gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de março de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 17 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
20.ª Jornada
Juventude Lis 23 - 18 Maiastars
Passos Manuel 26 - 20 Santa Joana
João Barros 28 - 16 Juventude Mar
JAC-Alcanena 28 - 24 CA Leça
CS Madeira 33 - 28 Colégio Gaia (Antecipado)
Madeira SAD 37 - 22 Alavarium (Antecipado)
 
Foi um fim-de-semana pouco interessante no Campeonato. Apenas 4 jogos, nenhuma surpresa e nenhum jogo capaz de entusiasmar pela qualidade ou emoção.
 
O Juve Lis / Maiastars talvez tenha sido o jogo mais interessante da jornada. A equipa da Maia estava a tentar dar um “pontapé na crise” e equilibrou a primeira parte, fruto de um bloco defensivo muito coeso e de uma preocupação enorme com a pivot da Juve Lis, cortando a importante ligação entre a 1ª e 2ª linha da equipa leiriense. Mas na segunda parte veio ao de cima as fragilidades ofensivas do Maiastars, jogando um andebol arcaico, com combinações de há 20 anos atrás e contra uma boa defesa como a da Juve Lis, não há qualquer hipótese, sobretudo quando não contou com o motor da sua equipa Susana Leal. A contestação do Maiastars às duplas de arbitragem tem subido de tom e este comportamento dos seus responsáveis está a prejudicar claramente a equipa, intranquilizando-a. Longe vão os tempos em que o Maiastars era um exemplo de postura no banco. O Maiastars tem agora 2 jogos decisivos e vamos ver como responde a equipa. Quanto à Juve Lis, uma primeira parte sem chama mas na segunda parte, a sua eficaz defesa e a exibição da sua Guarda-redes fez a diferença e conseguiu resolver um jogo que esteve bastante complicado. A equipa parece pouco solta a atacar e valeu a potência de Ana Gante para resolver os problemas que o Maiastars colocou com a marcação implacável às suas pivots. A Juve Lis está praticamente certa no 4º lugar desta fase pois para ir ao 3º lugar precisava de vencer os últimos 2 jogos e o Colégio João de Barros perder também esses 2 últimos jogos, o que é de todo improvável. 
 
O Colégio João de Barros / Juve Mar foi um jogo mais equilibrado do que o resultado final transparece. A Juve Mar conseguiu equilibrar o jogo durante uma boa parte da partida, fruto de um esquema defensivo bem urdido e muito bem executado, o que limitou bastante as acções ofensivas do seu adversário. Mas falta à Juve Mar jogadoras que desequilibrem no ataque. Teresa Santos apareceu, a espaços, mas é pouco quando se joga contra uma das melhores equipas nacionais. Ainda assim, mais uma exibição competitiva de uma equipa que entra para as duas últimas jornadas com o sonho dos “playoff” ainda bem vivo. O Colégio João de Barros não fez uma boa exibição, mas a sua consistência defensiva salvou-o de sustos e teve uma reaparecida Eduarda Pinheiro em bom plano, hesitando muito menos do que é habitual na hora de rematar à baliza. Maria Pereira, com alguns pormenores, voltou a fazer a diferença mas é Dulce Pina que “ quase sem treinar “ dá um toque diferente a esta equipa que partiu para o campeonato com o estatuto de candidato ao título e procura agora recuperar esse estatuto.
 
Em Alcanena, o Cale disse adeus às ténues esperanças que tinha em se apurar para os playoffs. Nunca comentamos arbitragens na nossa crónica e não é desta vez que o vamos fazer (apesar da qualidade de algumas nomeações, como deste jogo, ser contra tudo aquilo que defendemos) mas, à semelhança do Maiastars, os responsáveis da equipa de Leça centram vezes demais as suas atenções durante os jogos na contestação à equipa de arbitragem do que na própria equipa. Agora que os “playoff” passaram a ser uma miragem e que o objectivo a que se propuseram no início da época falhou, Vasco Ramos deve tentar fazer uma avaliação e perceber se isso aconteceu por causa dos árbitros ou por causa da falta de adesão aos treinos de muitas das suas atletas, devendo também rever a política de aquisições que foi um falhanço total. Terá necessidade o Cale, um excelente clube de formação, de ir buscar atletas de qualidade duvidosa? Quanto ao JAC, exibição sólida com as suspeitas do costume em destaque mas não nos cansamos de ver actuar Patrícia Rodrigues que tem a inteligência de uma veterana e a ambição de uma jovem da sua idade. O Jac tem agora duas finais pela frente e quer vencer pois isso significaria enfrentar na primeira ronda dos playoffs a Juve Lis, equipa com quem o JAC se poderia bater.
 
Finalmente, mais uma derrota do Santa Joana. Marlene Pinto não viajou até Lisboa e sem Maria Domingues (parece confirmar-se o seu abandono da equipa) é praticamente impossível triunfar, sem as suas duas melhores jogadoras. Apesar de tudo, a equipa fez um jogo bastante interessante, bateu-se bem, mas é pouco para uma 1ª Divisão. Este campeonato tem sido marcado por uma constante incerteza mas das poucas coisas que nos parece haver poucas dúvidas é que o Santa Joana será uma das equipas que desce de Divisão. Os responsáveis do clube deverão pensar no futuro com um treinador com provas dadas no feminino e se o Santa Joana é o clube que melhor paga aos seus técnicos, tem condições para tal. Quanto ao Passos, uma vitória que já vinha justificando há alguns jogos e o grande destaque vai para Carolina Santos que, depois da grave lesão, termina esta fase num grande momento de forma. O Passos Manuel de hoje nada tem a ver com a equipa insípida do início da época e tal deve-se não apenas a Carolina Santos mas, sobretudo, à enorme mudança de atitude defensiva. O Passos ainda vai a tempo de se salvar da descida e, ao contrário das outras equipas, melhora de dia para dia. Chegará para se manter entre os grandes do andebol português?
 
Críticos Femininos

24 comentários:

Anónimo disse...

Noticia de ultima hora:

Almeida Garrett inscreve jogadoras do Espinho e do Salgueiros para o jogo de Play Off contra o Porto Salvo.
Vão tentar inclusive se o árbitro não estiver atento entrar em campo com 21 jogadoras ( 7 do Almeida Garrett, 7 do Espinho e o 7 do Salgueiros ) contra as 7 do Porto Salvo

Anónimo disse...

na última jornada vai ser bonito vai vai, vamos a ver se o dr. não se passa outra vez e muda novamente de associação, era giro

Anónimo disse...

por falar em ultima jornada, alguem na fap se esqueceu que o campeonato nacional de juniores tinha inicio nesse dia e marcou a primeira jornada para esse domingo. pode ser que dêm pelo erro e o corrijam.

Anónimo disse...

Alavarium - Juve Lis e a dupla é de Aveiro e logo aquelas que nem para infantis dão...

Anónimo disse...

Peço aqui no blog publicamente que os presidentes do Espinho, do Salgueiros e do Garret revejam bem porque despediram ou porque não contrataram o anonimo das 20h pois ele esta mesmo ressabiado com os vossos clubes...vejam lá que o homem esta tão desesperado que até está a tentar ser contratado pelo Porto Salvo, tanta defesa que está a fazer desse clube....

Anónimo disse...

4 de Março de 2013 à0 23:47

Lá vêm para aqui o pré histórico do fundador do Almeida Garrett comentar como anónimo, situação diga-se que já não é nova. Ganhe vergonha na cara e em vez de ganhar jogos com cheques pagos a clubes para passar a próxima fase tente da próxima vez ganhar em campo e mostrar em campo que são melhor que as adversárias. Vocês são uma vergonha para o andebol feminino, falta de escrúpulos falta de carácter e mostra que vocês sem ajudas não valem nada. Se não fosse com ajudas teriam acabado em último lugar na segunda fase.

Anónimo disse...

Alguém me consegue explicar como é que é possível um jogo da PO09 ser realizado sem que uma das equipas tenha técnico de grau 4 no banco?

Anónimo disse...

Mas como é que querem que o banco do Maia se mantenha sereno, se os árbitros não eram de Braga?

Anónimo disse...

"Alavarium - Juve Lis e a dupla é de Aveiro e logo aquelas que nem para infantis dão... "

Mania da persiguição! As miúdas são impecáveis. Exigentes de mais, por vezes, mas sempre coerentes...

Anónimo disse...

A falar em arbitros...ninguem comenta a nomeação de uma dupla de Aveiro para dirigir o jogo da Taça entre o Salgueiros e o S. Bernardo?
No jogo entre o S. Bernardo e a Sanjoanense mandaram uma dupla de Braga???? será que é perto?? e agora para alguem salvar a época mandam alguém da associação do presidente da federação? Pelos vistos as encomendas não são só entre os clubes conforme já li aqui...

Anónimo disse...

4 de Março de 2013 à0 23:47

Se você fosse um pouco mais inteligente ( Se é que sabe o que isso é e se é que veio com isso ) via que não estou a pedir emprego a ninguém nem me estou a fazer a nenhum clube, estou apenas a constatar um facto, só que você como deve ser analfabeto e não deve saber ler nem escrever trepidou tudo o que eu disse e escreveu um comentário que nada tem haver. Depois querem que o País ande para a frente com pessoas destas.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Mas como é que querem que o banco do Maia se mantenha sereno, se os árbitros não eram de Braga?

5 de Março de 2013 à0 17:04


Sereno. Banco. Maia. Árbitros Braga

Sereno (adj) Calmo, sossegado, Tranquilo, limpo de nuvens, claro, feliz, ameno, agradável.

Sereno (nome masculino) - ar humido, guarda-nocturno, pagamento ao criado por serviço feito de madrugada.

Banco - móvel de madeira, ferro, plástico, etc, com ou sem encosto, para assento das pessoas.
Instituição financeira cuja actividade principal consiste em receber depósitos e conceder créditos.
Cardume de peixes.
também banco de areia, banco de dados, banco de esperma, banco dos réus.

Maia (nome feminino) - giesta de flor amarela em principios de Maio, criança ou mulher muito enfeitada, antiga festa popular.
Individuo pertencente a uma das tribos índias.
Cidade.

Braga - muro das antigas fortificações, argola, calções, NADA SE CONSEGUE SEM ESFORÇO.

Arbitros - aquele que resolve questões por escolha de ou por consenso das partes. Fiscaliza a observancia das regras, que julga por seu arbitrio (adj)


Não sei a qual destes significados se refere.
Se puder explicitar melhor o seu comentário, de quem nada faz ou fez pelo Andebol mas dele se serve para puder ser alguém com mérito duvidoso reconhecido por pessoas de igual estirpe, agradeço.

Se se refere às 3 equipas de arbitragem que dirigiram 3 jogos da equipa da Maia a que se refere, no actual campeonato Nacional Feminino da 1º Divisão , vulgo PO09, nas actuais 20, sim 20!!!!!!!! Jornadas disputadas (corrigo 21, pois já existem nomeações para a jornada 21), ou anda desatento, ou com os seus comentários anda a tentar esconder o "sol" a que o seu clube está protegido, ou pura e simplesmente sofre de desassossego, transtorno, com perdas de controlo ou de equilibrio, tonturas e de um forte desarranjo que ocorre numa função orgânica ou psíquica.

O diagnóstico poderá estar definido, o tratamento é simples, a sua verificação é gratuita, pois tem acesso à informação verbal que os seus parceiros lhe transmitem (que também se servem do Andebol) e poderá também consultar todas as fichas de jogo do Clube em questão.

Veja também, quantos arbitros da sua Associação, já arbitraram os jogos do se Clube e dos Clubes da sua Associação.

Faça esse levantamente e publique-o aqui, mostre que não está a mais no Andebol e a servir-se dele.

Deixe de engravidar pelos ouvidos, e comece a pensar. PENSE pela sua cabeça e veja o que faz, o que já fez e o que poderá fazer para tentar ter um resto de vida feliz, SERENO, num BANCO de jardim qualquer na MAIA ou em BRAGA onde seja ARBITRO de pequenas disputas dos seus filhos ou netos.

Anónimo disse...

O Andebol Feminino em Portugal só tem inteligentes e sabichões, mas se vissem a figura que fazem, neste e noutros lugares, metiam a cabeça em m****.

Sempre contra os mesmos e contra tudo, mas o que é que eles representam para o Andebol em Portugal...zero+zero+zero...

A dor de cotovelo custa muito a passar, por isso, vão sofrer muito mais até ao final da época, aí sim fazem-se as contas e vê-se quem teve unhas, projetos e resultados !!!

Não se esqueçam que o CALE tem dois jogos decisivos para ficar apurado para o Play-Off de 2013-2014.

Vasco

Anónimo disse...

Caro anónimo de 4 de Março de 2013 às 23:47 que moral tem para vir dizer "Lá vêm para aqui o pré histórico do fundador do Almeida Garrett comentar como anónimo, situação diga-se que já não é nova.", se faz exactamente o mesmo e não se identifica?
Devia mas é estar no seu canto sem incomodar os outros porque faz igual ou pior quando acusa o Almeida Garrett e tambem outros clubes como o Espinho e Salgueiros de certas e determinadas coisas sem cabimento nenhum!
Já ninguém aguenta a sua frustração evidente. Só tenho pena que ainda não tenho percebido que ninguém quer saber da sua opinião para nada pois é ridícula.

P.S. Não é o Fundador do Almeida Garrett que fez este comentário!

Anónimo disse...

Oh anónimo do Salgueiros, mas acha que alguém está preocupado com um jogo da Taça entre o Salgueiros e o São Bernardo? É daqueles jogos que não interessam nem ao menino Jesus. Quem passar, a seguir é eliminado. Desculpe, é esmagado!

Você realmente acha que alguém anda a fazer favvores em jogos que não interessam a ninguém?

Anónimo disse...

É de muito mau gosto, alguém fazer-se passar por outra pessoa, assinando com um dos seus nomes para tentar criar intrigas e confusões, onde elas não existem, apesar de isso ser o pão nosso de cada dia deste espaço.

Quando eu, Vasco Ramos, quiser comentar, comento e assino com o meu nome. Quanto ao CALE, metam-se na vossa vidinha, que enquanto perdem tempo com telenovelas mexicanas, nós vamos trabalhando e fazendo algo de útil em prol do andebol nacional.

Vasco Ramos

Anónimo disse...

A nomeação da dupla de aveiro para o jogo da maia é extraordinária! E para complementar, nada melhor do que ter o melhor cliente (GOLAS) do BONFIM na mesa. Infelizmente, cá em baixo, já estávamos à espera desta situação. Já não adianta tentar ganhar os jogos dentro do campo.
E que dizer da jornada do dia 17?
Dia em que, por principio, a equipa de esposende, tem o jogo decisivo contra o jac e a fap marca o inicio das juniores, logo com um jogo jac-maia! Que rico rebuçado deram ao marco - enterrar o maia e salvar a juv. mar. Até que, provavelmente, na ultima jornada, na maia, vai aparecer uma dupla de braga!

Anónimo disse...

Clubes que jogam com as mesmas em dois escalões estão à espera de quê?

Claro que nesta fase do campeonato vai haver coincidência de jogos. Uma coisa é utilizar 3 ou 4 atletas no escalão acima, o que é perfeitamente normal. Outra coisa é utilizar a mesma equipa a disputar 2 campeonatos.

Algum dia a corda tinha que partir ...

Anónimo disse...

Oh anónimo parvo e estupido do dia 6 de Março de 2013 à0 20:33, está respondido a minha duvida sobre a suspeita que levantou sobre tres clubes:
"Você realmente acha que alguém anda a fazer favvores em jogos que não interessam a ninguém?"
Lembre-se de uma coisa, pode-me chamar o q quiser e o q a sua mente limitada se lembrar, mas não se esqueça que o meu nome do meio é ESPELHO....

Anónimo disse...

Que culpa têm os clubes, da FAP não respeitar o que estava no planeamento?
O campeonato de Juniores esteve parado 2 meses e agora é tudo a amontoar? É só o JAC que joga com a mesma equipa em 2 escalões? E a Juve? E o CALE e o Maia não têm atletas a jogar nos 2 escalões?
Já o ano passado fizeram a 3ª Fase de juvenis a coincidir com uma jornada das seniores, porque alguém na Calçada da Ajuda se esqueceu que depois das juvenis, eram as seniores. Mas enfim, tudo normal, porque afinal, os culpados são sempre os clubes, que não olham para o planeamento.

Anónimo disse...

Vergonhoso é como classifico o que o Alavarium fez no Kakygaia, há 2 meses atrás.

Aquela que é a melhor equipa portuguesa teve a lata de nos jogos contra o Salgueiros e a Académica de Espinho jogar até ao final a tentar ganhar pelo máximo possível quando a diferença das equipas é clara.

O que queriam provar com aquilo? Que são melhores? Que tristeza...

O Andebol não é so contra-ataques...

Anónimo disse...

Só faltava mais essa do Ala!

O Ala lidera o campeonato, participa em torneios de promoção da modalidade e encara os jogos seriamente e é criticado por isso?

Queria que fizesse como certas equipas da 1ª que, quando nos torneios, defrontam equipas da 2ª divisão andam lá a passear-se à sombra de um qualquer estatuto?

Se eu jogasse no Salgueiros ou no Espinho o que queria é que as melhores equipas jogassem sempre a topo contra nós, para podermos crescer e evoluir.

E é verdade que o Ala jogou sempre a todos, mas isso não impediu que durante todo o jogo as atletas fossem sempre rodando, mostrando que se pode jogar sempre a todo sem ser sempre com as mesmas.

Anónimo disse...

Isso dos árbitros serem de determinada associação (tirando a de braga) não quer dizer nada. Pelos vistos no jogo da taça entre a académica de espinho e o alpendorada as árbitras eram do porto, até com muito traquejo, e a invasão de campo por um adepto do Espinho passou sem interdição do campo...será que houve relatório?

Anónimo disse...

7 de Março de 2013 à0 16:06

Você julga-se tão inteligente que ainda não reparou que quem fez o comentário sobre o jogo da taça não é o mesmo que lançou a suspeita ou melhor que disse mesmo a verdade das ajudas que esses 2 clubes rascas deram ao clube limitado. Afinal o burro e o A.M. é você, é bastante limitado e devia reduzir-se a sua insignificância, tenho uma boa solução para si e chama-se 2º tabuleiro da ponto D. Luís.