gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 30 de setembro de 2012

SuperTaça Seniores Femininos - PO24 – Época 2012 / 2013 - II

PO24- Supertaça Seniores Femininos

MADEIRA SAD VENCE 14.ª SUPERTAÇA

IntroduçãoMais uma vez o Andebol é mal tratado, em especial o Feminino, pois senão fossem as transmissões via FAP TV, o chamado serviço Publico (Entenda-se RTP), que devia tratar todas as modalidades por igual continua a primar pela ausência.

Disputou-se este fim e semana em Leiria no Pavilhão da Juventude Lis a PO24 (Supertaça Seniores Femininos), que mereceu e bem transmissões via FAP TV.

Clubes participantes – João Barros, Juventude Lis, Madeira SAD e CS Madeira.

Resultados
1/2 Final
João Barros 27 – 29 Juventude Lis (Após prolongamento)
Madeira SAD 39 – 21 CS Madeira

3.º / 4.º Lugar
João Barros 25 – 24 CS Madeira

Final
Juventude 24 – 25 Madeira SAD

Com a disputa dos jogos relativos às 1/2 Final tivemos o início da prova, iniciando-se com um encontro extremamente equilibrado o Juventude Lis – João Barros, onde foi necessário recorrer ao prolongamento para se encontrar o vencedor, que apenas foi encontrado no 2.º prolongamento. O equilíbrio registado foi sempre grande de tal ordem que as equipas atingiram o intervalo com um resultado de 10-9 a favor das Meirinhas. Refira-se que para a Juventude de Lis esta não é uma situação inédita, pois na época transacta, o seu jogo das 1/2 Final com o Gil Eanes, também foi decidido após prolongamento. A vitória do Madeira SAD nas sobre a outra equipa Madeirense, até pelos números que envolve, não permitem grandes comentários, confirmando-se plenamente o favoritismo do Madeira SAD. Na disputa do 3.º lugar o João de Barros venceu a equipa Madeirense do CS Madeira pela diferença mínima, depois de estar a perder no final dos 30 minutos iniciais (14-12).

No encontro da final disputado com uma excelente moldura humana, defrontaram-se duas equipas que proporcionaram bons momentos de andebol, “abrindo o apetite” para o campeonato o Nacional da 1.ª Divisão. O equilíbrio foi a dominante durante todo o encontro embora sempre com ligeiro ascendente do Madeira SAD, que vencia ao intervalo por 2 golos de diferença (15-13), existindo alguns momentos cruciais nos segundos 30 minutos, coo por exemplo aos 43 minutos quando Ana Temtem é excluído por 2 minutos (na nossa opinião seria desqualificação directa), e o Madeira SAD sofre um livre de 7 metros, falhado por Telma Amado ao tentar fazer um “chapéu” a Isabel Gois, quando o resultado era favorável às Madeirenses por 20-17, e as Leirienses não souberam aproveitar a superioridade numérica, perdendo algumas soberanas ocasiões de concretizar. Cerca dos 53 minutos o Madeira SAD chega à vantagem de 4 golos (24-20), com uma excelente e forte reacção da Juventude de Lis que coloca o resultado na diferença mínima a favor do Madeira SAD a 30 segundos do fim, sendo depois feita uma total gestão do tempo pelas Madeirenses, que perdem a bola 9 segundos do fim, mas o tempo foi escasso na tentativa de levar o jogo para prolongamento. O Madeira SAD obteve deste modo a sua 14.ª vitória na prova. Uma palavra final para o excelente trabalho das duas Guarda Redes Isabel Gois pelo Madeira SAD e Tatiana Gois na Juventude de Lis.

A presença de público nesta Super Taça, vem provar que quando os lugares de disputa das provas são escolhidos com critério ele existe. Comparando com a última prova similar, onde a sua presença foi em média de 50/60 pessoas por jogo, nesta prova tivemos uma media de 200 pessoas por jogo.

Uma chamada de atenção para a organização, uma prova desta natureza, não pode ter uma mesa de cronometragem, que não cumpre minimamente as regras pois nem espaço para o delegado da FAP tinha.

O Noticias

14 comentários:

Anónimo disse...

Quero deixar aqui os meus parabens à FAP, pois as transmissões na fap tv melhoraram muito em termos de qualidade. Este é mais um dos (muitos) bons serviços que esta direção está a prestar ao andebol e que por isso merece o meu reconhecimento. Com o trabalho que esta gente está a fazer o andebol entrou novamente nos trilhos da credebelidade. Bem hajam!

nelson disse...

A RTP transmite tudo e mais alguma coisa, até hipismo ou corfebol, desde que alguém se chegue à frente... capice?

Jorge Almeida disse...

Os meus parabéns às equipas intervenientes; a prova teve resultados competitivos para mim surpreendentes à partida.

À partida, assumo que esperava que o Madeira SAD dominasse os 2 jogos com clara margem no resultado, e isso na final não aconteceu. Também esperava que quem fosse à final com a SAD fosse João de Barros, que ganhariam à Juve Lis com mais ou menos dificuldade, mas ganhariam; também me enganei aí.

A participação da Juve Lis nesta prova fez-me aumentar as expectativas da participação da Juve Lis no campeonato.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Desenvolvimentos na situação de apostas em resultados na Liga Francesa, envolvendo o Montpellier (e que poderá ter levado a resultados combinados):

http://expresso.sapo.pt/andebol-doze-pessoas-detidas-para-interrogatorio-oito-das-quais-jogadores-do-montpellier=f756979

Isto não é nada bom para o Andebol.

Anónimo disse...

Fui ver o jogo e discordo um pouco da crónica...acho que o equilibrio da final foi mais por demérito da SAD do que mérito da Juve! Muitas falhas, pouca ligação, típico de inicio de época.
E quanto às GR, se salientam a Isabel Góis, porque saiu ela ao intervalo...?A Tatiana mexe-se pouco...são mais as bolas que lhe acertam do que as bolas que ela defende...mas são opiniões!

Anónimo disse...

Qual FAP TV??? Eu não consegui ver nada, sempre a bloquear e no jogo da final, nem a ficha de jogo estava actualizada!
A FAP tem de rever tudo o que está relacionado com marketing e comunicação...é uma vergonha...o site só é actualizado ao final do dia e é quando actualizam!!!
Vergonha!Façam cartazes com flores e ponham fotos do arco da velha para verem!!!

Anónimo disse...

Muitos erros na crónica do jogo.Não é Telma mas sim Patricia Mendes que falha o L7mts.Erros importantes dos áebitros em momentos importantes e decisivos do jogo. Ana Temtem teria de ser desqualificada. Telma Amado é mal excluída (3ª Exc), Inês Silva rouba a bola no passe picado e +e assinalada falta e finalmente dois erros no último ataque do Madeira Sad ,Ana Temtem faz passos e existe jogo passivo mais cedo do que foi apontado.
De realçar excelente moldura humana a ver esta final , a chegada tardia e desorganizada da RTP que gravou imagens sem se saber quando as mostram e finalmente uma palavra de apreço para a FAP TV e para a presença do Presidente da Federação. Globalmente boas arbitragens.

Anónimo disse...

Parabéns pelas melhorias na Fap TV. Mas atenção: Se melhoram a qualidade, é normal que as pessoas fiquem coladas a ver, depois há gente a mais e o sistema colapsa como aconteceu em alguns momentos desta final four...

Nenhuma federação tem um portal com as actualizações como tem a FAP. Parabéns andebol!

Renato Rocha disse...

Pelo vi dos jogos da Supertaça, este ano as coisas podem animar muito. Gostei da Semi-Final entre CJB e Juve. Na minha opinião, a Juve passou à final graças à sua guarda redes que defendia (quase) tudo e que lá foi aguentando a Juve no jogo. Já no jogo da final, daquilo que vi, faltou aquela pontinha de sorte à Juve que podia (e merecia) no minimo levar o jogo a prolongamento.
Aproveito para desejar os votos de uma boa época a todos e obrigado pelo excelente espetáculo que proporcionaram.
Tenho também que concordar com o Banhadas quando fala na escolha dos locais para a realização de provas deste género. Quando as coisas são feitas em zonas onde o andebol está implantado as pessoas normalmente aderem em massa e isso ajuda ao espetáculo.

Anónimo disse...

Parabéns Madeira SAD! A época começa com um título! A ver se os ordenados também vão entrando...

007 disse...

Há pouca gente para lidar com o problema FAP TV e as que há são pouco menos que incompetentes.
Bem tentam mostrar serviço mas não dá.
Existe um enorme problema que impede a FAP de melhorar as condições técnicas. Verba. É tudo muito caro.
As opções são: investir a sério ou deixar cair o projecto.
Decida quem puder.

Anónimo disse...

O que impede a FAP TV de melhorar, segundo os entendidos, è o sinal (Sapo), que quando atinge um numero elevado de espectadores, deixa de ter capacidade para tanta gente. O problema é que daquilo que existe para o que se pretende, é mesma coisa que termos uma bicicleta e passarmos para um aviao, mas jumbo, nao é uma aeronave. Estamos a falar de um canal normal e esse nós vemos os milhoes que envolvem, anualmente!Se fosse fácil a federação do futebol já tinha um, porque é a unica que tem carcanhois para o comprar!

Anónimo disse...

Nada disso.
Se um servidor não serve muda-se para outro.
Há mesmo falta de vontade.

Anónimo disse...

Talvez não estejam habituados a vêr transmissões pela internet.
O número de pessoas ligadas só é limitativo quando se quer.
Há serviços de qualidade para esse efeito na internet.
Procurem e contratem serviços de maior e melhor qualidade.
Não é preciso ter a infraestrutura de uma RTP!