mal mas tão mal dos treinadores do CALE…. quer seja das Minis, Infantis, Iniciadas, Juvenis, Juniores ou Seniores que não consigo perceber como de vez em quando eles conseguem ganhar um “joguito” ou outro….lololololo

Nota: Verdade seja dita que é apenas de alguns (poucos) “aziados”, invejosos e certamente sempre os mesmos…

Ahhh já agora Paula Marisa…, eu acredito que também não ligues nada a que estes “nabos” dizem, mas também estás sempre na linha da frente quando toca a dizerem bem….ehhehehe

Anónimo disse...

"É assustador ver que um conjunto de jogadoras que foi campeã regional do Porto sem derrotas, mostra aquela imagem confrangedora."

É o mesmo conjunto de jogadoras que uma semana antes tinha vencido o mesmo adversário.
Só mudaram o pavilhão e os árbitros...
Realmente as miúdas jogaram mal, perderam por 29 golos.
Veja lá se a sua arrogância e prepotência, não lhe saem furados por ter falado ao final da 1ª jornada da 2ª fase...

Quanto ao jogo, o Maia foi realmente muito superior, mas deixe-me que lhe diga que formar e ensinar jovens praticantes está muito longe do prazer de esmagar adversários quando estes estão inferiorizados. A Central e a Lateral direita do Maia (que são boas jogadoras) fizeram 60 minutos! Deve ser um dos objetivos da formadora maiata, vencer o prémio de melhor marcadora!

Inquiridor disse...

Os treinadores do CALE até ganham os joguitos, também a competição era tão fraca e débil. Mas aos anónimos defensores do CALE e seus treinadores, esclareçam-me que qualidades para a cidadania têm esses agentes da modalidade que insultam, hostilizam e maltratam os restantes intervenientes? Esta teoria não é velha... Deve ser só mesmo para reconquistar os adeptos, eles próprios descrentes dos seus titulados treinadores que mais uma vez revelam uma total e completa falta de qualidade e um franco desnorte para tentarem e reforço tentarem travar o descalabro a que se assistiu. Quanto a ter mudado o pavilhão e os arbitros... Para perder por 29 de diferença a culpa é de algum deles? OS árbitros falharam e falharam para as 2 equipas. Perdoaram desqualificações a ambas as equipas, mas essencialmente ao CALE, que desde agressões e tackles (não me enganei), até mesmo provocações diretas tudo valeu. Agressões com resposta a agressões que valeram exclusões... Os árbitros falharam SIM, mas se tivessem acertado o CALE não acabava o jogo com quase todas jogadoras disponíveis. Se calhar era importante visualizarem o video, se o souberem usar, é uma excelente ferramenta de aprendizagem para todos os envolvidos. Quanto ao CALE conseguir Vitórias... Isso dá sempre para pensar porque os títulos não caem do céu... Há sempre a formula de repescar jogadoras (curiosamente as melhores...) nas equipas adversárias... Estava dificil chegar ao título em Infantis. Mas se tudo correr dentro da normalidade a nível nacional (porque a nível regional existem sempre outros fatores e condicionantes) o CALE vai demonstar toda a sua falta de qualidade e dificilmente marcará presença nas fases finais das provas e consecutivamente não atingirá qualquer título ao nível da (de)formação. Claro que Minis e Infantis com os encontros e com a repescagem noutras equipas que se mostravam mais fortes... tudo é possível. Até mesmo titulados treinadores sem o mínimo de qualidades humanas para treinar poderão ganhar jogos.

Anónimo disse...

isto de mandar palpites sem saber do que se fala é do caraças. O Cale perde com o juv mar (não era o cale a melhor das 4?) e a equipa mais fraca do campeonato ganha ao passos.
voces sao uma anedota

Anónimo disse...

E achas que o Santa Joana não é a equipa mais fraca? Em 22 jogos ganhou 1! LOL

Inquiridor disse...

Parece que até mesmo os ditos adeptos descrentes dizem: "Estes gajos no banco são mesmo uma cambada que só aqui estão para prejudicar as miúdas". Dizia isto ontem uma fervorosa adepta do CALE enquanto decorria o jogo com a JUVE MAR... E os árbitros até foram "amiguinhos" que aguentaram os protestos dos titulados treinadores do CALE, que se julgam gente. Mas ao que parece o raio não cai duas vezes no mesmo sítio que até entre estes fenómenos da modalidade dizem um ao outro se o advertido pelos árbitros não sabe estar calado. Mas no final invertem-se os papéis. O que lhe vale são os árbitros que parece que têm medo e sujeitam-se a serem maltratados pelos titulados treinadores do CALE. Bonito o espetaculo ao intervalo mas ridiculo e jucoso ver quem ousava arbitrar o jogo entre MINIS do clube. Pega no apito e só faz asneiras e imaginem-no depois a criticar árbitros. Realmente uma postura muito própria de quem se trata... Outro fenómeno da modalidade que rapina a anos pelo CALE... Se calhar o diretor podia por os congelados de lado ensinar a sua jornalista a escrever, que de tão boa que era... por ali se ficou, por umas ridiculas crónicas... e meter todos os seus técnicos (do feminino) numa arca frigorífica e expedi-los para um país sem acordo de extraditação. Nada melhor do que isto poderia acontecer ao ANDEBOL.

Anónimo disse...

Oh inquiridor, na Maia fala-se muito cedo!! Tem de se preocupar mais com as suas equipas que estão para não ir a uma fase final... Hoje vi a 3ª derrota da vossa equipa Junior e a primeira derrota das iniciadas (e por quantos??).
A formação do CALE é mesmo muito má!!
Tão má que ano após ano vejo atletas maiatas virem pedir para jogar no CALE e a vossa equipa a tentar convencer uma jogadora do CALE para ir para a Maia.
Proponho-lhe que faça uma estatistica das jogadoras que sairam do Maiastars nos ultimos anos. Ou então um estatistica de quantas jogadoras da vossa formação integram o plantel senior. Se a formação é assim tão boa, estranho ser preciso aliciar, ano após ano, atletas de outras equipa para jogarem no plantel senior do Maiastars!!

Anónimo disse...

Inquiridor....

Beba uma aguas das pedras ou tome umas pastilhas RENNIE....

João Santos disse...

A questão central deste blog, tem a ver com a falta de bom senso, e uma raigota e profunda estupidez, dos gestores desta "coisa" a que dão o nome de blog.
Então não seria mais interessante apenas publicarem comentários sobre a modalidade, que tão mal estão a servir, ao contrário do que apregoam.
Porque publicam insultos provocados por ciumeiras ridículas, que não conduzem a lado nenhum? Qual o interesse desses temas para o desenvolvimento do Andebol?
Senhores Banhadas. Quem que que vocês sejam, tenham vindo de onde quer que seja, Porto, Aveiro, Braga ou Lisboa, ou de qualquer outra região, são Portugueses concerteza, e têm obrigação moral (sabem o que isso é?)de tratar bem o meio em estão inseridos, e não tenho dúvidas que são gente que terá algo a ver com o andebol, que tão mal tratam.
Será necessário fazer uma campanha, para que apenas deixem passar temas limpos e bem tratados, e excluírem todos os que cobardemente se escondem no anonimato aproveitando para tentar achincalhar outros que, quase sempre são pessoas que não conseguem vencer dentro de campo?
Dixo isso à vossa consideração.

Anónimo disse...

em que programa de televisão é que ela entrou???

Como treinar uma equipa de andebol? LOL

Inquiridor disse...

Ao que parece alguém foi descongelado e tocou-se na ferida. Engraçado que pensem que nada do que disse contribui para o melhorar da modalidade. Pronto, sem clubismos ou favoritismos.. Têm todos de admitir a crítica implicita aos treinadores do CALE. Ou será que alguém tem a ousadia de dizer que não é verdade o que está escrito? Basta analisar fatos. E não opiniões. "Quanto ao, titulado, treinador e coordenador de andebol do CALE o seu comportamento é desajustado, ofensivo, insultuoso e mesmo a rondar a falta de educação que a sua imagem de bronco não deixa esconder. O uso excessivo de calão e linguagem insultuosa em público é confrangedor". Isto que voltei a citar é mentira? Porque engraçado é que os próprios, sempre fervorosos, adeptos do CALE pensam o mesmo. Reforço apenas a falta de coragem dos vários projetos e aspirantes a árbitros que pontuam por este país. Não vou dizer que outros sejam melhores ou piores. Mas depois do que se lhe conhece e do que observa (ouve), não deixa dúvidas. É que se o cronista que iniciou isto escreve que o titulado treinador é conhecido pela voz forte e contestação aos árbitros, eu apenas reforço com fatos que tem de se ler mais à frente e a verdade. Nesta mesma crónica são citados outros dois treinadores que pelo menos não são tão despropositados e prejudiciais para as suas equipas. A sua postura em outros escalões de (de)formação é radicalmente diferente, do que aquilo que já observei in loco. Prolongo a minha critica ao dizer nesta crónica que o CALE é o clube que melhor trabalha no andebol feminino em Portugal. Até pode trabalhar bem ao nível da quantidade tal como observado nos intervalos dos jogos de seniores femininos, mas a qualidade deixa muito a desejar não só pela qualidade tecnica dos titulados treinadores mas essencialmente pelas suas qualidades humanas inexistentes. Começando pelo seu coordenador que "daquele aspeto bruto e agressivo" nada se aproveita demonstrando ser uma pessoa tal como o é. Claramente prejudicial para o clube e modalidade. Sintomaticamente deve ser da pessoa que dirige que se rodeia da pessoas da sua craveira... Atuam da mesma forma claramente prejudicial para as suas atletas. Com melhores treinadores melhores jogadoras e se calhar atletas para no futuro fazerem parte das suas equipas seniores e proliferar em conquistas. Com esta forma de trabalhar o caminho correto e merecido é a 2ª Divisão e de certo que todos os agentes da modalidade estarão atentos para lhe dar esse destino. Quanto mais alto a nossa voz soa, com os pés bem assentes devemos estar. Quando se fala porque sim, porque se tem de falar, o destino é prejudicar o desenvolvimento das jogadoras. Penalizando-as mesmo nos outros escalões de Deformação. Dadoq ue é a única coisa para o qual trabalham. Os efeitos do trabalho vê-se no campo.

Anónimo disse...

BARRACA PRONTA!

Agora a "generala" de gaia (PM) anda a aliciar atletas iniciadas de um clube rival (lá dos lados da maia) e que ainda por cima foram ver o CG-MSAD (até apareceram na TV) e no final estiveram largos minutos a falar com a dita cuja.
Prepare-se doutor que no final da época pode haver debandada!

Anónimo disse...

Oh inquiridor podia deixar de ser anónimo ou então ter algum cuidado com aquilo que diz e depois escreve aqui. Assim é fácil tirar-lhe a pinta!;)
Já tem idade para ter juízo!

Mas gostei do "Inquiridor"...

Anónimo disse...

Então o senhor "Inquiridor" preferiu ver o jogo CALE-Juvmar do que o grande Maiastars-Alavarium?! O jogo, realmente, de grande só teve o resultado!
Tem de aprender a guardar mais o seu anonimato. No próximo fim de semana quando o vir no pavilhão pode ser que em vez de chamar pelo seu nome lhe diga: "Oh sr inquiridor está por aqui?!"

Muito feio o que tem feito e dito aqui e a sua reles cobardia entristece-me.

Anónimo disse...

A generala PM alicia tudo o que mexe. Olhem para os vários planteis do Colégio de Gaia e facilmente perceberão isso mesmo!

Anónimo disse...

Uma vez que o meu ultimo comentário não passou pela moderação do blog, espero que publiquem este, que já tem asteriscos no devido lugar...

Ao Inquiridor:
O que tem a dizer da educação e formação dos treinadores principais do Maiastars?!
Aquela, a senhora, a chefa.. aquela que chama as atletas de "Minhas p*t*s vaidosas". Grande educação heim?! Que acha disto?
Leu, por mero acaso, o relatório da rescisão da atleta Ana Isabel Pereira quando se mudou para Gaia?! Está no site da federação. Os factos provados e testemunhados no referido relatório ditos pelo senhor José Carlos Ribas, são de tão baixo nível que nem sequer os transcrevo aqui. Vá ler...
E faça um favor aqui à comunidade: envergonhe-se destes senhores!
Já agora faça uma pesquisa pelo histórico de inscrições da equipa sénior do Maiastars e veja as atletas lá formadas...
A pesca é boa (?) é para esses lados.

Conhece o ditado "Quem tem telhado de vidro não atira pedra ao vizinho"?
Se calhar deveria repensar um pouco nos seus comentários e pensar no motivo que levam tantas atletas época após época a sair desse grande clube. Ou acredita na história de que todas elas foram aliciadas por outros clubes?!

Inquiridor disse...

Certamente, este sábado poderemos tirar dúvidas, todas as dúvidas. Vou fazer questão de estar presente a assistir à outra equipa da Maia a empurrar a equipa do CALE para a 2ª Divisão. Porque ao que parece o Santa Joana até trabalha bem na formação, pelo menos em MINIS, onde foi campeão da 2ª Onda da Prova da AAP. Mais uma facadinha, num orgulho ferido? Ou então só mesmo para assistir a mais um espetáculo sofrível do banco do CALE? Quanto será o ponto de maior interesse? Na minha opinião ambos. Vamos ver se desta vez há coragem... Porque vai ser bom de assistir. Parece que o futuro até é previsível! A Maia a atrevessar-se no futuro do CALE...

Anónimo disse...

O inquiridor-arquiteto, anda a confundir muito as coisas.
Vê lá se percebes que não foste caopeão de coisa nenhuma. A 2ª. onda de minis não tem campeão, apenas vencedor, o que é bem diferente.
Acorda e aprende.

Anónimo disse...

Bem visto pessoal do Santa Joana. Fazerem se passar por alguém do Maia, para destabilizar o CALE. Gente tão reles. Continuem a perder tempo com estas tangas, que enquanto isto, nós por cá continuamos a trabalhar, mas a trabalhar a sério.


Anónimo disse...

As pessoas do CALE, não dormem. Têm defeitos e virtudes,mas estão sempre atentas. Desde o ciúme que provocam nos/nas medíocres, que não conseguem atingir patamares razoàveis, mesmo contratando jogadores internacionais que tiram cursos à Relvas/Sócrates, e que gostariam de ter os resultados conseguidos pelo CALE ou o MAIASTARS. O Maiastras, é adversário acérrimo do CALE. Não é visto como inimigo, mas antes como concorrente.
Há muito que se percebe de onde vêm os remoques SANJOANINOS.
Enfim quem não tem qualidade, terá em vez de perder tempo a tentar desestabilizar, e confundir congelados com conservas, perceber resolvem-se mais depressa as coisas se nos virarmos para os problemas internos, como por exemplo tentar perceber porqur é que as jovens atletas preferem fazer 30 Kms. por dia para se deslocarem até Leça dsa Palmeira, do que permanecer no ostracismo que se vive em S.Pedro de Fins.
FINS ou FIM? Acabei... FIM nalmente.

Anónimo disse...

Esperem lá, mas quem compete com o Cale não é o Santa Joana ? Foram campeões internacionais da 2ª onda da fase de minis da AAP. Primeiro título da história do clube. Muito bem arquitetado esse troféu. Estão a trabalhar muito bem. Daqui a 10 anos com estas atletas nas seniores, Solha chegará finalmente à prometida competição europeia. Tenham dó e piedade.

Anónimo disse...

As deslocações de Ermesinde para Leça, de outras vezes de Ermesinde para S. Pedro Fins, e antes ainda de Ermesinde para Ermesinde, não para formar nem para ajudar ninguem, simplesmente num e num so unico objetivo, o de concretizar o sonho pessoal, nem que para isso se tenha que passar por cima da felicidade dos filhos(as), e sera que ficam por aqui?

Unknown disse...

Caro Inquiridor
Geralmente eu costumo tratar os animais pelo seu verdadeiro nome , e é triste certas pessoas além de não saberem escrever,se escondam atrás de pseudónimos, isto só demonstra o seu mau carácter e falta de personalidade.
Todas aquelas pessoas que ofendeu ou tentou ofender tem muito mais personalidade de que um "rato que se esconde" atacando e ferindo todos aqueles que a meu ver se calhar seriam os seus ídolos.É triste ter estas atitudes, atacar de forma grosseira todos aqueles de que não se gosta...para isto só tenho uma definição "o Inquiridor" trata-se de uma pessoa frustrada, com problemas do foro psicológico, em grau muito avançado e ainda por cima deve ser bipolar, para ser assim uma pessoa" azeda e com muita...dor...de...co..tovelo.
Mas para este "inquiridor" tenho uma boa receita para a sua mudança de atitude, utilize bastante Halibute...que depois vai de embute.
Saudações desportivas
Ramos Manuel