gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 21 de abril de 2013

Crónica de Fim de Semana – 30 – 2012 / 2013 - I

Crónica de fim de semana relativa à PO01 e dedicada à Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”.
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
 
Fase Final

Grupo “A”
5.ª Jornada
Sporting 28 - 25 Benfica
ABC 24 - 27 Águas Santas
FC Porto 40 - 20 SC Horta

Na jornada que marca o fim da 1.º volta desta Fase Final, um jogo a marcava, era nada mais nada menos que mais um clássico da modalidade o Sporting / Benfica, que terminou com a inesperada vitória da equipa leonina, que esta forma assinalou a sua primeira vitória está época sobre os seus rivais, o Benfica por sua vez ao perder este encontro poderá ter hipotecado de vez a sua candidatura ao titulo nacional, tornando a disputa que vem mantendo com o FC Porto acesa, mas a partir deste momento claramente favorável á equipa nortenha (na nossa opinião). O encontro disputado no municipal de Odivelas que contou uma razoável assistência, foi um encontro que conteve todas as nuances para desejadas num encontro de andebol, teve equilíbrio, teve alternâncias no marcador, teve equipas com fortes “apagões”, teve momentos de mau andebol, e teve quanto a nós o momento decisivo do encontro, quando cerca dos 57 minutos e com o marcador em 25-22 a favor do Sporting, Hugo figueira resolve ser uma das figuras do encontro ao defender um livre de 7 metros marcado por David Tavares. No entanto torna-se incompreensível (pelo menos para nós) como uma equipa (o Sporting) que aos 49 minutos de jogo vencia por um diferencial de 7 golos (o maior registado para qualquer das equipas ao longo do jogo – 24-17), entra numa tremedeira tal que o adversário, aos 57 minutos e picos reduzia para a apenas 2 de diferença (25-23).No Sporting salienta-se a excelente exibição do cubano Frankis Marzo com 8 golos, muito bem acompanhado pelo jovem Rui Silva (5 golos) a jogar e a fazer jogar, e o “regresso” do “poder de fogo” de Fábio Magalhães (6 golos). Uma nota de reportagem finalmente o Rudovic não saiu do banco. O Benfica que na nossa opinião não teve a garra que lhe tínhamos visto no seu último jogo, não contou com um Carlos Carneiro nos seus melhores dias (4 golos), tantos como os que marcaram David Tavares, Cláudio Pedroso e Nuno Grilo, não se entendendo a pouca utilização deste elemento. Uma referência final para a ausência de Dario Andrade onde foi bem visível a falta que faz a esta equipa. Em Braga num encontro com influência para a atribuição do 4.º lugar do Grupo “A” o Águas Santas foi vencer a Braga. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º Benfica e FC Porto (45 pontos), 3.º Sporting (40 pontos), 4.º Águas Santas (34 pontos), 5.º SC Horta e ABC (30 pontos).

ABC 24 – 27 Águas Santas 

Num descaracterizado de público face á pouca afluência do mesmo, no Flávio Sá Leite, assistiu-se a um ABC / Águas Santas, cujo resultado final poderá influenciar a atribuição do 4.º lugar da classificação e talvez até decidir uma presença em provas Europeias na próxima época. Foi um encontro onde o equilíbrio predominou até cerca dos 26 minutos (11-11), mas mesmo dentro deste período o ABC esteve 11 minutos sem marcar (entre os 5 e os 16 minutos), após esta igualdade a equipa da Maia assumiu o comando do marcador até final do encontro, chegando a estar a vencer por um diferencial de 8 golos (22-14) aos 42 minutos. O ABC após um oportuno time out, e uma não menos oportuna retificação do sistema defensivo, consegue com alguma garra e uma maior eficácia defensiva, recuperara até aos 3 golos de diferença (22-19) quando estavam jogados cerca de 47 minutos, mas a partir deste momento uma gestão de resultado e de plantel bem como uma melhor adaptação ás alterações defensivas introduzidas pelo ABC, o Águas Santas, controlo sempre o resultado, nunca permitindo aproximações demasiado “perigosas”, com o ABC a praticar demasiadas falhas no ataque, na maior parte das vezes    por precipitação. Na equipa bracarense a troca defesa / Ataque efetuada entre Hugo Rocha e Pedro Seabra resultou em pleno na nossa opinião, e o ressurgimento de Luís Bogas (8 golos, e grande eficácia nos 7 metros) como rematador, bem acompanhados por Miguel Sarmento (4 golos), foram dos fatores mais positivos da equipa, que se apresentou com demasiada ansiedade (na nossa opinião). O Águas Santas com uma poderosa meia distância constituída por Eduardo Salgado (3 golos), Pedro Cruz (8 golos) e Bosko (4 golos), sendo extraordinariamente acompanhados pelo homem do jogo o seu guarda-redes António Campos com uma eficácia de 44%. O encontro foi dirigido pela dupla lisboeta composta por António Trinca / Tiago Monteiro, que teriam produzido um trabalho bastante positivo se o seu critério na aplicação da sanção progressiva, não tivesse sido tão “largo” e por vezes incompreensível. Bem a Desqualificação aplicada a Hugo Rocha.

Nota – É incompressível, que uma mesa, que possui delegado não saiba os procedimentos a adotar quando se aplica 2 minutos, seguidos de Cartão Vermelho ao mesmo atleta, e tenha que ser o árbitro a vir explicar á mesa o que se tem de fazer. Para quê delegado?

FC Porto 40 – 20 SC Horta

Num encontro onde se poderia esperar algumas dificuldades para a equipa nortenha, tudo se resumiu a um domínio constante desde o primeiro ao último minuto, por parte da equipa azul, que comandou sempre o marcador, e rapidamente adquiriu uma confortável vantagem, terminando por “cilindrar” positivamente o seu oponente de hoje. Estranhamente a equipa do SC Horta, produziu uma exibição completamente distante do seu normal, não se entendendo a pouca utilização do veterano Yuriy Kostetsky (4 golos), que apenas concretizou de livres de 7 metros. A dinâmica de jogo da equipa do FC Porto, não permitiu , quer defensivamente, quer ofensivamente qualquer reação da equipa açoriana, que nos pareceu apática para um jogo com estas características, devendo-se no entanto salientar as boas indicações dadas pelo jovem Irineu Gomes (3 golos). No FC Porto, face á sua dinâmica e à exigência do seu técnico na concentração seja qualquer o jogo, compreendeu-se bem neste encontro a fraca utilização do jovem Hugo Rosário. Nesta equipa deve-se acima de tudo destacar o trabalho coletivo, e a grande gestão que é feita do plantel, onde se inclui a progressiva entrada dos jovens ativos, onde desta vez Sérgio Rola com 7 golos foi o expediente máximo desta política, que dará garantias de continuidade, que acompanhados por dois guarda-redes de nível internacional em qualquer parte do mundo (Laurentino com 54% de Eficácia e Quintana com 50% de Eficácia), formam uma verdadeira equipa. Dirigiu o encontro a jovem dupla bracarense constituída por Alberto Alves e Jorge Fernandes, que num encontro facílimo de dirigir, face ao comportamento de todos os intervenientes, tiveram um critério disciplinar completamente desajustado, no que foram ajudados por um uma mesa / ou delegado sem o “bom senso” que deveria presidir a quem exerce estas funções. Devem ainda rever o seu conceito de violação da área de baliza.

Grupo “B”
5.ª Jornada
Xico Andebol 32 - 32 Belenenses
CDE Camões 19 - 24 AA Avanca
AC Fafe 27 - 28 Madeira SAD

Num dos encontros mais importantes da jornada, o AC Fafe / Madeira SAD, que terminou com a vitória da equipa insular pela diferença mínima, e que certamente a colocou a salvo que qualquer acidente que possa envolver uma descida de divisão, ao contrário do seu adversário de ontem que não fica em muito “bons lençóis” como se costuma dizer. Os Madeirenses que se apresentaram apenas com 11 jogadores, chegaram ao fim dos 30 minutos iniciais a perder por 6 golos de diferença (17-11), efetuando uns segundos 30 minutos de garra e determinação, onde a atuação do guarda-redes Luís Carvalho com 44% de eficácia foi determinante, sendo muito bem acompanhado por Leandro Nunes com 10 golos. No AC Fafe, que com este resultado não fica nada bem em termos globais destaca-se pelo número de golos marcados o Luís Nunes com 8 golos. O outro encontro que poderia ter interesse competitivo disputou-se em Guimarães e colocou frente a frente o Xico Andebol e o Belenenses, e que poderia colocar os vimaranenses mais aliviados em relação a uma possível descida de divisão, foi um encontro com a equipa da casa a comandar grande parte do tempo o marcador, embora o maior diferencial registado tenha sido de 4 golos, a favor do Xico aos 16 minutos (14-10). O Belenenses nunca desistiu e foi equilibrando o marcador, de tal forma que aos 38 minutos o marcador registava uma igualdade a 21, até final do encontro o equilíbrio foi a nota dominante, com a equipa do Restelo a estabelecer o resultado final a 30 segundos do fim a através da conversão de um livre de 7 metros por Belone Moreira o seu melhor marcador, sendo muito bem acompanhado por João Paulo Pinto com 7 golos. No Xico Andebol Pedro Correia com 8 golos e Jaime Barreiros com 6 golos foram os seus elementos em destaque. Em Lisboa disputou-se o Camões / Avanca, cujo único interesse era verificar se os liceais conseguiriam repetir a proeza do último encontro entre estas equipas. No entanto o que se verificou foi mais do mesmo com a AA Avanca a confirmar uma esperada vitória diante a equipa mais fraca da prova e que com esta vitória poderá se ter colocado numa posição mais favorável para evitar a descida de divisão. Na AA Avanca grande destaque para o seu guarda-redes Luís Silva com 52 % de eficácia, e para Tiago Cunha com 9 golos, no Camões o “suspeito” do costume, João Oliveira com 7 golos foi o marcador de serviço. Classificação ficou assim ordenada, 1.º Madeira SAD (33 pontos), 2.º Belenenses (31 pontos), 3.º AA Avanca (29 Pontos), 4.º Xico Andebol (26 pontos), 5.ºAC Fafe (25 pontos) e 6.º Camões (19 pontos).

O Banhadas Andebol

30 comentários:

Anónimo disse...

Há delegados assim.
Para que servem?
Os deste tipo, para nada.
Por vezes, complicam.
José Ribeiro tem que perceber do assunto.
Regulamentos e regras sim.
Alguns candidatos a delegados/observadores que sabem muito mais que esta eterna carraça andebolística ficaram pelo caminho.
É assim que o CA da FAP funciona.

Anónimo disse...

PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS MEU CLUBE DO CORAÇÃO!!!

O inesperado está para acontecer, a subida à divisão mais alta do andebol nacional no ano passado e este ano, surpreendentemente a criar dificuldades a clubes mais fortes e experientes nas andanças do Andebol 1, como é o caso do Xico, Fafe e Belenenses, e até diria Madeira SAD.
Está uma ambiente espetacular no andebol AVANCANENSE a mostrar a todos que de "pequenino se torce o pepino". Sim, é da ARTÍSTICA DE AVANCA que falo meus caros com tanto orgulho.

Diria até que não me vai admirar nada que a Artística acabe esta 2ª fase, depois de iniciá-la com pontos de atraso devido ao mau arranque da 1ª fase, em 3º do grupo ou até mesmo 2º ou 1º, nada é impossível com pessoal desta craveira que temos hoje no clube desde direçao, equipa técnica, jogadores e adeptos. Aqui encaixa a 100% o termo, a fazer "das tripas corações".

Uma lição deste pequeno GRANDE clube para o andebol nacional.
Com pouco, pode-se fazer muito.

Boa tarde, bom domingo e bons jogos para todos.

E já agora, logo com a bola nos pés que vença o melhor, O GLORIOSO CLARO hehe...

Anónimo disse...

Mas com o Coelho a delegado no Dragão, esperavam o quê. Comportamentos corretos, como árbitro era o que se via... Como delegado por favor. Respeitem essa função, n o nomeiem

Anónimo disse...

grande avanca... pena perder o treinador para o próximo ano...

Anónimo disse...

Eu pergunto uma coisa ?'
Ao Ulisses e a comissão de arbitragem qiuem tem de explicar isto aos clubes e porque não ao publico em Geral.
Porque razão assistimos as estas vergonhas proporcionadas pelos delegados senhores Ribeirões Coelhónes, Espancadas, Lulus Moirolhos e Cia quando temos em Portugal pessoas com experiência para essa funções e não os vemos nos pavilhões lembro os casos do R. Coelho Goulão Manuel C. J. Costa Macau e outros é assim que queremos melhorar a Nossa Modalidade com gente que devia esta em casa a cuidar dos bisnetos ou não.
Metam também o Canelas como delegado

Anónimo disse...

treinador .... Guarda-redes... central... lateral ... ponta... pivot...

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 22 e 28 Abril 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/04/lista-de-transmissoes-entre-22-e-28_21.html

Anónimo disse...

No ABC o Resende já sacode demasiadas vezes a água do capote! Culpa dele nenhuma. Pois eu acho que contra o Aguas Santas foi mesmo ele que esteve desatento, ao impor aquela defesa 6X0 na 1ª parte e que foi um buraco. Corrigiu na 2ª e viu-se.
Na Horta quando 4 jogadores marcam golos e se perde, porque não um pouco de humildade e uma marcação individual aos desequilibradores? Fê-lo na 2ª parte desta sábado e viu-se o resultado ao marcar o Pedro Cruz...
No nosso ABC é o senhor que está aí todos os dias: as suas afirmações no final do jogo criticando os jogadores (criticáveis note-se...) não lhe ficam bem, nem serão certamente muito motivadoras para quem está sob os seus comandados!

Anónimo disse...

No dia 10/2 o Belenenses protestou o jogo de juniores com o Sporting.
Até hoje nada se sabe.
Teremos mais um caso igual à Taça?
Protecção ao Sporting ou falta de respeito pelos outros clubes?

Anónimo disse...

Quem sabe onde vai parar o treinador do Avanca? Correm rumores que vai sair,ja se sabe para onde? É alvo de Curiosidade!!

Anónimo disse...

Triste é que o treinador do Avanca ande a lançar rumores que vai sair para ver se o AVanca melhora o seu contrato. Luis, isso é mutio feio de se fazer!

Anónimo disse...

O treinador do Avanca fica em Avanca! Garantido! Apenas um convite altamente tentador o poderia desviar... e falamos de uma dos GRANDES do nosso desporto. Tudo o resto são apenas pequenos projectos em que o Luís Santos teria mais a perder que a ganhar.

Anónimo disse...

Consta que o treinador do AVANCA vai substituir o Vitor Pereira no FCT. Este ultimo tb troca bastante os pés pelas mãos.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 22 de Abril de 2013 às 00:19 quero dizer-lhe que a Lei impede que membros dos órgãos sociais da FAP e das Associações Regionais sejam delegados pelo que os ilustres que refere, por opção pessoal, preferiram exercer cargos de dirigentes.

Pena é que haja outros que não tenham vergonha em ser presidentes de associações regionais como Manuel Moreira (Braga) e Fernando Ferrão (Viana do Castelo) e sejam também delegados que, pasme-se, inclusive observam árbitros da sua própria associação.

Anónimo disse...

Outra vez a questão dos delegados.
Não é disto que o CA e a FAP gostam?

FCPorto x SpHorta
Delegado: António Azevedo
Este homem percebe alguma coisa do assunto?

Já aqui foi referida pelo anónimo de 22 de Abril de 2013 às 00:19 a inutilidade de alguns delegados.
Faltam nomes à lista.

Deveríamos perguntar ao CA o que tem contra algumas pessoas sérias e válidas.
Esses não interessarão ao Marreiros e Companhia.
O Zé Macau? Enquanto o Marreiros estiver no CA, o Macau nem como funcionário está descansado. Ao mínimo deslize calça-lhe os patins.

Uma vergonha!!!!!!!

Anónimo disse...

O Sporting outrora rei da modalidade, vai-se habituando a ser clube médio, só se motivando com grandes benfica e porto. E até me parece que com o porto não se motivam muito. Curiosamente até caso sejam campeões, ficam com mais títulos que eles. O que estão a fazer aqueles dois estrangeiros?... Sem eles ganharam o jogo ao benfica, e gostei do Portela, Rui e do cubano Frankis. Ridiculo terem no banco um junior de primeiro ano. Os meus parabéns ao Grande Àguas Santas, ganhando em casa do ABC, que por sua vez só se motiva igualmente contra os dois grandes... O Sp. Horta chega a meter dó, pois as jogadas são sempre as mesmas e, o velhote Kosteskiy lá vai marcando. È um exemplo para os "mais novos demais"... Simão parece assustado e Pinho e Barreto não dão os dois um. Mais um clube a "quase fechar portas" tal como o Madeira Sad.? Quanto ao porto tem bons guarda-redes, qual deles o melhor e vai lançando a sua juventude. Apesar de nenhum têr um valor por aí além, note-se que o Rola já joga mais que alguns séniores doutros clubes. Até os tontinhos Ramos e Belmiro vão jogando.

Anónimo disse...

O clube de Braga esta a apagar-se de dia para dia , o actual momento de euforia com o Futebol não ajuda mas nos ultimos anos está a deixar-se ultrapassar pelo grande trabalho que se está a fazer em Águas Santas .477

Anónimo disse...

Já sinto saudades dos "AMIGOS" do Paulo Faria ....
no inicio da época era só malhar nele e no clube , agora como os resultados são iguais ou superiores aos do ano passado desapareceram todos .
Isto é mesmo um País de invejosos.

Anónimo disse...

Estranho.. Ricardo Costa sábado expulso no jogo de juvenis do Colégio Carvalhos com relatório disciplinar estar sentado ontem no jogo Porto - SP Horta...
Gostava de ser esclarecido,se ele apanhar suspensão só cumpre no colégio carvalhos ou serve também para o FCPorto!?

Anónimo disse...

Grande Vitoria da Atletica em Braga
fruto de um trabalho bem feito de um grande grupo de trabalho que dia a dia vai superando as dificuldades .
Parabens á Direcção , equipe tecnica , jogadores e sócios .

Anónimo disse...

Ouvi dizer que ia para o Dortmund

Anónimo disse...

Ricardo Costa, treinador adjunto do Porto, vermelho direto com relatorio no jogo de sabado de juvenis Carvalhos / Águas Santas e aparece no banco do Porto / Horta em seniores no domingo. Isso é possivel?

Anónimo disse...

Regrssaram so comentáios dos vampiros, parece que algums anda aflito, põe-te paau Marreiros , quem te avisa teu amigo é , e não janto contigo, estás a ver .

Anónimo disse...

Deixem o avanca sossegado. Não pensem que destabilizam!

Pedro Santos disse...

Tenho uma coisa muito simples a dizer.
Primeiramente, vejo um blog com alguma afluência do andebol 1 com comentários TODOS anónimos. Não devia.
Não se devia poder vir aqui dizer o que lhe vai na veia sem identificação. Um á parte para quem gere este blog.

Em relação ao que me fez vir escrever isto, são os comentários que vejo em relação à Artística e ao treinador. Quem vem aqui dizer "Triste é que o treinador do Avanca ande a lançar rumores que vai sair para ver se o AVanca melhora o seu contrato. Luis, isso é mutio feio de se fazer!" devia ter vergonha na cara. É um grande cobarde. E sim, não estou a insultar ninguém, estou a chamar um PALHAÇO a um ANÓNIMO. SEU PALHAÇO.
Vir aqui escrever coisas destas em relação a um HOMEM como o Luis não aceito. JAMAIS. Seu Palhaço. E insisto, Palhaço anónimo.
E para o ano, podem sair TODOS do clube. Mas NÓS ficamos.
Sim, NÓS, os que proporcionamos todo o pequeno sucesso que este pequeno clube conseguiu.
A todos os que preservam o bom ambiente no desporto e no Andebol, saudações sem palhaçadas.

Grande abraço e concordo que certas coisas não se deviam dizer mas, eu não consigo ficar indiferente a este palhaço!

Anónimo disse...

Apesar do treinador do Avanca estar a fazer um bom trabalho,mas ele não é Midas nenhum!

E se forem conhecedores do panorama do andebol nacional...ele vai mesmo para onde???

Isto é mesmo só para levantar poeira...

Anónimo disse...

Tudo preocupado com o Costa... Incomoda assim tanto ter sido jogador de eleição e estar a construir o seu caminho como treinador?

Anónimo disse...

Terça feira, e depois de digerir esta derrota do Benfica, acho que ficaram ainda coisas por dizer.
1. O Sporting não ganhou o jogo, o Benfica é que o perdeu, e bem.
O Benfica apresentou-se apático, convencido que "eram favas contadas", perante um Sporting que está mais forte e não conseguiu parar o Marzo.
A defesa do Benfica, que considero a melhor do campeonato, a dado momento, pareciam umas baratas tontas, tal era a descoordenação.
2. Não se pode pedir a uma segunda linha que não joga que resolva nestes casos. Estou obviamente a falar do João Pais, que foi substituído pelo Grilo mas que não escondeu as deficiências de não ser ponta.
3. Uma equipa que quer ser campeã tem que o mostrar em campo, e para mim, tinha que ir ao dragão com TODOS os jogos ganhos o que já não vai acontecer.
Não hipotecou o titulo coisa nenhuma, só depende de si, mas tem que ganhar no dragão.
4. O Sporting, nos últimos dez minutos quando o verdadeiro Benfica apareceu mostrou todas as suas fragilidades e por pouco não perdia o jogo.

Anónimo disse...

Artigo 9.º(*) Suspensão preventiva na sequência de desqualificação com obrigatoriedade de relatório disciplinar
1. A desqualificação dos agentes desportivos com obrigatoriedade de relatório escrito nos termos das Regras de Jogo em vigor, implica a suspensão preventiva e imediata do agente de toda a actividade desportiva, até à decisão sobre o facto pelos órgãos competentes.

Anónimo disse...

o benfica so tem de fazer reclamacao disso e agravar a suspensao desse senhor que anda ao lado do treinador mais ordinario da po01 a aprender o veneno!