gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 09 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
10.ª Jornada João Barros 33 - 25 Colégio Gaia Madeira SAD 44 - 20 Santa Joana JAC-Alcanena 29 - 29 Maiastars
Juventude Lis 21 -
27 Alavarium CS Madeira 26 - 23 CA Leça
Passos Manuel 24 -
28 Juventude Mar
11.ª Jornada (Jogos Antecipados) Madeira SAD 34 – 19 CA Leça CS Madeira 29 – 27 Santa Joana

Começamos esta crónica com uma crítica. Da mesma forma que temos elogiado o facto do Conselho de Arbitragem estar a cumprir a promessa da FAP que atribui à PO9 a segunda prioridade em termos de nomeações, logo a seguir à PO1, temos que criticar as nomeações desta semana. Como sempre, não criticamos nomeações específicas, mas quando vários árbitros que não são de nível 3 são nomeados, algo está errado. E a situação é ainda mais grave pois nem sequer havia jogos da PO1. Esperemos que o Conselho de Arbitragem volte às nomeações de qualidade para a PO9, não contrariando as directrizes existentes.

O Alavarium somou a sua 10ª vitória em 10 jogos e desta vez no difícil Pavilhão da Juve Lis. Diana Roque fez uma espantosa exibição e no ataque Filipa Fontes e Mariana Lopes encarregaram-se de marcar, sob o comando de Ana Seabra que começa a subir de forma e é um regalo vê-la jogar. Temos falado muito das qualidades ofensivas desta equipa mas é justo realçar o excelente trabalho que Ulisses Pereira tem feito em termos defensivos. A defesa agressiva do Alavarium (quase homem a homem em meio campo) já foi decisiva contra o Madeira Sad e este fim-de-semana voltou a ser essencial para a vitória das aveirenses. Impressiona ver as aveirenses fazerem contra-ataques já nos últimos minutos de jogo, revelando uma grande forma física. A Juve Lis entrou muito mal no jogo, nunca encontrando soluções para a tal defesa agressiva. A ausência de Gizelle Carvalho condiciona bastante o rendimento da equipa. A melhor jogadora leiriense foi Francisca Marques que parece motivada pela sua chamada à Selecção Nacional Júnior A mas Patrícia Mendes também confirmou a boa época que tem vindo a fazer. Mas a Juve Lis não conseguiu, como habitualmente, fazer a ligação entre a 1ª e 2ª linha e Telma Amado não se viu.

A uns quilómetros de distância, a outra equipa que ainda não perdeu no campeonato, o Colégio João de Barros, recebia a sempre difícil formação do Colégio de Gaia. Apesar da vantagem folgada no final, o jogo esteve longe de ser um passeio para a formação das Meirinhas. O Colégio de Gaia, apesar de algumas ausências por lesão, bateu-se muito bem, com Vanessa Silva a provar que está a fazer a melhor época da sua carreira e que é uma pena mostrar-se indisponível para representar a selecção nacional. Muito bem esteve também Helena Soares que parece não saber jogar mal e, apesar de estar claramente em desvantagem física diante das defensoras do Colégio João de Barros, conseguiu superar isso com execuções técnicas excelentes. A formação de Paulo Félix demorou a acertar defensivamente e, por isso, só a meio da segunda parte conseguiu disparar no marcador, mas o regresso de Dulce Pina (apesar de praticamente não treinar) dá outras soluções a esta equipa já que a experiente jogadora tem características que mais ninguém tem. Quem voltou a estar muito bem foi Natalina Melo que está a realizar a melhor época ao serviço do Colégio João de Barros. A defesa do Colégio João de Barros, na segunda parte, matou o jogo e é, sem dúvida, a equipa com melhor porte atlético do campeonato que torna muito difícil ser superada.

Em Alcanena, um jogo de altos e baixos. Uma primeira parte completamente dominada pela equipa da casa, chegando ao intervalo a liderar por 8 e uma segunda parte totalmente do Maiastars que conseguiu empatar o jogo. O JAC fez uma primeira parte de sonho, conseguindo uma excelente ligação entre a 1ª e 2ª linha, obrigando a equipa da Maia a cometer inúmeros livres de sete metros. Patrícia Rodrigues esteve irrepreensível nessa tarefa e levou a equipa às costas, muito bem acompanhada por Vanessa Oliveira e Adriana Laje. Contudo, com a ausência por lesão de Neuza Valente as opções ficam mais limitadas e a segunda parte foi um verdadeiro pesadelo para a equipa de Alcanena. O Maiastars fez uma grande reviravolta assente, sobretudo, numa excelente exibição na segunda parte da Guarda-redes Andreia Costa. Em termos atacantes, Filipa Correia está num grande momento de forma, apontando 10 golos e sendo muito difícil de travar pelas adversárias. Um verdadeiro achado esta jogadora que encaixa como uma luva na formação maiata. O Maiastars está na 7ª posição e estes resultados são importantíssimos para assegurar o acesso aos “play-off”, algo que parece claramente cada vez mais ao seu alcance.

Em Lisboa, o Passos Manuel foi derrotado pela Juve Mar. A equipa lisboeta vinha moralizada de duas vitórias fora de portas mas nunca entrou no jogo. A única jogadora que esteve ao seu nível durante todo o encontro foi Cátia Santos, uma jogadora que é uma espécie de pau para toda a obra nesta equipa. Fátima Suaré apenas apareceu na segunda parte , de resto, muito pouco para quem quer ganhar um jogo em casa diante de um adversário que luta pelos mesmos objectivos que o Passos ? a sobrevivência na 1ª Divisão. Mérito para a Juve Mar que teve uma prestação defensiva muito boa e onde se começa a ver Teresa Santos a regressar aos seus melhores dias. E não há dúvida nenhuma que a Juve Mar com ela em boa forma é outra loiça. Este resultado da formação de São Bartolomeu do Mar é ainda mais relevante se considerarmos as ausências daquelas que costumam formar o tridente ofensivo desta equipa, juntamente com Teresa Santos / Sandra Peixoto e Andreia Martins. A regular Carla Sá assumiu outro posto específico e a veloz Ana Couto esteve também em bom plano.

De visita à ilha da Madeira estiveram Cale e Santa Joana. A formação de Leça perdeu, no Sábado, diante do Sports Madeira num jogo muito conturbado na segunda parte, com exclusões sucessivas e inúmeras acções disciplinares sobre os oficiais das duas equipas. O Sports Madeira conseguiu vencer alicerçado numa Sara Gonçalves que tem uma eficácia fabulosa e numa excelente exibição da sua Guarda-redes. Maria Rodrigues, longe do fulgor de outros jogos, foi muito importante em momentos chave do jogo. O Cale defendeu sempre bem, mas ofensivamente cometeu demasiadas falhas técnicas. Além disso, a equipa é das que circula a bola mais devagar no campeonato e isso torna muito difícil encontrar boas soluções. Destaque para a esquerdina Nádia Lemos que terá feito a sua melhor exibição da época e que foi a única jogadora, ofensivamente, a jogar verdadeiramente bem.

No dia seguinte, o Cale defrontou o Madeira Sad e, apesar da derrota pesada, fez uma exibição ofensiva bem mais interessante onde as suas jóias da coroa, Sofia Mota e Ana Paula Costa, se exibiram a um bom nível. No entanto, os objectivos das duas equipas são bem distintos e é inequívoca a diferença bem expressa no resultado final. O Madeira Sad fez também uma boa partida, com Mónica Soares a mostrar que está a voltar à sua melhor forma e com Márcia Abreu num fim-de-semana de grande acerto.

No Sábado, as campeãs nacionais tinham triunfado diante do Santa Joana num jogo sem qualquer história, tal o massacre que ocorreu na primeira parte, com 24-8 ao intervalo! O Madeira Sad defendeu muito bem e aplicou aquilo que tão bem sabe fazer - sair em contra-ataque. É difícil destacar uma jogadora madeirense dada a exibição bem conseguida de todas, mas Renata Tavares impressiona pela frescura física, apesar da sua idade. O Santa Joana jogou contra aquele que é o seu pior pesadelo: os contra-ataques das adversárias. Chega a ser enervante ver uma equipa que, a este nível, nem se esforça para recuperar defensivamente. Salvou-se a exibição muito interessante de Mariana Regadas num dos jogos mais monótonos a que assistimos no Funchal.

Finalmente, no Domingo, o Santa Joana defrontou o Sports Madeira e a equipa de São Pedro de Fins só não discutiu o jogo, devido a uma primeira parte onde pareciam ainda adormecidas. Os segundos 30 minutos foram a melhor parte do Santa Joana esta época, com Marlene Pinto imparável de novo bem acompanhada por Mariana Regadas, mas acordaram já tarde. O Sports Madeira, fez uma grande primeira parte defensivamente, mas depois não conseguiu fazer a gestão do esforço do duro encontro da véspera. A atiradora Cláudia Farinha, finalmente, apareceu esta época e, claro, Sara Gonçalves. Aos poucos, tal como tínhamos previsto, a equipa madeirense vai acumulando vitórias, vai deixando a cauda da tabela e parece-nos que não terá quaisquer dificuldades em assegurar os “play-off”.

Para a semana, terá lugar a última jornada da primeira volta e teremos um grande jogo: As únicas equipas imbatíveis da competição (Colégio João de Barros e Alavarium) defrontam-se e, como sempre, levaremos até a si todas as emoções deste e dos outros encontros da jornada.

Críticos Femininos

24 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Marreiros está a ser uma enorme desilusão.
Ao contrário do restantes órgãos federativos que têm feito trabalho positivo, este CA está uma lastima, jornada após jornada comete erros grosseiros.

Anónimo disse...

Mais uma boa crónica. O Cale uma vez mais foi prejudicado pelos árbitros, querem ver?

Anónimo disse...

O Santa Joana esteve muito perto de ganhar o jogo mas não nos deixaram...

Anónimo disse...

PO10

Investiguem a vergonha que se passou em santa cruz do bispo!!!

Anónimo disse...

Qual foi o jogo em snata cruz do bispo, em que data

Anónimo disse...

O choro das maezinhas do maiastars começou.

Chora,chora que quem não chora não mama...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao anónimo de 7 de Janeiro de 2013 23:49

Não percebo o seu comentário, quer se explicar.

Anónimo disse...

não faz mal, o maiastars só tem que encomendar a sua amiga Fernanda, e pedir ao do costume para fazer aquele telefonema na véspera do jogo... Assim as coisas ja correm "normalmente"..

Anónimo disse...

Anónimo de 7 de Janeiro de 2013 16:07
"O Sr. Marreiros está a ser uma enorme desilusão."
A sério? Ele sempre foi, já como árbitro, uma desilusão.
Foi nomeado democraticamente, não foi?
Pois...
As nomeações são feitas pelo Carlos Joaquim que percebe tanto do que está a fazer como eu de lagares de azeite.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

A IHF acaba de anunciar os andebolistas eleitos como os melhores do mundo em 2012:

Masculinos: Daniel Narcisse (França - Kiel)

Femininos: Alexandra Nascimento (Brasil - Hypö)

Mais detalhes em http://www.ihf.info//MediaCenter/News/NewsDetails/tabid/130/Default.aspx?ID=1393

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Daniel Narcisse acaba de assinar por 2 épocas com o PSG Handball (épocas 2013-2014 e 2014-2015).

Mais detalhes em http://www.experts-handball.com/actualites/detail-des-actualites/article/narcisse-elu-joueur-de-lannee-2012.html

Anónimo disse...

Vergonha em santa cruz? Vergonha porquê?

Anónimo disse...

Vergonha em santa cruz? Vergonha porquê ?

Álvaro de Campos disse...

"...sob o comando de Ana Seabra que começa a subir de forma e é um regalo vê-la jogar."

Alguém sabe quanto gasta o Alavarium para ter a melhor jogadora portuguesa da actualidade?

Eu dou uma ajuda!

Quanto estaria disposto um pai a gastar para ver o seu filho campeão nacional?!?

AdC

Anónimo disse...

Adc, você é mesmo venenoso.

Deixe lá que o seu tempo já passou.

No seu tempo havia dinheiro para pagar aos jogadores, agora elas jogam e têm que ter uma vida profissional, como tem a Seabra.

Ah, já agora... antes da Seabra jogar o Alavarium tinha 7 jogos e 7 vitórias.

Anónimo disse...

Ai dor de cotovelo é lixado... calha a todos :)

Anónimo disse...

valeu o bacalhau no fim do jogo na segunda volta ganhamos nos bom ano a todos

Álvaro de Campos disse...

Ao Anónimo de...
10 de Janeiro de 2013 18:26

O meu tempo não passou!

Nunca tive dinheiro para pagar a jogadore(a)s!

Mas volto a insistir na ideia que todos andamos a pagar a jogadora do Alavarium!

Beijinhos

AdC

Anónimo disse...

Concordo...ainda ninguém no andebol nacional percebeu qual o papel da Ana Seabra nas selecções nacionais e como é possível uma atleta ser jogadora de um clube e treinadora da selecção, ainda mais quando podendo ser boa jogadora, nada indique (como já todos perceberam nas recentes convocatórias jovens)que o seja como treinadora ou até como "olheira". É sem dúvida uma forma de encapotar o pagamento para que esta jogue no Alavarium, pelo que não surpreende ninguém que esta vá aparecer mais tarde ou mais cedo ligada à associação de andebol de aveiro. Mas isto não é novo no andebol feminino e por isso este não evolui: já em tempo das fotografias a cores foi bafejado o Colégio de Gaia com todo o tipo de favores (estes acabaram-se e agora é a miséria no clube de gaia), depois na Madeira (acabou o guito, acabaram os favores), mais recente o Maiastars (com todo o tipo de atropelo aos regulamentos) e agora, sabe-se lá porquê é o Alavarium, basta ver-se as recentes aquisições e por conseguinte o prejudicar de clubes de formação como a Sanjoanense e o LAAC. Qualquer dia jogam sozinhos!

Anónimo disse...

Adc,

Como dirigente do Gil Eanes, queria dizer-lhe o seguinte: É triste que, a coberto do anonimato, diga mentiras.

Quando, em Maio do ano passado, o Gil Eanes foi informado que Ana Seabra ia ser seleccionadora nacional, recebemos a notícia com muito agrado. Aliás, todo o andebol feminino português recebeu, porque todos sabemos o valor da Ana e tudo o que pode dar ao andebol português.

Da nossa parte, não levantámos qualquer problema em que a Ana continuasse a jogar no Gil e fosse seleccionadora das selecções jovens. Era um bem para o andebol português e a Ana poderia assim ajudar a selecção como treinadora e como jogadora da selecção A (Não sei se se recorda mas a Ana esteve sem representar Portugal durante 2 anos).

Depois, infelizmente, não conseguimos reunir as verbas para podermos continuar com a equipa senior e ela acabou por ir para Angola e mais tarde regressar à sua terra, Aveiro.

Portanto, essa sua especulação só pode vir do seu mau carácter e, sobretudo, do seu desconhecimento do processo.

Pense bem antes de escrever para não saírem tantas asneiras...

Jorge Campos

Anónimo disse...

Por haver gente mesquinha é que o andebol português não vai para a frente.

Felizmente para o andebol português que a Seabra integra as selecções nacionais. E como aqui já foi dito ela já integrava e era jogadora do Gil Eanes.

E ainda bem que a Associação de Andebol de Aveiro também a contratou pois é uma grande mais valia. Quem não a gostaria de ter ao comando de uma equipa?

Por isso, é que uns nunca passarão de um andebol mediano onde os seus maiores louros é virem para os fóruns exprimirem as suas frustrações.

Álvaro de Campos disse...

Caro Jorge Campos!

Que eu saiba o Gil Eanes, e o Madeira SAD, sempre pagaram para a Ana Seabra jogar!
No entanto, simultaneamente, ela tinha outras actividades onde também recebia a devida compensação pelo seu trabalho.

O que esta acontecer agora, não é isso!

Pergunto:

A Ana Seabra decidiu que agora joga sem receber nada?!?!

Estranho, concorda?!

Ao Anónimo de 11 Janeiro de 2013 16:02...

Estou muito bem no Andebol, tenho uma satisfação grande com as minhas funções... não sou frustrado!

Agora entendo bem o que diz... gostaria de o ouvir comentar se em vez do Alavarium, fosse outro clube e outra Associação a usufruir dos méritos do trabalho da Ana Seabra.

AdC

Anónimo disse...

Adc, a Dulce Pina também recebia para jogar e não recebe.

A Ana Seabra não decidiu que não ia receber, simplesmente acabou o dinheiro em Portugal. E por isso foi para Angola ganhar o seu...

Queria que ela deixasse de jogar?

E, infelizmente, no andebol português, toda a gente vai deixar de receber, quando o Madeira Sad acabar. É uma pena mas é a realidade do nosso país.