gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Planeamento Desportivo – Época 2012/2013 – VI

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2012/2013

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP através dos Comunicado Oficial n.º 11, 23 e 24 da Época 2012/2013, onde é divulgada a estrutura das 1.ª Fases e Associações responsáveis por zona, bem como a estrutura das 2.ª Fases e respectivo modelo competitivo. Registando-se fortes alterações em algumas das provas. Confirmando aquilo que já afirmámos, somos uma Modalidade que tal  como o País rapidamente passa de 8 ao 80 e vice-versa.

PO03 – Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – 3.ª Divisão

Na prática esta prova vai congregar a antiga PO3A (que todas as épocas dava grandes “dores de cabeça” na sua organização), e anterior PO03 que era uma prova fixa, passando na prática para a esfera Associativa a sua organização, onde serão disputados verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter Regionais. Obrigando as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel, veremos como vai correr.
 
Com as medidas e já divulgadas, e que na altura discordamos de algumas, como por exemplo a obrigatoriedade de apenas um (1) escalão de formação, onde afirmamos “Consideramos um autêntico retrocesso, e representa na nossa opinião um facilitismo que não se coaduna com o pretendido desenvolvimento da modalidade”, parece se confirma esta nossa previsão com a possível inversão da pirâmide, pois o aumento das equipas que anteriormente participavam na PO03 e PO03A é significativo (Em 2011 / 2012, o total de equipas nas duas provas foi 30).
 
O modelo competitivo divulgado através do CO N.º 23 da presente época, é um modelo que conjugado com a matéria divulgada no CO N,º 24, nos permite dizer, a 2.ª Fase será disputada por 2 zonas de 8 equipas cada no sistema de TXT, não haverá fase final, sendo o título campeão decidido pelos 1.º de cada zona em 2 jogos no sistema casa/fora, com o desempate a ser efectuado pela aplicação do Regulamento das Competições Europeias.
 
Ascendem à 2.ª Divisão Nacional os dois (2) primeiros classificados de cada zona na 2.ª fase.

É um modelo competitivo que em termos financeiros terá custos certamente muito inferiores, no entanto, para as equipas que disputem a 2.ª Fase, e sejam oriundas de zonas como por exemplo a Zona 5 (Algarve, Beja, Évora e Setúbal), não certamente uma prova com custos inferiores.
 
Após consulta ás provas Regionais das Associações Responsáveis, verifica-se que apenas a AA Porto, como responsável da Zona 1, que engloba ainda a AA Braga nada tem definido, podendo no entanto inferir-se do numero previsto de apurados para a 2.ª Fase, que esta zona será presumivelmente disputada por 8/9 equipas.

Actualização - A AA Porto, colocou hoje (21-09-12) mesmo a completa definição da Zona 1.

Distribuição das Equipas por Zona
  • Zona 1 – 9 equipas (6 Porto e 3 Braga) – Apura previsivelmente 3 - Actualizado  
  • Zona 2 – 5 equipas (3 Aveiro e 2 Viseu) - Apura previsivelmente 2  
  • Zona 3 – 8 equipas (4 Leiria, 2 Santarém, 1 Coimbra, 1 Castelo Branco) - Apura previsivelmente 3
  • Zona 4 – 14 equipas (13 Lisboa, 1 Setúbal) - Apura previsivelmente 5
  • Zona 5 – 9 equipas (5 Algarve, 2 Beja, 1 Évora, 1 Setúbal) - Apura previsivelmente 3
O Numero de apurados por cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos até 30-11-12, face ao cumprimento ou não dos requisitos para participar.

O Analista

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu também discordo deste modelo: é muito facilitador para as equipas e teve como critério reduzir os custos aos clubes. Deveriamos enveredar por provas mais exigentes, obrigar os clubes a gastar o que têm e o que nao têm, porque assim é que estava bem. Com as atuais condições financeiras que o país atravessa, com as autarquias a darem dinheiro aos potes aos clubes o grau de exigência deveria ser cada vez mais elevado. Deveriamos fazer como o Basket: quem tem, tem, quem nao tem desista! mais vale pouquinhos e fracos, que muitos e bons.
Tenho dito: estou contra este retrocesso de querer muitas equipas, desprotegendo o andebol! Viva o modelo do Basket, onde se paga couro e cabelo e as equipas cada vez são.........menos!

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio para hoje e para o próximo fim-de-semana:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/09/lista-de-transmissoes-entre-17-e-23.html

Anónimo disse...

o anonimo das 23:00 que satiriza, nos seus comentários, confunde facilitismos com custos, e como tal não devo responder mas mesmo assim ainda lhe digo, muitas das equipas que irão participar, provavelmente vêm da inatel... e mais não dogo

Anónimo disse...

Para os que gostam de mandar bitaites, sobre a qualidade etc, façam o seguinte: Tornem-se dirigentes de um clube e depois dêem opiniões. Gostava de vos ver a ter de inventar dinheiro, muitas vezes do proprio bolso, para assegurar o pagamento de inscrições, deslocações, técnicos etc etc. Sabem que muitos dos clubes recebem zero das autarquias e patrrocinios devewm ser milagre.
Parece que não vivem no mesmo país que eu.

Anónimo disse...

é verdade que o benfica participa na zona 4 com uma equipa B? alguem me pode dizer

Anónimo disse...

sim é vrdd, vao ser os juniores como o ano passado

Anónimo disse...

sim é verdade equipa B igual a Juniores

Anónimo disse...

O Benfica B (Juniores) participa mas se ficar nos 5ºs (muito provável, aliás é provável que ganhe esta Série) não avança para 2ª Fase, apurando-se assim o 6º classificado. Nesta Zona 4 parece-me que os maiores candidatos a passar são Torrense, Oriental, Alto do Moinho, Loures e Almada.
Curioso como as equipas do Norte têm uma certa superioridade em número nas divisões principais mas no fundo da pirâmide existe uma larga superioridade (em numero) das equipas do Sul. Faltam apoios a sério de Coimbra para baixo? Falta qualidade na formação?
Toca a trabalhar.

Anónimo disse...

EM LISBOA OS CAMPEONATO VAI SER ORGANIZADO PELO INATEL !!!
OU ENTÃO PELA FADU!!!!
ASSIM O SENHORA VAI GANHAR MAIS UNS COBRE COM O DINHEIRIHO DOS ÁRBITROS..