gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 16 de dezembro de 2012

EURO 2012 FEMININO – XVII

MONTENEGRO – CAMPEÃ DA EUROPA

Terminou o campeonato da Europa de 2010, com a vitória da equipa de Montenegro, tornando-se assim na 4.ª equipa a Vencer Campeonatos Europeus na vertente Feminina, vencendo na final a favorita Noruega, que desta forma viu interrompido o seu ciclo de vitórias seguidas (2004, 2006, 2008 e 2010).
Depois umas 1/2 Finais onde imperou a qualidade do andebol praticado por todos os intervenientes, jogadas com garra empenho, e velocidade, inclusive com uma arbitragem de forte qualidade no jogo que opôs as duas equipam Balcãs (Montenegro / Sérvia), com a equipa da “casa” a efectuar uma prova que surpreendeu muita gente, mas a demonstrar o trabalho aprofundado dos seus responsáveis. A Noruega ao vencer categoricamente a Hungria, reforçou notoriamente a sua posição de grande supremacia na vertente feminina, também efectuou um jogo extraordinário de querer e de confiança, conseguindo vencer uma equipa cuja qualidade está acima da diferença, que se verificou no final do encontro.

No encontro que definia a medalha de Bronze venceu a Hungria, com todo o mérito, num encontro de grande equilíbrio, apenas decidido em prolongamento, de referir, que mais uma vez o comportamento do técnico da Sérvia deixou muito a desejar, mas que a EHF continuou a olhar para o lado pois a sua sanção não passou de Cartão Amarelo.

A final que colocou frente a frente as duas melhores equipas de Andebol Feminino da actualidade, e que terminou com a excelente vitória da equipa de Montenegro, que realizou uma exibição de grande qualidade tal como a sua oponente de hoje, levando o encontro para dois prolongamentos, e conseguindo aquilo que muita gente não vaticinaria, a sua vitória. Na equipa de Montenegro de destacar a acção da sua guarda redes Sonja Barjaktarovic e das laterais Milena Knezevic (10 golos) e Katarina Bulatovic (8 golos). Na equipa da Noruega de destacar a sua lateral Ida Alstad (11 golos). O encontro foi dirigido pela dupla de Espanha, constituída por Andreu Lorente e Ignacio Serradilla, cuja actuação deixou muito a desejar.

Resultados Finais

5 / 6 Lugar
Dinamarca 32 – 30 Rússia
1/2 Final
Noruega 30 – 19 Hungria
Sérvia 26 – 27 Montenegro
3 / 4 Lugar
Hungria 41 – 38 Sérvia (C/Prolongamento)
Final
Noruega 31 – 34 Montenegro (C/Prolongamento)

Classificação Final

1.º Montenegro, 2.º Noruega, 3.º Hungria, 4.º Sérvia, 5.º Dinamarca, 6.º Rússia, 7.º Alemanha, 8.º Suécia, 9.º França, 10.º Roménia,11.º Espanha, 12.º República Checa, 13.º Croácia, 14.º Ucrânia, 15.º Islândia, e 16.º Macedónia

Directamente apuradas para a Fase Final do Mundial de 2013 a disputar também na Sérvia as duas melhores classificadas são Montenegro e Hungria.

Equipa “All Star”
Melhor Guarda Redes - Katrine Lunde (Noruega)
Melhor Ponta Esquerda – Polina Kuznetcova (Rússia)
Melhor Lateral Esquerda – Sanja Damnjanovic (Sérvia)
Melhor Central – Andrea Lekic (Sérvia)
Melhor Pivot – Heidi Loke (Noruega)
Melhor Lateral Direita – Katarina Bulatovic (Montenegro)
Melhor Ponta Direita – Jovanka Radicevic (Montenegro)

Melhor Marcadora – Katarina Bulatovic (Montenegro) 56 golos

Melhor Jogadora Defensiva – Anja Althaus (Alemanha)

Jogadora Mais Valiosa (MVP) do Euro 2012 – Anja Edin (Noruega)

O Noticias

13 comentários:

Anónimo disse...

os árbitros espanhois foram uma vergonha.

Jorge Almeida disse...

Os árbitros espanhóis foram ao nível do distrital aqui em Portugal! E a maior parte dos erros a favor da Noruega. Montenegro ganhou a final com inteira justiça. Caso para dizer que finalmente alguem rouba um título à Noruega (estava a ser uma seca, desde o Mundial de 2009 na China que as norueguesas levavam tudo).

Quanto às escolhidas para o sete inicial, a MVP do torneio não entra aqui?!? E ainda por cima, para a posição dela, Central, escolhem a sérvia Lekic, de quem se esperava mais e melhor neste campeonato. Mesmo sem pensar em Edin para o sete inicial, a montenegrina Knezevic fez um melhor torneio que Lekic, e nem aparece aqui.

Grande campeonato para Anja Edin, uma rebelde que não entra nos cânones duma escandinava. Essa rebeldia prejudicou-a no passado, tem aqui uma afirmação aos 29 anos, sem duvida uma afirmação tardia.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas entre 17 e 23 Dezembro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/12/lista-de-transmissoes-entre-17-e-23.html

Desde já chamo a atenção para 3 jogos previstos começar Sábado 22 de Dezembro às 18:00, e em que todos os 3 estão previstos dar em directo em diversos canais:

Belenenses vs ABC, na FAP TV;
Porto vs Fafe, no Porto Canal;
Águas Santas vs Benfica, na Bola TV.

Parece-me que a FAP deveria evitar a todo o custo este tipo de situações, pois o público do Andebol vai ficar disperso por 3 jogos ao mesmo tempo, sendo que, se tivéssemos um jogo a começar (por exemplo) às 16, outro às 18, e outro às 20, cada um destes jogos teriam bem maior audiência do que vão ter, logo mais publicidade, etc ...

João Santos disse...

Esta final que Montenegro ganhou com toda a justiça, prova que ao mais alto nível também se praticam actos que envergonham o DESPORTO. Esta dupla de árbitros espanhóis deviam ser IRRADIADOS, mas certamente vão continuar a nível internacional, porque apenas tentaram fazer o que lhes foi RECOMENDADO.

Anónimo disse...

Caro Jorge Almeida

Não estou de acordo com os seus comentarios de um final fantastica com 2 prolongamentos e com uma arbitragem sem influenciar o resultados, 3 empates "in extremi" e mesmo assim vc critica a tendência dos arbitros? Se soubesse como as estruturas do handball internacional desejavam uma viragem dos Titulares normais campeões caso da Noruega no Feminino e França no Masculino, mas as coisas tem que acontecer desportivamente.
Deveria aplaudir a excelente jogo individual e colectivo das jogadoras de ambos paises, a fantastica exibição da guarda redes montenegrina que podia ter evitado o 2º prolongamento se tivesse defendido uma bola facil? a fantastica luta nas defesas de ambas selecções que identifcam a "LOGICA do JOGO", nos limites, as enormes dificuldades da dupla de arbitros de decidir face as quedas de 2 a 3 atletas simultaneamente, nada fácil!
Foi uma final em que venceedroes e vencidos devem estar de satisfeitos e orgulhosos. Recordo que estavam em confronto as duas maiores escolas do Handball Internacional, Escandinava e dos Balcãs.
Do sete AllStars 5 são das equipas finalistas.
Sabe uam particuladide a falta de Portugal sou adepto da Escola dos Balcãs protanto ontem bebi chamapnhe por um pais com 600 mil habitantes conseguie ser cmapeão europeu, n´sao temos muitos mais população e não chegamos lá.. a razão prinipal o Handball e um paixao nacional desde os anso 60/70 e tem os melhores treinadores do mundo.Recordo a requipa que revolucionou o andebol mundial o METOLAPLASTIKA era e é montenegrina.
Fez se historia e no pequeno país ontem foi o virar de uam nova hisotria a nivel mundial através o HANDBALL.
ADC
nota:para falar do treinador montenegrino reparou que ele colocou a melhor ponta direita do europeu JOVANKA a jogar nos ultimos minutos a ponta esquerda e marcou 2 golos em vasculação.. isto é um lance puro de um estratego de excelência, parabens ao Homem.

Jorge Almeida disse...

Caro ADC, só dei a minha opinião. Pessoalmente, continuo a não perceber como é que a designada MVP de todo o torneio não tem lugar na equipa "All Star" desse mesmo torneio. Mas isso tem acontecido há alguns europeus e mundiais, só que eu não percebo essa lógica. Só se me disserem que quem nomeia o "All Star" não é quem nomeia a MVP.

Acontece que a única jogadora daquela equipa "All Star" com a qual não concordo é precisamente a que ocupa a posição da norueguesa Anja Edin. Não concordo com a nomeação de Andrea Lekic, não pelo que a atleta pode fazer, mas porque, para mim, neste torneio, ficou bastante aquém disso. Chegou-se a falar que estava fora de forma, se não se recorda. Caso a lógica seja a de deixar de fora do "All Star" a MVP, ainda me lembrei da montenegrina Knezevic, que, pelo que vi, fez um torneio bem melhor que Lekic. Esteve a bom nível na maioria dos jogos, e ontem a apareceu a jogar a um nível enorme, assumindo a responsabilidade de decidir em diversos momentos sem problemas. Quanto a mim, saber aparecer bem nos momentos decisivos ajuda a diferenciar os bons dos melhores, e esta rapariga tem demonstrado ter essa qualidade.

Quanto à "bola fácil" que a GR do Montenegro deveria ter defendido, lembro-lhe que essa bola foi "à gaveta". O único erro que a GR cometeu nesse lance foi tentar lá chegar com os 2 braços. Se tentasse lá chegar com o braço direito, teria mais hipóteses. Mas, quando a bola vai "à gaveta", não há muito a fazer.

Quanto à arbitragem, penso que concorda comigo: fraquíssima exibição, de longe a pior equipa em campo, iam estragando o jogo!

Nota: O Metaloplastika Sabac onde jogavam Vujovic e Vukovic (actual seleccionador sérvio masculino) é uma equipa sérvia, ainda há poucas temporadas perdeu com o Xico Andebol para a Taça Challenge. De equipas do Montenegro, só me lembro do Buducnost (femininos) e do Lovcen Cetinje (masculinos).

Anónimo disse...

Caro Jorge Almeida
Tem razão pelos seus esclarecimentos sobre a origem do pais ou onde se situa o Clube "Metaloplastika Šabac", Serbia e os grandes jogadores que sairam para o mundo do HANDBALL internacional.
Montenegro é um pequeno país e a mairoai dos novos paises da ex jugoslavia são pequenos mas de grande paixão pelo desporto e o andebol em particular.
Obrigado pela informação
ADC

Anónimo disse...

Curvo-me perante um país independente á poucos anos e onde esteve familia minha. Ainda se sente o que a guerra pode fazer!
Corei de vergonha com o que dois árbitros espanhóis tentaram fazer. A equipa da Noruega benefecia já por si, se vir dum dos países mais evoluídos do mundo. Uma civilização acima de muitas e, um nivel de vida muito acima do nosso! Uma economia onde se ganha 4,1 acima de nós!

Anónimo disse...

Por este andar ainda vamos ver o Trinca a apitar uma final de europeu. Ài! Uma coisa eu vos digo já! A Noruega ganhava. Viu-se o poder a vir ao de cima.

Anónimo disse...

" e marcou 2 golos em vasculação.. isto é um lance puro de um estratego de excelência, parabens ao Homem."

Vasculação?!

Anónimo disse...

Ponham os olhos no jogo exterior...
Tudo, tudo foi tentado pra lixar a vida das raparigas de Montenegro!
Um país que é mais uma ilha que algo fiferente disso. Mereceram!
parabéns á Noruega pelo valor da sua equipa, que se ganhasse seria normal. Tomara em Portugal termos algumas equipas do AND 1 a jogar assim!

Anónimo disse...

Por acaso a "vasculação" não existiu num dos golos, porque a Haraldsen perante uma esquerdina a rematar do lado esquerdo fez a asneira de saltar para o meio da baliza e o golo entrou ao primeiro poste.
Não ficaria mal colocarem a GR do Montenegro no sete ideal, em função dos jogos que fez na meia-final e na final.

Anónimo disse...

Portugal em Juniores B (juvenis) ganhou ao Montenegro a final em Israel...vamos ver como se evolui nos próximos 4 anos...