gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Os Critérios do Conselho de Arbitragem…

Não tínhamos dado por isso, diga-se a verdade, mas alertados por um leitor perfeitamente identificado, (omitimos a sua identificação por motivos óbvios), constatamos o (Não) critério do Conselho de Arbitragem nas suas nomeações, que são sistematicamente efectuadas sem o conhecimento da realidade, e sem uma leitura atenta das envolventes existentes para cada jogo. Senão vejamos:
  • Na última jornada da PO09, no Maiastars / CALE em seniores, foi nomeado para o jogo um delegado, situação praticamente inédita, pois na PO09 raramente isso acontece. Nos jogos do CALE, na única vez que teve nomeado um delegado, foi em Gaia há 3 semanas, no entanto o mesmo não compareceu ao jogo. Os jogos do Maia, apenas tiveram (se não falha a memória) alguém nomeado na semana passada. Estranha coincidência? Porquê a existência de nomeações na PO09?
  • Questiona-se esta situação pelo facto, por nós noticiado há cerca de 3 meses, relacionado com a dupla de árbitros Ana Silva / Ana Afonso, apitou o CALE / Maiastars em juniores, a AAB, entidade oficial, escreveu no seu site, que o Maiastars perdeu, porque a equipa não se conseguiu adaptar à arbitragem confusa das Anas. Pois bem, elas estavam nomeadas para o jogo de seniores ontem. Delegado nomeado para o mesmo jogo, Sr Manuel Moreira, o presidente da associação, que no seu site, há 3 meses criticou de forma cruel e cínica a referida dupla de árbitros. Como é possível? 
  • Felizmente o jogo correu bem. A dupla de arbitragem efectuou uma excelente exibição. Veremos qual será a apreciação oficial da AAB, no entanto, estas coisas têm de ser denunciadas, pois a FAP e seu CA só podem andar, como se costuma dizer “desfasados” da realidade. Estas situações de coincidências, que se verifica entre as mesmas equipas, são certamente condicionantes.
A bem do andebol, espera-se que revejam as suas tomadas de decisão, efectuando uma análise dos jogos em que se torna necessário delegados, evitando desagradáveis situações, que poderão levantar interrogações, e questionar a sua relevância nos jogos, pois procedendo com a necessária coerência se defende a arbitragem e à modalidade.
 
Ficamos atentos, “O filme segue dentro de momentos”
 
Nota - A AAB, já publicou o texto relacionado com o jogo em referência, sem referências directas à arbitragem do encontro.
 
O Reticências

20 comentários:

Anónimo disse...

Deixem-me acrescentar mais uma pois parece realmente inacreditável como é que pode haver uma nomeação destas para um Benavente vs Samora P02 zona sul deste próximo sábado.
Quem a fez, não conhece minimamente esta dupla, ou então, desconhece completamente o tipo de jogo para o qual vai lançar estes dois jovens arbitros, pois é preciso ter estofo para apitar este derby.
Com esta nomeação, infelizmente tenho que concordar (espero estar enganado)com o comentário do Anónimo 13 de Fevereiro de 2013 às 10:59, pois é um desfecho bem provável tendo em conta que esta dupla nunca vai conseguir ter mão no jogo (não o conseguem ter num jogo de iniciados), e nunca vai conseguir apitar de forma tranquila com a pressão que alguns elementos mais veteranos e que a bancada vai exercer (estarão expectávelmente cerca de 400 pessoas) sobre cada decisão que irão tomar, o que é demasiado preocupante para uma dupla que ainda é muito insegura de si própria e que muitas vezes se atemoriza com ambientes dificeis.
Enfim, num encontro em que quer para jogadores quer para o público, será sempre mais do que apenas um jogo, a FAP conseguiu já de antemão "estragar" o espetáculo, falta só ver quais as consequências do estrago.
Para terminar, para bem da modalidade espero estar redondamente enganado.

DP

Anónimo disse...

desculpem, mas existem critérios, ou é só passeios de alguns, incluindo os senhores do CA, é para aprenderem, é pá deixem-se de tretas.
è uma vergonha

Anónimo disse...

Como vai lá estar o João Costa, delegado FAP que o povo consagrou, está tudo controlado.
Ou será que ainda é pior?

Alguém falou em critérios do Conselho de Arbitragem? O Carlos Joaquim que responda.

Anónimo disse...

Jogo ADCB X NASC ,todos os jogadores encaram este jogo como o jogo da epoca,um pavilhão cheio de adeptos rivais ,um derby de alto risco, resultado imprevisivel independentemente das posisões que ocupam e são nomeados árbitros que ainda este fim de semana apitaram vários jogos de miúdos e os observadores viram que estão abaixo dos resutados pretendidos.Vão lançar a jovem dupla ás feras e vão ser comidos vivos,Mais uma dupla que o conselho de arbitragem queima. Este jogo teria de ser encarado de uma forma mais responsavel e respeitada.

Anónimo disse...

Em relação ao post nº1 e á nomeaçao para o jogo sabado ADCBenavente-NASamoraCorreia (PO2), fui ver o historico de um dos arbitros... e digam lá se isto nao é um absurdo:
CIPA: 180838
Data Nascimento: 10/03/1993 ( uma menina de 20 anos!)
20 Jogos realizados em 2012/2013:
- 14 jogos de minis, infantis, iniciados e juvenis
- 2 jogos de Juniores - 2ª divisão
- 4 jogos de Seniores - 3ª divisão
-----------------------------------
Jogos realizados na 1ª divisão Juniores - nenhum esta epoca e nunca na vida !
Jogos realizados na 2ª divisão de Seniores - nenhum esta epoca e nunca na vida !
-----------------------------------
no entendimento do CA..Qual é o melhor jogo para esta jovem arbitra se estrear numa competição a serio : Um jogo Benavente-Samora, (um dos derbys mais renhidos e fanaticos do andebol português), a 3 jornadas do final desta fase da PO2.... com o Benavente a discutir o apuramento para a 1ª divisão e o Samora a lutar para fugir da descida à 3ª divisão! ( recordo só que no jogo do ano passado ... eram 600 pessoas dentro de um pavilhão á pinha ... com as claques em bancadas e acessos completamente separadas, e um batalhão da GNR no pavilhão com muita dificuldade em ter controle no povo... e outro contingente de GNRs preparados no quartel pronto para intervir se a coisa desse para o torto (daqueles da farda azul com cotoveleiras e joelheiras mas que não jogam a pivot nem a ponta:-)!
Estive a ver o historico do outro arbitro CIPA: 168477
Data Nascimento: 28/06/1991 ( 22 anos!) ... e é em tudo semelhante, e com menos experiência ainda pois só é arbitro nacional desde 2011/12.
NAO ACHAM ISTO TUDO UMA ABERRAÇÂO !?
Eu aqui acuso e responsabilizo directamente a FPA e o CA de tudo o que eventualmente se possa passar neste jogo no sabado! Eu que gosto de andebol... não merecia isto e concerteza que os miudos que vão ser lançados ás feras tb não! CA- Vão gozar ... com a senhora pura da mãe deles! :-)

Anónimo disse...

caro DP,

quem por vezes provoca esse mau ambiente são pessoas como o senhor pois antes do jogo começar já estam a colocar a pressão em cima dos arbitros, não tenha a minima duvida que atitudes como a sua e pensamentos nos jogadores antes do jogo só vão dar numa coisa, discussão, sanções mau jogo.
Por experiência própria sempre que vejo um jogo destes ou revejo depois em video noto sempre que quem esteve melhor no jogo foram os árbitros pois os atletas e treinadores estão desde o minuto 00:01 concentrados em descontar nos árbitros toda e qualquer decisão principalmente os falhanços pessoais.

Posso concordar consigo que os arbitros em causa não tem muita rodagem mas se os jogadores e treinadores não complicarem vai ser muito mais facil para eles tomarem decisões correctas e verá no final que a influencias deles no final será bastante pouca , até porque quando erram não é de propósito nem tem 2 critérios consoante a cara do jogador conforme acontece com as chamadas duplas conceituadas.

Bom jogo

A. Silva

Anónimo disse...

ESta nomeação só é feita por quem desconhece o andebol português , e está completaente desfasado da realidade, e só olha para o seu umbigo, como fosse o dono da bola, para tapar o buraco, e mais uma vez com custos para a modalidade, coloca-se lá um delegado a fazer o quê, vai ele apitar?, estamos é admorados de o banhadas ainda não ter escrito nada sobre isto, isto sim é uma autentica palhaçada. Vejam as outras nomeações, analisem e escrevam é uma vergonha pura, e pode ter garndes custos para a modalidade.

Anónimo disse...

Caro Sr. A. Silva

EM primeiro lugar não me conhece para fazer tais insinuações, sobretudo quando não é esse o meu intuito.
Mas indo ao que realmente importa, muito sinceramente (como não o conheço) vou partir do pressuposto que também não conhece as 3 equipas, não conhece o público ferveroso que este derby de caracteristicas quase singulares possui e como tal não pode concerteza falar do que não sabe. Ou se sabe, mais grave ainda não quer ver o que é óbvio. Porque uma coisa lhe garanto eu, já fiz inumeros jogos destes, jogos vividos com grande intensidade e com grande paixão de parte a parte incluindo do público que enche o pavilhão (não fosse isto um derby regional) e como tal é sempre muito dificil para quem ajuiza. Também já vi esta jovem dupla a apitar inumeras vezes, como tal, o meu comentário é com base no conhecimento de causa, não foi para atemorizar ninguém, foi apenas uma chamada de atenção para a forma irresponsável para quem fez esta nomeação. É claro que no decorrer de um jogo destes os jogadores dirigentes e afins também terão a sua cota parte de culpa na instabilidade provocada. Por isso mesmo sou contra esta nomeação, por saber que os dois não estão minimamente preparados, por estarem num periodo de formação inicial onde ainda cometem muitos erros... ISTO NÃO É FORMAR É DESTRUIR ARBITROS, diga-me na P01 quantos arbitros na sua estrei nessa divisão apitaram um SLB vs SCP por exemplo.
Uma coisa lhe garanto penso que o resultado não vai ser bom para nenhuma das 3 equipas nem para o andebol, sobretudo para esta jovem dupla em formação que precisa de evoluir com tranquilidade... isto é jogar os meninos às feras e desrespeitar o encontro em questão.
Seja como for, mais uma vez reitero, espero estar completamente enganado relativamente às minhas previsões, por isso assumo desde já que serei o primeiro a dar a mão à palmatória caso esteja enganado.

Cumprimentos
DP

Anónimo disse...

Tenho que falar do jogo Benavente-Samora Correia e da nomeação da equipa de arbitragem para o mesmo
Árbitros:
Diana Casimiro / Fabio Goncalves
Oficiais de Mesa:
Delegado:
Joao Costa

Parece-me ninguém ter dúvidas que se trata de uma partida de alto risco e que por isso deveria ter a dirigi-la uma dupla com experiência.
O anónimo A. Silva (14 de Fevereiro de 2013 à 01:15) tem alguma razão. Mas não toda.
Falar-se antecipadamente, assumindo o risco e dizer o que se diz, só causa pressão nos árbitros porque estes são inexperientes. Têm todo o tempo para progredir mas, convenhamos, não é com nomeações destas que se defende a arbitragem.
Por muito boa vontade que Diana e Fábio tenham e acredito que vão ter, não têm calo, ainda, para este tipo de jogos.
Pode acontecer e não era a primeira vez, perder-se uma dupla.
Fala-se de pressão. É coisa que técnicos, jogadores e público sentem? Não de forma nenhuma.
Os técnicos e os jogadores vão fazer o que todos desejam: ganhar. O que não irão fazer é olhar a meios porque só pretendem atingir os fins.
E de público nem vale a pena falar.
Se mal os árbitros entram em campo, logo começam a chamar os nomes que são do conhecimento geral, imagine-se o que será o ambiente.
Ah pois, é que temos, sempre, em cada espectador um árbitro.

A presença de um delegado da FAP neste jogo, poderia ter algum significado. Contudo, atendendo à pessoa em causa (João Costa) está-se mesmo a ver. Claro. A missão dele será apenas a de observar os árbitros.
Como classificará o delegado esta dupla neste jogo? Terá em atenção o tipo de jogo ou apenas o que vai saír do apito de cada um?

A nomeação desta dupla é aberrante.
Acredito na malta nova mas que seja bem acompanhada e bem nomeada. O que não é o caso.

Veremos o que acontece.
Naturalmente ficarei satisfeito se depois da partida constatar que tudo correu bem.

Boa sorte e bom trabalho para todos os intervenientes.

Anónimo disse...

caro DP,

Penso eu que não nos conhecemos sou a da zona de Lisboa e tenho um conhecimento maior da equipa do Benavente pois dada a sua classificação vejo mais vezes esta equipa.

O meu objectivo não foi coloca-lo em causa , nem o derby. Conheço muitos outros derby´s e que com menos gente dão mais problemas , apenas alertei que por norma estes derby´s dão confusão porque se começam a jogar antes de começar ou seja as equipas quando acham que a dupla não coloca respeito já vão prontos para fazer barulho por tudo e por nada e na maior parte das vezes esses 400 adeptos esperados pouco seguem as equipas no dia a dia mas por ser derby aparecem e ouvem a palavra magica "os arbitros são novos e não tem experiencia" logo desatam a protestar tudo.

Claramente que eu se fosse do conselho arbitragem também não nomearia esta dupla para um encontro destes nem para qualquer jogo da PO 01 se não tivessem passado por testes na mesma divisão.

Espero que tudo corra bem e que apesar de virem a ser os maiores criticados na próxima semana as culpas de arbitragem não justifiquem todos os erros.

Bom jogo e desculpe se penou que era algo pessoal apenas serviu para identificar a sua ideia.

A. Silva

Anónimo disse...

Lol... dois clubes completamente banais no panorama nacional e com pouco ou nenhum historial na modalidade querem árbitros XPTO com insígnias da EHF. Como se o benavente x samora correia fosse o último jogo do planeta terra. As nomeações estão feitas, get over it. Em vez de estarem a incendiar o ambiente para os árbitros estejam é concentrados na porcaria que vão fazendo durante os jogos. Típicos tugas, como não há talento, a culpa é dos árbitros...

Anónimo disse...

"Amigo" anónimo das 00:48, se soubesse ler, veria que ninguém tá pedir árbitros xpto nem xpty nem sequer xptz. Apenas árbitros com alguma experiência em jogos de P02 (nem sequer se pediu árbitros de PO1).
Quanto à banalidade dos clubes... até podem ser os mais banais do país, mas metem público e despoletam emoções q se calhar fariam inveja ao seu. Bem haja "amigo".

Anónimo disse...

já daquilo tudo que li acrescento...
- Não vi ninguém a dizer que ia ser beneficiado ou prejudicado antecipadamente ( isso são os arbitros velhinhos que fazem :-)
- E tudo aquilo que se disse ... É SÓ PARA PROTEGER ANTECIPADAMENTE ESTES JOVENS ARBITROS! ( que no fim são os que não tem culpa nenhuma e que pese embora sejam ainda fraquinhos pois estão a aprender ...merecem ser acarinhados por todos!). Factos: O jogo não pode ser mudado, os jogadores das equipas também não, o publico também não, a situação da classificação também, a rivalidade entre os clubes da cidade e a sede de concelho também não... nada disto pode ser mudado, e que conhece a realidade local sabe bem do que falamos!:-) This is like the things are! Perante esta realidade que tem anos e anos... O CA podia tentar acalmar o fogo enviando arbitros mais experientes mas preferiu mandar jovens bombeiros que ainda destiguem mal o que é agua e o que é gasolina! SIGA... amanhã lá estarei e não esperem que tenha contemplações na análise do jogo ... se arbitrarem bem baterei palmas (não fazem mais do que a sua obrigação!) ... se arbitrarem mal e/ou se não se aguentarem com a pressão ... direi deles o que o Maomé não disse do toucinho (durante e depois do jogo), pois a partir do momento que vistam o equipamento preto, que entrem em campo e ponham o apito na boca ... para mim são exactamente iguais a outros arbitros quaisquer! Quem tem calos não se mete em apertos!:-)

Anónimo disse...

eu como adepto, apenas espero que a modalidade não saia prejudicada, pelos desvarios do nomeador e de quem o apoiu, pois só demonstra uma falta de conhecimento da modalidade, isto não é liga, onde metia o pé na argola e ninguem, lhe dizia nada, aqui é mais complexo, só uma sugestão, porque não vêm a este jogo dar apoio moral a quem lançou para a fogueira, ou vai estar a ver outros jogos que não lhe dão tantos problemas. Termino desejando aos jovens árbitros uma grande apitadela, e que não se deixem impressionar, honestidade e critério, e ninguem poderá dizer que foi por eles que o jogo correu mal, pois já todos sabemos que estarão a ssistir não 600 adeptos, mas 600 treinadores, 600 árbitros sem coragem e 600 jogadores.

Bom jogo para todos os intervenientes, irei estar atento.


Anónimo disse...

Caro Sr. A. SILVA

Agradeço o seu esclarecimento. No fim de contas, feita a análise ao seu comentário permita-me dizer que no fim de contas não temos opiniões assim tão dispares. Apenas lamentei (admito que com revolta à mistura)o sucedido porque acho que a modalidade que nos gostamos e as três equipas mereciam um pouco mais de respeito.

Saudações Desportivas
DP

Anónimo disse...

Anónimo de 15 de Fevereiro de 2013 às 00:48, a sua observação é ridícula.
Patética mesmo.
Por se tratar, a seu ver, de um jogo entre equipas banais - palavras suas -não se deve ter em atenção a importância do encontro?
Já olhou para a classificação?
Mais, estes como todos os clubes merecem respeito. Aquilo que você não demonstrou.

LUÍS MIGUEL BARRÃO disse...

anonimo das 14:26.

ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO CONSIGO.

António Branco disse...

he he he....
Tenho de começar este comentário a rir-me, nada como um Derby Concelhio para aumentar o número de visitas e comentários no Banhadas, digam lá que não tinham já algumas saudades???
Eu á muito que não comento, não foi por nada de especial, nem por derrotas nem por vitórias, apenas uma decisão minha, e faço-o agora, com o risco de já não ir a tempo de muitos já não lerem o comment antes do jogo em questão, porque li aqui uma aberração de 1 aberrador que deve saber tanto de Andebol como eu de Mandarim!!!!
2 Equipas sem expressão no Andebol, pelo menos e falando da minha "Dama", ADCBenavente,quem tem todos os escalões em actividade desde os Pré-Bambis (4/5 anos)até aos Séniores e forma jogadores que os tais de Lisboa não podem ver um a despontar vem logo cá buscar, até em Infantis, como foi o caso há 2 anos, Você diz que não tem expressão no Andebol!!???
A semana passada tivemos mais um dos melhores Torneios a nível Nacional, no que diz respeiro aos escalões de formação, em Julho vamos organizar mais um Encontro Nacional de Minis Masculinos, á semelhança do que fizemos á 2 anos, e Você diz que não temos Expressão no Andebol!!!???
Ou anda a dormir, ou é ignorante, ou (o que eu acho mais pertinente)não percebe nada de andebol.
Quanto ao jogo de logo, só espero que a ADCB ganhe, num pavilhão repleto como sempre, com emoção e espectáculo como só Andebol nos proporciona.
Espero voltar na Fase Final, é o meu desejo, como é lógico.

Saudações Andebolisticas.

Anónimo disse...

Bem, eu também já nao comento, mas vejo que a realidade do andebol é a mesma ou pior do que quando deixei. Fui arbitro Nacional 3 epocas, desisti nao so por desmotivaçao mas por causa de uma lesao grave... Lembrem-se que aqui ha padrinhos, o Moreira de Braga é um deles... Eu nunca tive nenhum, dai nunca ter saido da cepa torta... O problema do Andebol Nacional é que existem 3 Associaçoes onde residem os unicos interesses da FAP: Braga, Porto e Leiria...

Lembrem-se que enquanto estiver Zé Ribeiros, Galambas, e por ai fora esta federaçao nao anda para a frente...

Eu lembro-me de um jogo altamente complicado, talvez um dos mais complicados da minha carreira: CALE x Alavarium, um jogo decisivo. Sabem porque??? Pois nunca recebi formaçao para jogos desses, pois a FAP atira de proposito as equipas de arbitragem aos leoes para proteger os meninos queridos destas associaçoes... Mas também fiz bons jogos, apitei finais de torneios e por ai fora... Mas todo o meu historial reflecte na protecçao dos meninos queridos... Depois na epoca em que me lesionei efectuei 3 jogos com observaçao, em que depois vi a nota da dupla e era de 44%. Nao era perfeito mas fiquei chocado, pois um desses jogos foi o Santana x Ginasio STO tirso, e fomos congratulados pela exibiçao... Menos pelos observadores... enfim é isto que se passa na FAP, meninos queridos ate a morte... Por isso e que existem duplas a apitar a PO01 que sao umaa vergonha extrema...

Anónimo disse...

A maior vergonha passa no algarve como e possivel andar apitar principalmente jogos de juvenis em lagoa uma dupla com 18 anos que sao atletas do lagoa pois nao admira o lagoa estar em 2º lugar