gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 2012 / 2013 - I

A Federação através do seu Comunicado Oficial. N.º 7 (18-07-12), divulgou a estrutura desta prova, que deveria ser por excelência a prova onde normalmente se verificam, as grandes surpresas nos resultados, devendo desse modo ser uma prova de massiva participação, e com Regulamento aberto, e sem condicionantes.

A Federação, felizmente já divulgou (saúda-se) os Regulamentos Específicos das Provas, o que nos permite um melhor analise desta competição. No CO n.º 76 de 27-04-12 (época que agora termina), e que, em devido tempo comentamos (ver texto publicado em 09-05-12), onde afirmamos “que apesar de se registarem avanços, os mesmos eram ténues e se tinham transformado todas as equipas da PO01 em Cabeças de Série”, felizmente, na criação do Regulamento Especifico, esta situação foi ligeiramente retocada, e apenas, “  
Os 4 primeiros classificados no final da 1ª volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão são “cabeças de série” (Não se defrontarão entre si) nos 1/16 de Final”.

Registaram-se alguns avanços como por exemplo a norma de que assumem nesta eliminatória (1/16 Final) a condição de visitante é um significativo avanço na divulgação da modalidade. Mas esta prova só voltara a ter verdadeiro espírito de taça, quando for uma prova aberta sem limitações, e com todas as equipas a iniciarem a sua participação ao mesmo tempo.

A Federação coloca neste Regulamento, um artigo, cujo alcance no seu limite interpretativo é um sério aviso aos clubes de que apenas participarão nas Competições Europeias se a FAP assim o considerar, Estranho qual a justificação para o mesmo?

Artigo 1.º (Prémios)
Ponto 6. A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá, sempre, de ser ratificada pela Direcção da FAP, mormente tendo em atenção as condições económicas e/ou desportivas de cada um dos Clubes, procedendo às substituições respectivas quando for caso disso.”

Outra das novidades, ou é erro de forma, ou a Federação não organiza uma Final Four, senão vejamos, na estrutura da Prova, coloca 1/2 Final e Final em dias seguidos (1 e 2 de Junho de 2013), No artigo 4 (Horários dos jogos) no seu ponto 1c, diz os jogos das 1/2  Final e Final são marcados pela FAP (tudo bem), mas posteriormente no ponto 3 diz “A organização dos jogos pertence ao Clube visitado”, mas no seu ponto 4 diz ” No jogo da Final a organização é da responsabilidade da FAP “ donde se depreende que as 1/2 Final são de organização e da responsabilidade dos clubes visitados, não existindo qualquer concentração. Não será erro do Regulamento?

Mais uma vez o Comunicado n.º 7 da FAP (Estrutura da Prova), é completamente omisso sobre a constituição de zonas, conforme tem sido norma nos últimos anos, apesar de esta situação ser completamente omissa também no regulamento da prova. Esperemos que no dia do sorteio não seja reinventada esta norma, provocando uma adulteração na forma e do espírito desta prova.

A estrutura da prova será:

1ª Eliminatória – Todos os Clubes dos inscritos excepto PO01 - 03.11.2012
2ª Eliminatória – Vencedores 1ª Eliminatória – 24.11.2012 (apura 20 equipas)
1/16 Final (32 equipas) – Vencedores 2ª Eliminatória e Clubes da PO01 - 15/12/2012
1/8 Final – Vencedores dos 1/16 Final – 02.02.2013
1/4 Final - Vencedores dos 1/8 Final – 23.02.2013
1/2 Final – Vencedores dos 1/4 Final – 01.06.2013
Final – Vencedores das 1/2 Finais – 02.06.2013

O Sorteio da 1.ª Eliminatória será em data e local a indicar pela FAP.

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

o artigo esquesito só pode ter uma finalidade, evitar que um clube que não seja do agrado, possa a uma competição europeia,por exemplo haver taça e apracer um esquesito a vencer era o bom e o bonito.

Anónimo disse...

O artigo "esquesito" (cujo significado deve ser esquisito), deve significar que se determinado clube disser que não tem guilho para ir à prova, em termos regulamentares, pode ser substituído por outro. Não sou doutor mas isto até um burro sabe interpretar!

Snake disse...

Só me fazem rir, Banhadas!

Anónimo disse...

snake disse e foi-se , quanto recebes, tambemc omentas no facebook na hora de serviço, ou ainda não pagaram

Snake disse...

Anónimo 27 de Julho de 2012 23:31
Importa-se de repetir ou a sua ignorância não permite?
Ainda não tinha dito nada hoje e alguém com dor de cotovelo apresenta-se ao serviço ainda ébrio?
Não pode ser.
Pela sua saúde!!!

Anónimo disse...

Mais um campeonato cheio de alhadas. Em Portugal cumprimos as velhas tradições. O que se passou no campeonato de juniores, a época passada foi asqueroso. Houve casos de arbitragem de cortar á faca. Ninguém foi sequer chamado, quanto mais castigado. Na fase final a quatro até não houve escândalos, talvez algum favorecimento, sabe-se como é, estica-se o jogo até não dar mais. Se uma equipa for mentalmente fraca, sujeita-se a chorar, depois duma época de trabalho. No jogo que apurou o campeão entre, Spoting c p X f c Porto, presenciei e até aplaudo a dupla presente. Um pouco nervosos, de ínicio mas muito bem, pois os jogadores não causaram grandes problemas. Já assisti a fases finais, que a falta de pudor era evidente. Uma boa ideia era nunca se realizarem em casa de ninguém. Há que começar uma nova era e, sermos credíveis.