gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Analise às equipas da PO09 – 2012 / 2013 – Parte II

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 ANALISE DAS EQUIPAS – PARTE II

Na semana passada, publicámos a análise às primeiras 6 jornadas das primeiras 6 equipas do campeonato. Hoje, aproveitando outro fim-de-semana de paragem do campeonato, publicamos a análise às restantes seis.

Maiastars: Previsão anterior: 8º lugar. Nova previsão: 8º lugar. Mantemos a nossa previsão para a classificação do Maiastars. A equipa não tem estofo para lutar com as equipas da primeira metade da tabela mas é bem melhor que as equipas da sua região, com excepção do Colégio de Gaia. A equipa sai com grande facilidade em contra-ataque apoiado e tem uma defesa bastante sólida. Nota-se claramente um estilo do Maiastars em todas as suas equipas e esta não é excepção, contando com um público bastante entusiasta. Os seus reforços Filipa Correia e Ana Sampaio parecem encaixar como uma luva no estilo desta equipa. Mas a grande alma desta equipa continua a ser Olinda Leal cujos seus 34 anos não a impedem de marcar o ritmo desta equipa e quando ela não está nos seus dias, como no derby contra o Santa Joana, a equipa ressente-se. A ponta Dulce Oliveira, depois de prolongada lesão, tem aparecido em bom plano, Renata Pereira continua muito eficaz nos remates exteriores e Ana Silva é uma das raras esquerdinas do nosso campeonato, pena apenas a sua baixa estatura a impedir de voos mais altos. Por último, apesar de alguma rotação na baliza maiata, Inês Merce é a aposta de maior sucesso desta equipa. Do lado das desilusões, destacamos Marta Aleixo que parece uns furos bem abaixo da excelente pivot que prometia ser. José Carlos Ribas tem o grande mérito de ser o presidente de um dos maiores clubes de andebol feminino de Portugal e em que se trabalha bastante bem. Conseguiu estabilizar a equipa sénior e ser já uma presença obrigatória na divisão maior. Contudo, parece-nos que tacticamente faltam alternativas para que a equipa possa dar o salto, dado ser bastante previsível. Mantemos a nossa previsão de que o Maia será a última equipa a assegurar um lugar nos play-off, conquistando o oitavo lugar.

Cale: Previsão anterior: 10º lugar. Nova previsão: 9º lugar. Esta subida de lugar na nossa previsão tem mais a ver com o demérito de outra equipa do que pelo Cale nos ter impressionado. Bem pelo contrário, o Cale tem estado um pouco abaixo do que esperávamos desta equipa. A equipa defensivamente tem mostrado um grande espírito e eficácia mas depois em termos ofensivos, a equipa tem estado mal e parece-nos que muitas das suas atletas estão numa baixa forma desportiva. A melhor tem sido Sofia Mota que tem sido a atleta mais em evidência da equipa. Nádia Lemos, algo irregular noutras épocas, tem encontrado alguma estabilidade esta época e a grande surpresa é a Guarda-redes Sara Amorim que tem feito jogos de excelente qualidade. Os reforços do Cale quase não se têm visto. As pivots Patrícia Gilvaia e Catarina Carneiro são as mais utilizadas, já Laura Alves e Denise Moreira praticamente não têm sido utilizadas. Mas o grande problema do Cale tem sido a baixa de forma de Ana Paula Costa, Joana Santos e Sofia Osório, os motores desta equipa que se tem ressentido disso mesmo. São demasiadas jogadoras abaixo do que podem fazer. Vasco Santos tem o mérito de incutir uma agressividade e combatividade muito grande a esta equipa, mas a equipa tem que ser capaz de ter um jogo mais variável no ataque. Apesar de tudo, acreditamos que o Cale vai vencer a sua batalha pela manutenção e estará quase quase a entrar nos? Play off? Pelo que acreditamos no 9º lugar.

Santa Joana: Previsão anterior: 12º lugar. Nova previsão: 12º lugar. Apesar da vitória diante do Maiastars, continuamos convencidos que o Santa Joana é a equipa mais fraca do campeonato. A equipa tem defendido bastante bem mas quer no contra-ataque quer na recuperação defensiva está francamente mal. A grande figura da equipa é Marlene Pinto, uma atiradora muito experiente e de grande qualidade que tem carregado a equipa às costas. Rita Monteiro tem estado bastante bem na baliza do Santa Joana. Quanto aos reforços, Rute Santos tem-se revelado uma jogadora regular, Sónia Ribeiro acrescenta experiência mas retira velocidade e Ana Carvalho, a mais recente contratação, pode ajudar a equipa num posto em que está muito debilitada, como o posto de central. Mariana Regadas tem sido a desilusão pois, apesar de já ter feito 2 bons jogos, em outros jogos está completamente ausente, confirmando que nem sempre as melhores jogadoras na formação dão boas jogadoras seniores. Miguel Solha tem feito um trabalho interessante, a nível defensivo, e isso é o suficiente para a equipa conseguir equilibrar alguns jogos. Mas a mentalidade da equipa de não correr é fatal e não nos podemos esquecer que já jogou 5 jogos em casa, o que mostra bem as dificuldades que aí vêm. Acreditamos que o Santa Joana não escapará à descida e mantemos a nossa previsão do 12º e último lugar para a equipa da Maia.

Sports Madeira: Previsão anterior: 4º lugar. Nova previsão: 7º lugar. Como se pode ver por esta alteração da nossa previsão, o Sports Madeira é, até ao momento, a grande desilusão da prova. A equipa mantém um bom ritmo em termos de contra-ataque, mas nota-se falta de opção ao nível das rematadoras e uma falta de coesão defensiva nada habitual nesta equipa. Sara Gonçalves é que passa ao lado desta crise já que mantém um nível de jogo absolutamente notável. A ponta esquerda é a líder desta equipa, quer ao nível da produtividade, quer ao nível da atitude. Quem também tem estado muito bem é Maria Rodrigues, das poucas que vai mantendo um nível defensivo de assinalar. Também a jovem Mónica Gomes tem rubricado exibições muito interessantes e mostrando o seu talento. Mas a equipa parece não ter conseguido superar as saídas de várias jogadoras, sobretudo de Mónica Soares que era o polo desequilibrador. Quem também tem estado bem abaixo daquilo que se esperava dela é Mónica Correia. Mesmo antes da sua lesão, a jovem Guarda-redes não tinha estado ao seu nível e é muito importante para a equipa que ela apareça para as vitórias poderem começar a aparecer. Vítor Rodrigues foi, na nossa opinião, o técnico da equipa sensação da época passada, mas esta época não está começar bem. É um treinador que apreciamos, mas a equipa está longe de ter a atitude corajosa que a conduziu ao sucesso na época passada. A lesão de Sara Sousa também não veio ajudar. Por estar claramente abaixo do que esperávamos, passamos o Sports Madeira de uma previsão de 4º lugar para 7º, apesar de acharmos que ninguém vai ganhar fácil no Funchal.

Passos Manuel: Previsão anterior: 9º lugar. Nova previsão: 11º lugar. A recém-promovida formação lisboeta não está a ter um bom arranque de campeonato. A equipa tem atiradoras interessantes, mas há atletas que fisicamente não estão ao nível exigido para a 1ª Divisão. A regressada Suaré tem vindo a subir de forma e pode ser a jogadora chave para a equipa melhorar, já que tem uma facilidade de remate como poucas em Portugal. Cátia Santos é uma jogadora em destaque mas é uma daquelas que tem que rever a condição física pois talento e potencial não lhe falta. Inês Santos tem estado muito irregular e precisa de ter mais consistência pois a equipa precisa de uma central mais regular. Andreia Paulo é o exemplo de uma jogadora que era capaz de marcar a diferença na 2ª Divisão mas na 1ª Divisão não consegue render pois o excesso de peso impede-a. A primeira experiência de Hélder Fonseca no andebol feminino não está a correr bem. Mas é importante relembrar que há este período de adaptação, além do tempo de adaptação das jogadoras à 1ª Divisão e só agora vêm os jogos mais acessíveis, pelo que acreditamos que a equipa pode melhorar. Mas Hélder Fonseca tem que conseguir incutir o espírito da recuperação defensiva a esta equipa. Estamos desiludidos com a prestação do Passos té ao momento, pelo que revemos a nossa previsão de 9º para 11º, o que significa que nesta altura são um dos candidatos à descida.

Juve Mar: Previsão anterior: 10º lugar. Nova previsão: 9º lugar. A Juve Mar passou um mau bocado no início do campeonato com as lesões de jogadoras importantes. Mas nos últimos jogos, já com o plantel completo, tem mostrado mais soluções e a dar sinais de esperança. É uma equipa com boa consistência defensiva e com muita garra. No ataque, consegue trabalhar muito bem para os seis metros, dada a ausência de rematadoras de qualidade. A sua melhor jogadora tem sido Andreia Martins, uma veterana pivot com grande capacidade de desmarcação. Carla Sá é a jogadora mais regular desta equipa e Sandra Peixoto, apesar de ainda se notar estar longe da sua melhor forma, consegue pautar muito bem o jogo desta formação. Teresa Santos, talvez a grande estrela da equipa, só agora recomeçou a jogar e a grande revelação tem sido mesmo Ana Couto, uma ponta esquerda que está a fazer um belo arranque de campeonato. Como desilusão, apontamos as suas guarda-redes que têm que defender muito mais de forma a ajudarem a sua equipa. Paulo Martins é uma velha raposa do andebol feminino, consegue anular bem as armas do adversário, mas falta dinamismo nesta equipa e precisa de introduzir defesas alternativas. Apesar de tudo, esta equipa cheia de jovens começa a dar sinais de qualidade e achamos por bem rever a nossa previsão de classificação de 11º para 10º lugar e com isto queremos dizer que, nesta altura, acreditamos que a Juve Mar conseguirá escapar à despromoção.

Críticos Femininos

17 comentários:

Anónimo disse...

Cale e Juvemar na mesma posição?

Anónimo disse...

então o grande blog do feminino, só hoje fala do jogo da turquia, porque será e copiou tão mal a noticia, que até fala em ver o boletim de jogo, sem existir nenhuma ligação, algo anda mal no reino do feminino, para aquelas bandas

Anónimo disse...

Excelente análise! O Santa Joana podia fazer melhor mas preocupam-se mais em dizer que têm uns equipamentos novos do que em jogar andebol...

Anónimo disse...

Só quem não ve os jogos pode falar assim do santa joana, nao falando da sua maior figura. Passa despercebida mas é a melhor jogadora de longe... joga para a equipa a equipa é que parece nao querer jogar com ela. Maria Domingues... Vai lá passear e dá cartas...

Anónimo disse...

Maria Domingues quase não jogou... Acho-a uma excelente jogadora mas tem estado lesionada.

Quanto ao Sports Madeira, a equipa vai dar muito que falar ainda porque são jovens com muito talento!

Anónimo disse...

No blog do andebolfeminino dão Ana seabra no Alavarium. E agora quem vai sentar o rabinho no banco?

Anónimo disse...

Mas tinham dúvidas que a Seabra ia "regressar" a casa??? Vocês não tão atentos...

Anónimo disse...

Mesmo com a Seabra, o Alavarium não tem hipótese de chegar aos 3 primeiros porque a equipa é muito inexperiente.

Jogar naquele pavilhão não é fácil porque os adeptos são malucos mesmo, mas nos jogos fora vão tremer.

Isto é muito bonito dizer que a Ferreira, a Cláudia, a Rita rematam muito bem, mas e estaleca para aguentarem os momentos de pressão?

Anónimo disse...

Parece que agora o Alavarium vai ter o que não tinha: treinador(a) e voz de comando!

Anónimo disse...

então o CALE, reis do mercado que contrataram tudo o que mexia não ganha a ninguém?

Anónimo disse...

Ó anónimo das 16h44, isso é tudo dor de cotovelo do Uli? Vamos à frente do campeonato, sem derrota, as jogadoras adoram o Uli, o espírito da equipa é óptimo, a equipa joga bem e ganha o que é que você quer mais?

Ah, já sei.. você quer e não pode! LOL

Anónimo disse...

Ui agora é que o Alavarium vai jogar..Mas uma pergunta onde vão jogar 5 pessoas para três lugares??? o senhor Ulisses como irá fazer??? cá para mim ainda vai é meter alguma delas a tirar o lugar as pontas ou até quem sabe às pivots porque duvido que ali uma ou duas jogadores o senhor Ulisses seja capaz de as ter mais de 5 minutos no banco...Mas cá estaremos para ver..
Boa Sorte!!!

Anónimo disse...

As Galacticas do Alavarium....tanta galinha para um poleiro...ò Ulisses, tens que ter pulso nisso!!!!!

Anónimo disse...

Não sei porque, mas cada vez que se fala em Cale e Alavarium, a crónica torna-se uma autentica peixeirada.
Mentes pequenas...

Anónimo disse...

CALE E JUVE MAR na mesma posiçao? Já e possivel isso?

Anónimo disse...

Se há coisa que no Ala sempre tivemos foi muita rotação de jogadoras. Já estamos habituadas a isso.

Se algumas estavam habituadas a jogar 45 minutos e agora jogarem 35 ou 40, faz parte de se jogar numa equipa. Todas sabemos disso e nunca houve um único problema na equipa por alguém jogar menos. Um dia são umas outro dia calhará a outras.

Anónimo disse...

Mais vale peixeirada do que carnificina...