gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Planeamento Desportivo – Época 2012/2013 - V

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A ÉPOCA 2012 / 2013

Através do CO N.º 20 a FAP, deu finalmente a conhecer as Orientações Técnicas para a nova época (2012 / 2013), onde são esclarecidos alguns dos pontos já aqui mencionados. Congratulamos que os mesmos sejam divulgados ainda antes de se realizar a 1.ª prova Oficial da Época.

No entanto consideramos, que existem pontos não completamente esclarecidos, e outros que foram efectuados com textos habilidosos. Assim:

Ponto 1. Desqualificação com relatório no último minuto do jogo.
a. Comunicado Oficial 31-2011/12 é revogado.
b. Estão consignadas na Regra 8 todas as situações que devem ser alvo de Desqualificação com relatório disciplinar.

(Foi reposta a legalidade)

Ponto 2. Presença obrigatória de treinador.
a. Tem que estar um agente habilitado para a função de treinador no desempenho desta função conforme anexo 8 ao Comunicado Oficial nº1 de 2012/2013.
b. As equipas que se apresentarem sem treinador ou sem treinador qualificado para a prova, incorrem no Regulamento de Disciplina.
c. O jogo realiza-se sempre.

(Redacção habilidosa. Pois não diz em lado nenhum que o Treinador Principal, é que têm de desempenhar as funções consideradas no anexo 8 do CO N.º 1, fala somente de treinador.)

Ponto 3. Lista de Participantes

a. Só podem ser efetuadas modificações manuais à lista de Participantes em casos onde a internet seja inexistente, nos números dos Atletas ou nas funções dos Oficiais

(embora possa ser questionável, o principio parece-nos correcto)

Ponto 4. Oficiais de Equipa
a. As equipas podem inscrever no Boletim de jogo 4 Oficiais.
b. O Oficial A é o responsável pela equipa.
c. Durante o decorrer do jogo, apenas um oficial pode estar de pé.
d. As alíneas 6.1 e 6.2 do Título 12 do Regulamento Geral da Federação são revogadas.

(Este texto significa, que terminou a “aberração” regulamentar da obrigatoriedade de o Oficial “A” ser o Treinador Principal,  estamos completamente de acordo, mas ao revogar o ponto 6.1 do Título 12 do Regulamento Geral, retirou qualquer possibilidade da existência do 5.º Oficial, que como é do conhecimento público estava exclusivamente reservado para a possível inscrição de um (1) médico. Assim a partir deste momento uma equipa que quiser ter um médico inscrito, terá de o fazer dentro dos quatro (4) Oficiais permitidos.)

Ponto 5. Time-out
a. O cartão de Time-out deve ser entregue em mão ao Oficial de Mesa.
b. Cada equipa pode utilizar 3 time-out por jogo, no máximo dois por cada parte.
c. Nos últimos 5 minutos do jogo, cada equipa apenas pode fazer a utilização de 1 Time-out.
d. Os Cartões Verdes deverão estar numerados de 1 a 3.
e. Cada equipa deverá ser portadora de três cartões Time-out numerados com o 1, 2 e 3 numa das faces.

(É implementado em Portugal, e para todas os jogos independentemente do seu género e escalão o principio dos três Time-out, já utilizado em muitas provas pela IHF, o que saudamos, esperando nós que tenha sido uma decisão de consenso tomada em conjunto com os técnicos. Mas existe uma lacuna grave neste texto, pois o mesmo não considera os prolongamentos, ora todos sabemos que nas provas “tipo” taça a eliminar podem existir prolongamentos, e o texto não esclarece, se podem ou não ser usados nos prolongamentos.)

Ponto 6. Intervalo do jogo
a. A FAP estabelece a duração do intervalo em 10 minutos.
b. Excepções à alínea anterior deverão ser autorizadas e coordenadas para efeitos de transmissão Televisiva.

(Um esclarecimento oportuno)

O Analista

14 comentários:

Anónimo disse...

Não há paciêcia para vos aturar e depois os outros é que são Habilidosos.
Não sabem que nos prologamentos não existe Time Out's ?
Se não sabem tem de ler a Regras, Silva essa nem parece tu !!

VS

Anónimo disse...

Time-outs no prolongamento? Alguém devia ler as regras Banhadas!

Anónimo disse...

Falsa questão a do treinador. Não há nada de habilidoso. Se um segundo treinador tiver habilitações para o esclão conforme definido passa, nesse jogo a treinador principal. Para quê complicar? Sabem os constragimentos que existem em muitos clubes com a dificuldade de ter treinadores e muitas vezes, a disponibilidade de alguns aos fins de semana em irem aos jogos, tendo vida familiar e que nem sequer são remunerados. Ou pensam que isto é tudo PO01 ??? Caiam na real. Muito bem FAP.

Anónimo disse...

Relativamente ao número de atletas por lista de participantes sempre será aumentado para 16 ou ficará nos 14 habituais? Obrigado.

Snake disse...

Mais uma argolada do banhadas.
Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras para o ar.

Snake disse...

Mantém-se em 14.

Anónimo disse...

é uma pena não sei quem é o silva a que se referem nem quem é o vs, o que está escrito no texto, tem toda a razão de ser, pois a fap está a aplicar um aditamento ás regras que não está nas nossas pelo menos eu vou ao site da fap e não encontro lá nada, mas se for ler o que diz a ihf, ela é bem clara no texto que lhe acrescentou, portanto meus caros não se precipitem nas vossas apreciações, porque pelos vistos o artista do banhadas sabe o que diz, agora se os precipitados artistas do costume, não gostam paciência, força banhadas ou lá quem escreve, porque não dás conselhos para traduzirem bem.

Um dos atentos

Anónimo disse...

o texto sobre os treinadores é para proteger sempre os mesmos, bruto sou eu que paguei e não foi pouco para tirar o grau 4, para agora levar com estes textos. vai bonito vai

IC disse...

Todos a criticar o banhadas.. Mas na verdade estao sempre ca.. e fazem alguma coisa para melhorar o blog??
ainda bem que temos um blog que fale nao so dos clubes mas tambem das regras e de tudo mesmo no andebol. Em vez de fazer criticas dessas façam criticas construtivas e ajudem o blog a crescer!

Anónimo disse...

A maior fraude da história feita aos treinadores tem culpados que não serão esquecidos.Entretanto dão o GRAU 3 a atletas que internacionais foram e sem terem feito qualquer avaliação ou trabalho especifico.Outros fizeram 4 cursos(monitores,4ºgrau,3ºgrau,
2ºgrau e tiveram de pedir equivalência para ter GRAU 3 atual. Responda quem sabe? Quem será responsável por isto?

Anónimo disse...

Amigo das 00:59

A valorização dos atletas internacionais vem desde os tempos dos cursos de 2º e 3º Grau, depois Nível III e IV, depois Grau 3 e 4. Ou será que atingir 100 ou mais internacionalizações é coisa pouca?? E que eu saiba também há mais de 20 anos que há equivalências a quem estuda no ensino superior (conheço muitos professores de ef que o conseguiram). E eu que sou treinador tenho aproveitado sempre os períodos que a FAP determina como de transição para ATUALIZAR o meu Grau e tive direito a uma cartão da formand e tudo). E como eu muitos no passado e mesmo agora o fazem. Quem deixa para depois é que se lixa...
E eu acredito que os que como eu fazem formação porque gostam de treinar, mais tarde ou mais cedo os clubes vão nos escolher. Quem tira os cursos apenas pela tarjeta porque já sabe de tudo espero bem que desapareça. E alguns já estão a desaparecer (basta olhar para algumas trocas na PO1).

Bons treinos a todos e obrigado banhadas por esta notícia.

Snake disse...

Um dos atentos
30 de Agosto de 2012 22:51

Está a falar de quê?
Se é do que eu penso está tudo no site de FAP.
Se não sabe consultá-lo é um problema seu do qual a Federação não é alheia.
Ou não?

Snake disse...

IC de 31 de Agosto de 2012 00:27
Como ajudar o blogue a crescer se o pessoal do Banhadas anda permanentemente num faz de conta e num bota abaixo quase permanente?

Quem tem que melhorar o blogue é o próprio Banhadas.
Certo?

Anónimo disse...

Ao amigo das 18,49 do dia 31
Provávelmente esta´a defender o indefensável,porque formação e atualização ninguém está contra outra coisa é retirar competências adquiridas e exigir outras até do ponto de vista de qualidade são inferiores. Mas para o calar sempre lhe digo que não é legal anular qualificação adquirida. Por exemplo , se eu tiver uma licenciatura (desde que não seja igual à do Relvas) numa àrea especifica não ando para trás ,percebe?? Eu percebo a sua necessidade de defender... Se está à espera da tal oportunidade para treinar ...aposte tudo nas cunhas e talvez lá chegue porque se for nas competências....