gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 10 de julho de 2012

Planeamento Desportivo – Época 2012/2013 - III

Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2012/2013

A FAP, divulgou em 16 de Junho através do Comunicado Oficial n.º 2 Época 2012/2013, os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se, e portanto qualificados, para a disputa das diversas Provas Fixas do Calendário Nacional na Época 2012/2013. No entanto teremos de referir que, apenas após a data de 30-07-12, se saberá em definitivo, quais as equipas que participarão em cada prova, sendo essa a data limite, para confirmação e efectivação de todos os procedimentos administrativos para a confirmação das inscrições. É ainda estranho que neste momento se desconheça quais os regulamentos específicos de cada prova e seus pressupostos desportivos, embora na presença do Comunicado Oficial N.º1 e dos seus Anexos, seja previsível formar ideias com alguma previsão da forma como vai ser o Regulamento Especifico, nos seus pontos essências.

Apesar de apenas em 31-07, termos dados definitivos a confirmar as inscrições, alerta-se que hoje dia 10-07 é a data limite para as Inscrições nas Provas.

Neste “post” abordaremos apenas as provas de Seniores Masculinos, que em relação à época anterior sofreram algumas alterações, nomeadamente alterações regulamentares e porque uma das provas passou a ser não fixa (PO03).

PO1 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 1.ª Divisão.
Sem alteração do formato competitivo, com as 12 equipas, previstas. A federação ainda marcou a data nem o local do sorteio.

Em termos regulamentares uma das principais alterações diz respeito aos escalões obrigatórios como requisitos de participação, pois embora continuem a ser três (3), acaba a obrigatoriedade de dois (2) serem sequenciados, e de disputarem Provas Nacionais.

Em relação aos técnicos mantêm-se exactamente as mesmas obrigatoriedades. Principal ( Master Coach / Grau 4), Adjunto (Grau 3).

PO2 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 2.º Divisão
Mantem o mesmo formato competitivo, duas zonas, Fase Final com 3+3 equipas, e 4 descidas 2+2. São 20 equipas, que deverão ser divididas em duas zonas, no entanto, o comunicado da FAP é omisso quanto à constituição das mesmas, o que cria alguns problemas na programação da época às equipas participantes se todas usarem o seu direito desportivo de inscrição e participação. Segundo as nossas previsões, é muito provável que o AC Sismaria mude mais uma vez de Zona, passando desta vez para a Zona Sul.

Nesta prova, neste momento existem algumas dúvidas, pois não existe nenhuma garantia de que se inscrevam todas as equipas. Recordando que face ao términus do Projecto Resende (os nossos parabéns), apenas desceu uma equipa na Zona Norte (FC Infesta),e que na presença das últimas noticias (Fim da equipa de Seniores Masculina do Alavarium), nos termos do artigo 16 do Titulo 11, terá direito ao preenchimento da vaga. Esperamos que seja caso único, pois as noticias não são animadoras. Na zona Sul o Alto Moinho é prioritário para o preenchimento de qualquer vaga que se registe.

Em termos regulamentares uma das grandes alterações diz respeito aos escalões obrigatórios como requisitos de participação, acabando a obrigatoriedade de dois (2) serem sequenciados, mais um (1),num total de três (3) e a disputarem Provas Nacionais, para passar a serem dois (2), e sem obrigatoriedade de serem sequenciados e de disputarem Provas Nacionais (acaba uma obrigação que nesta prova e noutras era uma autêntica aberração, conforme várias vezes afirmamos).

Em relação aos técnicos, verificam-se fortes alterações nos requisitos, assim, o Treinador Principal, deixa de ter como mínimo obrigatório a qualificação de Master Coach / Grau 4, para passar a ter o Grau 3, e o Treinador Adjunto deixa de ter como mínimo obrigatório o Grau 3, passando a Grau 2.

O Analista

6 comentários:

Anónimo disse...

Vamos continuar com a aberração das equipas B fixas?

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Portugal perdeu com a Espanha por 27-17.

Não vi o jogo. Lamentável a derrota, como são todas, ainda mais pela avolumada diferença de golos que pode criar imensos problemas para o eventual apuramento para as 1/2 finais. Com esta derrota, parece-me que ficamos arredados do 1º lugar (e que a Espanha já se apurou para as 1/2 finais); resta-nos lutar pelas hipóteses que temos de terminar o grupo em 2º.

Reação dos Espanhois: http://www.rfebm.net/noticias.asp?id=5039

Reação dos nossos:
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;3584685468;111;+PAGE%282000025%29+K-CATEGORIA%28380%29+KID-NOTICIA%286871%29+COD_COR_CAIXA%281%29+TIT-CAIXA%28Not%EDcias%29;RCNT%281%29

Contas para amanhã:

No caso de Portugal e Croácia ganharem amanhã, colam à Espanha com 2 vitórias e 1 derrota.
Convém relembrar os resultados entre as 3 equipas até agora:
Croácia 23 vs Portugal 28;
Espanha 27 vs Portugal 17.

Espanha +10 golos; (1 jogo)
Portugal -5 golos; (2 jogos)
Croácia -5 golos; (1 jogo)

Se a Croácia ganhar (nem que seja por 1), passa a ter melhor diferença de golos que nós, pelo que, caso os Croatas ganhem aos Espanhóis, Portugal não se apura para as 1/2 finais.

Se os Croatas perderem contra os Espanhóis, não convêm que Portugal perca contra os Noruegueses, pois isso ia colocar a Noruega a par com Portugal e Croácia.
Nessa situação, os resultados dos jogos já disputados entre as 3 equipas são:
Croácia 23 vs Portugal 28;
Noruega 23 vs Croácia 31.

Portugal +5 golos; (1 jogo)
Croácia +3 golos; (2 jogos)
Noruega -8 golos; (1 jogo)

Sendo assim, no cenário de derrota Croata e Portuguesa amanhã, Portugal até pode perder por 2 que passa às 1/2 finais. Se perder por diferença entre 3 e 11 golos, passam os Croatas, se perder por 12 ou mais golos passam os Noruegueses.

Snake disse...

Obrigado, Jorge Almeida.
Sempre atento, bem informado e disposto a prestar um serviço ao andebol.

Mesmo fora de tópico, este tipo de informação é importante.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Na segunda divisão o Alavarium não continua. O Sr. Ulisses ganhou a batalha e tirou os masculinos do clube. Fica apenas a formação.

Anónimo disse...

ja fomos...

Anónimo disse...

O problema do alavarium nao está nos seniores, está sim na manutenção da estrutura de formação do andebol masculino, pois existem lá pessoas que pensam que são treinadores!