gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 12 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
12.ª Jornada
Colégio Gaia 37 - 31 Santa Joana
JAC-Alcanena 32 - 30 João Barros
Madeira SAD 33 - 19 Maiastars
Alavarium 35 - 24 CA Leça
Passos Manuel 23 - 27 Juventude Lis
CS Madeira 22 - 17 Juventude Mar
14.ª Jornada
Alavarium 42 - 31 Santa Joana
Passos Manuel 19 - 26 João Barros
CS Madeira 23 - 21 Maiastars
Colégio Gaia 32 - 28 CA Leça
JAC-Alcanena 19 - 19 Juventude Lis
Madeira SAD 35 - 6 Juventude Mar
 
Jornada dupla, com 12 jogos, muito andebol e uma grande surpresa. Dado o número elevado de jogos, alguns dos jogos serão objecto de comentário muito sucinto. Mas comecemos pela grande surpresa do fim-de-semana!

O JAC recebeu o Colégio João de Barros e protagonizou a surpresa da jornada. Algumas baixas importantes nesta partida: Neuza Valente no JAC e Helena Corro e Carolina Costa no Colégio João de Barros. Além disso, uma estreia: A Guarda-redes Ludmila Soares ingressou no CJB, depois de dois anos sem jogar e vem substituir Bárbara Teixeira. E Ludmila Soares estreou-se em bom nível, mas não chegou para evitar a derrota de uma equipa que, animicamente, está completamente de rastos. Não só animicamente, fisicamente também está mas não é de estranhar já que a maior parte das suas atletas fazem um treino por semana. Karine Lopes foi a marcadora de serviço do Colégio João de Barros e Dulce Pina apareceu muito bem mas apenas na segunda parte. 3 Derrotas consecutivas e soou o alerta vermelho na equipa das Meirinhas. O JAC confirma o seu trajecto ascendente que, curiosamente, coincide com a ausência por lesão de Neuza Valente. Neuza é uma das melhores rematadoras do campeonato mas a equipa joga um andebol muito mais colectivo na sua ausência e com muito melhores resultados. Patrícia Rodrigues continua a fazer um campeonato de sonho e Vanessa Oliveira, uma das mais eficazes jogadoras no seu posto específico e, obviamente, nos contra-ataques. Inês Cabaça fez, provavelmente, o melhor jogo esta época e o JAC alcança uma sensacional vitória. E a pergunta é: O que acontecerá quando Neuza Valente regressar?

No Domingo, o JAC realizou mais um grande resultado, empatando com a Juve Lis. Patrícia Rodrigues foi a grande figura de um jogo que, tecnicamente, não foi bem jogado, mas que valeu pela emoção. O JAC defendeu bastante bem, neutralizando o ataque leiriense e contou com uma Nance Fernandes que tem vindo a subir de forma, bem como Adriana Laje, cada vez mais em foco no conjunto de Alcanena. A Juve Lis foi uma desilusão ofensiva, com um ataque demasiado previsível e cujos primeiros movimentos pretendem ser de ilusão mas acaba por não ter qualquer efeito prático. Valeu a boa exibição de Inês Silva que conseguiu colorir, a espaços, a cinzenta exibição da Juve Lis que perde um importante ponto em Alcanena. Injusto também seria não destacarmos Francisca Marques que, embora mais discreta, esteve acima da média da equipa de André Afra que este fim-de-semana não confirmou as boas indicações da semana passada.

No Sábado, a Juve Lis venceu o Passos Manuel num jogo muito mais equilibrado do que à partida se esperaria. A equipa de Leiria cometeu inúmeras falhas técnicas e não parecia a mesma que, há uma semana atrás, tinha derrotado o Colégio João de Barros. Valeu a enorme eficácia de Patrícia Mendes na marcação dos livres de sete metros e nos remates exteriores, bem como Ana Gante que vem realizando umas exibições interessantes. Mas o grande destaque do jogo vai para a excelente exibição de Fátima Suaré. Depois de a termos criticado na semana passada, a jovem jogadora respondeu com uma óptima exibição, mostrando tudo o que pode render. E quanto precisa o Passos que ela jogue a este nível. Cátia Santos voltou a fazer um bom jogo e Inês Santos contínua de fora. Mas se o Passos jogasse mais vezes assim, teria certamente mais vitórias.

No Domingo, o Passos voltou a fazer uma exibição bem acima do que tem mostrado neste campeonato. A equipa perdeu com o Colégio João de Barros mas fez, sobretudo a nível defensivo, uma exibição nem interessante e, no ataque, voltaram a ser Fátima Suaré e Cátia Santos a estarem em destaque. Quanto ao Colégio João de Barros, baixa velocidade, pouca imaginação e uma vitória sem brilho, onde Dulce Pina voltou a estar em destaque. Mas a equipa joga sem alegria, não há união e Paulo Félix vai ter que fazer algo para recuperar a moral desta equipa candidata ao título.

Em Aveiro, o Alavarium continua sem conhecer o sabor da derrota. No Sábado, a vítima foi o Cale que lutou até onde pôde, sobretudo Ana Paula Costa e Joana Santos, mas defensivamente a equipa nunca conseguiu parar o Alavarium onde Ana Seabra mostrou que começa agora a chegar ao seu real valor, muito bem acompanhada pelos tiros de Mariana Lopes e por Filipa Fontes que vem subindo de forma.

No Domingo, o Alavarium voltou a ter um jogo sem história, desta vez diante do Santa Joana. Foi um jogo desinteressante, resolvido logo na primeira parte, onde o grande destaque foi Rita Alves que começa a aparecer após lesão e mostrou porque é uma das melhores rematadoras da competição. Ana Marques está a fazer a melhor época da sua carreira e é muito difícil travar os seus contra-ataques. Quando perderá o Alavarium o seu primeiro jogo? No Santa Joana, grande exibição de Marlene Pinto que esteve com uma eficácia impressionante nos remates de primeira linha, carregando a sua equipa às costas.

No Sábado, o Santa Joana tinha perdido no Colégio de Gaia, mas a exibição foi uns furos acima do que tem sido a sua média neste campeonato. Um ritmo ofensivo muito bem conseguido, com mais acções colectivas, bem apoiado na capacidade goleadora de Marlene Pinto e na técnica individual de Maria Domingues. Mas não chega pois a equipa se não defender bem e não recuperar ofensivamente, nunca conseguirá bater o Colégio de Gaia que, nos dias de hoje, é uma equipa de meio da tabela mas que não tropeça perante adversários mais fracos. Mais uma soberba exibição de Vanessa Silva, uma das jogadoras mais difíceis de travar no campeonato e destaque também para o regresso aos campos de Sara Andrade que estava afastada por lesão e regressou com uma excelente exibição.

No Domingo, o Colégio de Gaia voltou a confirmar que, apesar de andar arredado dos lugares cimeiros, é bem melhor que as equipas de baixo da tabela. Não foi um jogo nada fácil para o Colégio mas o trio Fernanda Carvalho/Vanessa Silva e Helena Soares esteve sempre uns furos acima da capacidade defensiva da equipa de Leça e é estupendo ver a capacidade de entrega de Helena Soares que, apesar da sua morfologia não a favorecer no seu posto específico, ela consegue superar isso com uma enorme entrega, atitude e qualidade. O Cale vê afastar-se o seu objectivo de ida aos play-offs. Se é verdade que no ataque as suas rematadoras Sofia Mota e Ana Paula Costa efectuaram um bom jogo, em termos defensivos a equipa está muito longe da época passada e por isso não aparecem as vitórias.

Finalmente, os jogos da Madeira. O Madeira Sad no Sábado teve uma primeira parte equilibrada contra o Maiastars mas na segunda parte alargou o resultado com destaque para a jovem Ana Temtem e para Mónica Soares. No Maiastars, apenas a rápida Ana Sampaio esteve em bom plano, embora na primeira parte a baliza do Maiastars esteve muito bem defendida. O que pareceu foi que, na segunda parte, a equipa da Maia estava mais preocupada com o jogo de domingo diante do Sports Madeira do que com o próprio jogo.

Só que isso de pouco valeu pois o Sports Madeira venceu o Maiastars num dos jogos mais equilibrados da jornada. A grande figura do jogo foi a madeirense Mónica Rodrigues que conseguiu sempre encontrar solução para ultrapassar a compacta defesa da equipa da Maia. Além disso, Jéssica Ferreira esteve, de novo, em excelente nível, contribuindo para uma vitória muito importante das madeirenses que praticamente asseguraram o lugar nos playoff e querem ainda trepar mais lugares na classificação. O Maiastars voltou a mostrar um ataque demasiado rudimentar, muito previsível, com um andebol que se jogava há 10 anos atrás mas que não serve para os dias de hoje. A esquerdina Ana Silva foi a excepção à regra, mostrando o seu talento mas é pouco para uma equipa que precisa de repensar os seus movimentos ofensivos.

Por último, o escandaloso Madeira Sad  / Juve Mar. 35-6 é um resultado mau demais para ser verdade. É verdade que as madeirenses estão a defender muito bem. É verdade que os seus contra-ataques fazem estragos. É verdade que a equipa teve um fim-de-semana de muito bom andebol. Mas é mau demais uma equipa na primeira divisão marcar apenas 6 golos. Sem mais comentários.

Críticos Femininos

13 comentários:

Anónimo disse...

Nance Fernandes na baliza do JAC no domingo? Vejam o jogo!

Anónimo disse...

Pode ser que o Marco perceba que a Neuza é uma jogadora que estraga o jogo da equipa e que sem ela sempre a agarrar-se à bola, a equipa joga mais.

Ainda bem que não se falou aqui no golo fantasma. é triste ver a Juve Lis dizer que empatou por causa de um golo fantasma. A menina Gizelle Carvalho se estivesse caladinha no face é que fazia bem...

Anónimo disse...

Parabens, pelo menos vocês fazem crónicas, não é s
o meldalhas ou podiuns, e vale a penas ler, estando-se ou não de acordo, até têm a vantagem que puiblicam os comentários de sentido contrário às vossas crónicas, reforço os meus parabens. Continuem pois o andebol Feminino agradece a vossa colaboração.

Anónimo disse...

Independentemente do golo, o André Afra bem pode agradecer a ele próprio o facto de não ter ganho o jogo.

Anónimo disse...

Sim, deixar a Patrícia jogar à vontade tanto tempo é achar que mais cedo ou mais tarde ganhava....

Anónimo disse...

Lá vai o Alcanena outra vez ao colo.
Fazem o que lhes apetece, vão à Federação e dizem que retiram todos os escalões de competição se não lhe fizerem a vontade... As regras dos videos no portal, só quando lhes interessa é que os colocam.
Arbitragens, bem é melhor nem falar...
E a Federação assiste a tudo isto sem nada fazer. As regras são para todos, mas com honrosas excepções...


Anónimo disse...

Anonimo 29 de Janeiro de 2013 à0 14:44

Não sei onde foi buscar essa do "retirar todos os escalões de competição", mas isso é claramente ridículo e digno de um qualquer programa de comédia. Mas parabéns pela imaginação.
Quando fala em arbitragens deve de estar a falar do facto de a Patricia, tal como acontecia com a Neuza, andar a levar porrada em todos os jogos e nada é sancionado. Mas quem diz a Patricia, diz qualquer uma delas. É que só pode ser isso.
Em relação aos vídeos, os mesmos são colocados a tempo e horas ao contrário do que acontece com muitos clubes que apenas os colocam à 6ª Feira como foi o caso do último encontro Juve-CJB por exemplo. Mas utilizando as palavras de V. Exa. "E a Federação assiste a tudo isto sem nada fazer. As regras são para todos, mas com honrosas excepções...".
Se está chateado(a) com o jogo de Domingo, temos pena.
Fica a pergunta: o que andam os dirigentes a fazer??

Anónimo disse...

Eis mais um fim de semana de jornada dupla. Tudo normal não fosse o JAC ter obtido uma vitória e um empate e isto frente a equipas de topo como é o caso da JUVE e do CJB. Tal não é o meu espanto quando vejo por aqui comentários a criticar o JAC por isto e por aquilo.
Pergunto: porque é que nas últimas 6 jornadas do campeonato em que o JAC obteve 5 vitórias e um empate não fizeram qualquer tipo de comentário?
Foi preciso os grandes, principalmente a JUVE ter perdido pontos para que o JAC seja apelidado de tudo quanto é mau.
Mau perder realmente. E acrescento, se bem me lembro, a única vez que esta época fizeram qualquer tipo de comentário relativo ao JAC foi á terceira jornada... frente à JUVE.
Coincidência?

Anónimo disse...

se me permitem vou deixar aqui o meu comentário generalista as equipas da 2a divisão, que se a administração do blogue o entender, poderá ser utilizado para uma cronica sobre a mesma.

Alpendorada - sem duvida a equipa com mais soluções, com uma primeira linha forte fisicamente, e que com catarina luis conseguem fazer a diferença e ter um jogo variado com remates da primeira linha e penetrações quer das primeiras linhas como finalizações das pontas, onde têm tambem boas executantes. Fica a faltar uma pivot que acompanhe o resto da equipa em qualidade. Serão sem dúvida as que mais treinam e que com isso conseguem sempre manter um ritmo elevado e constante durante todo o jogo.

Ac. Espinho - Uma equipa que baseia o seu jogo essencialmente a veterana regina ferreira e nas boas guarda redes que possuem. Regina ferreira sera sem duvida a jogadora que maior diferença faz ensta divisão, pelo que joga, faz jogar e pelo respeito que impõe às suas adversárias, uma voz de comando dentro de campo, um auxilio precioso para o treinador nuno baptista. as guarda redes nina e rosa, sempre bastante seguras e bastante complementares uma com a outra, talvez a melhor dupla de gr desta divisão. as restantes jogadores como a agata e a paula sao bastante competentes e sabem aproveitar bem o facto de ter ao lado uma jogadora como a regina.

salgueiros08 - Uma equipa que está a surpreender, depois de algumas atletas que nao estiveram a tempo inteiro na temporada transacta, este ano conseguem gerir melhor o tempo e estar quase sempre presentes, com soraia lusquinhos a aparecer em boa forma novamente, que ja lhe valeu uma ida a seleção nacional junior se nao estou em erro, e uma diana pereira também bastante mais competente que nos outros anos. tem duas pontas, andreia e eduarda que finalizam bem. tem a sua principal arma na defesa bastante agressiva, que por vezes lhes vale algumas expulsões e castigos, mas no geral conseguem ter sucesso. pecam por atrás faltar uma gr mais competente, uma vez que a gabriela treina muito poucas vezes e nao consegue assim ter boas performances.

sanjoanense - uma equipa que vive de joana oliveira, joga e faz jogar (as que conseguem) mas tudo gira a volta dela, as vezes o jogo torna-se demasiado chato pelos constantes 1x1 que a mesma faz ate ao jogo passivo, tem 5 vitorias, e apenas uma delas fora contra o ultimo classificado, sao bastante melhores em casa do que quando na condiçao de visitantes.

madalenense - uma equipa pouco homogenea, com 3/4 jogadores experientes como a cristina e a ana elisa e depois jogadoras muito jovens, algumas juniores ainda, conseguem equilibrar todos os seus jogos mas por vezes a falta de experiencia e soluçoes ditam que saiam como derrotadas. baseiam o seu jogo em rapidas transiçoes e penetraçoes aos 6m o que faz com que frente a defesas 6:0 mais moveis sintam bastantes dificuldades, tivessem mais uma soluçao de 1a linha diferente das disponiveis e poderiam ter outras aspiraçoes.

maiastars - jogadoras de boa qualidade como a ana coutinho ou andreia dias, mas que me parecem na sombra das jogadoras da equipa A. penso que estao muito aquém do que podem fazer, talvez falte alguem que acredite mais nelas e nao as veja como uma equipa secundaria, varias destas jogadoras numa das outras equipas sairiam sem duvida muito mais valorizadas.

garrett - uma equipa muito jovem e inexperiente, vivem de cristiana morgado e cristiana brito. falta alguem com peso e experiencia para que estas jovens de qualidade consigam ir mais além e aspirar a outras classificações.

lusitanos - uma equipa formada este ano a dar os primeiros passos, sem grande fio de jogo vive de rasgos individuais e aqui e ali conseguem ter sucesso, mas parecem-me condenadas a acabar no ultimo lugar da classificação

Anónimo disse...

Impressionante como as pessoas do JAC só defendem a Patrícia Rodrigues e a Neuza Valente e agora a guarda-redes "sensação" Nance Fernandes, as outras devem ser pretas! Abram os olhos, olhem que as outras têm muito valor para dar e mostrar, apostem mais nelas, não prendam os jogos por 2 ou 3 elementos, porque uma equipa de andebol ainda é constituída por 7.

Anónimo disse...

Sabem la vocês o que é o jac e Neuza Valente... O jac vai continuar o seu bom trazalho feito ate aqui, e quando Neuza Valente voltar ficara ainda mais forte.

Anónimo disse...

Neuza regressa, Jac acaba com o ciclo de vitórias... Normal...

Anónimo disse...

30 de Janeiro de 2013 à0 15:22

Caro amigo,

O banhadas não conhece a PO10 e nem sabe o que isso é...