gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 11 de março de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 18 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
Colégio Gaia 20 - 24 João Barros
Maiastars 25 - 23 JAC-Alcanena
Alavarium 26 - 21 Juventude Lis
Juventude Mar 19 - 20 Passos Manuel
Santa Joana - Madeira SAD (Adiado – 16-03-13)
CA Leça - CS Madeira (Adiado – 16-03-13)
 
Apenas 4 jogos, mas quase todos bastante equilibrados, numa jornada muito interessante. Tal como prevíramos, esta jornada iria esclarecer muita coisa e assim foi, com o Maiastars a ser a última equipa a assegurar um lugar nos play-offs, garantindo assim a manutenção e entrando na luta dos grandes. Antes da análise, os nossos parabéns à FAP TV que continua a apostar na transmissão de andebol feminino e, nesta jornada, transmitiu 2 jogos em directo.
 
O Alavarium / Juve Lis era o jogo grande da jornada, mas acabou por ser o jogo mais desinteressante dado o domínio claro da equipa de Aveiro. O Alavarium recuperou as suas lesionadas e a equipa não deu hipótese com o seu sistema defensivo homem a homem que destruiu o ataque da Juve Lis. Diana Roque a fechar a baliza, com Ana Seabra como motor do conjunto e Ana Marques uma seta a sair para o contra-ataque, o Alavarium logo no início da segunda parte decidiu o jogo e precisa do último jogo para garantir o primeiro lugar e o importante factor casa nos play-offs. Mas o último jogo é diante do Colégio João de Barros e vai ser mais um teste para a equipa sensação do campeonato. A Juve Lis decepcionou neste jogo, pela sua incapacidade em atacar a defesa individual do Alavarium e apenas na segunda parte com o recuo da defesa aveirense é que se viu uma Juve Lis mais esclarecida com destaque para Telma Amado que continua a mostrar que é uma das melhores pivots portuguesas. Com esta derrota, a Juve Lis termina esta fase regular no 4º lugar e está à espera de saber quem será o seu adversário nos quartos-de-final. Provavelmente, será o JAC.
 
O Colégio de Gaia / Colégio João de Barros foi um jogo muito mais equilibrado do que se poderia supor. A equipa de Gaia jogou muito concentrada durante todo o jogo, com Vanessa Silva e Helena Soares em excelente plano. Faltou apenas pernas às jogadoras de Gaia e fica a ideia que se fosse uma equipa com outra intensidade nos treinos que este Colégio poderia ir bem mais além. Mas foi uma exibição muito bem conseguida de um Colégio de Gaia que está longe de ser a equipa de top que foi outrora mas que vende cara qualquer derrota. O Colégio João de Barros apresentou-se sem Dulce Pina e Paula Malcato e a equipa ressentiu-se. Provavelmente, Paulo Félix está a fazer a gestão da sua utilização para as poder utilizar no último jogo diante do Alavarium e bem precisa que elas joguem porque as restantes mostram uma apatia confrangedora. Salvou-se Eduarda Pinheiro que parece mais solta quando é utilizada na posição de lateral e a Guarda-redes Carolina Costa. Com esta vitória, o Colégio João de Barros assegurou o 3º lugar nesta fase e fica à espera de saber quem será o 6º adversário, com quem jogará nos quartos de final. Parece-nos que será o Sports Madeira.
 
O Juve Mar / Passos Manuel foi o jogo mais emocionante da jornada, com incerteza no marcador até perto do final. A Juve Mar perdeu, na sua própria casa, com um adversário pior classificado, a hipótese de ir aos play-off. É incrível como a equipa fez uma recuperação fantástica no campeonato, de trás para a frente, e depois deita tudo a perder num jogo acessível. Foi um dia de completa desinspiração da equipa da Juve Mar, com um ataque horrível, com um número incalculável de falhas técnica e onde apenas se salvou Teresa Santos. Com esta derrota, resta apenas à Juve Mar lutar pela sobrevivência, no grupo dos últimos, algo que em boa verdade sempre foi o objectivo da Juve Mar. O Passos Manuel aproveitou muito bem os erros alheios e, sem fazer uma grande exibição, conseguiu vencer, sobretudo à base de uma defesa que tem melhorado muito e de uma baliza muito bem guardada pela sua Guarda-redes. As irmãs Santos voltaram a ser melhores e não nos cansamos de elogiar o impacto que a recuperação de Carolina Santos teve na melhoria das soluções ofensivas do Passos Manuel. Inês Santos fez o seu segundo jogo depois de lesão e agora sim as coisas começam a compor-se para o Passos que começa a sentir que tem equipa para se salvar da despromoção.
 
Finalmente, o Maiastars-Alcanena. Um jogo sempre muito aguardado pela rivalidade de ambos os clubes nos escalões jovens e pela possibilidade do Maiastars selar a sua ida ao play-off. A vitória do Maiastars assentou na sua defesa que anulou o ataque da equipa de Alcanena e possibilitou às velozes pontas Ana Silva e Ana Sampaio marcarem muitos golos de contra-ataque. Defesa e contra-ataque parece ser o lema do Maiastars e é uma boa opção dado seu fraco ataque. Sem fazer um grande campeonato, o Maiastars conseguiu o seu objectivo de chegar aos play-offs e vai cimentando o seu lugar entre as 8 melhores equipas portuguesas. O JAC fez uma exibição sofrível e começa a ser Patrícia a mais e o resto a menos, apesar de alguns bons golos de Neuza Valente. O que valerá este Jac sem Patrícia? Muito pouco, dizemos nós. E, para a semana, Marco Santos vai ser obrigado a tomar mais uma decisão difícil dado que o JAC faz a sua estreia no campeonato de juniores diante do Maiastars e joga, no mesmo dia, diante a Juve Mar. Será que Marco Santos vai confiar que sem 2 ou 3 das suas melhores jogadoras consegue ganhar à Juve Mar? Talvez não consiga e, por isso, acreditamos que se apresentará na sua máxima força no recinto da Juve Mar.
 
Estamos a uma semana do final da primeira fase de um campeonato que tem sido muito interessante. Mas o melhor está para chegar: os play-offs!
 
Críticos Femininos

14 comentários:

Anónimo disse...

No CJB, há as escravas e as vedetas. As vedetas só jogam nos jogos importantes. Ora vejam lá se as meninas que vêm de Lisboa para jogar, não vão Sábado a Aveiro para jogar com o Alavarium?

Começo a ficar farta disto... Se querem jogar contra o Alavarium ou contra a Sad também têm que ir ao Colégio de Gaia. Ah... é longe e tal. Bullshits!

Anónimo disse...

Se calhar antes de fazer as cronicas, é melhor rever os calendários para não dizerem asneiras

Anónimo disse...

O JAC mais uma vez conseguiu alterar jogos. E ainda choram e se queixam da FAP. Fazem o que querem e ainda choram.... são uma vergonha vocês!

Anónimo disse...

Eu acho que a pessoa responsavel pela realizaçao desta crónica nao deve ter assistido ao mesmo jogo que eu(Juve Mar/Passos Manuel), visto que eu estive presente e não concordo com a analise feita relativamente a terrivel exibiçao da Juve Mar o que me leva a pensar que não esteve presente e apenas está a "atirar papaias" ao ar evidenciando uma terrivel exibiçao por parte da equipa apenas por um unico factor, o factor da derrota! Foi um jogo bastante equilibrado onde se pode visualizar falhas técnicas por ambas as equipas mas não ao ponto de dizer que a Juventude de Mar fez um jogo horrivel porque se asim fosse, eu diria exactamente o mesmo relativamente a exibiçao do Passos! Esta é apenas a minha opinião e não pretendo ofender ninguem com este comentário, apenas me senti triste por rebaixarem tanto uma equipa que tem muito trabalho pela frente mas que se dedica bastante e mostrou esforço durante esta fase sabendo que é uma equipa que vem da segunda divisão e mostrou estar a altura de grandes equipas presentes nesta 1a divisao!

Saudaçoes :-)

Anónimo disse...

Desde quando o juve mar era melhor que o passos? Na segunda divisão perderam e com a melhoria do passos era de esperar que ganhassem...não vejo surpresa nenhuma. Eu bem disse que o passos ia tirar lugar a alguém e que faltava apenas 2 jogadoras para o conseguir. Carolina Santos sem dúvida a peça fundamental no passos manuel, mas ainda falta uma defesa mais constante...
Estes jogos só demonstram que os favoritismos colocados às equipas do norte não são de todo bem colocados en certos casos.

Anónimo disse...

Pois realmente, notou-se perfeitamente LoooooooooL! Por isso é que a vitória foi apenas pela diferença minima ja com a a equipa completa do Passos! Voltaremos a falar quando se voltarem a encontrar dentro de pouco tempo! LOOOOOL

Anónimo disse...

Para os jogos serem alterados, é preciso que primeiro, o clube adversário aceite, e segundo, a FAP o permita. Se os jogos foram alterados, é porque todas as partes estão de acordo. Não vejo qual é o mal de se alterarem jogos...
Ou é proibido?

Anónimo disse...

Queria dar os parabéns aos "Criticos Femininos". O nome assenta que nem uma luva.

Sónia, Hugo, Ulisses e seus colaboradores, por vezes é preferivel consultar os Clubes, sites ou Associações, para tentar saber como decorreu o jogo, quais os pontos e jogadoras fundamentais nesses jogos.

É impossivel terem escrito o que escreveram sobre a JuveMar/Passos ou o Gaia/João Barros e até o Maia/Alcanena.

Criticas, como as que fazem ao Gaia (pudera o João de Barros jogou com metade da equipa), ou à JuveMar (independetemente de ser um jogo de fraca qualidade tecnica, foi muito, muito emotivo.- se estas equipas tivessem as Anas Seabras, as Bebianas, as Dulces Pinas, concerteza também não estariam a lutar pela permanencia). é preferível assistir a um jogo emotivo de inicio ao fim ou a um jogo onde oa SAD ganha por 15 ao Alavarium????? o que vos pareçe!

Outro pormenor que não compreendo (e tive o cuidado de assistir a este jogo) são os V. comentários ao Maia.

"...Jogadas do século passado, andebol de há 20 anos, jogos mediocres...", não entendo.

As jogadas infelizmente para o nosso andebol, são iguais as dos outros clubes da 1º divisão, por isso PORTUGAL PRATICA UM ANDEBOL DO SÉCULO PASSADO, DE HÁ VINTE ANOS, as intervenientes é que porventura serão diferentes, mas mais uma vez se Seabras, Bebianas, Tavares, Pinas, Saras Gonçalves (com todo o respeito, todas excelentes jogadoras perto dos 30 ou nos 30, contrariamente aos 18,19, 20 e poucos anos desta equipa e de outras do campeonato) estivessem no Maia, estaria provavelmente a lutar pelo campeonato Nacional.

O V. comentário a este jogo é ridiculo, assim como o foi em quase todos os jogos que V. Exas comentaram. Jogo fantastico.

Os beneficiados das V. criticas são sempre os mesmos, escrevam apenas que as outras equipas se limitaram a aparecer e " foi degradante, humilhante, sofrivel, como é possivel estarem na primeira divisão..." entre outros comentários.

Peçam à FAP para terem para o ano um campeonato com 3 equipas : SAD, ALAVARIUM e JOÃO DE BARROS ( se houver dinheiro...)
Depois se acharem conveniente um com JUVELIS e GAIA.
e um Terceiro com quem V. quiserem.

E aí sim teremos 3 Campeonatos emotivos, onde V. poderão escrever por escalões (fica melhor).

Mas como faz parte do V. modo de escrever e pensar, continuem o V. processo de "luto" pelas jovens jogadoras deste país, e se esta crise se prolongar só fica quem tem "amor pela camisola" e se calhar jovens jogadoras e muito jovens jogadoras.

Além da Patricia (excelente jogadora), terão que encontrar outros valores, pois este é de facto uma excelente jogadora, mas não joga sozinha.

Não deixem de escrever, pois a V. escrita influencia aquelas jogadoras que não sabem muito bem o que querem do futuro, Jogar, deixar de jogar, abandonar o desporto, e dedicarem-se aquilo que mais lhes apraz sem serem condenadas por aquilo que realmente gostam de fazer.
Escrevam apenas bem dos V. clubes e verão os resultados.

Anónimo disse...

Coitadinho de você. Então acha que as críticas não fazem as jogadoras evoluir?

Quer que o andebol feminino tenha destaque e depois não se pode criticar as meninas?

Banhadas, o que vocês estão a fazer pelo andebol feminino em Portugal não tem preço!!!! Semana após semana com análises construtivas, sem medo de elogiar e criticar, com uma qualidade e detalhe como nunca se viu no andebol feminino em Portugal.

Quem não gosta de ser criticado, sugiro que vá para o campeonato do Inatel...

Anónimo disse...

Banhadas, estas gentes do Maiastars têm todas muito pouco poder de encaixe. Não lhes dêem ouvidos e continuem com as vossas excelentes crónicas.

E sim, o Maiastars joga um andebol do século passado. Cruzamento central/ponta é a coisa mais evoluida que têm. Enquanto o Ribas não abandonar o seu cargo de treinador e se dedicar só à presidência esta equipa nunca passará de uma equipa mediana.

Anónimo disse...

consta-se que o pequeno já nem presidente quer ser e quer mudar de assicação outra vez, consta-se está giro está

Anónimo disse...

Ao anónimo de 12 de Março de 2013 à0 12:42

Estranho só agora que a sua equipa teve a certeza de ser apurada é que faz comentários, até agora esteve caladinho. O Maiastars nunca mais vai ser campeão em escalão algum o que é uma pena para o esforço de muitas atletas.


Anónimo disse...

Mais uma vez o JAC consegui aquilo que queria e alterou mais um jogo !!
Espero que não tenha sido pelo seu técnico chamar palhaço ao Presidente da FAP o a algum arbitro !
Isto e uma vergonha jogadoras escravas que jogam em todos os Escalões só para se dizer que temos Seniores Juniores e Juvenis os Pais desta crianças nada fazem ??
Tenham vergonha estão a destruir atletas com algum futuro!!

Renato Rocha disse...

A escravidão, que eu saiba, já foi abolida à muito. Existe é muita força de vontade, a ambição de ser cada vez melhor e o gosto pelo Andebol. Algo que não é imbutido ás atletas em muitos clubes em Portugal. Sim, o JAC é dos poucos que tem todos os escalões de Andebol. Jogam juniores em séniores, juvenis em juniores e por ai adiante. E? Todos os sacrificios valem a pena e elas sabem isso melhor que ninguém.
Nós não estamos a destruir atletas, estamos a formar e a permitir que as nossas atletas joguem num nível mais elevado ao que estão habituadas. E se todos os clubes do feminino apostarem na formação, se calhar, se calhar a qualidade das futuras séniores poderá ser melhor que aquela que hoje temos.
Mas enfim, enquanto continuarmos a olhar para os outros em vez de para a nossa casa, não vamos a lado nenhum.

Cumprimentos.